Samba de Lisboa é sucesso e terá segunda edição no domingo

Evento terá início às 15h, na Praça João Lisboa, e avançará para a noite, no Consulado Music Beer, no mesmo cenário do Centro Histórico

Com o sucesso da programação de abertura, o evento continua neste domingo (4), a partir das 15h

SÃO LUÍS – A primeira edição do projeto Samba de Lisboa, na Praça João Lisboa, provou que a iniciativa privada tem contribuído para fortalecer as ações de incentivo ao turismo e à cultura no Centro Histórico de São Luís.

Com o sucesso da programação de abertura, o evento continua neste domingo (4), a partir das 15h. Trata-se de um casamento perfeito entre música, descontração e história.

A segunda edição reunirá os grupos Samba de Reis, Os Parças, Samba da Feira, Resenha do Poder, Grupo Cadenciô e DJ Arsênio Filho (que animará os intervalos entre as apresentações dos grupos). Serão seis atrações, dois ambientes e oito horas de muito samba e pagode.

A exemplo do fim de semana passado, o ziriguidum começa às 15h, na praça propriamente dita, mas não finda com o pôr do sol. No embalo de uma agradável tarde de celebração aos dois mais populares gêneros musicais brasileiros, os presentes continuam a festa noite adentro, no novo ponto de encontro da cidade: o Consulado Music Beer.

O Consulado Music Beer é o casarão de número 55, que compõe o cenário do logradouro. A programação dentro do imóvel histórico avança até meia-noite, com as bênçãos da Lua flertando com a Praça João Lisboa por entre as árvores centenárias daquele poético cartão postal de São Luís.

A iniciativa do Samba de Lisboa é do Casarão Colonial em parceria com a Revis e Cuxá Produção.

Transporte de passageiros por aplicativo com motocicletas faz número crescente de vítimas na Grande São Luís

Trágico acidente envolvendo dois motociclistas na BR-135, em São Luís: os dois condutores morreram na hora

O dia a dia do trânsito da região metropolitana de São Luís mostra uma realidade trágica: o número crescente de acidentes envolvendo o transporte de passageiros por motocicletas operado por meio de aplicativos. Além das ruas e avenidas, o cenário assombroso pode ser testemunhado nos hospitais locais, principalmente os da rede pública, onde pessoas acometidas por fraturas e outras lesões provocadas por desastres sofridos em Uber Moto, 99 Moto e outras plataformas, a maioria sem a devida assistência.

Uma fonte do blog que trabalha no ramo de transporte por carros informou ter testemunhado, somente nesta sexta-feira (2), dois acidentes envolvendo motos cujos condutores prestavam serviços a APPs, um na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas imediações da Ceasa, e outro no Parque Vitória, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A mesma fonte faz menção a acidentes que presenciou anteriormente, com destaque para dois com registro de vítimas, um na Avenida Camboa,.onde um Moto Uber foi atingido por um carro ao furar o sinal, causando traumatismo craniano no passageiro. O outro ocorreu na Avenida dos Franceses, próximo ao DETRAN, onde um motociclista por aplicativo com uma mulher na garupa subiu, de forma imprudente, o canteiro central para mudar de sentido e foi colhido por veículo que trafegava em alta velocidade. O saldo foi ainda mais sangrento: morte do condutor e lesões graves na passageira.

Há diversos relatos, ainda, de motociclistas por app que sofreram acidentes na BR-135, no trecho de São Luís , ao ser trancados por veículos maiores, como carretas, ao fazer manobras arriscadas. Uma das vítimas, inclusive, aguarda por cirurgias em um hospital público da capital maranhense depois de ter fraturado as duas pernas.

Estatísticas sangrentas

Dados de maio deste ano extraídos do painel Monitora Saúde Maranhão indicavam que a taxa de mortalidade por acidente de trânsito envolvendo motocicletas no estado era de 2.32 para cada 100 mil habitantes. De acordo com as estatísticas, 163 pessoas já haviam sido vítimas de acidentes envolvendo motos no Maranhão, até então.

Familiares de vítima de acidente com transporte de passageiros por aplicativo por motocicletas em São Luís fazem apelo por doação de sangue para cirurgia

Sem habilitação

Informações dão conta de que empresas que exploram o serviço de locação de veículos em São Luís disponibilizam motocicletas até para pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prática, que configura grave infração à lei, é possível com uso indevido do cadastro de um condutor habilitado, que cede seus dados em uma negociação em que todas as partes cometem violação.

Frouxidão e falta de fiscalização

A explosão dos casos de quedas e colisões envolvendo condutores e passageiros do transporte remunerado com motocicletas, como os serviços de Uber e 99 Moto, são reflexo da falta de exigências, pelas plataformas, para o cadastro dos chamados motoqueiros-parceiros.

Na verdade, não é feita quase nenhuma exigência que valide a capacidade técnica para a condução de motos transportando passageiros – o que é o mais grave, já que não estamos falando de mercadorias ou alimentos, como nos deliverys, por exemplo.

Celular é agravante sobre duas rodas

Especialistas apontam a necessidade de uso do telefone celular para operacionalização das corridas é um agravante para a ocorrência de acidentes envolvendo esse tipo de transporte. Motoristas de APP por carros ressaltam que até mesmo eles costumam se distrair com o celular o alertam para o risco ainda maior que correm motociclistas e seus passageiros.

Em tempo: os acidentes citados pelo blog nesta matéria foram narrados por testemunha meio de áudios, que estão devidamente armazenados como provas de veracidade.

Multidão confirma Edimar Vaqueiro como principal nome da disputa em Coroatá

Edimar Vaqueiro e seu vice, Juscelino da Fazendinha, conta com o apoio do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão

O empresário Edimar Vaqueiro (PSB) reuniu milhares de coroataenses e políticos de renome na noite desta quinta-feira (01) na convenção partidária, que o confirmou como principal nome na disputa eleitoral de 2024 à prefeitura da cidade. Contando com o apoio do governador Carlos Brandão e staff do Governo do Estado, Vaqueiro tem se destacado nas pesquisas com larga vantagem em relação à adversária, escolhida para suceder o atual prefeito.

Convenção que homologou a candidatura de Edimar Vaqueiro reuniu multidão em Coroatá

Em seu discurso, agradeceu o amplo apoio que tem recebido de políticos e da população, destacando a urgência em promover a mudança na cidade. “Com a ajuda do governador e secretários, nossa cidade amada e querida vai passar por uma transformação administrativa jamais vista na história de Coroatá. Sei muito bem da realidade de cada um de vocês, porque já estive lá, graças a Deus avançamos. Mas sei que tem muitas pessoas que estão precisando de uma cidade que dê oportunidades, pois muitos estão onde eu já estive. O povo quer a mudança e vamos fazer essa mudança que Coroatá precisa”, ressaltou.

Edimar Vaqueiro destacou os sentimentos de esperança e de mudança que tomam conta do povo coroataense

Edimar Vaqueiro disputará o pleito em outubro ao lado de Juscelino da Fazendinha, atual vice-prefeito e também grande liderança no município.

“O povo está com o sentimento, com esperança, o povo quer a mudança. E o povo já viu sua competência em buscar parcerias e fazer a boa política, em dialogar e trazer as ações. Eu tenho certeza que você vai fazer uma grande gestão e pode contar com o amigo aqui, vamos estar juntos neste novo momento em Coroatá”, discursou Orleans Brandão, secretário de Assuntos Municipalistas do Governo do Estado.

Aliados de expressão política fortaleceram o palanque da chapa formada por Edimar Vaqueiro e Juscelino da Fazendinha

Com forte ligação com o município e parceiro do candidato, o deputado Arnaldo Melo comentou sobre o sentimento de fazer um governo diferente. “O Edimar me falou uma coisa, que eu gravei: ‘agora eu quero fazer um governo de oportunidades para todo mundo em Coroatá’. Isto inspira a gente e faz acreditar que este home simples está no caminho certo. Ele quer fazer um governo de oportunidades para os jovens, para os agricultores, para pecuaristas e para empresários. É isso que o Brasil, o Maranhão e Coroatá precisam”, afirmou.

Vista aérea do local da convenção, que recebeu público numeroso para declarar apoio a Edimar Vaqueiro

Também participaram da convenção o deputado estadual Francisco Nagib; o presidente estadual do PSB, Junior Viana; o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinicius Ferro; o prefeito de Peritoró, Dr Junior; de Pirapemas, Fernando Cutrim; o ex-prefeito de Coroatá Rômulo Augusto; a presidente da Câmara Municipal da cidade, vereadora Lurdinha, entre outros.

Ao reunir multidão em sua convenção, Edimar Vaqueiro deu demonstração de força política em Coroatá

Edimar Vaqueiro tem 48 anos, nasceu e se criou em Coroatá, onde possui empreendimentos como loja de produtos agrícolas, posto de gasolina, criação de gado, pousada, entre outros, beneficiando direta e indiretamente mais de 200 famílias. Foi superintendente de articulação política do Governo do Estado na região dos Cocais, através do qual atuou na articulação de obras como bloqueteamento de ruas, inauguração da Clínica Sorrir e mais recentemente o retorno dos atendimentos em ortopedia para o Hospital Macrorregional de Coroatá.

Rumo à vitória: Gentil Neto reunirá multidão neste sábado (3), na convenção que homologará sua candidatura a prefeito de Caxias

Gentil Neto e o seu pré-candidato a vice, Eugênio Coutinho, em ato político com o prefeito Fábio Gentil, principal apoiador da chapa

O jovem líder político Gentil Neto convida todo o povo de Caxias para a convenção que homologará a sua candidatura a prefeito, neste sábado, 3 de agosto, às 16h11, no Ginásio João Castelo. O ato político reunirá uma multidão e lideranças políticas locais e regionais para dar a largada rumo à vitória nas urnas. Fortalecido pelo apoio do prefeito Fábio Gentil, da ex-deputada estadual Cleide Coutinho e do vice na sua chapa, Eugênio Coutinho, Gentil Neto partirá para a campanha com ânimo redobrado, com a experiência de quem já trabalhou muito por sua terra e com a certeza de que pode fazer muito mais.

A convenção é aguardada com grande expectativa pelos caxienses. Moradores de todas as localidades do município estão mobilizados para participar do ato político, uma festa popular e da democracia, uma junção de lideranças jamais vista na história de Caxias.

Gentil Neto, a ex-deputada estadual Cleide Coutinho e o pré-candidato a vice da chapa fazem convite especial aos caxienses para participarem da convenção

Clique aqui e assista ao vídeo.

Destaque, também, para a presença da deputada federal Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella, que levarão suas mensagens de apoio ao projeto de Gentil Neto de dar continuidade ao modelo de gestão eficiente implementado por Fábio Gentil, com finanças organizadas, marcado por inúmeras realizações em favor da população, e que se tornou exemplo para diversas administrações municipais no Maranhão e até fora do estado.

Movido pelas adesões crescentes que conquistou ao longo da pré-campanha, Gentil Neto alinha estratégias e já elaborou um conjunto de propostas para manter Caxias na rota do desenvolvimento. Todas farão parte do seu plano de governo e serão apresentadas até o dia da votação, oferecendo ao povo a oportunidade de escolher o melhor para a cidade.

Gentil Neto e Eugênio de braços dados para fortalecer o sentimento de união da chapa na sucessão municipal em Caxias

Com entusiasmo, disposição, carisma e boas ideias, Gentil Neto marchará junto com o seu grupo rumo às urnas. O sentimento é de união e a esperança de que Caxias viverá dias ainda melhores aumenta a cada dia.

Eleições 2024: Guia do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio é apresentado a instituições fiscalizadoras

Produzido pelo Sebrae, o material foi entregue esta semana ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e ao Ministério Público do Estado do Maranhão

TRE-MA foi a primeira instituição visitada para entrega de exemplar do Guia (Fotos: Divulgação/Sebrae Maranhão)

Nesta semana, a equipe do Sebrae Maranhão, liderada pelo diretor superintendente Albertino Leal, visitou o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) para, entre outras agendas, apresentar o guia do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio, elaborado pelo Sebrae, e pedir apoio na divulgação desse material. O guia pretende contribuir com a construção das propostas de campanha e Plano de Governo dos candidatos que vão concorrer nas eleições municipais de 2024, de modo a contemplar as agendas do empreendedorismo.

No Ministério Público, o diretor superintendente Albertino Leal discorreu sobre a atuação do Sebrae no fortalecimento do empreendedorismo no Maranhão

“A ideia é incluir a pauta do empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento”, ressalta a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae no Maranhão, Larissa Leite. Ela esclarece que o material chegará aos candidatos principalmente por meio da articulação das Unidades de Negócios do Sebrae espalhadas no estado.

Durante a visita ao Ministério Público, foi discutida a ampliação da cooperação entre as instituições

Para o presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, que recebeu visita na segunda-feira (29), a parceria do Sebrae tem sido fundamental para todas as instituições. “Nessas eleições municipais, não há dúvida da importância do Sebrae para os municípios, quiçá para o nosso país e para o nosso estado também”, afirma.

A equipe do Sebrae Maranhão que realizou as visitas foi composta pelo diretor superintendente Albertino Leal e pela gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Larissa Leite. No MPMA, o grupo foi reforçado com a presença da assessora jurídica Juliana Renna.

Procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro, conheceu, na terça-feira (30), o Guia elaborado pelo Sebrae

Cooperação

Na reunião com o MPMA, realizada na terça-feira (30), além de apresentar o guia, o Sebrae também discutiu o fortalecimento da parceria entre as instituições. O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro, pediu ao Sebrae que seja realizado um esforço conjunto em prol da região da Baixada Maranhense, que concentra os mais altos índices de pobreza do estado. “Precisamos priorizar políticas e estratégias para gerar oportunidades de emprego e renda em favor dos nossos irmãos da Baixada”, disse.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima