Ao celebrar 34 anos, Universidade Ceuma destaca contribuição para novo rumo da educação no Maranhão

Universidade Ceuma comemora 34 anos com trajetória de sucesso na promoção do conhecimento

Ao celebrar 34 anos de fundação, a Universidade Ceuma destacou a contribuição fundamental dada pela instituição para estabelecer novo rumo para a educação no Maranhão. A maior universidade particular do estado manifestou gratidão a todos os alunos, egressos, professores e colaboradores que, com esforço e sede de conhecimento, protagonizaram a construção dessa trajetória exitosa.

A Universidade Ceuma exaltou seu grande feito de ter moldado a educação do Maranhão, sempre com foco no ensino acadêmico de excelência. A instituição reafirmou o seu compromisso de continuar trilhando o caminho do sucesso, buscando sempre o avanço e o fortalecimento dos laços que a consolidaram como vetor de desenvolvimento e de boas perspectivas nas mais diversas carreiras de nível superior.

Nada mais justo e oportuno registrar, com todo orgulho, mais um ciclo e a marca extraordinária de ter preparado para o mercado mais de 50 mil profissionais de alto nível e competência reconhecida.

Abaixo, a mensagem da Universidade Ceuma em celebração aos seus 34 anos de fundação:

Hoje, celebramos 34 anos da Universidade Ceuma.

São anos de existência, e é com imensa gratidão que reconhecemos o papel fundamental de todos os alunos, egressos, professores e colaboradores que, dia após dia, contribuem para a construção desta história.

Juntos moldamos o futuro da educação no Maranhão, inspirando mentes, impulsionando descobertas e promovendo a excelência acadêmica.

Que continuemos a trilhar esse caminho de sucesso e crescimento, fortalecendo os laços que nos unem e expandindo os horizontes do conhecimento.

É por isso que nos tornamos a Maior Universidade Particular do Maranhão. Para que o amanhã esteja sempre a um passo de você!

Iracema Vale participa da solenidade de entrega do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

A chefe do Legislativo maranhense também prestigiou, na mesma ocasião, a abertura do evento multisetorial ‘Transformar Juntos MA’

Durante o evento, a deputada Iracema Vale ressaltou a relevância do prêmio para ampliar as capacidades municipais

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB) participou, na manhã desta terça-feira (9), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), da solenidade de entrega do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que reconhece e valoriza iniciativas inovadoras protagonizadas por governos municipais.

Durante o evento, a deputada Iracema Vale ressaltou a relevância do prêmio para ampliar as capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae como parceiro dos municípios.

“Eu, como municipalista, sinto-me profundamente feliz com o reconhecimento do trabalho das gestões municipais. Durante meu mandato como prefeita de Urbano Santos, tive a honra de receber três premiações como prefeita empreendedora, concedidas pelo Sebrae. Essas conquistas foram fruto de um trabalho árduo e dedicado que beneficia setores fundamentais como a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento econômico local e gerando emprego e renda para nossa comunidade”, destacou Iracema Vale.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) destaca-se como um instrumento fundamental para reconhecer e difundir boas práticas municipais. Voltado para prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais, o prêmio busca melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento territorial.

Em seu discurso, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, disse que é importante incentivar o empreendedorismo municipal.

“Ao destacar e compartilhar iniciativas bem-sucedidas, os gestores públicos não apenas inspiram outros líderes a adotarem medidas semelhantes, mas, também, contribuem para a disseminação do conhecimento e da experiência. Isso cria um ambiente propício para a troca de ideias e colaboração entre diferentes municípios, enriquecendo o repertório de soluções disponíveis e impulsionando o progresso coletivo”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, destacou que, ao compartilhar e implementar boas práticas na gestão pública, os prefeitos não apenas promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios, como, também, geram oportunidades de emprego e renda à população.

“Destaco aqui o ‘Sistema S’ como um grande aliado do empreendedorismo, que desempenha um papel importante na formação profissional, no desenvolvimento de habilidades e na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em diferentes setores da economia estadual”, concluiu.

Também participaram os deputados Roberto Costa (MDB), Júlio Mendonça (PCdB), Ricardo Arruda (MDB) e Ariston (PSB), além de autoridades e prefeitos de diversos municípios maranhenses.

Na mesma ocasião, os parlamentares participaram, ainda, da abertura do evento multisetorial ‘Transformar Juntos MA’. Organizado pelo Sebrae/MA em colaboração com o Governo do Estado, o encontro objetivou promover discussões e iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do estado. 

Câmara Municipal de São Luís prestará homenagem a dois jornalistas e professora

O repórter Douglas Pinto, da TV Mirante, na cobertura da Via Sacra, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís

Dois profissionais de comunicação e uma professora do Estado do Maranhão serão homenageados pela Câmara Municipal de São Luís, nessa quinta-feira (11/04), a partir das 9h,

O jornalista Douglas Pinto será reconhecido com uma comenda de honra ao mérito pelo trabalho comunitário do quadro “Chame o Douglas”, exibido nas terças e quintas-feiras no JM1 da TV Mirante.

Douglas e equipe, no dia da votação da comenda, receberam aplausos e congratulações de todos os vereadores.

A jornalista Andressa Miranda tem atuação destacada nas mídias sociais, após passagens por emissoras de TV locais

A jornalista Andressa Miranda será reconhecida com o Título de Cidadã de São Luís.

Andressa, com passagens em vários veículos de comunicação, como apresentadora e repórter, é natural de Balsas (MA). Atualmente, atua nas mídias eletrônicas e na área de assessoria de comunicação.

Quilombo Urbano da Liberdade

A professora Ana Valéria Lucena Lima Assunção é autora da dissertação “Quilombo Urbano Liberdade, Camboa e Fé em Deus”

Ana Valéria Lucena Lima Assunção, autora da dissertação “Quilombo Urbano Liberdade, Camboa e Fé em Deus”, projeto de visibilidade em São Luís e em todo o Estado. Ela é natural de Presidente Dutra (MA), pesquisadora e especialista em gênero e diversidade na escola na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e especialista em educação do campo e especial na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Possui licenciatura em educação artística pela UFMA e geografia pela Uema.

Todas as homenagens passaram pelas comissões da Câmara e foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes no plenário.

E+ Profissional:rofissiontinuam abertas as inscrições para o curso gratuito de eletricista predial em Balsas

A capacitação é uma iniciativa da Equatorial Maranhão e contempla as ações de responsabilidade social da distribuidora

O curso, que tem 160 horas de duração, tem foco em habilidades técnicas para realização de instalações e manutenções elétricas prediais

O Projeto E+ Profissional, da Equatorial Maranhão, continua com inscrições abertas para o curso de Eletricista Predial, no município de Balsas. O objetivo é promover capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, com foco em clientes de baixa renda. Das 50 vagas ofertadas pela Distribuidora, 15 ainda estão disponíveis, para serem preenchidas no turno vespertino. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O curso, que tem 160 horas de duração, tem foco em habilidades técnicas para realização de instalações e manutenções elétricas prediais, seguindo procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança.

Profissionais são qualificados conforme procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, saúde e segurança

As inscrições estão abertas, podem ser feitas das 7h30 às 21h, até esta sexta-feira (12), na sede do SENAI de Balsas, que fica na Rua Jorge Machado Mendes – Setor Industrial.

O curso é totalmente gratuito e o início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, dia 15 de abril, nas dependências do SENAI de Balsas. Os interessados devem ter ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e, no ato de inscrição, levar cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

E+ Profissional

O E+ Profissional da Equatorial Maranhão é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e faz parte dos projetos de responsabilidade social da Distribuidora, que tem como objetivo capacitar e fomentar oportunidades para jovens e adultos baixa renda, com qualificação profissional gratuita em todo o estado.

“Ministério Público e relator reconhecem inexistência de crime eleitoral”, diz Wellington do Curso

Wellington disse estar com a consciência tranquila por não ter cometido nenhum crime e afirmou que acredita que a justiça reconhecerá a legalidade das eleições 2022

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta terça-feira (9), para fazer referência ao julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o PSC, partido pelo qual foi eleito, por suposta fraude em cota de gênero nas eleições de 2022. O parlamentar teceu comentários sobre os votos dos desembargadores e destacou que o Ministério Público já se manifestou por entender a inexistência de fraude e, consequentemente, ausência de crime eleitoral. Tal posicionamento também foi seguido pelo desembargador e relator José Gonçalo Filho.

Ao se pronunciar, Wellington disse estar com a consciência tranquila por não ter cometido nenhum crime e afirmou que acredita que a justiça reconhecerá a legalidade das eleições 2022.

“É um momento delicado. Infelizmente, há uma articulação por parte dos acusadores para tentar tirar o meu mandato de uma forma traiçoeira e suja, mas eu acredito que a justiça será feita. O próprio Ministério Público e o relator do processo já reconheceram que não houve crime eleitoral. Não houve fraude em cota de gênero. Não teve candidatura laranja. Estamos sendo vítimas de pessoas desesperadas, que não ganharam nas urnas e querem vencer no grito, mas se o Tribunal mantiver a coerência e se limitar ao Direito, isso não será possível. A justiça será feita e continuaremos com nossos mandatos, que foram conquistados com votos limpos e conscientes. Confiamos no Judiciário e, por isso, iremos recorrer de qualquer decisão que não seja favorável”, disse Wellington.

Clique aqui e assista ao pronunciamento.

Prefeito de Buriti tem 30 dias para apresentar cronograma de obras de adequação de hospital municipal às normas sanitárias

Decisão judicial atendeu a pedido do MPMA em Ação Civil Pública

O prefeito de Buriti, Arnaldo Cardoso, terá que adequar o hospital municipal às normas sanitárias

Em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão, a Justiça concedeu liminar para obrigar o Município de Buriti a apresentar, no prazo de 30 dias, um cronograma de intervenções para sanar todas as irregularidades apontadas pela Vigilância Sanitária estadual no Hospital Municipal Benedito Machado.

A decisão, que é do dia 5 de abril, prevê ainda que a Prefeitura de Buriti execute as aquisições e obras necessárias para o cumprimento e saneamento das deficiências e falhas no prazo de 120 dias.

Em caso de descumprimento das medidas, foi fixada multa de R$ 1 mil por dia de atraso, limitada a um valor total de R$ 50 mil.

Formulada em 24 de fevereiro de 2024, pelo promotor de justiça de Buriti, Laécio Ramos do Vale, a Ação Civil buscou obrigar o Município a cumprir um Termo de Ajustamento Sanitário assinado com a Vigilância Sanitária em maio de 2022 e que nunca foi executado em sua integralidade. O prazo final para o cumprimento do acordo, com validade de um ano, foi concluído em maio de 2023.

ENTENDA O CASO

Em 9 de março de 2022, a Promotoria de Justiça de Buriti instaurou um procedimento administrativo para apurar uma denúncia de escoamento de um líquido vermelho, semelhante a sangue, no esgoto da Avenida Candoca Machado, oriundo do Hospital Municipal Benedito Machado.

Acionada pelo Ministério Público, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão realizou uma inspeção técnica no hospital em 5 de abril de 2022, quando constatou uma série de irregularidades, entre elas a ocorrência de “drenagem de líquido com odor fétido oriunda da área da lavanderia, estendendo-se até a calçada, na área externa do prédio, apresentando danos devido à infiltração”.

A direção do hospital, em resposta à Vigilância, declarou estar ciente do fato, que teria sido ocasionado por problemas no escoamento e drenagem de líquidos da área da lavanderia (sangue e outras secreções), decorrentes da sobrecarga de utilização da área, com o aumento do volume de partos e outros procedimentos cirúrgicos.

O órgão sanitário, então, solicitou a adoção pelo Município de Buriti de medidas emergenciais, com documentos comprobatórios de resolução dos problemas. Contudo, as exigências foram cumpridas apenas parcialmente. Foi celebrado um Termo de Ajustamento Sanitário, em maio de 2022, com prazo de um ano, para o hospital atender as exigências sanitárias pendentes.

O prazo encerrou no dia 6 de maio de 2023 e, segundo a Vigilância Sanitária, suas cláusulas não foram cumpridas. “De acordo com o relatório técnico da inspeção sanitária realizada em 9 de janeiro de 2024, o Hospital inspecionado apresenta não conformidades que comprometem a qualidade da assistência e podem oferecer riscos à segurança do paciente”, relatou o promotor de justiça Laécio Ramos do Vale, na Ação Civil Pública.

Como consequência o órgão fiscalizador lavrou auto de infração sanitária advertindo o gestor do hospital acerca da possível interdição, suspensão e cancelamento do alvará sanitário.

EXIGÊNCIAS NÃO CUMPRIDAS

Entre as principais exigências não cumpridas, de acordo com a Vigilância Sanitária, estão: adequação da estrutura física, funcional e organizacional da Central de Material e Esterilização (CME); adequação das áreas para funcionamento do Centro Cirúrgico e Obstétrico, com a inexistência de salas definidas e estruturadas para recuperação pós-anestésica, sala de assistência ao recém-nascido; adequação da estrutura física, funcional e organizacional da sala de parto normal; adequação física, funcional e organizacional da lavanderia; aquisição de maquinário específico para a lavanderia hospitalar; aquisição de produtos saneantes hospitalares para o processamento de roupas na lavanderia; aquisição de EPI para uso das equipes da lavanderia.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima