PRF apreende 32 celulares e 1 drone transportados de São Paulo ao Maranhão sem notas fiscais

As ocorrências foram registradas nos municípios de Guaraí e Palmeiras do Tocantins

Aparelhos eletrônicos apreendidos pela PRF não estavam acompanhados de notas fiscais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quarta-feira (17), a 35 celulares e um drone transportados no bagageiro de ônibus rodoviários sem a documentação necessária, em dois municípios tocantinenses. Em uma das ocorrências, o destino da carga apreendida era o Maranhão.

Por volta das 18 horas e 27 minutos, no  km 8 da BR 226,  a equipe PRF deu ordem de parada a um veículo Volvo/Mpolo Paradiso, no município de Palmeiras Do Tocantins. Ao fiscalizar no compartimento de bagagens, os policiais localizaram 3 celulares transportados sem documentação. 

Em Guaraí, por volta das 16 horas, foi abordado um ônibus Volvo/Mpolo Paradiso no km 332 da BR 153, que fazia o transporte dos passageiros do estado de São Paulo ao Maranhão. A equipe localizou no bagageiro do veículo,  32 celulares e 1 drone transportados desacompanhados de documentos fiscais.

Diante das informações obtidas, foi constatada, a princípio, as ocorrências de descaminho.  As mercadorias foram recolhidas e encaminhadas para a Unidade da Receita Federal em Palmas para o devido desembaraço fiscal.

“Não estamos mais lutando contra amadores”, alerta procurador-geral de justiça ao discutir combate ao crime na Baixada Maranhense

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, defendeu troca de informações e trabalho conjunto do Ministério Público com as polícias para fortalecer o combate à criminalidade

O Ministério Público do Maranhão realizou nesta quinta-feira, 18, no Senac do município de Pinheiro, o encontro Colóquios Interinstitucionais: Ministério Público e Polícias. Membros e servidores do MPMA, autoridades e agentes das Polícias Civil e Militar compareceram ao evento, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional do Tribunal do Júri (CAO-Júri).

A atividade tem o objetivo de fortalecer o diálogo institucional entre o Ministério Público do Maranhão com as Polícias Civil e Militar e apresentar as decisões judiciais que geram impacto na atividade das instituições.

Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, ressaltou que é necessário investir na união e no fortalecimento das instituições públicas. “É muito importante essa troca de informações, porque a gente tem que trabalhar conjuntamente, de forma correta, pois não estamos mais lutando contra pessoas amadoras, que cometiam crimes e ilícitos sem saber o que estão fazendo. Portanto, essa ideia é excelente. Nós temos que orientar o policial para agir corretamente”, declarou.  

O coordenador do CAO-Júri, Sandro Lobato de Carvalho, também destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da segurança nos municípios maranhenses. “A importância desses colóquios é promover uma maior integração entre o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar. Quanto mais unidos nós formos, a segurança fica muito melhor nas cidades. Dessa forma, todas as instituições conhecem os seus problemas e conseguimos montar estratégias para melhor servir a sociedade”.

Em seguida, a diretora das Promotorias de Justiça de Pinheiro, Linda Luz Matos, também afirmou que o fomento do diálogo interinstitucional vai resultar na oferta de melhores serviços à sociedade.  “A proximidade entre o Ministério Público e as polícias reflete o nosso dia a dia. É fundamental essa troca de informações, de experiências e o estabelecimento desta parceria, porque estamos do mesmo lado, contra a criminalidade, trabalhando para o bem da comunidade”, enfatizou.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Airton Silva Brito, agradeceu a realização do evento e ressaltou a importância da capacitação dos agentes públicos. “Esta é uma iniciativa muito importante do Ministério Público. Esse diálogo pode dirimir muitas dúvidas no exercício de nossa atividade. Tenho certeza que nossos policiais vão aproveitar essa roda de conversa para melhorar o nosso trabalho”.

O coordenador do CAO-Júri, Sandro Lobato de Carvalho, também destacou a relevância do encontro para o aprimoramento da segurança nos municípios maranhenses

O representante da PM alertou, ainda, que o evento é também oportuno, porque a criminalidade tem crescido em toda a região da Baixada Ocidental maranhense, devido à atuação das facções, o que resulta no aumento de furtos, roubos e de outros crimes. “A Polícia Militar está nas ruas desempenhando o seu papel de forma ostensiva, sempre à disposição das instituições e da sociedade”, completou.

DIÁLOGO

No turno da manhã, o promotor de justiça Sandro Lobato de Carvalho ministrou palestra aos policiais militares. No turno da tarde, a capacitação será oferecida aos agentes da Polícia Civil.

AUTORIDADES

Também participaram da abertura as promotoras de justiça Letícia Freire (3ª Promotorias de Justiça de Pinheiro) e Samira Mercês (1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro). Igualmente compareceram os promotores de justiça Frederico Bianchini (da comarca de Guimarães), Hagamenon de Jesus Azevedo (da comarca de Santa Helena) e Igor Trinta Marques (da comarca de Maracaçumé).

Da administração superior esteve presente o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Arrais. Entre as autoridades militares, compareceu o comandante do batalhão de Viana, tenente-coronel Jorge Antônio de Araújo.

Wellington cobra nomeação na Polícia Civil e início do curso de formação

Wellington diz que a solicitação vai ao encontro das necessidades da população, que sofre as consequências com a falta de efetivo da Polícia Civil

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa e as suas redes sociais, nesta quinta-feira (18), para destacar indicação de sua autoria em que solicita ao Governo do Estado a imediata nomeação de aprovados no concurso da Polícia Civil e início do curso de formação. Como justificativa, Wellington disse que a Assembleia Legislativa já aprovou o fim da cláusula de barreira, o que permite a nomeação de todos os candidatos.

De acordo com Wellington, a solicitação vai ao encontro das necessidades da população, que sofre as consequências com a falta de efetivo da Polícia Civil.

“Encaminhei indicação ao Governo do Estado solicitando a imediata nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil e início do curso de formação. Já aprovamos o fim da cláusula de barreira. Portanto, não há justificativa para não garantir as nomeações. A Polícia Civil tem um déficit no efetivo e isso atinge diretamente a população. Por isso, volto a solicitar a nomeação de mais candidatos e o início do curso de formação. Além da nomeação em outros concursos como: SEGEP, AGED, IPREV”, disse Wellington.

AmoVinho recebe turismóloga Dayanna Barbosa para o ‘TPM’

SÃO LUÍS – O projeto ‘Terça para Mulheres’ (TPM), da AmoVinho Bistrô & Adega (Parque Shalon), recebe, no próximo dia 23 de julho, às 19h, a turismóloga Dayanna Barbosa, que é a atual presidente da Agência Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão e diretora da CVC Tropical Shopping.

A convidada, que é especialista em Marketing, vai compartilhar seu vasto conhecimento em sua área de atuação. Ela já exerceu o cargo de diretora comercial da Taguatur Turismo, por dez anos. Além disso, foi assessora de Marketing Internacional na Secretaria Municipal de Turismo de São Luís entre os anos de 2010 e 2012.

Além de assistirem à palestra, os presentes poderão usufruir do cardápio diversificado da casa. O buffet custa R$ 95,00 por pessoa e inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho. 

Empresa sul-coreana programa três lançamentos para o Centro Espacial de Alcântara em 2025 e em um deles colocará em orbita o primeiro satélite brasileiro a partir do território nacional

Centro Espacial de Alcântara tem três lançamentos programados para 2025 e em um deles deve ser colocado em órbita o primeiro satélite brasileiro a partir do território nacional

Durante a Reunião Anual de Distribuição de Períodos para lançamentos espaciais no Complexo Espacial Brasileiro (CEBRA) para o ano de 2025, realizada em 28 de junho, a empresa sul-coreana INNOSPACE, Operadora de Lançamento privada, que possui contrato assinado junto ao Comando da Aeronáutica (COMAER), anunciou ter programado três lançamentos para o Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, e que em um deles pretende colocar em órbita o primeiro satélite brasileiro a partir do território nacional.

O evento, previsto em ato normativo do Comando da Aeronáutica (COMAER), foi conduzido pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e contou com a presença de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da INNOSPACE, que entregou todos os documentos necessários para a emissão da Autorização de Lançamento à Agência Espacial Brasileira (AEB).

Foguete da empresa sul-coreana INNOSPACE lançado a partir do Centro Espacial de Alcântara, em março de 2023

Na reunião, a INNOSPACE indicou a intenção de uso de três dos quatro períodos disponibilizados pelo DCTA para operações privadas no próximo ano. A partir de agora, serão iniciadas as tratativas para elaborar o Acordo Operacional entre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Operador de Lançamento, documento que descreve a distribuição de competências e o planejamento das atividades de cooperação entre as partes, para que o primeiro lançamento orbital de um satélite brasileiro a partir do território nacional seja realizado. Confira o calendário abaixo:

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem fomentado as atividades de preparo e lançamento de veículos espaciais privados, maximizando processos para a prestação de serviços e utilização dos bens disponíveis no CEBRA, tornando as atividades espaciais menos dependentes do orçamento da União, além de melhoria na capacitação dos recursos humanos.

Confira o calendário de lançamentos especiais do CEA/CEBRA para 2025:

Saiba mais aqui.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima