TSE autoriza envio da Força Federal para atuar na eleição em São Luís-MA

Corte eleitoral aprovou a atuação de tropas das Forças Armadas em municípios de 12 estados brasileiros

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Paulo Velten, se reuniu com o comando do Exército no estado para discutir a segurança no pleito municipal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na sessão administrativa desta terça-feira (24), o envio de apoio da Força Federal para atuar em São Luís, na garantia da segurança no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 – marcado para 6 de outubro. A decisão foi dada na análise de 53 processos que versam sobre requisição de Força Federal em localidades de 12 estados brasileiros. 

A capital é o único município do Maranhão que contará com apoio de tropa federal no pleito deste ano, que elegerá prefeitos e vereadores.

Os ministros da Corte deferiram requerimentos já aprovados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal em localidades do Acre, do Amazonas, do Ceará, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Pará, da Paraíba, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Maranhão e de Tocantins, inclusive nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Belém (PA). 

Segundo ressaltou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo desse auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. Ela destacou, ainda, que os pedidos são procedimentos normais para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados do 1º turno das eleições em diversos estados. 

Previsão legal

A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”. 

Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das secretarias de segurança dos respectivos estados. 

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas

Executiva Estadual reafirma aliança do PT com Gentil Neto em Caxias

Gentil Neto segue como o candidato do presidente Lula em Caxias

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) encaminhou ao Diretório Municipal da sigla em Caxias resolução que confirma a coligação com o candidato a prefeito Gentil Neto (PP). O orientação tem como base a Resolução Nacional sobre tática eleitoral e política de alianças, que determinou que nos municípios com mais de 100 mil eleitores, a definição das composições com outras legendas cabe à instância nacional petista.

De acordo com a resolução, a aliança entre o PT e o PP de Gentil Neto está mantida, sem qualquer possibilidade de alteração. Inclusive, todos os prazos para recursos estão esgotados.

Além de reiterar a aliança, a Comissão Estadual do PT no Maranhão resolveu advertir o Diretório Municipal do PT em Caxias sobre as regras, resoluções e hierarquia internas, sob pena de intervenção futura das instâncias superiores, conforme prevê o Estatuto do partido.

Abaixo, a resolução:

Há 25 anos, surgia a Psiu, indústria de bebidas genuinamente maranhense

Inaugurada em 1998, a marca passou a contar com momento que ilustra a contribuição incansável das ‘mãos’ que consolidaram a marca no mercado e nos lares maranhenses

Os 25 anos da Psiu foram celebrados na presença de autoridades políticas, empresários e colaboradores, com direito a vela e bolo

O engenheiro Francisco Rocha, que deixou Belo Horizonte (MG) em 1998, enxergou na natureza uma oportunidade de desenvolvimento por meio da mineração. Ele descobriu nas fontes de águas cristalinas da Terra das Palmeiras o ponto de partida para se tornar o fundador de uma marca genuinamente maranhense que, hoje, você conhece por ‘Psiu’.

O resultado de tudo isso, por exemplo, foi celebrado no último sábado, 21 de setembro, com os 25 anos da Indústria, celebração que foi realizada na presença de autoridades políticas, empresários e colaboradores para festejar a data comemorativa, com direito a vela e bolo.

Na ocasião, foi instalado na entrada da fábrica, o monumento “Mãos que Constroem a Psiu” que ilustra a contribuição incansável de algumas pessoas que trabalharam durante duas décadas e meia para consolidar a marca no mercado e nos lares maranhenses.

Em seu discurso, o fundador e presidente da Indústria Psiu, Francisco Rocha, relembrou a trajetória e as primeiras pessoas que acreditaram no projeto

Durante discurso, o fundador e presidente da Indústria Psiu, Francisco Rocha, relembrou a trajetória e das primeiras pessoas que acreditaram neste projeto, imprimiram suas mãos numa argila especialmente preparada pela ceramista Adriana Salim. Ele disse ainda que a cada 5 anos, novas mãos serão incorporadas ao monumento.

“Todas as pessoas que ajudaram a Psiu nessa caminhada, imprimiram suas mãos numa argila especialmente preparada pela ceramista Adriana Salim. A cada 5 anos, novas mãos serão incorporadas ao monumento, tornando-se assim, como a Psiu, um monumento em construção”, completou o executivo.

EM seu discurso, ele disse ainda que os colaboradores são o ‘maior patrimônio’ da Psiu. Na ocasião, lembrou o cuidado especial com cada um, que se traduzem em treinamentos constantes, viagens, participação em feiras, dentre tantas outras iniciativas focadas sempre na valorização.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca; pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez; pelo presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; pela vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; pelo deputado estadual Ariston Ribeiro e outras autoridades e líderes de entidades comerciais

“Nós temos um cuidado especial com os nossos colaboradores, que se traduzem com treinamentos constantes, viagens, participação em feiras, dentre tantos outros. O nosso maior patrimônio da empresa são os nossos recursos humanos. Temos neste galpão, máquinas modernas com alta tecnologia, mas o que são as máquinas se não tivermos as pessoas habilitadas “, completou.

A escultura faz parte da celebração de aniversário do grupo empresarial que completa neste mês de setembro seus 25 anos de fundação. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; o deputado estadual Ariston Ribeiro e outras autoridades e entidades do segmento comercial.

Prefeitura de Balsas terá de tomar medidas para regularizar moradias de 5 mil balsenses

O projeto de lei apresentado pela vereadora Fernanda Zottis (PRD) é vitória da oposição no legislativo municipal em favor da comunidade Caminhos dos Gerais

A vereadora Fernanda Zottis é a autora do projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Balsas a desapropriar 700 moradias no município

A Câmara Municipal de Balsas aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que autoriza a prefeitura a desapropriar amigavelmente uma gleba com dois mil hectares, visando a regularização fundiária de cerca de 700 moradias da comunidade Caminhos dos Gerais. O projeto de lei 031/2024 foi apresentado pela vereadora Fernanda Zottis (PRD) em regime de urgência e todos os 17 vereadores balsenses subscreveram o PL.

“O projeto de lei estabelece que o imóvel deverá servir aos fins sociais com foco em habitação para os moradores que lá residem. Assim, o caminho jurídico para a legalização das moradias e os títulos de propriedade está estabelecido e mais serviços públicos poderão ser disponibilizados para as pessoas que vivem nessa área, levando mais segurança para as centenas de famílias que vivem na localidade”, observou a vereadora autora do projeto, que foi ovacionada pelos cerca de 100 moradores da comunidade Caminhos dos Gerais que foram à Câmara Municipal acompanhar a votação.

A área em questão está ocupada por famílias de baixa renda desde de 2012. A maior parte dos 5 mil moradores vivem do cultivo da terra e de pequenas criações de animais. Além disso, a Gleba Picos – como foi registrada em cartório sob a Matrícula n° 80, do livro 2A, folhas 80 e 81 – faz parte do espólio de Eloy Coelho Neto.

Para o morador da comunidade Caminhos dos Gerais, Raimundo Nonato Alves Moreira, a aprovação do projeto de lei significa a esperança de dias melhores no futuro. “A importância é grande por serem famílias na expectativa de ter dias melhores, para termos a paz de termos a propriedade das nossas casas e a esperança de ver a energia elétrica e água encanada chegar para nossas casas, transporte escolar, infraestrutura para todas as familias. Hoje nossas ruas ainda são de chão batido”, contou.

Aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Balsas, o projeto de lei agora segue para sancionamento do Poder Executivo

Já o presidente da Associação Caminhos dos Gerais, Onivaldo Souza da Silva, afirmou que com a regularização fundiária, os moradores poderão pleitear junto ao poder público municipal mais serviços públicos. “Hoje são mais de 5 mil pessoas que vivem em condições precárias. Não temos asfalto e muitas casas não tem acesso a água. E nós pagamos hoje conta de luz, mesmo com a iluminação insuficiente. Todos esses serviços foram conseguidos via promotoria e, com a desapropriação, poderemos lutar por mais”, observou Onivaldo.

POSICIONAMENTO

Um dos vereadores que subscreveram o projeto, Floriano Teixeira (PL), observou que o projeto de lei 031/2024 é resultado da iniciativa de um grupo de vereadores de oposição. “Não teve outro grupo além do liderado pelo futuro prefeito do Alan da Marissol (PRD) com coragem para tomar atitudes como essa da vereadora Fernanda Zottis. Em várias outras oportunidades outros vereadores de outros grupos políticos tiveram a chance de fazer algo parecido e não o fizeram”, comentou o parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal de Balsas e candidato a vice-prefeito, Moisés Coelho (PDT), tentou fazer ganho politico sobre a proposição do PL 031/2024, apresentada pela vereadora Fernanda Zottis, para sua chapa, porém não obteve apoio da platéia.

Agora, o projeto de lei aprovado segue para o Poder Executivo para sancionamento e posterior execução das tratativas para desapropriação, incorporação ao patrimônio público municipal e regularização fundiária das cerca de 700 moradias da comunidade do Caminhos do Gerais.

Itapecuru-Mirim: pesquisa confirma vantagem do prefeito Coroba rumo à reeleição

Atual gestor municipal lidera em cenário estimulado e desfaz legado da família Marreca

Prefeito Benedito Coroba segue firma rumo à reeleição, indica nova pesquisa de intenções de voto

Em uma pesquisa recente sobre as intenções de voto para a prefeitura de Itapecuru-Mirim, o candidato Coroba se destaca, liderando com 30,6% das intenções. O levantamento, que simula um cenário eleitoral com quatro candidatos, traz à tona um panorama competitivo e revelador para as próximas eleições. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MA-07960/2024.

Ricardo Lajes ocupa o segundo lugar, com 25,8% das preferências, enquanto Hélio Lucena se apresenta como a grande novidade do pleito, alcançando 19,5% e superando a tradicional família Marreca, que aparece em quarto lugar, com apenas 18,0%. A pesquisa revela ainda que 1,8% dos entrevistados optariam por votos em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 4,3% não souberam ou não responderam à pergunta.

Os resultados marcam o fim da história política da família Marreca em Itapecuru-Mirim, que, por décadas, teve uma presença significativa na política local. A atual baixa aceitação de Felipe Marreca indica um afastamento do eleitorado, refletindo um descontentamento com seu legado e sua atuação. A nova realidade eleitoral sugere que os cidadãos buscam alternativas, e a ascensão de Hélio Lucena se configura como uma resposta a essa demanda por renovação.

Com a eleição se aproximando, espera-se que Coroba e Lajes intensifiquem suas campanhas, enquanto Marreca tentará, sem o mesmo suporte popular, reverter uma tendência que parece inegável. A corrida eleitoral promete debates acalorados e propostas que podem moldar o futuro da cidade, com um novo cenário que pode ser decisivo para Itapecuru-Mirim.

Confira os números da pesquisa:

Maranhão é o 2º estado mais exportador do Nordeste, aponta Sudene

Em 2023, a soja representou 23,4% da pauta de exportação (quase US$ 6 bilhões) (Foto: Divulgação/Aiba)

Entre os anos de 2013 e 2023, o Nordeste teve um crescimento de quase 60% no volume de exportações. O dado é do Boletim Comércio Exterior do Brasil e Região Nordeste (2013-2023), elaborado pela Coordenação de Avaliação e Estudos da Sudene, que traz informações sobre o desempenho dos nove estados nordestinos na balança comercial nacional, com dados sobre importações e exportações ao longo de 10 anos. Destaque no levantamento, o Maranhão ocupa a segunda posição em fluxo de comércio para o exterior no período analisado, tendo a soja como principal produto de exportação.

De acordo com a publicação, as exportações do Nordeste passaram de 16 bilhões de dólares, em 2013, para cerca de 25 bilhões de dólares, em 2023. A participação nas exportações brasileiras, no ano passado, foi de 7,3%. Em 2013 o déficit da balança comercial da Região era de quase US$ 10 bilhões, passando para menos de US$ 2 bilhões no ano passado (redução de 80%).

Em 2023, a soja representou 23,4% da pauta de exportação (quase US$ 6 bilhões), enquanto a participação do petróleo ficou em 13% (pouco mais de US$ 3,2 bilhões dólares). Segundo o economista José Farias, coordenador substituto de Avaliação e Estudos da Sudene, “apesar da pauta de exportação ser diversificada, ela é muito concentrada em produtos simples e do setor primário (commodities)”. Os principais estados exportadores do Nordeste, em 2023, foram Bahia, que respondeu por 44% da pauta, tendo o petróleo e a soja como principais produtos (quase US$ 5 bilhões exportados no ano); Maranhão, que exportou 22% do total regional, tendo como principal produto a soja (quase 40%); e Piauí, onde a soja também foi protagonista. Os três estados estão inseridos na Matopiba – região considerada uma grande fronteira agrícola nacional. A sigla corresponde às iniciais de cada uma das unidades federativas que compõem a região – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Na lista dos principais estados exportadores do Nordeste está, ainda, o Ceará, onde o destaque foram os semimanufaturados de ferro ou aço, com quase 43% do total das exportações do estado e a quase totalidade do que foi exportado pelo Nordeste. Outro integrante da lista é Pernambuco, com “uma pauta mais complexa, com a participação de automóveis, representando menos de 2%”, analisa José Luís Alonso, técnico da mesma coordenação. Os 10 principais países de destino das exportações nordestinas foram China, Estados Unidos, Singapura, Canadá, Países Baixos (Holanda), Argentina, Espanha, Alemanha, México e França. No período avaliado, as Importações nordestinas caíram quase 800 milhões de dólares, que representaram uma participação de 11,2% nas importações nacionais.

O boletim destaca que em 2023, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), “as exportações brasileiras tiveram o melhor desempenho dos últimos tempos, mesmo em um cenário internacional adverso (queda nos preços das comodities e instabilidades climáticas)”. As vendas brasileiras ao exterior alcançaram o valor recorde de US$ 339,6 bilhões e o país alcançou um saldo comercial de US$ 98,8 bilhões, proveniente de importações no valor de US$ 240,8 bilhões.

O Boletim Comércio Exterior do Brasil e Região Nordeste (2013-2023) está disponível, em detalhes, no site da Sudene (www.gov.br/sudene).

Arrastão do 11 confirma força de Gentil Neto rumo à vitória em Caxias

O Arrastão do 11 foi mais um ato político grandioso da campanha de Gentil Neto a prefeito de Caxias

O candidato a prefeito da coligação “Caxias quer muito mais”, Gentil Neto, realizou mais um grandioso ato político, que mais uma vez confirmou a força e o crescimento da sua campanha rumo à vitória no dia 6 de outubro. Com vibração, entusiasmo e no meio do povo, Gentil Neto promoveu o Arrastão do 11, no bairro COHAB, onde um verdadeiro mar de gente gritou a uma só voz que é o mais preparado para administrar a cidade a partir de 1º de janeiro de 2025.

Acompanhado pelo prefeito Fábio Gentil e por várias outras lideranças políticas, Gentil Neto liderou um cortejo gigantesco, que transcorreu em clima de festa. As manifestações de apoio se multiplicaram ao longo do trajeto e a cada momento o candidato era surpreendido com abraços e outros gestos positivos, fortalecendo ainda a mais o seu ânimo na corrida eleitoral.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Gentil Neto liderou o cortejo gigantesco, que transcorreu em clima de festa, com participação espontânea do povo

Ao discursar durante o Arrastão do 11, Gentil Neto disse estar muito feliz e emocionado por constatar que sua campanha não para de crescer. “Estamos fazendo uma campanha linda. Nossa campanha a cada dia cresce mais e eu só tenho a agradecer a cada um de vocês que tem levado o nome do Gentil Neto”, declarou.

O candidato prometeu seguir firme, com a mesma energia, com a mesma força, combustíveis que o moverão até o dia da eleição. “Espero todos vocês no dia 6 de outubro para comemorarmos a vitória juntos. E depois da nossa vitória, deixe comigo, porque eu vou trabalhar muito pela cidade de Caxias”, garantiu. “E vocês vão dizer que Gentil Neto é o melhor prefeito que Caxias vai ter. Obrigado, Caxias”.

O prefeito Fábio Gentil destacou os diferenciais da campanha que conduz Gentil Neto rumo à vitória em Caxias

11 no coração

O prefeito de Caxias, Fabio Gentil, repudiou as mentiras propagadas pela oposição de que servidores do Município estariam sendo obrigados a participar dos atos de campanha. “Não adianta eles falarem que nós obrigamos os funcionários a vir. Que está aqui está se divertindo,. está fazendo uma campanha diferente, com amor, determinada e com o 11 no coração. E eu tenho dito, e repito: eu não tenho inveja de ninguém. E tenho certeza que o Gentil Neto será muito melhor do que eu “, disse Fábio.

Inscrições abertas para a Corrida Sesc em Itapecuru-Mirim até esta quarta-feira (25)

A edição 2024 da competição acontece em quatro etapas e pela primeira vez será realizada em Itapecuru-Mirim. Caminhada e corrida de 5k. Inscrições abertas pelo link http://centraldacorrida.com.br/evento/circuito-sesc-de-corridas—itapecuru-mirim

A corrida Sesc tem como objetivo estimular a prática do esporte no Maranhão por meio da adesão de novos corredores

Vem aí um dos eventos esportivos mais esperados do ano, o Circuito Sesc de Corridas. Na edição 2024, pela primeira vez, a competição acontece em quatro etapas – infantil e geral (5 km e 10 km) em São Luís, geral (5 km) em Itapecuru-Mirim e geral (5 km) em Caxias. A primeira etapa será disputada em Itapecuru, no dia 29/09, com largada às 6h30, da Praça Gomes de Sousa, nas modalidades corrida e caminhada. Inscrições gratuitas abertas até  esta quarta, dia 25/09 pelo link http://centraldacorrida.com.br/evento/circuito-sesc-de-corridas—itapecuru-mirim

Realizada pela primeira vez em Itapecuru-Mirim, essa é uma oportunidade única para corredores de todos os níveis se unirem em uma jornada que mistura esporte e superação.

A inscrição é gratuita e está aberta a praticantes e atletas com idade a partir de 14 anos em duas categorias: Comerciários e Comunidade, ambas masculino e feminino. Todos os competidores receberão medalha de participação e os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus.

A entrega do kit da corrida acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, das 10h às 17h, no Sesc Itapecuru. Cada atleta deve apresentar documento original de identificação com foto e doar 2kg de alimentos não perecíveis, a ser destinado ao Programa Sesc Mesa Brasil. Na categoria Comerciário, os atletas devem apresentar também Cartão Sesc (caso tenham).

A corrida acontece dia 29 setembro, com largada às 6h30, da Praça Gomes de Sousa. O alongamento está agendado para às 6h. Ao longo do percurso de 5km será disponibilizada água para os atletas e ao final kit lanche.

A corrida Sesc tem como objetivo estimular a prática do esporte no Maranhão por meio da adesão de novos corredores, além de promover a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e público em geral.

Circuito Sesc de Corrida Etapa Itapecuru-Mirim

Dia: 29/09
Abertura da Arena: 5h30
Alongamento e aquecimento: 6h
Concentração no Portal de largada: 6h25
Largada da corrida de 5km: 6h30
Premiação e Encerramento: 7h30

LINK DE INSCRIÇÃO: http://centraldacorrida.com.br/evento/circuito-sesc-de-corridas—itapecuru-mirim

Fecomércio-MA promove happy hour com candidatos a vereador de São Luís

O encontro acontece nesta terça-feira (24) e visa promover o diálogo entre empresários e o Legislativo Municipal para o fortalecimento da economia local

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realiza um happy hour especial com cerca de 20 candidatos a vereador de São Luís, nesta terça-feira (24), a partir das 18h, na cobertura do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. O evento marca o encerramento do projeto “Diálogo Empresarial – Caminhos para o Desenvolvimento”, uma iniciativa voltada para aproximar os empresários da capital maranhense dos representantes políticos comprometidos com o crescimento econômico da cidade.

As pautas prioritárias a serem discutidas incluem a revisão da Lei Municipal nº 3854/1999, que regula o horário de funcionamento do comércio nos finais de semana e feriados, e a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, com foco na desburocratização dos negócios. Outra proposta em destaque é a criação da Lei Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo, além da atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo, a fim de definir parâmetros adequados para o desenvolvimento urbano.

O happy hour oferece uma oportunidade de diálogo direto entre empresários e futuros representantes do Legislativo Municipal, com o intuito de alinhar interesses e construir um ambiente mais favorável para o crescimento econômico e o desenvolvimento do setor empresarial em São Luís.

O evento encerra o projeto “Diálogo Empresarial: Caminhos para o Desenvolvimento”, que já realizou encontros com os candidatos a prefeito Duarte Junior e Eduardo Braide, e almoço com os candidatos Dr. Yglésio e Wellington do Curso.

SERVIÇO

O quê? Happy hour “Diálogo Empresarial – Caminhos para o Desenvolvimento”, com os candidatos a vereador de São Luís

Quando? 24 de setembro, às 18h

Onde? Cobertura da Fecomércio-MA, 10º andar (Av. dos Holandeses, em frente ao Hotel Ibis)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima