SET prorroga prazo para troca dos novos cartões de passagem

Frota de ônibus de São Luís opera com diversas melhorias com implementação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Para garantir tranquilidade e comodidade aos usuários do transporte público de São Luís e Região Metropolitana, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) prorrogou, para o dia 22 de maio, o prazo para troca dos cartões de transporte do novo sistema de Bilhetagem Eletrônica. Anteriormente, o prazo era 15 de maio.

De acordo com o diretor Executivo do SET, Paulo Pires, a prorrogação do prazo visa deixar a população mais tranquila, já que muitos ainda não tinham ido buscar seus cartões, apesar do amplo prazo dado pelo Sindicato, e, com o fim do prazo se aproximando, muitos usuários ficaram preocupados. “Nosso intuito é fazer a transição do sistema de forma mais tranquila possível. Então, para que não haja corrida aos postos de atendimento, decidimos prorrogar para o dia 22 deste mês o prazo para troca dos cartões. Assim, os usuários terão mais tempo para receber seus novos cartões com calma e comodidade”, justifica o diretor.

Os novos cartões não custam nada para os usuários e quem tem crédito no anterior, o repasse para o novo é automático. Os cartões serão utilizados para pagamento de meia passagem, vale transporte pessoa física, passe fácil e gratuidades.

A entrega dos novos cartões está sendo feita na Central de Atendimento do SET do Parque Bom Menino (exclusiva para o atendimento de pessoas com deficiência) e nos Terminais de Integração da Praia Grande, Cohama, São Cristóvão e Cohab e na Central do Estudante (Apeadouro).

Paulo Pires destaca que a implantação da nova Bilhetagem Eletrônica vem sendo feita gradativamente e com orientações aos usuários para que, a cada etapa, eles se adaptem e o sistema funcione plenamente. “A informação e orientação dos usuários têm sido práticas importantes para que ele não tenha dificuldades com o novo sistema, pelo contrário, só sentirá os benefícios, que são significativos para todo o sistema de transporte público. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população”, afirma Paulo Pires.

E para que a entrega dos cartões de transporte transcorra de forma rápida e organizada, o SET adotou medidas que têm contribuído para que tudo ocorra de forma tranquila. “Para facilitar o acesso aos usuários, descentralizamos a entrega dos cartões, criando postos nos Terminais de Integração e ampliamos o funcionamento para dois sábados do Posto de Atendimento do Terminal da Praia Grande para que idosos e pessoas com deficiências recebam seus cartões com tranquilidade. Estamos com equipes treinadas para o atendimento ágil e seguro aos usuários nos postos de atendimento, portanto, não é necessário correria, pois estamos facilitando, ao máximo, a entrega dos novos cartões, pois não queremos causar nenhum prejuízo aos usuários”, informa a coordenadora de Gratuidades do SET, Porfíria Silva.

O novo sistema de Bilhetagem Eletrônica garantirá mais agilidade, segurança e comodidade aos usuários do transporte público de São Luís e Região Metropolitana. Entre os benefícios estão a forma mais rápida e cômoda de recarga, que poderá ser feita até via pix; não haverá mais dinheiro circulando nos ônibus, o que deve contribuir para a redução da ação de assaltantes; utilização de um sistema inovador, que traz agilidade no momento do pagamento da passagens, além de outros.

Técnico Zé Augusto aceita oferta irrecusável do Sampaio e deixa o MAC às vésperas da final do Campeonato Maranhense

O treinador Zé Augusto deixou o Maranhão Atlético Clube para assumir o rival Sampaio Corrêa

A Diretoria do Maranhão Atlético Clube confirmou, na noite desta segunda-feira (13), que Zé Augusto não é mais o técnico do Quadricolor do Parque Valério Monteiro. Mais cedo essa informação já tinha sido ventilada na mídia esportiva local, mas não se tinha certeza de sua veracidade. A mesma fonte que trouxe a informação, afirmou que Augusto deve assumir o Sampaio Corrêa, que ainda é comandado por Thiago Gomes.

De acordo com uma publicação das redes sociais do clube, além de Zé Augusto, outros três profissionais também se desligaram do time para seguir com o treinador, que deve mesmo assumir o Sampaio Corrêa. Contudo, o Tricolor ainda não se manifestou sobre a demissão do atual treinador e a contratação de Zé Augusto.

“Zé Augusto, seu auxiliar Gabriel Júnior, o preparador físico Alan Robson e o auxiliar de preparação técnica Jonathan VT receberam uma proposta e resolveram iniciar um novo momento em suas carreiras.
As conquistas dos meninos do Zé Augusto estarão sempre marcadas, com as quatro cores do estado, na história do futebol maranhense. O Maranhão agradece todo o trabalho realizado nesses quase dois anos de história sob o comando dos profissionais e deseja uma boa sorte em seus compromissos futuros”, traz o post.

No início do ano a mídia esportiva no Piauí publicou matéria dando como certa a contratação do técnico por um time do estado. Na época o titular do site questionou Zé Augusto sobre a possibilidade, mas o comandante Quadricolor se recusou a falar no assunto. “Uma matéria do Piauí traz informações de uma proposta que você recebeu? Alguma coisa a falar sobre isso? Me desculpa, mais quero falar sobre isso não irmão”, respondeu Zé Augusto.

VIRADA DE CHAVE

Zé Augusto esteve a frente do Maranhão Atlético em todas as conquistas do time nos últimos anos. Para se ter ideia, o técnico chegou ao Parque Valério Monteiro quando o time foi abandonado para falir. O Bode estava na segunda divisão do Campeonato Maranhense, abarrotado de contas e processos judiciais com ex-jogadores.

Fonte: Maxuel Bruno

Prefeito Fábio Gentil envia à Câmara Municipal projeto de lei que assegura pagamento de precatórios do Fundef a educadores de Caxias

O prefeito Fábio Gentil define com representantes do Sintrap os detalhes do projeto de lei que assegura o pagamento dos precatórios do Fundef aos educadores de Caxias

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, definiu, nesta segunda-feira (13), a elaboração de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal com regras para aplicação dos recursos do Fundef e pagamento imediato dos recursos aos professores do município. Os artigos do projeto foram definidos em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (Sintrap).

Em mais uma reunião produtiva com dirigentes do Sintrap, Fábio Gentil finalizou os detalhes da proposição que assegura os precatórios do Fundef aos educadores caxienses. O projeto de lei dá à Prefeitura de Caxias o poder para distribuir e pagar os recursos, beneficiando todos os que têm direito a receber valores do fundo.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Comissão

Também foi instituída uma comissão formada por seis membros – dois nomes da prefeitura, dois representantes da Câmara Municipal e dois integrantes do Sintrap – para julgar pedidos de pessoas que reivindiquem o direito ao recurso e daquelas que almejam cota maior da que lhe foi destinada, conforme publicado no site da Prefeitura de Caxias.

“De forma totalmente transparente, a Prefeitura de Caxias, a Câmara Municipal e o Sintrap, estão trabalhando em conjunto para beneficiar os professores o mais rápido possível “, afirmou Fábio Gentil. “Seguimos trabalhando por uma educação cada vez mais valorizada em nossa cidade “, completou o prefeito.

MPF solicita ao TCE/MA novas auditorias para investigar falsos dados inseridos no Censo Escolar/EJA em 23 municípios maranhenses

Após relatório da Controladoria Geral da União (CGU), outros três novos municípios foram citados

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Tribunal de Contas do Maranhão (TCE/MA) a realização de novas auditorias em 23 municípios do estado para verificar eventuais irregularidades nos dados inseridos no Censo Escolar. O órgão apura, a pedido do MPF, supostas ações fraudulentas a partir da inserção de dados falsos majorados relativos à quantidade de alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As auditorias têm início previsto para o mês de junho deste ano.

Segundo o relatório emitido pela Controladoria Geral da União (CGU), há divergências na quantidade de matrículas informadas no Censo Escolar pelos municípios maranhenses em relação ao número de alunos efetivamente participantes na modalidade EJA, a finalidade da fraude é obter repasses indevidos em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Ministério Público Federal (MPF) também se reuniu com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), no intuito de buscar colaboração e atuação nos municípios investigados e expandir o monitoramento sobre as possíveis irregularidades no Censo Escolar, que é utilizado como parâmetro para o repasse de recursos federais.

A partir da análise final da CGU, que além dos critérios de risco utilizados anteriormente (relação entre a população do município e os alunos do EJA e entre a quantidade de alunos do EJA com relação a educação básica) acrescentou mais um critério de risco (crescimento abrupto de alunos do EJA nos últimos anos), foi finalizada a lista com 23 municípios: Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Pastos Bons, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Centro do Guilherme, Carolina, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Amapá do Maranhão, Magalhães de Almeida, Araguanã, Cândido Mendes, São Francisco do Maranhão, Lajeado Novo, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Coelho Neto, Brejo, Turilândia, Araioses, Chapadinha e Cantanhede.Para o procurador da República Juraci Guimarães, Coordenador das Investigações, o requerimento do MPF ao TCE/MA é imprescindível para as investigações. “E identificação pelos critérios de risco da CGU dos municípios com indícios de irregularidades deve ser esse completada pela realização de auditoria pelo TCE/MA, a fim de que o MPF possa realizar as investigações necessárias para reaver os recursos recebidos fraudulentamente e punir os agentes públicos responsáveis”, frisou o procurador.

Academia Brasileira de Letras publica artigo de Natalino Salgado sobre Raimundo Corrêa

O célebre escritor Raimundo Corrêa teve a sua obra abordada em artigo de autoria do imortal Natalino Salgado, publicado no site da Academia Brasileira de Letras

Hoje, 13 de maio, comemora-se o 165º aniversário de nascimento do ilustre poeta Raimundo Correia, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Nascido a bordo do vapor “São Luís”, na Baía de Mangunça, município de Cururupu, Raimundo Correia foi aclamado por Manuel Bandeira como o “maior artista do verso que já tivemos”.

A efeméride foi lembrada pela Casa de Machado de Assis, que destacou a ocasião em seu site com a divulgação de um ensaio do ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado, sobre a vida e a obra desse grande artífice da palavra.

Artigo do acadêmico da AML Natalino Salgado Filho sobre a obra de Raimundo Corrêa publicado no site da ABL

Raimundo Correa morreu em 1911, aos 52 anos, em Paris, e deixou um brilhante legado poético. O artigo de Natalino Salgado é um tributo à memória de um dos virtuoses de nossa literatura.

A integra do texto está site da ABL.

Wellington do Curso denuncia aumento de até 1.150% em contas da CAEMA na Cidade Operária

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso cobrou esclarecimentos por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. O objetivo é apurar o motivo de aumentos súbitos nas tarifas de água da população em bairros como a Cidade Operária.

Ao abordar o assunto, Wellington expôs que há casos em que o aumento chega até 1.150% em cima da média antes cobrada, razão pela qual solicitou esclarecimentos em caráter de urgência.

“Estive no bairro da Cidade Operária com o projeto ‘Ouvindo São Luís’ e pude constatar o aumento exorbitante na tarifa de água que é cobrada. Não estamos falando de um aumento de R$ 10,00 ou R$ 20,00 , mas sim de um reajuste que chega até 1.150% em cima da média dos valores cobrados. Um morador que antes pagava R$ 102,00, agora está pagando R$ 1.180,00. O pior é que o serviço de água ofertado à população nem é constante. De acordo com os relatos, é dia sim, dia não. Já cobrei um esclarecimento por parte da CAEMA e, caso não tenhamos respostas, iremos apurar esse comportamento que viola os direitos daquela comunidade”, afirmou Wellington.

Inspetor Noberto recebe Título de Cidadão de Itapecuru-Mirim

Antônio Noberto (,3º da esquerda para a direita) na sessão da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim em que recebeu o Título de Cidadão Itapecuruense

O Inspetor e escritor Antonio Noberto, membro-fundador e ex-presidente da Academia de Letras de São Luís (ALL), foi agraciado, na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, com o título de cidadão de Itapecuru-Mirim, município localizado na parte norte do estado do Maranhão.

Antônio Noberto já trabalhou diversos anos naquele município como Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, tendo como base a Unidade Operacional de São Francisco, localizada no km 85 da BR-135, entre Santa Rita e o povoado Entroncamento. Noberto também já empresariou em Itapecuru Mirim, quando foi proprietário da Action Vídeo, a única vídeo-locadora da cidade na década de noventa. O empreendimento estava sediado em um prédio de propriedade do seu co-cunhado, o saudoso Zé Henrique, filho do Seu Bispo e Dona Merci.

Antônio Noberto é cumprimentado pelo prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba, na sessão em que recebeu o Título de Cidadão do município

O autor do requerimento é o vereador José Roberto Gonçalves Alves, o Roberto da Brigada, que gentilmente convidou o homenageado para tão insigne honraria.

A distinção ao ilustre Inspetor Antônio Noberto vai muito além da ligação direta com a cidade do vale do rio Itapecuru. Noberto é o 2⁰ vice-presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, ex-presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no estado, idealizador e curador da exposição França Equinocial para sempre, trabalho escolhido no Prêmio Cazumbâ de Turismo como melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís. E por falar em 400 anos, o Inspetor foi o palestrante nos eventos dos 400 anos de São Luís, de Bragança/PA, de Rosário, da Câmara Municipal de São Luís e dos 400 anos de Belém.

Noberto com o prefeito Benedito Coroba, o juiz, Douglas de Melo Martins, o vereador Roberto da Brigada e familiares no plenário da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim

No mês passado, o Inspetor Noberto trouxe ao Maranhão e levou ao Pará uma comitiva francesa da cidade de Cancale, local de onde partiram os fundadores de São Luís, em 1612. No ano anterior, Noberto esteve em um evento naquela cidade francesa, quando palestrou sobre a nossa história e convidou o prefeito para uma visita ao Maranhão e ao Pará. O evento movimentou prefeitos e outras autoridades do Maranhão, Pará e Ceará.

Equatorial Maranhão inaugura Eletroposto do São Luís Shopping e anuncia a “Rota do Sol”

A Rota do Sol é um projeto que possibilita o trajeto São Luís-Teresina de carro elétrico com recarga gratuita

O que parecia ser algo reservado para um futuro distante, já é uma realidade: a mobilidade elétrica vem se expandindo pelo Nordeste e pelo Brasil. Já é possível realizar o trajeto de 435 km, entre as capitais São Luís (MA) e Teresina (PI), de carro elétrico, com recargas grátis, por meio da Rota do Sol, iniciativa realizada pela Equatorial Energia pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para marcar a entrega oficial da Rota do Sol, o Grupo Equatorial vai inaugurar também o segundo posto de recarga de São Luís, nesta terça-feira (14), às 10 horas, no São Luís Shopping.

A Rota do Sol disponibiliza seis postos de recarga, sendo 4 com carregadores rápidos (30/40 minutos para uma carga completa), gratuitamente para a população. Os postos de recarga estão localizados em São Luís, no São Luís Shopping; em Itapecuru-Mirim, no Posto Cacique 39; em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio; em Caxias, no Posto Mais Riachão, além de 2 carregadores semirrápidos (3 horas para uma carga completa) localizados no Eletroposto da Equatorial Maranhão (Parque do Rangedor) e no Eletroposto da Equatorial Piauí, localizado no Parque da Cidadania.

O projeto de mobilidade elétrica da Equatorial Energia foi iniciado com os investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões em cinco estados da federação

O projeto de mobilidade elétrica da Equatorial Energia foi iniciado com os investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões em cinco estados da federação, por meio do Programa de PDI da ANEEL e Global Participações em Energia. A verba foi destinada para a construção e disponibilização de Eletropostos no Maranhão, Piauí, Pará e Alagoas, projetos que foram executados em 2021 e 2022.

Serviço:

O quê: Inauguração do Eletroposto do São Luís Shopping e Lançamento Oficial da Rota do Sol
Quando: 10h, terça-feira (14)
Onde: São Luís Shopping, no bairro Jaracaty (entrada próxima ao eletroposto)
Sugestão de entrevistados:

  • Sérvio Túlio – Presidente da Equatorial Maranhão
  • Sérgio Rodrigo – Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia
  • Bruno Rocha – Gerente Corporativo de Digital e Inovação do Grupo Equatorial Energia

Felipe Gonçalo é a grande novidade na corrida eleitoral pela Prefeitura de Paço do Lumiar

Felipe Gonçalo com o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, e mães de Paço do Lumiar homenageadas

No último sábado, 11 de maio, foi batido o martelo e o partido Mobiliza terá candidatura própria à Prefeitura de Paço do Lumiar. Trata-se do jovem médico Felipe Gonçalo, nascido e criado no Maiobão. O pré-candidato terá apoio de um importante grupo político do Maranhão, a família Gonçalo, que é liderada pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.

Antes de confirmar o nome, pesquisas foram feitas e avaliaram a viabilidade político do médico, que já aparece pontuando em estudos internos desenvolvidos pelo grupo político.

Felipe Gonçalo surge como o responsável por quebrar a polaridade que existe entre dois grupos hegemônicos em Paço do Lumiar e que não trazem nada de desenvolvimento para cidade, um que é liderado por Fred Campos e outro pela atual prefeita Paula da Pindoba.

O pré-candidato a prefeito contará com o apoio do deputado estadual Ariston Ribeiro e do presidente do Sebrae/MA, Celso Gonçalo, além de diversas lideranças comunitárias e empresários que atuam em Paço do Lumiar.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima