Wellington participou de importantes debates sobre o processo eleitoral, o liberalismo na visão do Novo e a elaboração de soluções efetivas sobre desafios locais
Enquanto pré-candidato a prefeito na cidade de São Luís, Wellington do Curso esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo para um treinamento intensivo com todos os pré-candidatos a prefeito pelo Partido NOVO. Trata-se da 2ª edição do Treinamento Presencial para pré-candidatos a prefeito, promovido pelo Instituto Libertas. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de abril e reuniu dezenas de lideranças políticas, a exemplo do governador Romeu Zema (MG), prefeito Adriano Silva, de Joinville, e prefeito Luís Eduardo Falcão, de Patos de Minas.
Na ocasião, Wellington participou de importantes debates sobre o processo eleitoral, o liberalismo na visão do Novo e a elaboração de soluções efetivas sobre desafios locais.
“É motivo de alegria participar do treinamento presencial para pré-candidatos a prefeito pelo Partido NOVO, promovido pelo Instituto Libertas. Agradeço a Deus e ao meu partido por me permitir me capacitar para ser a melhor opção para a nossa São Luís. Nesses dois dias de imersão, muitos bons exemplos e diversas experiências que levarei comigo para transformar a vida das pessoas na nossa São Luís. Esse é um novo momento!”, disse o pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso.
Daniel Barros não tem qualquer identificação com os costumes, a história e as tradições de Caxias e seu ponto fraco na disputa para prefeito é justamente a falta de representatividade perante o povo
O ex-prefeito, ex-deputado federal e empresário Paulo Marinho questionou, em comentário nas redes sociais, a legitimidade do vereador Daniel Barros para disputar a eleição a prefeito de Caxias. Em meio a tantos equívocos e episódios desabonadores que marcam o seu passado político, Paulo Marinho, desta vez, foi certeiro, embora esteja fomentando ainda mais a discórdia que rachou definitivamente o grupo de oposição.
Não só Paulo Marinho, mas todos os observadores mais atentos da cena política caxiense já enxergaram, há tempos, que Daniel Barros não passa de um alienígena que caiu de para-quedas em Caxias, aproveitando-se da hospitalidade da cidade e da boa vontade do povo, induzido a dar as costas a algumas lideranças de peso locais para elegê-lo a uma cadeira na Câmara Municipal.
Sem qualquer identificação com Caxias, seus costumes, sua história e suas tradições, Daniel Barros, que é natural de São Luís, tem como ponto fraco justamente a falta de representatividade perante a população. E esse desalinhamento conta muito na escolha de um governantes, em todas as esferas da administração pública.
Postagem de Paulo Marinho nas redes sociais chamando Daniel Barros de forasteiro
Logo à primeira vista, é clara a constatação de que Daniel Barros apenas usa Caxias como meio de enriquecimento pessoal e ascensão política. Sua postura hostil e invasiva revela uma sede de poder desmedida, um modo de agir bem ao estilo dos maus intencionados.
Sem poder chamar Daniel Barros de conterrâneo, os caxienses não têm motivos para dizer sim à sua pretensão de tornar-se prefeito. Assim, o que o espera, logo em breve, é a saída desonrosa da política, pela porta dos fundos.
Vem aí mais uma edição do PRÊMIO HONRA AO MÉRITO- MELHORES DO ANO, organizado pelo Programa de TV Café com Leane Lago, que já se tornou uma referência no Maranhão, por seu conceito e critérios de valorizar, reconhecer e homenagear por méritos, de forma séria e especial àqueles que se destacam em suas diversas áreas de atuações, com credibilidade, sendo referência, prestando serviços e benfeitorias à sociedade maranhense.
SERÃO HOMENAGEADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS:
POLÍTICO DO ANO: Prefeitos, Deputados, Vereadores e demais políticos de mandatos que se destacam em suas atuações, pela seriedade em seu trabalho, credibilidade e compromisso com desenvolvimento do seu município e estado.
LÍDER POLÍTICO DO ANO: Lideranças políticas que se destacam por sua credibilidade, realizando projetos, ações e benfeitorias em prol da população de sua região;
EMPRESA DESTAQUE DO ANO: Empresas que se destacam por sua qualidade, referência e diferencial em seus seguimentos, produtos e serviços;
MULHERES QUE INSPIRAM: Mulheres que se destacam em suas diversas áreas profissionais, sendo referência em seu seguimento e fazendo uma diferença na sociedade.
PROFISSIONAL DO ANO: Personalidades que são referências em suas diversas áreas de atuações profissionais (artistas, médicos, advogados, jornalistas, empresários, dentre muitos outros).
A premiação deste ano, refere-se ao ano anterior(2023), reconhecendo e homenageando aqueles que fizeram e fazem a diferença em suas atuações em benefício da população, como também são referências em seus segmentos.
O evento contará com uma noite memorável: Solenidade de Premiação, buffets especiais, atrações musicais suaves e ecléticas. Dentre diversos momentos descontraídos, como muito network, imprensa, coberturas para diversos meios de comunicações, entrevistas e muita interatividade.
ACONTECERÁ NESTE DIA 20 DE ABRIL(Sábado) NO HOTEL BLUE TREE TOWERS.
Musical defende o respeito, a inclusão e a valorização dos autistas e pessoas com deficiência
A cantora Anna Torres em sua curta passagem pelo Brasil, apresenta o musical “A Cigarra Autista”
Em uma curta temporada no Brasil e após brilhar em São Paulo em uma homenagem ao músico, compositor e um dos “papas” da Bossa Nova Roberto Menescal; a cantora, instrumentista e compositora maranhense radicada na França Anna Torres, veio a São Luís para uma apresentação muito especial do musical infantil de sua autoria “A Cigarra Autista”, nesse mês de abril que é dedicado à causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espetáculo foi viabilizado graças ao patrocínio do Grupo Potiguar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e terá uma única apresentação nesse domingo (14.04) às 17H no Teatro Arthur Azevedo. Esse show é gratuito, mas será fechado para convidados muito especiais: Crianças e jovens com autismo e pessoas com deficiência, indicados por entidades e associações. Vale destacar que o musical conta com o apoio do Litorânea Praia Hotel; Dolcce Grill; Orlando Cabelereiros e das entidades de autistas AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) e AMMAR (Associação de Mulheres e Mães de Autistas do Maranhão).
Dona de uma potência vocal diferenciada e já comparada às grandes divas do jazz mundial, a cantora Anna Torres é literalmente do mundo, e tem feito sucesso a partir da França onde mora há mais de vinte anos, em diversos países e projetos culturais. Sua vibrante trajetória musical tem rendido prêmios importantes como a distinção “Os Melhores do Brasil no Mundo” entregue em Londres em 2023; e neste ano o prêmio “Mamacitas Latinas” entregue em Paris e o “Award Suisse”, destaque da revista suíça Network, ambos conquistados nesse mês de abril, só para citar algumas grandes premiações dessa maranhense no mundo.
Espetáculo “A Cigarra Autista” atrai público infantil numeroso a cada apresentação
Ela também está diretamente envolvida nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 20204, sendo a única cantora brasileira com uma música selecionada na mostra “Paris, Um Centenário Olímpico”. A canção em parceria com Marco Duailibe é “Um Mundo Diferente”, mesmo título também do EP lançado pela cantora para celebrar a força e a resiliência dos atletas, em especial aqueles que além dos recordes olímpicos, também são verdadeiros heróis ao vencerem os preconceitos e as barreiras do cotidiano, fazendo da deficiência um trampolim para a superação e vitória.
Mesmo com essa agenda tão cheia, Anna Torres fez questão de voltar ao Maranhão para apresentar o espetáculo que já foi sucesso de público e crítica por onde passou, a exemplo de Paris e Rio de Janeiro. A cantora está animada também em poder cantar para pessoas com deficiência que estão se mobilizando em caravanas para virem de comunidades e diversas cidades maranhenses até a capital só para vivenciarem essa experiência que além de música de qualidade, promete deixar como legado uma mensagem de força e de empoderamento a todos os autistas, pessoas com deficiência em geral e seus familiares.
“Esse projeto é muito especial para mim e tem como força catalizadora e inspiração maior a minha amada filha Mariana, que é autista. Mas precisamos reforçar que essa causa não é só de algumas mães, mas sim de todos. Precisamos nos unir, para que tenhamos um mundo mais digno. Essa é a nossa proposta e mesmo com tantas dificuldades para realizar esse espetáculo, estou feliz em poder apresentá-lo no Teatro Arthur Azevedo para não apenas entreter, mas acima de tudo, deixar uma mensagem de força e de empoderamento aos autistas e pessoas com deficiência em geral. Estamos articulando a vinda de caravanas de entidades maranhenses do interior, e tudo isso só foi possível graças à sensibilidade do Grupo Potiguar, empresa maranhense que realmente prestigia a cultura e defende a causa da pessoa com deficiência na prática, e a quem sou muito grata, assim como ao Governo do Estado” destacou Anna Torres.
A cantora Anna Torres mescla elementos da cultura popular do Maranhão em seu espetáculo
Um espetáculo sobre respeito às diferenças, superação e preservação ambiental
Com as participações especiais do cantor autista Vinícius Porto, das bailarinas Dandara e Taila, e de Regina Oliveira, percussionista e mãe de autista; o espetáculo visa sensibilizar as pessoas sobre o autismo e a necessária discussão das políticas públicas para os portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de retratar a importância da preservação ambiental.
“Tratar todos com Respeito” essa é a principal mensagem desse projeto sempre tão atual, destaca a cantora Anna Torres. “A aceitação, possibilita o acolhimento; que é a verdadeira forma de amar o próximo. Conheço bem esse universo, pois sou mãe de uma criança autista, que foi, e sempre será a minha fonte de inspiração, para lutar pela causa” enfatiza Anna Torres.
O musical conta a história da cigarra Sibelle, autista que no seu aniversário de 18 anos, resolve se aventurar, saindo de casa para realizar o sonho de ser uma cantora profissional. No entanto, antes de conseguir realizar seu sonho, a personagem pensará em desistir por causa das diversas dificuldades da vida, sem que sucumba, no entanto, aos seus anseios, graças à ajuda do amigo Macaco-Prego Reginaldo, que, por sua vez, possibilitou-a de conhecer a Formiga Fátima, que então à ajudará em seu intento de chegar ao sucesso; empresariando a Cigarra.
Essa é uma fábula também sobre a preservação do meio ambiente e de animais em extinção, da aceitação dos outros e do amor como forma de construção de uma sociedade melhor. Tudo isso tendo como foco maior a inclusão dos autistas nas relações humanas.
O espetáculo “A Cigarra Autista” será apresentado nesse domingo (14.04), às 17h, no Teatro Arthur Azevedo, com entrada gratuita e patrocínio da Potiguar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Sobre a cantora Anna Torres
Anna Torres é cantora, compositora, instrumentista e escritora. Toca violão e berimbau. Nasceu em Lago da Pedra, no estado do Maranhão, vivendo nos últimos 23 anos na França com seu marido e sua filha autista Marianna, de 14 anos de idade.
Em Paris, Anna mora em Antony, na região de Île de France. Anna é reconhecida como uma estrela da música brasileira em Paris. Com uma ótima encenação, domínio de palco, um repertorio original e uma voz potente, já foi considerada pelos franceses como a Nova Diva do Jazz Brasileiro.
A artista maranhense, em suas apresentações pelo Brasil e pela Europa, mistura o jazz, o samba, o funk e a música tradicional do Nordeste do Brasil com fina harmonia e swing. Anna Torres se arriscou também na literatura, publicando com sucesso o livro infantil “A Cigarra Autista”. Ela também é uma das adaptadoras do Musical Bernadette de Lourdes e ganhadora de vários prêmios internacionais.
Núcleo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina da Universidade Ceuma destacou avanços da tradução
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina da Universidade Ceuma se reuniu, no último dia 10, com a professora Cristiane Caldas, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição para dar continuidade à segunda etapa da Autoavaliação Institucional. Na ocasião, houve a análise do Plano de Ação do Curso de Medicina da Universidade Ceuma para o primeiro semestre do presente ano letivo (2024.1) e foram enumerados avanços na graduação nos últimos anos.
A reunião, que fez parte de um ciclo de encontros destinados à análise e debate de metas projetadas e já atingidas, transcorreu na modalidade discursiva e interpretativa e foi extremamente importante como forma de educação continuada. Um dos pontos positivos foi reconhecimento de quanto a instituição avançou com o Curso de Medicina, do ponto de vista didático-pedagógico e técnico-administrativo, nos últimos três anos. Na avaliação, os docentes reiteraram a necessidade de avançar ainda mais, na busca incessante da melhoria da qualidade e da excelência da graduação.
O Colegiado de Curso de Medicina também se reuniu, no último dia 11. Na oportunidade, aconteceu a posse do novo membro presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Ceuma (CAMUC), Carlos Eduardo. Foram discutidos e deliberados diversos assuntos pedagógicos pendentes, visando aprimorar o funcionamento do curso.
A última reunião teve a participação dos coordenadores de Períodos do Curso de Medicina encerrou um ciclo de reuniões realizadas ao longo da semana que passou com os grupos de trabalho e Colegiados de Medicina, objetivando a análise, a discussão das metas programáticas já alcançadas pela atual gestão, as que estão em curso e as que já estão desenhadas, com foco na excelência da graduação.
Confira os tópicos abordados:
Reunião da Coordenação do Curso de Medicina com os Docentes-Supervisores do Internato Médico Supervisionado (IMS) em 09.04.2024. Esses Docentes-Supervisores desenvolverão um trabalho fundamental junto aos internos médicos, nos vários Módulos (Rodízios) de ensino-aprendizagem teórico-prática do 9º ao 12º períodos do Curso de Medicina, a saber:
Como está se desenvolvendo o estágio médico nas várias Unidades de Saúde conveniadas com a Universidade Ceuma;
Como está se processando a Avaliação do Interno Médico , ao término de cada Módulo, visando ao seu aprimoramento contínuo, contribuindo para a melhoria do processo de formação do profissional médico a ser graduado pelo Curso de Medicina. A avaliação no Internato é uma etapa fundamental para a formação acadêmica dos discentes e deve voltar-se para a aprendizagem do estudante, para o desempenho de professores e preceptores e para as atividades de ensino-aprendizagem, no sentido de aprimorar constantemente o estágio, oferecendo ao interno sempre as melhores oportunidades de formação. Essa avaliação da aprendizagem deverá privilegiar aspectos formativos e somativos da competência profissional delineados no perfil do formando, afastando-se da simples mensuração de retenção de conteúdos;
Como está se processando a Avaliação Conceitual Itemizada (ACI), desses internos médicos realizada pelos Preceptores Médicos nas Unidades de Saúde. A avaliação do desenvolvimento de competência do interno em cada uma das áreas do estágio médico abrangerá os aspectos de domínio afetivo, domínio cognitivo, domínio psicomotor e assiduidade;
Qual a avaliação dos internos médicos, desses estágios, expressa na elaboração os seus Relatórios Médicos (Portfólios), onde descrevem sumariamente todas as ações desenvolvidas e seu nível de empoderamento desse aprendizado prático;
Como está sendo feita a avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes dos internos médicos, por meio do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), realizado nos Laboratórios de Simulação Realística do Curso de Medicina da UNICEUMA;
Estimular os internos médicos a utilizarem para seu aprendizado a Medicina Baseada em Evidências, utilizando a biblioteca virtual e a Plataforma Medcel disponibilizadas pela UNICEUMA e/ou outras plataformas, a critério do interno médico;
Elaboração de um Relatório Semestral com a descrição de suas avaliações sobre o desenvolvimento do internato médico em suas respectivas áreas de atuação e apresentando sugestões para seu aprimoramento.
Comentários