Hotéis de Caxias alcançam 100% de ocupação com a chegada de turistas para o São João

O Mirante da Balaiada, inaugurado no primeiro mandato do prefeito Fábio Gentil, foi eleito o 5º melhor ponto turístico do Brasil

Este blog entrou em contato com as principais redes hoteleiras de Caxias para verificar a capacidade de hospedagem durante o maior São João do interior do Maranhão, que atrai turistas de todo o Nordeste.

Balneário Veneza foi totalmente revitalizado pela atual administração municipal de Caxias

Hotéis como o Eldorado, Padre Cícero e o Hotel Alecrim estão operando com 100% de sua capacidade total.

Praça Dom Luis Marelim (Praça da Chapada) é outro cartão postal da Princesa do Sertão

O gerente de um dos hotéis relatou: “Atualmente, não temos mais vagas disponíveis. Todos os nossos quartos estão ocupados. Isso é positivo não apenas para o hotel, mas também para a economia local de Caxias, que está atraindo muitos turistas para a cidade”.

A Avenida Senador Alexandre Costa, via que interliga diversas localidades de Caxias, teve sua infraestrutura completamente readequada pelo prefeito Fabio Gentil

As festividades juninas de Caxias começam hoje com uma programação extensa, incluindo bandas, apresentações e comidas típicas. A Prefeitura de Caxias investiu significativamente para garantir uma festa memorável não apenas para os moradores locais, mas também para os visitantes.

PF prende homem por importunação sexual em voo de Brasília a São Luís

Foi verificado que o mesmo já tinha passagem pela polícia por estupro de vulnerável

Após o desembarque, o homem foi levado à sede da Polícia Federal para adoção dos procedimentos legais

São Luís/MA – A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (19/6), um homem pelo crime de importunação sexual contra uma passageira durante um voo que saiu de Brasília para São Luís.

Após o desembarque, o homem foi levado à sede da Polícia Federal para adoção dos procedimentos legais. Ademais, foi verificado que ele tinha duas recentes passagens policiais por estupro de vulnerável.

Após a autuação, o homem foi levado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.

Médico Hérquimas Pereira alerta que hérnia abdominal sem correção pode levar a óbito

Cirurgia do aparelho digestivo explica que a hérnia tem a tendência de crescer, levando à chance de parte do intestino ficar preso nela. Isso possibilita o encarceramento e, em casos mais graves, estrangulamento do intestino

Hérquimas Pereira esclarece que o quadro atinge cerca de 10 a 15% da população

SÃO LUÍS – Uma significativa porcentagem da população brasileira apresenta algum tipo de hérnia na região do abdômen. Apesar de ser um problema relevante de saúde pública, as hérnias podem ser tratadas com cirurgia e, na maioria dos casos, nunca mais incomodam.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Hérquimas Pereira, o quadro atinge cerca de 10 a 15% da população, sendo mais comum em homens devido à anatomia da pelve, que favorece o surgimento do problema. “Além disso, os homens têm mais costume de levantar objetos com carga muito alta”, explica o médico.

Em praticamente todos os casos, Hérquimas Pereira indica cirurgia para tratar o problema, especialmente nas inguinais. “Pois a hérnia tem a tendência de crescer, levando à chance de parte do intestino ficar preso nela. Isso possibilita o encarceramento e, em casos mais graves, estrangulamento do intestino, o que prejudica a passagem de sangue para o órgão e pode provocar necrose e até mesmo óbito”, explica.

A operação costuma ser feita por videolaparoscopia ou robótica e costumam ser necessárias incisões de 3 a 5 milímetros. O indivíduo normalmente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte, e após 2 a 3 semanas já pode voltar à vida normal.

Geralmente, a hérnia abdominal é consequência de situações que forçam esta região do corpo, como obesidade, gestação, constipação intestinal ou pegar muito peso, por exemplo. Além disso, tabagismo, diabetes e herança genética também são fatores de risco.

As hérnias abdominais correspondem ao escape de uma víscera através da parede abdominal, geralmente refletindo o enfraquecimento, afastamento ou a ruptura da musculatura do abdômen. Nem sempre as hérnias dão sinais, principalmente quando são pequenas. No entanto, quando começam a escapar pelos orifícios do abdômen, podem ser reconhecidas com abaulamentos na região ou causarem muitas dores.

As dores relacionadas costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir. A pressão feita ao colocar a mão na boca e soprar, exame típico realizado em jovens durante o alistamento militar obrigatório, também pode indicar a presença de hérnias.

Os sintomas relacionados às hérnias abdominais podem surgir e desaparecer espontaneamente, voltando a se manifestarem de novo. Às vezes, porém, a víscera pode ficar presa no orifício da hérnia, deixando de retornar à posição normal. Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea no trecho aprisionado, podendo provocar a necrose desse tecido. Se for uma alça intestinal, pode até ocorrer um rompimento. Nesses casos, além da dor, surgem náuseas vômitos.

Tipos de hérnias abdominais

  • Hérnia inguinal – Ocorre na virilha (zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen) e é a mais comum entre as hérnias abdominais. Ela corresponde a 80% dos registros da doença, sendo os homens – principalmente quando iniciam a vida laboral – os mais afetados. Em alguns homens, ela pode ser expandida para os testículos, desenvolvendo, assim, a hérnia inguinoescrotal.
  • Hérnia umbilical (ou paraumbilical) – Ocorre na região da cicatriz umbilical, principalmente em bebês.
  • Hérnia incisional – Está relacionada às incisões cirúrgicas na região. Por isso, geralmente, afeta as pessoas mais velhas que tendem a ter passado por mais cirurgias que os jovens.
  • Hérnia epigástrica – Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo.

Uma forma de entender esse tipo de hérnia, é imaginar que o abdômen é uma casa; as janelas, os pontos de fraqueza por onde as vísceras se projetam; e as cortinas, os órgãos. Quando venta e parte da cortina sai pela janela, essa parte seria a hérnia.

MPMA aciona Justiça para suspender empréstimo do município

Prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, quer contratar empréstimo de R$ 30 milhões, mas o MPMA acionou a Justiça para barrar

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, nesta quarta-feira, 19, uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, com o objetivo de suspender a contratação, pelo Munícipio de Barreirinhas, de um empréstimo no valor de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal, até que seja demonstrado o impacto financeiro sobre o erário municipal.

Na Ação, que foi originada de representação do cidadão José Leônidas Caldas Batista, o promotor de justiça Francisco de Assis Silva Filho argumenta que a aprovação da Lei nº 855/2023, que referendou o pedido de empréstimo pela Câmara de Vereadores de Barreirinhas, ocorreu sem obedecer ao devido processo legal. De acordo com os autos, não foi apresentado projeto técnico, nem houve pareceres das comissões competentes e estudo de impacto financeiro da contratação.

O Município de Barreirinhas apresentou o projeto de lei nº 019/2023, com a finalidade de realizar pavimentação asfáltica e/ou bloquetes, construção e manutenção de estradas vicinais, construção e manutenção de pontes e de praças.

“Observou-se ainda que só num dia, 14 de novembro de 2023, o projeto foi votado e aprovado, com o parecer jurídico, pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e da Comissão de Orçamento e Finanças e, por fim, aprovado o projeto de lei 019/2023 na lei nº 855/2023, com o quórum de dois terços”, relatou o promotor de justiça.

Ainda segundo o membro do Ministério Público, na sessão da Câmara que aprovou a lei nº 855/2023, não foi realizada qualquer discussão sobre o impacto financeiro que seria suportado pelo Município de Barreirinhas nos próximos 10 anos e nem quanto à capacidade econômica para custear as despesas desse empréstimo.

Prefeito Fábio Gentil fortalece economia de Caxias no São João com mais um pagamento antecipado da folha

Servidores públicos municipais da ativa, aposentados e pensionistas já receberam salários e proventos e podem aproveitar o São João com dinheiro no bolso

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, segue cumprindo à risca o compromisso de pagar antecipadamente a folha do funcionalismo público municipal. Nesta quinta-feira (20), a prefeitura concluiu o pagamento de salários e proventos a servidores da ativa, aposentados e pensionistas, que podem curtir os festejos juninos com dinheiro no bolso.

Caxias, mais uma vez, sai na frente, dentre todas as cidades do Brasil, injetando mais recurso e fortalecendo a economia em pleno São João, período que, além de festivo, representa maior oportunidade de ganhos para o comércio, o turismo e para os empreendedores em geral.

Abertura

Com salários e proventos creditados com antecedência, a temporada junina de Caxias promete ser novamente um sucesso. A propósito, a programação terá início nesta quinta-feira (20), no Parque da Cidade, com várias atrações, que devem consagrar a Princesa do Sertão, mais uma vez, como palco do maior e do melhor São João do interior do Maranhão.

Clique aqui e assista ao vídeo.

A expectativa é a melhor possível e o povo já se prepara para curtir a festança com alegria, conforto, segurança e qualidade artística. Serão, com certeza, momentos inesquecíveis, de pura animação e riqueza cultural, tudo organizado por uma gestão que não cansa de presentear o seu povo com benfeitorias em todas as áreas.

Como muito bem diz o prefeito Fábio Gentil: “São João em Caxias é sinal de emoção e de valorização”.

Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo postes durante as festas juninas

294 ocorrências foram registradas de janeiro a abril de 2024

De acordo com um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, em 2023 foram contabilizadas 1.026 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o estado

No mês de junho, o clima festivo do São João toma conta dos maranhenses trazendo muita diversão e cultura. E, nesta época de celebração, também é essencial lembrar da importância da segurança no trânsito. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão alerta para os riscos dessas ocorrências e reforça a necessidade de conscientização e prevenção de acidentes, incluindo os que envolvem postes da rede elétrica.

Durante as festividades juninas, é comum ocorrer um aumento no fluxo de veículos nas estradas e ruas, principalmente em direção aos arraiais e festas tradicionais. Infelizmente, essa movimentação também pode resultar em condutores embriagados, sonolentos ou distraídos, por isso, é essencial reforçar os cuidados quanto ao cumprimento das normas de trânsito.

De acordo com um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, em 2023 foram contabilizadas 1.026 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o estado. Já em 2024, de janeiro a abril, foram registrados 294 acidentes e, no mesmo período do ano passado, foram 310. Embora tenha ocorrido uma redução em relação ao ano anterior, ainda é preciso manter uma vigilância constante e tomar medidas para diminuir ainda mais essas estatísticas preocupantes.

Em 2024, de janeiro a abril, foram registrados 294 acidentes e, no mesmo período do ano passado, foram 310

A Equatorial Maranhão tem a segurança como prioridade, por esse motivo, atua durante todo o ano para orientar e prevenir acidentes de trânsito envolvendo postes. Além das ações de reparo dos danos causados em acidentes, a Distribuidora promove palestras e ações nas comunidades para sensibilizar seus colaboradores e clientes sobre atitudes perigosas, que podem ocorrer por falta de atenção.

Nesse sentido, no período festivo de São João, é preciso redobrar a atenção em relação ao cumprimento das normas de trânsito. Não ultrapasse o limite de velocidade permitida, nem dirija com sono ou após ingerir bebida alcoólica. Não use o celular ao volante e adote sempre uma direção defensiva.

Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, ressalta que manter o trânsito seguro durante as festividades juninas é uma responsabilidade coletiva. “É importante ter consciência de que acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica podem afetar uma grande quantidade de pessoas, dependendo da gravidade da colisão. Além do risco à vida, essas situações podem causar falta de energia, que afetam áreas inteiras e a recomposição envolve diversas etapas para garantir a segurança de todos. Por isso, durante as comemorações juninas, é fundamental agir de forma ainda mais responsável no trânsito, protegendo a própria vida e a de outras pessoas. Ao adotar essas medidas preventivas, contribuímos para um São João seguro e cheio de boas lembranças para todos”, complementou o executivo.

Os custos para fazer a troca de um poste podem ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil, dependendo da situação

Além do mais, os custos para fazer a troca de um poste podem ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil, dependendo da situação. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

• Se você se envolver ou presenciar um acidente dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência para que as equipes possam se mobilizar para recuperar a rede elétrica, e que ligue também para o SAMU (192), em caso de vítimas;
• Jamais se aproxime de fios e cabos e não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
• Se possível, alerte as pessoas para que não se aproximem da rede elétrica.

Lula vem a São Luís anunciar investimentos nos setores portuário, elétrico, esportivo e de mobilidade

O presidente da República, acompanhado de ministros e autoridades locais, participa da solenidade agendada para esta sexta-feira (21), às 15h, na Avenida Litorânea, na capital maranhense

O presidente Lula anunciará uma série de investimentos em diferentes setores no Maranhão

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de uma cerimônia em São Luís (MA), nesta sexta-feira, 21 de junho, às 15h, para anunciar a implantação do corredor de transporte público na Avenida Litorânea e do polo receptor de energias renováveis de Graça Aranha. Profissionais de imprensa podem solicitar o credenciamento até 8h do dia 21 de junho (horário de Brasília), acessando o sistema de credenciamento de imprensa do Palácio do Planalto.

A Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade urbana da capital maranhense, proporcionando um eixo de transporte público que serve como alternativa às rotas congestionadas do centro. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que irá implantar faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.

Já o polo receptor de energias renováveis tem previsão de R$ 9 bilhões em investimentos no Maranhão, para a construção de 602 km de linha de transmissão, atravessando 14 municípios maranhenses. A construção deve gerar 3 mil empregos diretos e 9 mil indiretos.

Na cerimônia ainda serão anunciadas a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 (área especializada em granéis sólidos vegetais) e a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui — principal porto do Corredor Centro-Norte do país — por mais 25 anos.

Além disso, serão apresentados o termo de compromisso para a expansão do programa Luz para Todos para quase 10 mil unidades consumidoras e a ordem de empenho dos espaços esportivos comunitários do Maranhão, equipamentos incluídos no Novo PAC, que vão atender prioritariamente crianças, jovens, adultos e idosos que vivem em regiões consideradas de alta vulnerabilidade.

Com um investimento de aproximadamente R$ 46,5 milhões, serão beneficiadas com a construção dos equipamentos públicos 31 cidades maranhenses: Açailândia, Bacabal, Barreirinhas, Brejo, Chapadinha, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Paço do Lumiar, Penalva, Presidente Dutra, Raposa, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, São Luís, Timon, Tuntum, Tutóia, Vargem Grande e Zé Doca.


Serviço

Cerimônia de anúncios de investimentos para o Maranhão nos setores portuário, elétrico, esportivo e de mobilidade urbana
 Data e hora: sexta-feira (21), às 15h
 Local: Avenida Litorânea, em São Luís (MA) — em frente ao Área Eventos Buffet, Praia do Olho d’Água

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima