Programação esportiva marcará comemoração dos 34 anos de fundação da Universidade Ceuma

A Universidade Ceuma realizará, a partir deste sábado (6), uma vasta programação esportiva para comemorar os 34 anos de fundação da instituição de ensino superior. Atletas de diferentes gerações, alguns com trajetória profissional e com destaque em suas modalidades, participarão das disputas.

O primeiro evento esportivo da programação será o II Encontro dos Amigos do Handball, que acontecerá neste sábado, 6 de abril, data oficial de fundação da Universidade Ceuma. As disputas envolverão equipes compostas por atletas universitários e nomes que fizeram história na modalidade no Maranhão e até fora do estado. Os times disputarão partidas no ginásio da instituição, das 8h às 12h. A atividade tem o apoio da Coordenação do Curso de Educação Física.

Futsal

Já no dia 19 deste mês será disputada a primeira rodada da Copa Ceuma Futsal. A competição reunirá equipes masculinas e femininas. As inscrições tiveram início no dia 4 deste mês e podem ser realizadas até o próximo dia 9, a partir das 11h, no Centro Olímpico da universidade.

Ao inserir o esporte no contexto da comemoração de mais um aniversário de fundação, a Universal Ceuma reafirma a sua tradição de incentivar e promover práticas saudáveis, a civilidade e a boa convivência, com repercussão positiva para toda a sociedade.

Wellington do Curso solicita nomeação de mais 200 policiais para reposição na PMMA

Wellington informou que é nítido o número significativo de candidatos que faltaram nos dois dias de apresentação ao Comando Geral

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta sexta-feira (4), para expor indicação, de sua autoria, em que solicita a nomeação de, ao menos, 200 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar para repor a lista de faltosos diante da última convocação. A solicitação do parlamentar tem como objetivo garantir que haja um reforço ao efetivo da tropa.

Ao justificar o pedido, Wellington informou que é nítido o número significativo de candidatos que faltaram nos dois dias de apresentação ao Comando Geral.

“Acompanhei os dois dias de apresentação e pude perceber que muitos candidatos não compareceram ao ato de apresentação ao Comando Geral da PM. Por isso, apresento aqui uma indicação solicitando que o Governo do Estado nomeie mais 200 candidatos para garantir que, de fato, teremos 600 novos policiais. Nomear praças é investir na segurança!”, disse Wellington.

Em nota, Setur apresenta versão do Governo do Estado sobre fluxo de turistas estrangeiros no Maranhão

Sobre o Maranhão ter recebido 19 turistas internacionais, de janeiro a outubro de 2023, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) pontua que estes são dados da Polícia Federal tratados pelo Ministério do Turismo e restritos à movimentação de turistas nas fronteiras. No relatório da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), fica registrado somente o primeiro ponto de contato do turista estrangeiro com o país.

Devido ao Maranhão não ter voos diretos internacionais, a entrada dos turistas se dá por outros portões, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso não significa que o local de entrada será o destino final da viagem ou que não há fluxo de turistas de outros países no nosso estado.

Além disso, há lacunas no período de análise citado entre janeiro e outubro. Apenas os meses de janeiro, fevereiro, abril, maio, junho e outubro foram considerados.

Para se ter uma ideia mais próxima da realidade, as secretarias municipais de turismo das duas principais cidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas e Santo Amaro, calculam que, juntos, os municípios turísticos tiveram a visitação de 25.679 estrangeiros, de janeiro a outubro do ano passado.

Desde já, agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para qualquer dúvida.


ASCOM SETUR

Fernando Braide e Wellington do Curso apontam conluio do Governo do Estado em julgamento do PSC

Deputado estadual Fernando Braide apontou relações suspeitas que envolvem julgadores do processo no TRE

“Estamos sendo injustiçados e perseguidos”, afirmou o deputado Fernando Braide (PSD) em seu discurso desta quinta-feira (4) sobre o julgamento do Partido Social Cristão (PSC) por suposta fraude a cota de gênero. Eleito pela sigla, o parlamentar acredita haver um conluio do Governo do Estado agindo contra o processo.

“Eu e o deputado Wellington estamos sofrendo perseguição por um conluio da parte acusadora que, se formos ver, é formada por um secretário de estado do partido do governador; o marido de uma senadora da república aliada ao governador e apoiadora de um pré-candidato à prefeitura de São Luís que que também é o candidato do governador, além de que essa mesma senadora tem dois irmãos no governo”, apontou Fernando Braide.

Na visão do parlamentar, as investidas pela cassação de seu mandato – consequência da condenação do partido – é uma forma de punição do Governo do Estado pelos posicionamentos contrários em votações na Assembleia Legislativa em projetos como aumento de ICMS e pedidos de empréstimo e não ter votado no sobrinho do governador para vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Iniciado em março, o julgamento da ação, movida por candidatos não eleitos, recebeu parecer contrário à anulação dos votos da chapa do PSC pelo procurador regional eleitoral no Maranhão, José Raimundo Leite Filho. O relator do caso, corregedor do TRE-MA, José Gonçalo, também votou a favor do PSC, enquanto outros quatro julgadores votaram pela cassação dos parlamentares Fernando Braide e Wellington do Curso (NOVO). O julgamento, suspenso após pedido de vistas do juiz eleitoral Tarcísio Araújo, está marcado para ser retomado no dia 9 de abril.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do deputado estadual Fernando Braide na tribuna da Assembleia Legislativa.

Maranhão recebeu só 19 turistas estrangeiros em 2023, a maioria dos EUA, Itália e Alemanha, apontam Embratur, PF e Anac

Grupo de turistas estrangeiros em visita a arraial no São João do Maranhão

Relatório disponível no portal de dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) aponta que o Maranhão recebeu, de janeiro a outubro de 2023, apenas 19 turistas estrangeiros, a maioria oriundos dos Estados Unidos, Itália e Alemanha. A plataforma reúne informações fornecidas pela própria Embratur, pela Polícia Federal e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com o levantamento, elaborado pela Gerência de Informações e Inteligência de Dados da Embratur, por meio da ferramenta ForwardKeys, os turistas internacionais entraram no Maranhão por fronteira aérea ou marítima. A pesquisa aponta, ainda, que o pequeno contingente de turistas estrangeiros que incluiu o Maranhão em seu roteiro de visitação utilizou voos domésticos para entrar no estado, com origem em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Os aeroportos de Guarulhos (47,5%), de Brasília (4,5%) e do Galeão, no Rio de Janeiro, foram os mais utilizados pelos viajantes de outros países para fazer a rota.

No período de referência do estudo, não houve nenhum voo internacional direto para o Maranhão. Segundo o levantamento, 39% dos turistas estrangeiros que vieram ao Maranhão de janeiro a outubro do ano passado precisaram fazer apenas uma conexão aérea, enquanto 61% tiveram que fazer duas ou mais.

Viagens individuais e em grupo

Os dados indicam, ainda, que 38,5% da viagens de turistas internacionais ao Maranhão no período mencionado continham apenas uma pessoa. Outros 27,7% continham duas. Grupos de três pessoas corresponderam a 11,3% e de quatro os mais estrangeiros chegaram a 22,5%.

Quanto ao motivo das viagens, predominaram as de lazer, que somaram 53,2%. Viagens de negócios representaram 9%, viagens em grupo contabilizaram 9,5% e visita familiar, 28,3%. Sobre os locais de compra das passagens, 52% foram adquiridas em agências de viagens! 16,2% em agências online; 9,3% em agências corporativas e 23,5% diretamente em companhias aéreas.

Sem nenhum voo internacional registrado no período pesquisado, o Maranhão cravou todas as respostas nulas para as seguintes perguntas: companhias aéreas? Países de origem? Cidades de origem? Quantidade de vôos mensais? Assentos disponíveis? Participação do Maranhão na oferta de voos para o Brasil?

Confira no quadro abaixo o resumo

Confira as informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país no Portal de Dados da Embratur (https://dados.embratur.com.br/).

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima