Em visita a Anajatuba, Dr. Hilton Gonçalo discute rumos políticos do Mobiliza no município

Dr. Hilton visitou a pré-candidata a vice-prefeita Laise Marinho, que tem uma aliança fechada com Saulo Fabiano Machado

O presidente do Mobiliza no Maranhão, Dr. Hilton Gonçalo, segue percorrendo os municípios maranhenses para discutir os rumos políticos do partido, que irá concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Neste sábado, 6 de julho, foi a vez de Anajatuba, que é limítrofe a Santa Rita.

Dr. Hilton fez uma primeira reunião no diretório municipal do Mobiliza. Em Anajatuba, o partido é presidido por Emerson de Jesus e ainda conta Iuri Rocha e Raimundo Martins na direção.

Dr. Hilton Gonçalo fortaleceu aliança com líderes políticos do município

Logo após ouvir os membros do seu partido, Dr. Hilton visitou a pré-candidata a vice-prefeita Laise Marinho, que tem uma aliança fechada com Saulo Fabiano Machado. Na oportunidade, participou da conversa, Lúcia Marinho viúva de Dr. Nilton, ex-prefeito e que era amigo pessoal de Gonçalo.

Seguindo sua agenda de visitas, Dr. Hilton ainda teve um encontro com o atual prefeito Helder Aragão e ambos mantém boa relação por conta da proximidade entre Santa Rita e Anajatuba.

Dr. Hilton Gonçalo dialogou sobre os rumos políticos do Mobiliza em Anajatuba com lideranças locais

Dr. Hilton explicou que os rumos do Mobiliza vão ser definidos em breve, mas que por enquanto existe muito diálogo para definir qual o melhor caminho.

Nota de Esclarecimento Equatorial Maranhão – Geração Distribuída

Sobre os questionamentos dos produtores e representantes de empresas de energia solar, acerca da cobrança de Benefício Tarifário SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica), a Equatorial Maranhão informa que desde o dia 1° de junho deste ano, a Distribuidora implantou, conforme legislação vigente, a nova forma de faturamento para os consumidores de Geração Distribuída (energia solar), dos contratos classificados como GDII e GDIII.

A cobrança de Benefício Tarifário SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica), referem-se aos descontos aplicados nas tarifas de uso do sistema de distribuição (TUSD) e de energia (TE) para consumidores que participam do SCEE, conforme regulamentado pela ANEEL e a Lei Federal nº 14.300/2022.

Vale esclarecer que, no convênio CONFAZ 16/2015, o qual o Maranhão aderiu, ficou isento a cobrança de impostos na parcela da energia compensada. A cláusula primeira, §1º, inciso II do CONFAZ nº 16/2015 estabelece que a isenção “não se aplica ao custo de disponibilidade, à energia reativa, à demanda de potência, aos encargos de conexão ou uso do sistema de distribuição, e a quaisquer outros valores cobrados pela distribuidora”. Ou seja, a isenção é tão somente aplicada à parcela da energia – TE do consumo compensado, estando as demais parcelas excluídas da isenção. Assim, mesmo sobre o consumo compensado ainda irá incidir ICMS nas componentes relativas “ao custo de disponibilidade, à energia reativa, à demanda de potência, aos encargos de conexão ou uso do sistema de distribuição”.

Seguindo o compromisso com o valor transparência com os seus clientes, a Equatorial Maranhão informa que, a partir do mês de julho deste ano, irá cobrar dos consumidores GII e GIII as quantidades não recebidas até os últimos 3 ciclos de faturamento anteriores, referentes a março, abril e maio de 2024. O valor está sendo aplicado em cumprimento ao artigo 323 da Resolução Normativa 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com base na Lei 14.300/2022, que disciplina sobre a microgeração e a minigeração distribuída. O pagamento retroativo será parcelado na fatura de energia ao longo dos próximos 10 (dez) meses, sem a incidência de juros ou multas.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima