Maranhão contará com apoio da Força Nacional para garantir segurança do Concurso Público Nacional Unificado

Provas serão aplicadas no próximo dia 18 de agosto a 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil

O Maranhão é um dos nove estados que contará com apoio da Força Nacional para garantir a segurança das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que serão aplicadas no próximo dia 18 de agosto a mais de 2,1 milhões de candidatos, em todo o Brasil. Os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas, permanecem, mas é importante lembrar que em alguns estados existe a diferença de fuso horário, que, no Brasil chega a duas horas de diferença com relação à Brasília.

Os portões serão abertos às 7h30 no período matutino. No período vespertino, os portões abrirão às 13h. Nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões abrem às 6h30 (manhã) e às 12h (tarde). No Acre, a abertura acontece às 5h30 pela manhã e às 11h para o período da tarde. Os horários completos estão disponíveis na página oficial.

Segurança

Além do Maranhão, os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima contarão com o efetivo da Força Nacional, além das forças de segurança locais.

De acordo com o coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, o esquema de segurança nunca foi interrompido, mesmo com o adiamento da prova por causa das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. “A PRF é responsável pela escolta de todas as provas nas estradas federais. A Força Nacional está trabalhando junto conosco para garantir a segurança e dando um suporte importantíssimo para aplicação da prova no RS e em outros oito estados. Todo o esquema que montamos para aplicação das provas em maio foi mantido e está sendo cada vez mais aprimorado”, garante o representante do MGI.

Distribuição das provas

A previsão é que as provas comecem a ser distribuídas no dia 3 de agosto. Durante o intervalo de três meses entre a data inicialmente prevista para o CPNU, 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança.

Saiba mais aqui.

Técnico Zé Augusto deixa o Sampaio Corrêa em meio à luta do time para não cair

Zé Augusto deixou o cargo de técnico do Sampaio Corrêa, que agora procura um treinador para tentar livrar o time do rebaixamento

Zé Augusto não é mais técnico do Sampaio Corrêa. Faltando apenas quatro jogos para o fim da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série C, o treinador pediu demissão do clube em conversa por telefone com o presidente Sérgio Frota, que está em viagem ao exterior. Zé Augusto deixa o Tricolor após os maus resultados das últimas rodadas e em meio à luta do time para não cair.

Abaixo, o comunicado oficial do Sampaio Corrêa sobre a saída do treinador:

Após conversa franca com o técnico Zé Augusto, na manhã desta segunda-feira, 29, o presidente Sergio Frota comunicou a saída do treinador, que pediu para deixar o comando do Sampaio Corrêa. O entendimento foi feito via telefone, visto que o presidente se encontrava no exterior tratando de assuntos de intereresse da Bolívia.

Frota lamentou a opção do treinador, mas frisou que entendeu a decisão: “Gostaria de contar com o Zé até o final da competição, afinal é um treinador competente, que mostrou potencial para chegar até aqui. Mas, enfim, foi uma iniciativa dele, que entendeu ser o momento de sair e chegamos a um entendimento. Desejo sorte no decorrer da sua carreira e, agora, já vou tratar com um novo técnico para comandar o Sampaio nessa reta final de Série C”, ressaltou o treinador boliviano.

Os treinos serão comandados, por enquanto, pela comissão técnica permanente do clube, enquanto é definida a situação do novo treinador.

Pré-candidato Wellington convida a população para debate sobre Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de São Luís

Wellington do Curso, pré-candidato a prefeito de São Luís, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (29) para divulgar mais um debate e convidar a população para discutir sobre a cultura, turismo e patrimônio histórico como vetores econômicos na capital maranhense. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 30, às 19 horas, no Restaurante do Marlon, no Centro Histórico.

De acordo com Wellington, o objetivo é debater pautas essenciais para o desenvolvimento de São Luís junto com especialistas e população.

“Dando continuidade aos nossos debates, estaremos na próxima terça-feira, dia 30, a partir das 19h ouvindo especialistas, técnicos e a população para uma discussão sobre a cultura, o turismo e o patrimônio histórico como vetores econômicos da nossa capital. Nosso objetivo é encontrar as melhores propostas e ações para fazer São Luís avançar. Sabemos que a nossa cidade pode melhorar e estamos nos preparando para isso!”, disse Wellington.

Entre os palestrantes que se farão presentes no debate sobre São Luís, há o Dr. João Ricardo, que abordará os desafios e perspectivas para o Centro Histórico; o Dr. Cesar Chaves, que irá discutir sobre políticas públicas de turismo e cultura para desenvolvimento da capital maranhense; e o cantor e compositor Joãozinho Ribeiro, que irá expor os avanços e desafios da cultura local.

Diretor do MDS está em São Luís para reunião com conselho estadual e comunidades terapêuticas

O diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, Sâmio Falcão, com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Maranhão – CEPD/MA, realiza nesta terça-feira, 30 de julho, o Encontro de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas do Maranhão, no Auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro de São Luís.

O evento tem como objetivo a ampliação da integração entre órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário e as Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas do Maranhão.

O encontro contará com a presença de Sâmio Falcão, diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Depad/MDS), responsável por executar políticas públicas na área de atenção a usuários e dependentes de drogas no âmbito do MDS

Autoridades do Tribunal e Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara dos Deputados Federais e de Secretarias de Estado já confirmaram presença. O vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Piauí e presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, Celio Luiz Barbosa também já se encontra na Ilha.

Segundo Erisson Lindoso, presidente do CEPD/MA, explicou que as instituições cadastradas junto ao Conselho receberão a certificação, e registro, que terá validade de um (01) ano, conforme a RESOLUÇÃO Nº 01/2023, que dispõe sobre os critérios de cadastro das comunidades terapêuticas (CTs) e entidades de apoio e acolhimento atuantes em álcool e drogas do Estado do Maranhão junto ao Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPD/MA). Presidentes, diretores e trabalhadores de CTs de várias cidades maranhenses já estão confirmadas.

PRF flagra dois motoristas embriagados durante fiscalização na BR-222, em Açailândia (MA)

O teste de alcoolemia realizado no condutor indicou um teor alcoólico de 0,60 miligramas de álcool. O outro caso também foi registrado em poucas horas no mesmo local

Um dos condutores foi convidado a realizar o teste de etilômetro, que apontou o valor de 0,60 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões

APolícia Rodoviária Federal (PRF), durante ações de fiscalização de trânsito realizadas no final de semana na BR-222 em Açailândia/MA, flagrou dois casos de embriaguez na condução de veículo automotor. 

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 16h30, uma equipe da PRF  realizava abordagens a veículos em frente a Unidade PRF de Açailândia, no km 677 da BR-222, quando deu ordem de parada ao veículo para os procedimentos legais cabíveis. 

Após consulta inicial aos documentos obrigatórios, o condutor foi convidado a realizar o teste de etilômetro, onde resultou no valor de 0,60 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O condutor alegou não ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir, porém no teste de constatação, foi confirmado o valor alto de consumo de bebida alcóolica foi confirmado. 

O outro motorista, abordado com sinais visíveis de embriaguez, também fez o teste do etilômetro, que indicou a presença de 0,35 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões

Ainda no mesmo local em Açailândia (MA), por volta das 20h20min, uma equipe da PRF abordou um motorista com sinais visíveis de embriaguez. Ao ser solicitado a realizar o teste do etilômetro, foi confirmada a presença de 0,35 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

Diante das irregularidades nas duas ocorrências, os dois motoristas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Açailândia (MA), pelos crimes de embriaguez ao volante. 

Somente no último final de semana, a PRF prendeu 5 motoristas pelo crime de embriaguez ao volante, além de 23 autos de infração de trânsito por dirigir sob efeito de álcool.

CGU encontra asfalto fino, de baixa qualidade e superfaturado em obras contratadas pela Codevasf no Maranhão e em outros 9 estados

Para auditores, estatal tem dificuldades em realizar controle das obras. Superfaturamento vem de obras feitas — e pagas — usando menos recursos do que o previsto em contrato

Medição de camada de asfalto em rodovia

Baixa qualidade, falta de controle e superfaturamento. Estes foram os achados da Controladoria-Geral da União (CGU) em uma auditoria de obras de asfaltamento contratadas pela estatal Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão e em outros nove estados.

A análise em 24 contratos de obras identificou vícios construtivos em 15 delas, o equivalente a 62,5% da amostra. Ao todo, os empreendimentos analisados somaram R$ 119,5 milhões.

A Codevasf informou ao g1 que “atua em permanente cooperação com órgãos de fiscalização e controle”, como a CGU, e que observa as recomendações e os apontamentos para aprimorar seus procedimentos (leia abaixo a nota na íntegra).

Os estados onde foram constatadas obras de pavimentação com algum tipo de irregularidade são:

  • Amapá
  • Ceará
  • Goiás
  • Maranhão
  • Minas Gerais
  • Rio Grande do Norte
  • Sergipe
  • Tocantins
  • Piauí
  • Pernambuco

Espessuras abaixo do previsto

Com ajuda de uma empresa especializada, a CGU analisou a qualidade das obras, incluindo a avaliação de elementos como a espessura e a aderência do asfalto.

A partir desse exame, a CGU foi capaz de identificar, por exemplo, a existência de sobrepreço ou superfaturamento “pela execução de espessuras médias de revestimento inferiores àquelas especificadas em medição contratual, assim como de redução de desempenho e da vida útil da camada asfáltica, com consequente desperdício de dinheiro público e dispêndio precoce de recursos para a manutenção da via.”

Continue lendo aqui.

Wennder Rocha segue firme rumo à eleição após convenção que homologou sua candidatura a vereador de São Luís

Wennder Rocha vibra com a militância do PDT que homologou sua candidatura a vereador de São Luís

O pré-candidato a vereador de São Luís Wennder Rocha redobrou o ânimo após a convenção do PDT, realizada na última sexta-feira (26), que homologou a sua candidatura a vereador de São Luís. Após o sucesso do ato político, Wennder manteve a agenda de visitas às comunidades para fortalecer o diálogo com a população e apresentar propostas que possam trazer melhorias para todos.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Wennder Rocha e esposa rumo à convenção partidária com ânimo e confiança

Faltando pouco mais de duas semanas para o início do período oficial de campanha, o pedestista esteve na zona rural da capital, no domingo (28), e conquistou mais adesões ao seu projeto de ocupar uma vaga na Câmara Municipal. Acompanhado por lideranças, Wennder Rocha prestigiou uma partida de futebol amador. Na ocasião, levou sua mensagem de incentivo aos jovens atletas, destacando que a prática do esporte, além de saudável, é um meio de exercer a cidadania e cultivar valores que serão essenciais para a vida.

Wennder Rocha na convenção com o senador Weverton Rocha, seu maior apoiador na disputa pelo mandato na Câmara Municipal de São Luís

Clique aqui e assista ao vídeo.

Wennder Rocha aguarda com expectativa o início da campanha eleitoral para estar ainda mais próximo das pessoas, conversar e conhecer de perto as necessidades coletivas. Determinado e consciente da importância do contato pessoal, ele já traçou uma estratégia que tem tudo para fazer a diferença na corrida rumo às urnas. Com energia e boas ideias, vai investir no corpo a corpo, sentir o calor humano e conversar com os eleitores de casa em casa e reafirmar o seu compromisso com as causas populares.

Wennder Rocha levou sua mensagem de incentivo ao esporte em partida de futebol na zona rural da capital

Acostumado às lutas sindicais, Wennder Rocha sempre trabalhou incansavelmente nessa área, demonstrando liderança, habilidade para o diálogo e extrema sensibilidade. Tamanha experiência eleva o seu potencial como candidato qualificado e competitivo e que conhece a realidade do povo e as demandas que precisam de atenção do poder público.

Confira mais fotos:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima