Neste final de semana, o Golden Shopping Calhau oferece uma programação especial, totalmente gratuita, para a garotada em comemoração ao Dia das Crianças.
No sábado (12), a partir das 17h, o grupo Vem Brincar, com a Adriana Bosaipo (participante do programa The Voice, em 2022), se apresenta na Praça de Alimentação do shopiing, oferecendo ao público infantil brincadeiras e muita interação.
Grupo Vem Brincar, com a Adriana Bosaipo, participante do programa The Voice, em 2022
Já no domingo (13), com assinatura da Paty Produções, os personagens da série animada PJ Masks retornam ao Golden Shopping para um pocket- show. Os super-heróis Largatixo, Menino-Gato e Corujita também se apresentam na Praça de Alimentação a partir das 17h. Lembrando que durante os dois eventos haverá distribuição de brindes e dinâmicas de estourar balão para ganhar guloseimas.
Juiz reconheceu, na sentença, o conjunto dos crimes praticados pelo réu, reincidente no crime
No julgamento, o juiz considerou o concurso de crimes (crimes diversos em várias ações) praticados pelo réu; que antes de executar uma das mulheres a obrigou a presenciar a morte do filho
O Tribunal do Júri de Balsas, reunido em sessão na quarta-feira, 9/10, julgou ação penal movida pelo Ministério Público contra Antonio José Ribeiro de Lima (“Tuquinha”), 33 anos, condenado a 104 anos de prisão, por três homicídios qualificados (agravados) de duas mulheres e um homem, estupro de menor de idade, violação de cadáver e denunciação caluniosa.
Na sessão presidida pelo juiz Haniel Sóstenis, o Ministério Público pediu a condenação do denunciado, sem valorar a agravante do crime de matar alguém para garantir a execução ou impunidade de outro crime. Já a defesa sustentou a ausência de prova da autoria, pedindo a absolvição do réu e a consideração da “continuidade delitiva” (crimes continuados) na valoração da pena.
No julgamento, o juiz considerou o concurso de crimes (crimes diversos em várias ações) praticados pelo réu; que antes de executar uma das mulheres a obrigou a presenciar a morte do filho e, ainda, que, na data dos crimes, estava foragido do sistema prisional em decorrência de condenação por homicídio, o que fundamentou a valoração negativa da sua conduta social.
CONSELHO DE SENTENÇA
O Conselho de Sentença decidiu, em relação à vítima M. A. de Jesus a ocorrência do crime de homicídio, culpou o réu por sua autoria e reconheceu, também, a agravante de crime cometido mediante o emprego de meio cruel e por traição ou emboscada, negando a absolvição, mas não admitiram o fim de assegurar a execução de outro crime. Quanto ao crime de vilipêndio de cadáver, reconheceu a sua ocorrência e autoria, também negando a absolvição.
Quanto à segunda vítima, F. A. de J. Silva, os jurados reconheceram a ocorrência do crime de homicídio e atribuiu sua autoria ao réu, negando a absolvição. Quanto a agravante de crime cometido com emprego de asfixia, os jurados responderam positivamente. Acerca da agravante de emprego de asfixia, também responderam positivamente. Já quanto à agravante de crime para assegurar outro crime, negaram.
Em relação à terceira vítima, A. M.de J. Silva, os jurados reconheceram a ocorrência do crime de homicídio e a autoria, negando absolvição. Sobre as agravantes de crime cometido mediante o emprego de meio cruel, e traição ou emboscada, disseram sim. Quanto ao fim de assegurar a execução de outro crime, responderam não.
ESTUPRO
Quanto ao crime de estupro desta última vítima, o Conselho de Sentença reconheceu a sua ocorrência e atribuiu a autoria ao réu, negando, mais uma vez, a absolvição. Questionados acerca da qualificadora referente ao cometimento do crime contra menor de 18 anos e maior de 14 anos, os senhores jurados responderam de fora afirmativa.
Depois de analisar as penas cabíveis para cada crime, e conforme as decisões dos jurados do Conselho de Sentença, o juiz condenou o réu Antonio José Ribeiro Lima, a 104 anos de reclusão, um ano e seis meses de detenção e 57 dias-multa de um terço do salário-mínimo, pena a ser cumpridas em regime fechado.
Diante das condutas praticadas, marcadas pela agressividade, aliada à prática de diversos crimes contra o mesmo grupo familiar, assim como pelo fato de o réu ser reincidente nos crimes contra a via e a dignidade sexual, o juiz manteve a prisão do condenado e determinou o seu encaminhamento à Unidade Prisional de Balsas.
A Câmara Municipal de São Luís destacou a reeleição do vereador Marlon Botão (PSB) e o compromisso do parlamentar com a conquista de melhorias para São Luís. Em seus perfis nas redes sociais, o Parlamento Municipal listou os 31 vereadores que ocuparão cadeiras no plenário na próxima legislatura (2025-208), informando as respectivas votações e um breve retrospecto da trajetória de cada um. Sobre Marlon Botão, a Câmara Municipal mencionou, ainda, a dedicação especial do jovem político a luta pelo passe livre estudantil e pautas como saúde, educação, direitos das mulheres e inclusão social.
Carlos Marlon Botão Filho, de 24 anos, é o vereador mais jovem a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís. Ele iniciou sua trajetória política aos 19 anos, quando foi eleito pela primeira vez, em 2020. Após assumir o mandato, destacou-se rapidamente ao apresentar mais de 800 proposições legislativas e ter 23 leis de sua autoria sancionadas.
Conheça o perfil do vereador Marlon Botão:
Marlon também liderou a Frente Popular pelo Sim do Passe Livre Estudantil, que obteve 89,91% de aprovação no plebiscito de 2024, garantindo transporte gratuito para estudantes, uma de suas principais bandeiras.
Reeleito com 6.341 votos, Marlon mantém seu compromisso com a defesa da saúde, educação e dos direitos das mulheres, além de reforçar seu apoio ao passe livre estudantil.
Suas iniciativas no primeiro mandato refletem seu compromisso com a inclusão social, e ele pretende expandir ainda mais suas ações em prol de uma São Luís mais justa e igualitária.
Davi Hermes, 21 anos, durante prova nos JUB’s, em Brasília
Davi Hermes é o primeiro atleta com síndrome de Down a ganhar uma medalha de ouro nos JUBs (Foto: Rhafael Padilha)
O nadador maranhense Davi Hermes conquistou o ouro nas provas de 200 m livre e 100 m borboleta na 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília, que começaram no dia 8 de outubro. Davi é o primeiro atleta com síndrome de Down a ganhar uma medalha de ouro nos JUBs. A competição aconteceu na piscina do Complexo Aquático Cláudio Coutinho, na quarta-feira (9/10). O atleta é representante da Universidade Ceuma, do Maranhão.
“Eu gosto muito de tudo que acontece aqui e pra mim é uma emoção muito grande participar dessa festa e evoluir na natação”, disse Davi. Muito feliz e com muita disposição, ele comemorou a vitória bastante emocionado com os amigos e familiares.
O pai e apoiador de treinos, George Oliveira, destacou que o filho começou na natação com apenas três meses como atividade para desenvolvimento e socialização. “Depois de crescido, Davi entrou na média de atletas adolescentes aos 11 anos e começou a competir aos 12 anos. De lá para cá, participou de eventos regionais no Maranhão e em outros estados pela Confederação Nacional do Desporto Universitário (CBDU)”, afirmou George.
O atleta foi bicampeão nas edições de 2022 e 2023 dos JUBs, pentacampeão do ParaJems, bicampeão nas Paralimpíadas Escolares 2017 e 2019, tricampeão dos Jogos Universitários Maranhenses 2022, 2023 e 2024, campeão do Meeting Brasileiro de natação 2019, 2021, 2022, 2023 e 2024, campeão brasileiro de natação 2018, 2019, 2021, 2022, 2023 e 2024 e campeão mundial no Canadá 2018 (dois ouros e um bronze).
Recordes
Ele também possui várias quebras de recordes, 19 delas na categoria júnior, entre as quais o recorde mundial nos 200m borboleta. Também quebrou dois recordes na categoria sênior nos Jogos Pan-Americanos. O principal objetivo do atleta na atualidade, segundo ele, é realizar o sonho de participar dos Jogos Paralímpicos.
Com aproximadamente 7 mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal, os JUBS estão consolidados como o maior evento do esporte universitário da América Latina, reúne 375 instituições de ensino superior e 31 modalidades esportivas.
O Dia das Crianças, uma das datas mais aguardadas pelos pequenos, está chegando! Para comemorar, o Sesc Maranhão preparou uma programação cheia de atividades e muita diversão que inicia neste final de semana, dias 12 e 13 de outubro, em nas Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo e nas comunidades Vila Embratel e Vila Tijupá Queimado (Paço do Lumiar).
A diversão começa nesta sexta, dia 11 de outubro, no Sesc Deodoro e na Cidade Olímpica. No Sesc, das 14h às 18h, crianças a partir de 4 anos vão participar de atividades recreativas com o Palhaço Vai Vai, brincar no playground com cama elástica, brinquedos infláveis, aerohockey e just dance, pintura facial, bingo recreativo, show de Mágica com Vitor Aiko, show musical com o grupo Mundo Fantástico e serviços de lanches, carrinho de pipoca, algodão doce e distribuição de cremosinho. Já no Instituto de Apoio à Mulher e Criança – Escola Comunitária Lindalva Lira e UEB Cidade Olímpica a programação inclui muitas brincadeiras, jogos e brinquedos infláveis. As duas programações são gratuitas e abertas ao público.
No dia 12 de outubro (sábado), na Reserva do Itapiracó, os pequenos movimentam o corpo no Circuito Sesc de Corrida Kids. Os pequenos atletas de 4 a 12 anos participam nas categorias 50, 100 e 300 m. Ao final, os competidores e toda a comunidade se divertirão na trilha de aventuras e Oficina de slackline (ambos para crianças e pais), brinquedos infláveis, brincadeiras com palhaço, DJ e Distribuição de frutas, cremosinho e pipoca, das 8h às 12h. Programação gratuita e aberta ao público.
No domingo, 13 de outubro, o Sesc Turismo é ponto de encontro com a alegria. Das 9h às 15h, a criançada participa de circuito de jogos, brinquedos infláveis, brincadeiras com palhaços e show musical infantil. Programação gratuita e somente para associados ou convidados de associados.
PROGRAMAÇÃO
SESC TURISMO
12/10 – 08h às 12h
ü Circuito Sesc de Corridas – Etapa Dia das Criança
Festival de corridas (50, 100 e 300 m) para crianças de (04 a 12 anos);
Trilha de aventuras (crianças e pais)
Oficina de slackline (para crianças e pais);
Brinquedos infláveis;
Brincadeiras com Palhaço;
Animação musical com DJ;
Distribuição de frutas, cremosinho e pipoca.
Local: Reserva do Itapiracó
Data: 13/10 – 09h às 15h – Recreação Sesc Turismo
ü Circuito Recreativo
Programação:
Circuito de jogos e brincadeiras;
Brinquedos infláveis;
Brincadeiras com palhaços;
Show musical infantil.
Local: Sesc Turismo
SESC DEODORO
11/10 – 14h às 18h
ü “Brincando no Sesc” – Recreação/Deodoro
Local: Sesc Deodoro
Brincadeiras com palhaço;
Playground (cama elástica, brinquedos infláveis, aerohockey e just dance);
Pintura facial;
Oficinas: de porta recados, chaveiros;
Bingo Recreativo;
Show de Mágica;
Show musical;
Lanches: carrinho de pipoca, algodão doce e picolés.
11 e 12/10 – 08h às 11h/15h às 18h
ü Sesc “Alegra as Comunidades” – Recreação/Deodoro
Brincadeiras e jogos com palhaço;
Brinquedos infláveis;
Locais: Instituto de Apoio à Mulher e Criança – Escola Comunitária Lindalva Lira e UEB Cidade Olímpica
O prefeito Fábio Gentil mantém cronograma diário de asfaltamento de ruas e avenidas de Caxias, demonstrando que o seu trabalho não para
Contrariando todas as previsões falaciosas da oposição derrotada, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, segue asfaltando toda a cidade, para favorecer a mobilidade, acessibilidade e dar mais segurança ao trânsito. Encerrada a eleição, com a resposta positiva do povo ao eleger Gentil Neto, Fábio Gentil retomou o cronograma de obras de pavimentação em diversos bairros, fiscalizando os serviços pessoalmente, como sempre fez, ao longo dos seus dois mandatos.
Demonstrando toda a sua determinação para fazer o melhor pelos caxienses, o prefeito percorreu, nessa quinta-feira (10), vários bairros cujas ruas e avenidas estão recebendo nova camada asfáltica. “O nosso trabalho continua, não pode parar. Estamos asfaltando toda a cidade”, destacou Fábio Gentil ao visitar a Travessa da Faveira e a 2ª Travessa da Faveira, no bairro Refinaria. Ele afirmou que o asfalto também chegará aos bairros João Viana, Fazendinha, Cangalheiro, Vila Lobão, Vila Alecrim e muitos outros.
O prefeito reforçou o seu agradecimento ao governador Carlos Brandão, à deputada federal Amanda Gentil e à deputada estadual Daniella pelo apoio fundamental para a pavimentação de centenas de vias públicas de Caxias, que dia após dia ganha melhorias importantes em sua infraestrutura.
“ContrasiEnd a oposição, que disse que pararíamos após a eleição, estamos comprovando que não. Vamos continuar trabalhando. E vamos chegar em vários bairros, com a certeza de uma Caxias cada vez melhor”,
O Terminal de Integração da Praia Grande é administrado pelo Consórcio Retrans/Central, que comunicou ao (SET sobre a reforma em áreas como telhado, plataformas e dependências internas
Um dos mais tradicionais da capital maranhense, o Terminal de Passageiros da Praia Grande, localizado na região central da cidade, deverá receber interdições parciais a partir de segunda-feira (14). Atualmente, o terminal é administrado pelo Consórcio Retrans/Central, que, inclusive comunicou ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) sobre a reforma em áreas como telhado, plataformas e dependências internas. A medida faz parte do plano de melhorias do espaço.
De acordo com informações do consórcio, as linhas de ônibus que circulam no Terminal da Praia Grande serão mantidas normalmente. As alterações implicarão no direcionamento de passageiros para outras plataformas, até que seja concluído todo o serviço.
As linhas de ônibus que circulam no Terminal da Praia Grande serão mantidas normalmente durante a reforma
Posto de venda
Quanto ao posto de venda de passagens do Terminal da Praia Grande, o sindicato informou que o local será desativado temporariamente nesta sexta-feira (11), e o usuário poderá se deslocar para os postos nos Terminais da Cohama, São Cristóvão, Cohab e do Apicum, no Centro. O horário de atendimento será das 8h às 17h. Gratuidade – A coordenadora de Gratuidade do SET, Porfiria Silva, adiantou que serão realizadas algumas mudanças, mas de forma temporária. Para isso, a coordenação de Gratuidade da SMTT será remanejada para a sala de atendimento do SET, também no Terminal da Praia Grande.
Quanto aos idosos na faixa etária de 60 a 64 anos e aposentados, os atendimentos serão direcionados para os seguintes locais: Terminal Cohama, Terminal Cohab e São Cristóvão. Já os idosos de 65 anos e Pessoas com Deficiência (PCD) continuarão sendo atendidos no Terminal da Praia Grande. “Os atendimentos serão mantidos com eficiência e estamos aqui para atender ao público de gratuidade”, concluiu Porfiria Silvia.
No caminho da modernização do Judiciário, o Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Maranhão (Cejuc/SJMA) implementou um projeto que combina inteligência artificial e métodos de conciliação para acelerar a resolução de processos previdenciários rurais.
Como parte do projeto, estão sendo realizadas desde o dia 7 de outubro (até sexta-feira, 11), 500 audiências na 9ª Vara Federal da SJMA, com o objetivo de reduzir o acúmulo de processos e oferecer soluções mais ágeis à população.
Sob liderança do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon), coordenado pelo desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, e com a coordenação do juiz federal Hugo Abas Frazão, coordenador do Cejuc/SJMA, o projeto prioriza a conciliação e a mediação. “Essa abordagem proporciona uma alternativa eficaz às tradicionais sentenças judiciais proferidas nas Varas de Juizados Especiais Federais, agilizando o trâmite processual e promovendo a satisfação das partes envolvidas”, explica o coordenador do Cejuc/SJMA.
Regulada pela Portaria Conjunta 3/2024 SistCon e PRF1 – assinada em parceria com a procuradora regional federal da 1ª Região, Lúcia Penna –, a iniciativa busca não apenas diminuir o volume de processos relacionados a benefícios como aposentadorias por idade rural e salários-maternidade, mas também revolucionar a forma de resolução de litígios.
Inspirado no conceito de sistema multiportas de solução de conflitos, o projeto oferece uma abordagem consensual que evita o caminho mais lento e custoso de uma sentença heterocompositiva, onde a vontade das partes envolvidas é substituída pela decisão de uma terceira pessoa.
“O caráter inovador da ação reside na integração da inteligência artificial ao processo de condução das audiências. Conciliadores voluntários, em colaboração com servidores da Justiça Federal, utilizam tecnologias como Microsoft Teams e ChatGPT para gravar, transcrever e elaborar relatórios de depoimentos pessoais e testemunhais de forma rápida e precisa, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados são tratados com segurança, resultando em relatórios detalhados que servirão de base para o julgamento dos processos, caso não haja acordo”, explica o juiz federal Hugo Abas Frazão.
O magistrado ressalta que a junção da inteligência artificial com os métodos consensuais faz com que o projeto ultrapasse a simples resolução de litígios. “Esse projeto inaugura uma nova era no tratamento de processos judiciais, onde celeridade, segurança de dados e participação ativa das partes são pilares centrais. Além de desafogar as varas federais, ele permite que os processos previdenciários sejam solucionados de maneira mais ágil, beneficiando diretamente a população que depende desses benefícios”, ressalta Hugo Frazão.
Com o projeto piloto colocado em prática, o coordenador do Cejuc/SJMA afirma que a expectativa é de que a iniciativa, que é pioneira na Justiça Federal, “transforme a atuação não apenas na Justiça Federal do Maranhão, mas que sirva de inspiração para a adoção de soluções semelhantes em outras regiões do País, promovendo um Judiciário mais eficiente, moderno e acessível a todos”.
Uso da IA na conciliação
A utilização da inteligência artificial nos processos conciliatórios da 1ª Região foi incentivada pela Nota Técnica 03/2024 da de Inteligência e Inovação da Justiça Federal da 1ª Região (Reint1), elaborada pelos juízes federais Rafael Lima da Costa, da 1ª Turma Recursal da SJMA, e Rodrigo Gonçalves de Souza, da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiás (SJGO).
O documento é resultado de debates realizados em quatro encontros da Reint1, reforçando o compromisso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região com a inovação e a eficiência.
Comentários