Concurso Nacional Unificado: Presidente Dutra e Balsas, no Maranhão, foram considerados regiões críticas pela Força Nacional para aplicação das provas

Provas foram aplicadas em 228 cidades brasileiras neste domingo (18)

Brasília, 18/08/2024 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em colaboração com as Forças Estaduais e Municipais de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, realiza uma operação integrada para garantir a segurança do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), neste domingo (18). No Maranhão, a operação de segurança foi reforçada nos municípios de Presidente Dutra e Balsas.

A Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do MJSP coordenou minuciosamente o planejamento estratégico desta operação, promovendo a atuação conjunta de todas as Forças de Segurança em apoio ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O esforço integrado visa assegurar a integridade de todo o processo seletivo, desde a preparação das provas até a logística de sua aplicação.

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) desempenha um papel crucial nesta operação, com equipes atuando em oito estados da Federação: Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Rio Grande do Sul. As atividades incluem a segurança da empresa responsável pela aplicação do certame, proteção dos galpões de armazenamento das provas nos Correios e a escolta e segurança dos cadernos de provas, além da proteção dos locais de aplicação durante o exame.

Cidades

O efetivo da FNSP está estrategicamente distribuído em 29 cidades, abrangendo regiões críticas para a operação: Rio de Janeiro (RJ); Corumbá (MS); Alta Floresta e Cáceres (MT); Presidente Dutra e Balsas (MA); Manicoré, Itacoatiara, Tabatinga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira (AM); Rorainópolis (RR); São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção (PA); Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha (RS).

Nesta segunda-feira (19), está prevista a logística reversa, quando as Forças de Segurança darão continuidade à operação, assegurando a integridade dos cartões de resposta durante o transporte para os centros de correção. O MJSP e as demais Forças de Segurança permanecem vigilantes e empenhadas em garantir a lisura e a segurança de todo o processo seletivo.

Guilherme Mulato participa de caminhada na Cidade Alta e Parque Araçagy

Guilherme Mulato dialogou com a comunidade para conhecer as demandas da localidade

Com uma agenda intensa e sempre muito próximo do povo, Guilherme Mulato (Novo) usou seu primeiro dia de campanha sem perder nenhum minuto.

Logo pela manhã, percorreu todas as ruas de terra da comunidade Cidade Alta, conversou com moradores e ouviu muita reclamação da população, que clama por mudança.

O candidato foi muito bem acolhido por populares e apresentou suas propostas

“Estou com Mulato porque ele conhece na pele os nossos problemas, e só ele tem competência para mudar a realidade das periferias”, disse Dioberto, que conhece Mulato há décadas.

Guilherme Mulato é muito bem recepcionado por uma das famílias que conhecem o seu trabalho e declararam apoio à sua candidatura

À tarde, a caminhada foi Parque Araçagy, outro bairro que sofre com o abandono do poder público e a omissão da Câmara de Vereadores.

“Aqui no Parque Araçagy tem ruas que não entra uma ambulância em caso de emergência, e hoje não temos a quem recorrer, por isso estamos com Mulato, como único que pode mudar tudo isso”, disse Marcos Soares, que acompanhou a caminhada pelas ruas abandonadas do Parque Araçagy.

Guilherme Mulato é sua equipe de campanha durante caminhada

Além das caminhadas, Mulato esteve presente no adesivaço que contou com centenas de veículos no Pindai, e a noite, no Cabral, região do Parque Araçagy, onde também recebeu apoio da população.

O candidato e suas lideranças manifestam confiança na aceitação da candidatura pela população

“São José de Ribamar já sabe as três opções para votar, dois que já estão no poder e são responsáveis por essa triste situação que vivemos, e nós, que representamos a mudança e a esperança em dias melhores.” Concluiu Guilherme Mulato.

Justiça Federal atenderá população em situação de rua em São Luís

A Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), por meio do Comitê PopRuaJud da seccional, coordenado pelo juiz federal Rafael Lima da Costa, promoverá o 4º mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua, em Areinha – São Luís/MA. A ação social acontecerá no dia 24 de agosto, na sede da SJMA. Está prevista a presença do vice-coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEF), desembargador federal Roberto Carvalho Veloso.

O evento contará com a participação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da Defensoria Pública do estado, da Defensoria Pública da União (DPU), da Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outras instituições públicas e entidades da sociedade civil.

Serviços oferecidos – O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n. 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.

O projeto oferece a emissão de documentos (registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital, certificado de reservista, certidões), consultas processuais, redução a termo de demandas e conciliações, cadastros nos sistemas de assistência, benefícios do governo federal (CadÚnico, INSS, FGTS), cadastro e atualização em programas sociais, orientações relacionadas ao sistema educacional e atendimento ao público (corte de cabelo, serviços para animais de estimação, entre outros).

PopRuaJud – O Comitê Nacional do PopRuaJud foi criado para promover políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua, conforme determina a Resolução CNJ n. 425/2021, responsável por instituir a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud).

Entre os objetivos do evento, está garantir o amplo acesso à Justiça para as pessoas mais vulneráveis. Os trabalhos relacionados à política estão voltados para auxiliar na superação das barreiras enfrentadas por essa população em função das múltiplas dificuldades – econômica e social –, assim como a situação de precariedade ou mesmo de ausência de moradia.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima