“Maranhão com direitos” debate participação da população idosa na sociedade

Evento acontece no Rio Anil Shopping até esta sexta-feira (16)

O Rio Anil Shopping recebe, a partir desta quinta-feira (15), o evento “Maranhão com Direitos”. A iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e, nesta edição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos da pessoa idosa. 

A programação inicia às 10h, com a exposição de trabalhos realizados por alunos do Centro de Referência Estadual da Pessoa Idosa, no segundo piso do shopping, em frente à loja Marisa, nas proximidades da praça de alimentação. 

As atividades previstas para a quinta-feira (15) incluem ainda a apresentação do coral da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); um painel com apresentação de atividades realizadas pelo Governo do Estado em prol da pessoa idosa; e a apresentação do grupo Meninas Show, fomado por servidoras estaduais aposentadas. 

Para a sexta-feira (16) está previsto um painel organizado pela seccional maranhense da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), além da apresentação do grupo de Bumba-meu-boi do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), formado por servidores já inativos. 

O gerente de marketing do Rio Anil Shopping, Paulo Magalhães, destacou a importância da atividade para o Rio Anil Shopping. “Através de atividades como essa, reforçamos nosso compromisso com a responsabilidade social. Buscamos sempre ser um espaço inclusivo e, nesse sentido, esse evento é uma oportunidade importante para conscientizar para questões importantes não só para o público dessa faixa etária, mas também de todas as idades”, afirmou Paulo. 

Música e emoção na celebração intimista do Dia dos Pais na Villa do Vinho Bistrô

Rafael Duarte celebrando com Carol e Artur na Villa do Vinho Bistrô

O almoço de Dia dos Pais foi celebrado de forma intimista e com muita emoção no domingo (11.08), no restaurante Villa do Vinho Bistrô, na Cohama.

As amigas Fides Ostbye e Adriana Vieira

A casa comandada por Werther Bandeira presenteou as famílias, e especialmente os papais, com uma experiência completa, no Almoço do Dia dos Pais.

José Domingues Neto com a esposa Danielle Vieira e os filhos Fabrício e Matheus

Além de uma linda decoração, drinks e vinhos especiais, as delícias do menu da Villa do Vinho Bistrô foram harmonizadas com um repertório exclusivo e refinado, na voz da cantora Sara Meireles, acompanhada pelo músico Rafael.

Veja mais fotos:

Manoela, Adriano e Luis Fernando Salles celebrando em família
Vinícius com o pai Dionei Pereira, Vanda Freire e uma amiga (em pé). Sentados Thayná Freire, Virginia Gonçalves, Daniel Freire com o filho Gabriel
O anfitrião Werther Bandeira recebendo na Villa do Vinho Fides Ostbye e sua mãe Maria Antônia de Souza, que vieram respectivamente de Marbella (Espanha) e de Imperatriz, para uma breve circulada na Ilha e aprovaram as delícias do restaurante
Dr. Jânio e Mateus Gonçalves

EBSERH destaca boas práticas do HU-UFMA no acolhimento às mulheres gestantes

Hospital Materno Infantil realiza, em média, 300 partos partos por mês e oferece atendimento multiprofissional desde o pré-natal

O Hospital Materno Infantil, Unidade de Obstetrícia do HU-UFMA, é considerado modelo na rede administrada pela EBSERH por oferecer atendimento multiprofissional às gestantes, dando atenção também à saúde mental

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) destacou o olhar multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) no atendimento durante a gravidez, desde o pré-natal ao parto. Para marcar o Dia da Gestante, a estatal, que administra a maior rede de hospitais públicos do Brasil, listou uma série de práticas consideradas modelos para o sistema de saúde, apontando o tratamento multiprofissional dispensado pelo Hospital Materno Infantil de São Luís como um dos melhores exemplos de acolhimento às mulheres que vão dar à luz.

A gravidez marca um momento único e provoca mudanças na vida. A transformação pode vir carregada de esperança e sonhos, mas também pode apresentar desafios. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBERH), por meio de seus hospitais universitários, oferece atendimento multiprofissional especializado para cuidar dessas mulheres, desde o pré-natal até o pós-parto. Em 15 de agosto é celebrado o Dia da Gestante e, por isso, a empresa enaltece as iniciativas que acolhem essas mulheres dentro das suas singularidades.

Entender o contexto e acolher a mulher nas diversas situações

O olhar multiprofissional no pré-natal é fundamental. “Precisamos ter esse olhar biopsicossocial, pois a mulher é multi, tem necessidades biológicas, físicas, fisiológicas, psíquicas, sociais. Precisa ser vista como um todo. E no período da gestação não é diferente”, enfatiza a psicóloga Renata Pinheiro, que atua no Hospital Materno Infantil Unidade de Obstetrícia do HU-UFMA, onde há uma média de 300 partos/mês na maternidade. Ela destaca que é um momento de grandes vulnerabilidades psicoemocionais e psicossociais, considerando intensas transformações e necessidade de adaptações, sejam elas físicas, de pensamento ou de papéis sociais.

“Cada período da gestação tem desafios próprios, como por exemplo, no primeiro trimestre temos a ambivalência afetiva, pois quase 70% das gestações não são planejadas. Mesmo que seja desejada, a maioria vem de surpresa, então é um momento de adaptação”, relata.  Desafios como ansiedade, medo, incertezas, lidar com expectativas, julgamentos e pressões sociais também acompanham a gravidez.  “Às vezes, existe uma idealização de maternidade, de ser o momento perfeito e nem sempre é”, ressalta. 

O então reitor da UFMA, professor-doutor Natalino Salgado Filho, inaugura nova ala no Hospital Materno Infantil

O hospital é especializado na assistência pré-natal à gestante de alto risco, e, além do acompanhamento psicológico tradicional, realiza, de acordo com a necessidade, um pré-natal psicológico. “Não necessariamente a mulher está com algum adoecimento psíquico, mas é justamente devido a esse potencial adoecimento. No momento, estamos fazendo no formato individual, embora também possa ser feito em grupo”, frisa.

Há ainda o acompanhamento psicológico decorrente de violência sexual, seja para os casos que optam por manter a gestação, seja para as que escolhem pela interrupção; para os casos em que há perda perinatal; e tantos outros. O foco em todos os casos é um só: Olhar a mulher na sua singularidade e ofertar o cuidado que ela mais precisa.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Saiba mais aqui.

Corregedoria Nacional aciona TJMA sobre suspeita de magistrados em organização criminosa

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, instaurou pedido de providências no qual determina ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que informe as providências internas adotadas a partir da Operação 18 minutos. A ação, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (14/8) por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), investiga magistradas e magistrados suspeitos de corrupção e de integrarem uma organização criminosa. A corte maranhense tem prazo de cinco dias para responder.

A decisão da Corregedoria também determina o envio de um ofício ao STJ para solicitar a indicação do procedimento em trâmite naquela Corte, com as informações a respeito dos magistrados envolvidos. Além disso, será pedido o compartilhamento das peças que possam auxiliar na instrução do procedimento disciplinar no CNJ.

Informações da PF apontam que os acusados teriam supostamente fraudado decisões judiciais com o objetivo de desvio de recursos de instituições, como o Banco do Nordeste. As fraudes envolveriam manipulação na distribuição da relatoria dos processos, correções monetárias calculadas sem justificativa, aceleração seletiva dos processos e expedição de alvarás milionários.

O ministro João Otávio de Noronha, relator do processo no STJ, solicitou a quebra de sigilo telefônico de investigados e limitou o contato entre os acusados e o acesso dos magistrados às dependências do TJMA. “O cenário exposto sugere a prática de falta funcional com repercussão disciplinar por parte dos magistrados envolvidos, o que exige a atuação desta Corregedoria Nacional de Justiça, com urgência, para a apuração dos fatos aqui narrados”, destaca trecho da decisão.

Alguns dos investigados já haviam sido alvo de processos de natureza disciplinar analisados pelo Plenário do CNJ, entre eles desembargadores Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa e Antônio Pacheco Guerreiro Júnior. Já os desembargadores Marcelino Everton Chaves e Luiz Gonzaga Almeida Filho, os juízes Alice de Sousa Rocha e Cristiano Simas Rocha e o ex-juiz Sidney Cardoso Ramos, também foram citados em outros processos.

Fonte: Agência CNJ

Graça Aranha: Justiça impede prefeito de gastar mais de R$ 6,3 milhões em contrato suspeito para mão de obra em pleno ano eleitoral

O juiz da comarca de Governador Eugênio Barros, Dr. Moisés Souza de Sá Costa, determinou à Prefeitura de Graça Aranha que suspenda a contratação, em pleno ano eleitoral, de 459 (quatrocentos e cinquenta e nove) funcionários, por meio de um contrato suspeito firmado com a COOTUGRA – Cooperativa de Trabalho Unidos de Graça Aranha (veja a decisão aqui e aqui). O gasto estimado seria de R$ 6.375.840,00 (seis milhões, trezentos e setenta e cinco mil e oitocentos e quarenta reais), conforme previsto em licitação, mas o ato foi barrado pela Justiça, que reconheceu o grave risco de dano aos cofres públicos.

Ao emitir parecer (veja aqui), o Ministério Público opinou pela suspensão das contratações, uma vez que a licitação não especifica em quais secretarias ou órgãos será empregada a mão de obra, violação da regra de concurso público, bem como pelo fato de que a empresa vencedora (COOTUGRA) ter como um dos diretores o ex-chefe de gabinete do prefeito, Francisco Josenilton Soares (Niltinho).

Além dos indícios de irregularidades, o Ministério Público não encontrou justificativa para a vultosa contratação para um município tão pequeno, cujo valor empenhado representa cerca de 30% (trinta por cento) do orçamento anual do Município de Graça Aranha.

O juiz entendeu que a Prefeitura de Graça Aranha não especifica a quantidade de vagas disponíveis em cada cargo, devendo a contratação ser realizada por regular concurso público, por não se tratar de caso de excepcional interesse público ou calamidade pública para justificar contratação direta, sem seleção pública.

Em audiência de conciliação, a Prefeitura de Graça Aranha não juntou documentos no processo para justificar a necessidade extrema de contratação de pessoal sem concurso público, como também não realizou estudo prévio de necessidade de contratação de pessoal.

A Prefeitura de Graça Aranha não informou ao juiz a quantidade de pessoas que já foram contratadas, a quantidade de trabalhadores que ainda serão contratados, o local de trabalho de cada um e nem revelou a remuneração paga.

Inconformada, a Prefeitura de Graça Aranha recorreu para o TJMA – Tribunal de Justiça do Maranhão, processo 0819425-87.2024.8.10.0000 (consulta do andamento do recurso da Prefeitura pode ser feita no site: https://pje2.tjma.jus.br/pje2g/ConsultaPublica/listView.seam ), cujo julgador é o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, presidente da corte.

O povo de Graça Aranha confia na Justiça e espera que a decisão correta do juiz de Eugênio Barros deve ser mantida pelo Tribunal de Justiça, de modo a evitar o alto prejuízo ao patrimônio e aos cofres da pequena cidade, onde falta de tudo, desde merenda escolar até materiais de saúde básicos.

Em vez de concurso público, apadrinhamento político

Ao longo de sua nociva gestão, o prefeito Ubirajara Rayol Soares, o Bira, tem cometido sucessivos abusos e irregularidades, causando grave sofrimento à população. Além de oferecer serviços públicos de péssima qualidade e até mesmo negar direitos previstos em lei, o gestor se vale da condenável prática de trocar cargos públicos por apoio político.

Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Graça Aranha não realizou um único concurso público. Em total afronta à legislação Bira inchou a folha de pagamento do Município com a nomeação de apadrinhados políticos, preenchendo desde cargos de baixa escolaridade até os de nível superior com apaniguados. Em uma simples visita a qualquer escola municipal, é fácil constatar que 80% dos professores são contratados irregularmente. Um exemplo é a escola Rosário Rolins, no povoado Creoli do Sinhá, onde os educadores não fizeram concurso público prévio.

Quanto as funções de nível primário, a situação não é diferente. Basta adentrar qualquer secretaria para verificar que o quadro de servidores é predominantemente formado por pessoas contratadas em razão de adesão à base política do prefeito.

A realidade é que a gestão municipal de Graça Aranha tem como regra acomodar aqueles que aderem ao seu projeto de poder em troca de cargos públicos. Como se não bastasse, as pessoas que ocupam cargos de nível primário são remuneradas com ½ (meio) salário-mínimo, sem direito a férias, nem 13.º salário, além de não receberem nenhuma remuneração no período de férias escolares.

Universidade Ceuma promoverá Maratona de Inovação para estimular habilidades e empreendedorismo

A Universidade Ceuma promoverá, no próximo dia 21, às 18h30, a Maratona de Inovação Pictches Day Hilights, com apresentações de projetos acadêmicos voltados ao ambiente de negócios. O evento acontecerá no Ceuma Innovation Experience (CIX), espaço multidisciplinar criado no Campus Renascença, destinado à realização de atividades em todas as áreas de conhecimento, com foco em inovação, empreendedorismo, comunicação, entre outros.

A Maratona de Inovação PIBITI CEUMA é uma iniciativa da Coordenação de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Coordenação de Propriedade Intelectual e Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE), voltada para desenvolver as habilidades de inovação de acadêmicos e pesquisadores da Universidade Ceuma.

Com o objetivo de fomentar uma cultura de inovação, a maratona incentiva a criação de soluções criativas, o desenvolvimento de soluções digitais e a integração entre teoria e prática nos projetos científicos e tecnológicos. A maratona é dividida em várias etapas, que abrangem desde a identificação do impacto das pesquisas até a prototipagem e testes das soluções desenvolvidas.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima