Mostra Artística Gaim apresenta espetáculos maranhenses inéditos no Teatro Sesc

A Mostra Artística acontecerá de 3 a 6 de julho, no Teatro Napoleão Ewerton, com apresentações de espetáculos inéditos

O Gaim é uma iniciativa do Sesc que visa capacitar e desenvolver artistas independentes nas áreas de música, dança e teatro. Iniciado em março, a culminância do projeto acontece em formato de Mostra Artística, de 3 a 6 de julho, no Teatro Napoleão Ewerton. Os alunos apresentarão os espetáculos inéditos: “Ovo”, “A mulher no espelho”, “Bumba meu ball”, “Bicho que vira gente, gente que vira bicho” e “Era amor: aquilo que tem pressa para ser”. Toda a programação será gratuita, com retirada de ingressos pelo site sescma.com.br, na área do cliente.

Mostra Gaim é uma oportunidade para celebrar a diversidade, a nova cena teatral e a criatividade nas artes cênicas

A Mostra Gaim é uma oportunidade para celebrar a diversidade, a nova cena teatral e a criatividade nas artes cênicas, além de promover o acesso à cultura e o desenvolvimento artístico na região. Aprimorando as habilidades artísticas e gestão de carreiras de 30 artistas maranhenses, o público poderá conferir gratuitamente o resultado desse trabalho no palco do Teatro Napoleão Ewerton.

O Projeto GAIM é uma oportunidade para artistas iniciantes e aqueles que já estão trilhando seus caminhos nas artes de aprofundarem seus conhecimentos em gestão artística, participando de cursos, oficinas, tutorias e ensaios conduzidos por profissionais da Gestão Cultural. A segunda edição do projeto contou com a participação de formadores de outros estados, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Evento promoverá o acesso à cultura e o desenvolvimento artístico na região

Durante quatro meses, os trinta alunos do Projeto Gaim tiveram a oportunidade de se profissionalizar e estudar conceitos como a elaboração de projetos para o desenvolvimento de agentes e agendas; elementos cenográficos e figurinos; produção artística independente e acessibilidade nas produções e conteúdo digital.

Bumba meu ball será um dos espetáculos que serão encenados durante a mostra

A Mostra Artística do Projeto Gaim marca a última etapa do processo de ensino e aprendizagem durante o período de atuação do projeto. Victor Pereira, analista de Cultura do Teatro Sesc, explica que a iniciativa “pretende impulsionar projetos de artistas que estejam no início de carreira, a fim de que, por meio do entendimento da gestão de carreiras artísticas independentes, eles consigam acessar os circuitos culturais existentes no estado, na região e no país”.

O Sesc, por meio desta iniciativa de fomento e formação, visa acompanhar o progresso dessas cenas mesmo depois da finalização do projeto com o objetivo de mensurar os impactos reais do Gaim na linguagem artística e economia criativa do estado.

Performances serão encenadas no palco por artistas independentes

Confira a programação completa da Mostra GAIM:

03/07 – quarta-feira – 19h30 – “Ovo”, produção do Coletivo Cipó (MA), com um texto forte, provoca uma grande reflexão no público acerca da ausência e abandono paterno.

04/07 – quinta-feira – 19h30 – “A mulher do espelho”, produção de Jaqueline Lince (MA), uma obra que mergulha nas emoções conflitantes de uma mulher que vive sob a angústia de um confinamento e com a infeliz presença do seu famigerado hospedeiro.

05/07 – sexta-feira – 19h30 – “Bumba meu ball”, produção de Josaniel Martins (MA), que promete surpreender e encantar todos com a fusão da cultura ballroom e bumba boi do Maranhão.

06/07 – sábado – 15h – “Bicho que vira gente, gente que vira bicho”, produção de Coletivo Narraiz (MA), uma experiência cênica que nos transporta para um mundo onde criaturas místicas se transformam sob os encantos ocultos da floresta.

06/07 – sábado – 19h – “Era amor: aquilo que tem pressa para ser”, do Coletivo Ícaro não sabe voar e Jambo Produções(MA), promete emocionar trazendo a história do reencontro amoroso de um casal apaixonado em meados dos anos 90, que tiveram seus caminhos traçados pelas peripécias do destino.

Serviço

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton – Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – Edifício Francisco Guimarães e Souza.
Data: 03 a 06 de junho de 2024
Ingressos: Toda a programação será gratuita, com retirada de ingressos pelo site
www.sescma.com.br, aba Área do Cliente

Paulo Lira: o outsider líder nas intenções de voto em Açailândia

Paulo Lira entre o deputado federal e presidente do Republicanos no Maranhão, Aluísio Mendes, e o presidente de honra do partido Novo no estado, Lahesio Bonfim

Paulo Lira, pré-candidato a prefeito de Açailândia, se destaca na primeira pesquisa registrada pelo Instituto Vox Brasil. Realizada entre os dias 25 e 27 deste mês, a pesquisa revela que Lira lidera com 40,60% das intenções de voto, consolidando sua posição como um outsider na política local.

Principais Resultados da Pesquisa

Intenções de Voto:

  • Paulo Lira: 40,60%
  • Dr. Benjamin: 28%
  • Ildemar: 11,80%
  • Pastor Daniel: 1,40%
  • Jardel Bom Jardim: 1,20%
  • Dr. Roberto: 0,40%
  • Não souberam ou não responderam: 16,60%

A pesquisa espontânea também aponta que a população de Açailândia espera muito trabalho do próximo prefeito, reforçando a expectativa em torno de Paulo Lira.

Importância do Apoio Político

Apoio de Lahésio Bonfim:

Uma das questões de maior destaque na pesquisa foi a importância do apoio de Lahésio Bonfim a um pré-candidato a prefeito. Quase metade dos entrevistados (46,8%) afirmou que o apoio de Bonfim faz diferença na escolha de seu candidato. Este dado sublinha a influência significativa de Bonfim na política local e sugere que seu endosso poderia ser um fator decisivo nas eleições municipais.

Apoio do Governador Carlos Brandão:

  • Não faz diferença: 52,60%
  • Faz diferença: 21,80%
  • Talvez não souberam ou não opinaram: 5,20%
Paulo Lira terá lideranças de expressão estadual e nacional em seu palanque durante a campanha eleitoral

Enquanto o apoio do Governador Carlos Brandão não parece ser um fator tão determinante para a maioria dos eleitores, o impacto do apoio de Lahésio Bonfim destaca uma dinâmica política específica em Açailândia.

Detalhes da Pesquisa:

  • Número de Identificação: MA 09092/2024
  • Empresa Contratada: M. R. Borges Promoções
  • CNPJ: 55.536.013/0001-71
  • Data do Registro: 24/06/2024
  • Nível de Confiança: 95%
  • Margem de Erro: 4,37% para mais ou para menos
  • Número de Entrevistados: 500
  • Estatístico Responsável: Stênio Rodrigues Lima / CONRE 10190

A liderança de Paulo Lira nas intenções de voto e a expectativa de trabalho por parte da população de Açailândia marcam um momento importante na política local. Acompanhando os próximos passos da campanha, será interessante observar como esses números evoluem e se confirmam nas urnas, especialmente com o impacto potencial do apoio de figuras políticas influentes como Lahésio Bonfim.

Após derrota de Lula para Bolsonaro em Imperatriz, PT impõe militante do MST como pré-candidata a vice do comunista Marco Aurélio

Marco Aurélio e sua pré-candidata a vice-prefeita, Vânia do MST, indicada pelo PT, fazem o “L” de Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a militante Vânia do MST como pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Marco Aurélio (PCdoB), em Imperatriz. No 2º turno da eleição presidencial de 2022, as propostas de campanha e a ideologia petistas não prevaleceram no município e Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu Bolsonaro por 71,14% a 28,86% no Maranhão, foi derrotado na cidade tocantina por quase 10 pontos percentuais de diferença (54,79% a 45,21%).

A julgar pela preferência demonstrada pelos imperatrizenses na polarização entre esquerda e direita, Marco Aurélio e seu grupo podem ter dado um tiro no pé ao admitir uma vice vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), organização demonizada por adeptos do bolsonarismo, liberais e pela direita conservadora por promover invasão a propriedades particulares, em muitos casos, com a prática de atos de vandalismo.

Mas a aceitação de “companheira “, com direito a foto fazendo o “L”, tem motivo mais do que óbvio: Marco Aurélio e seu grupo foram obrigados a abrir espaço na chapa para Vânia do MST por força envergadura política atual do partido do presidente Lula.

Em contrapartida, esperam contar com a força total da máquina pública federal para obter melhor resposta das urnas em outubro.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima