Companhia Barrica retoma apresentações itinerantes pelo interior do Maranhão

Por meio do projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’, companhia se apresentará em Açailandia, no dia 18 deste mês, e Vitória do Mearim, no dia 19

José Pereira Godão e Roberto Brandão com um música da banda

Depois do sucesso da viagem à Europa, onde participou de dois festivais na Espanha, a Companhia Barrica do Maranhão levará novamente sua alegria contagiante ao interior maranhense, desta vez aos municípios de Açailândia e Vitória do Mearim.

Dentro do projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’, a trupe desembarca dia 18 deste mês em Açailândia para uma apresentação, às 20h, na Praça do Pioneiro. No dia seguinte, segue para Vitória do Mearim para um encontro animado com a população, às 20h, na Praça Rio Branco.

Apresentações contam com diversos personagens do bumba meu boi

A iniciativa conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Laboratório Cedro e apoio cultural da Via Mundo Intercâmbio & Turismo e das prefeituras das duas cidades. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.

“Nós voltamos da Espanha com energia renovada, uma saudade grande e aquela vontade imensa de reencontrar os nossos conterrâneos da maneira mais espontânea possível, ou seja, em praça pública. Afinal, é do povo que tiramos inspiração para a nossa arte, da qual nos orgulhamos. Na Europa, nos apresentamos exatamente como fazemos aqui, e fomos ovacionados e bastante elogiados, uma prova de que as nossas raízes são fortes e tocam em qualquer lugar do mundo”, diz o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.

Personagens do musical ‘Natalina da Paixão’ durante apresentação

Caravana

Um total de 52 pessoas, entre cantores, músicos, dançarinos e produção, compõe a caravana itinerante de um dos mais aplaudidos grupos culturais do Brasil. Além de assistir às apresentações em praça pública, dançar e cantar com os artistas, os moradores de Açailândia e Vitória do Mearim poderão conferir de perto a exposição ‘Ponto de Luz’, em cartaz o ano inteiro na Casa de Arte Barrica, na Madre Deus. A exposição reúne indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e presentes recebidos pela companhia em viagens nacionais e internacionais.

Exposição ‘Ponto de Luz’ também é levado para os municípios no projeto itinerantes

O projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas’ é uma verdadeira festa e uma grande oportunidade para quem mora em cidades do interior maranhense, que pode assistir, aplaudir e interagir com a Companhia Barrica, com seu portfólio de canções autorais, ritmos diversos e a beleza de sua indumentária. No mês de julho deste ano, o projeto passou pelas cidades de Santa Inês e Anajatuba.

Espetáculo da Companhia Barrica é levado para praças de municípios

O espetáculo apresentado é um misto das criações da Companhia Barrica ao longo de sua trajetória de quatro décadas de existência, abarcando os ciclos festivos como São João, Carnaval, Quaresma e Natal. Assim sendo, são apresentadas as performances do Boi Barrica, Bicho Terra e Natalina da Paixão.

Público assiste a apresentação da Companhia Barrica em cidade do interior do Maranhão

Com músicos tocando ao vivo, o espetáculo cultural contagia com altas doses de criatividade, lirismo e poesia. Nos vocais, estarão os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, duas das mais emblemáticas vozes do cancioneiro popular maranhense. O repertório autoral é composto, principalmente, por canções dos compositores Luiz Bulcão e José Pereira Godão.

Começa nesta sexta-feira (18), a Micarina em Teresina

Evento deve movimentar a economia local com estrutura de ponta, segurança e grandes atrações, como Ivete Sangalo, Bell Marques, Claudia Leitte e muito mais

O cantor Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, será uma das atrações da Micarina 2024

Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade de Teresina será palco de um dos maiores eventos do Piauí: a Micarina 2024. O evento, que já entrou para o calendário oficial da cidade, está confirmado e promete reunir grandes nomes da música nacional em uma festa que vai movimentar a economia local e atrair turistas de todas as regiões do Brasil.

Com 5 blocos animados e o exclusivo Camarote Esportes da Sorte, a Micarina 2024 promete ser um marco na história das micaretas. Desde a sua primeira edição, realizada em 1995, a Micarina tem se consolidado como uma das maiores festas de axé music do país. Agora, em sua 15ª edição, o evento retorna com força total, trazendo o que há de melhor no cenário musical.

Entre as atrações confirmadas estão alguns dos maiores nomes da música brasileira. Artistas consagrados como Bell Marques, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Leo Santana e Alinne Rosa compõem o line-up para animar os foliões com os maiores sucessos do axé e outros gêneros musicais.

Ivete Sangalo também abrilhantará a micareta na capital piauiense

No Camarote Esportes da Sorte, que conta com shows após os blocos passarem na avenida Raul Lopes, apresentam-se Maiara e Maraisa, Natanzinho Lima, Felipe Amorim e Eric Land. A estrutura será montada no Estacionamento da Ponte Estaiada.

Esta, sem dúvidas, será uma das grandes edições da Micarina. Teremos, em um só evento, artistas que marcaram e continuam marcando gerações. É um evento que ficará para a história de todos os foliões”, afirmou Fran Oliveira, diretor da Kalor Produções, responsável pela organização do evento.

Os abadás estão à venda em Teresina, na loja da Kalor Produções do Riverside Shopping, Credishop do Teresina Shopping e Lojas Noroeste. As vendas on-line acontecem no site www.bilheteriadigital.com/micarina   

A cantora Cláudia Leitte fará um passeio pelos maiores sucessos da sua carreira

Giro na economia

Além de proporcionar muita música e diversão, a Micarina também promete fomentar a economia local, com o aumento da circulação de turistas e a geração de empregos temporários em setores como hotelaria, alimentação e transporte.

De acordo com pesquisa realizada pela Prefeitura de Teresina, em 2023, o evento movimentou cerca de R$ 26 milhões na economia local. O evento foi aprovado por 84% do público presente que pontuaram que as atrações, a segurança, estrutura e organização entre os principais diferenciais que os fazem querer ir novamente para Micarina neste ano.

A Micarina 2024 está pronta para proporcionar dois dias de pura alegria e celebração, mantendo viva a tradição de uma das festas mais queridas do Brasil. Prepare-se para viver essa experiência única!

Um público estimado em dezenas de milhares de foliões é esperado na Micarina 2024

Beats, Esportes da Sorte e Lojas Noroeste apresentam a Micarina 2024. O evento conta com patrocínio da Brahma, Guaraná Antarctica, G3 Telecom, Kallas Mídia. Ativa Comunicação e Gráfica GSJ Embalagens assinam o apoio.

Serviço:

  • Data: 18 e 19 de outubro de 2024
  • Local: Avenida Raul Lopes – Teresina, Piauí
  • Ingressos: Kalor Produções – Riverside, Credishop – Teresina Shopping e Lojas Noroeste. Vendas online no site bilheteriadigital.com/micarina

Programação:

18 de outubro

Bloco Vumbora – Bell Marques

Bloco Todo Mundo Vai – Ivete Sangalo

Bloco Solta o Parango – Parangolé

Camarote Esportes da Sorte – Leo Santana, Natanzinho Lima e Eric Land

19 de outubro

Bloco Largadinho – Claudia Leitte

Bloco Vumbora – Bell Marques

Bloco do Polly – OH Polêmico

Camarote Esportes da Sorte – Maiara e Maraisa, Felipe Amorim e Alinne Rosa

Reino Unido fecha última usina de carvão e adota o gás como alternativa em seu processo de transição

Meta da nação é descarbonizar o fornecimento de energia elétrica até 2030

Com o fechamento da última usina a carvão do Reino Unido em Ratcliffe-on-Soar, esse combustível fóssil sai de cena e entra para história, no país que foi berço da Revolução Industrial

Considerado o berço da Revolução Industrial, o Reino Unido deu um grande passo rumo à limpeza em sua matriz energética, que durante décadas teve o carvão como grande estrela, mas atualmente, considerado o combustível fóssil mais poluente, por emitir a maior quantidade de gases de efeito estufa quando queimado. Vale lembrar que o carvão já respondeu por praticamente toda a eletricidade do Reino Unido, abastecendo residências e empresas. No início de 1990, o gás natural começou a ter relevância na matriz energética do país, mas o carvão ainda desempenhava um papel de destaque na matriz energética do país.

A cidade de Nottingham, no Reino Unido, tornou-se um exemplo simbólico na transição energética ao fechar a última usina a carvão em operação no país, localizada em Ratcliffe-on-Soar, no último dia 30 de setembro de 2024. Esse fechamento representa um marco importante na trajetória do Reino Unido rumo à descarbonização, destacando o compromisso de abandonar fontes de energia mais poluentes em favor de alternativas mais sustentáveis, como a energia eólica, solar e o gás natural.

A usina de Ratcliffe-on-Soar, que entrou em operação em 1967, foi uma das últimas instalações a carvão no Reino Unido e desempenhou um papel crucial no fornecimento de energia durante décadas. No entanto, com a crescente pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e atingir metas de neutralidade de carbono até 2050, a operação dessa unidade se tornou cada vez mais inviável economicamente e ambientalmente.
O fechamento da usina de Ratcliffe marca o fim de uma era para Nottingham e para o Reino Unido, que agora concentra seus esforços em fontes de energia renováveis e na modernização de sua infraestrutura elétrica. A cidade de Nottingham, que já vem se destacando por suas políticas de sustentabilidade, aproveita este momento para impulsionar projetos de eficiência energética e a adoção de tecnologias limpas, contribuindo para a transformação do setor energético no país.

A substituição do carvão pelo gás natural, junto com o rápido crescimento das energias renováveis, tem sido uma estratégia central no Reino Unido para garantir a segurança energética enquanto reduz as emissões de carbono.

O gás natural, embora ainda um combustível fóssil, é considerado uma alternativa de transição, pois emite menos CO₂ em comparação ao carvão e pode ser integrado rapidamente à infraestrutura já existente.

O exemplo de Nottingham e o fechamento da usina de Ratcliffe-on-Soar são sinais claros de uma mudança global em direção a um sistema energético mais limpo e eficiente. Eles reforçam a importância de políticas públicas focadas na descarbonização e mostram como a substituição de combustíveis fósseis por fontes mais limpas pode ser uma estratégia viável para outros países que buscam reduzir suas emissões e alcançar metas climáticas ambiciosas.
Outros países também seguem essa jornada em prol da limpeza em suas matrizes energéticas. A Itália planeja para de usar termelétricas a carvão em 2025; a França em 2027; o Canadá em 2030; a Alemanha em 2038.

No Maranhão, já há estudos sobre o uso do gás natural em diversos empreendimentos que querem adotar matrizes energéticas menos poluentes; o que além de mais ecológico é também estratágia de negócio para se manter competitivo no mundo atual.

Fonte: Ipea

Deputado Wellington reafirma luta pelo ensino e por educadores em mensagem no Dia do Professor

Deputado estadual Wellington do Curso engajado à luta de professores do município de Bom Jardim, no interior do Maranhão, contra a redução salarial

O deputado estadual Wellington do Curso (Novo) reafirmou a sua luta permanente pelo ensino e de qualidade e pelos direitos dos educadores ao transmitir mensagem em homenagem ao Dia do Professor. O parlamentar destacou a sua mobilização pela causa dos professores maranhenses e apoio para a obtenção de diversas conquistas para a categoria.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Passeata de professores do Município de São Luís na luta por melhores condições salariais e de trabalho contou com a participação do deputado Wellington

Professor por vocação, com trajetória marcante na preparação e aprovação de milhares de jovens maranhenses em concursos públicos, Wellington mencionou a sua atuação em defesa dos profissionais da educação do Maranhão. O deputado ressaltou que teve papel fundamental na luta pela descompressão salarial e lembrou a longa jornada que cumpriu em mais de 60 municípios maranhenses para orientar os professores sobre os seus direitos, a exemplo do pagamento dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e a transparência na aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O deputado estadual Wellington do Curso sempre manteve diálogo com professores e se mostrou solidário às lutas da categoria por direitos

Wellington garantiu que a sua luta continua, pelas promoções, pelas progressões e pela realização de concursos públicos, tanto no Governo do Estado, quanto na Prefeitura de São Luís. “Professor e deputado Wellington do Curso, sempre na luta pelos professores. Receba o abraço do seu professor e deputado estadual Wellington do Curso. E a luta continua, em defesa dos professores, professoras e aposentados do Estado do Maranhão”, declarou.

No Dia do Professor, prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, reafirma valorização total do ensino em sua futura gestão

Em mensagem alusiva ao Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira, 15 de outubro, o prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto, reafirmou que sua futura gestão vai priorizar a valorização total do ensino. Ele destacou a força dos mestres como principal fator para o avanço da educação no município.

“A educação de Caxias tem a força dos nossos professores, que diariamente transformam desafios para o aprendizado”, ressaltou.

Em sua mensagem, Gentil Neto demonstrou que tem planos promissores para o ensino. “Nossa gestão será aliada de quem dedica a vida a ensinar, com mais respeito e valorização para todos”, assinalou o prefeito eleito de Caxias.

No Dia do Consumo Consciente, Equatorial Maranhão inaugura máquina Retorna Machine no Champs Mall na Ponta d’Areia

As máquinas Retorna Machine estão sendo espalhadas em pontos estratégicos da capital e são máquinas de autoatendimento, onde é possível fazer o descarte e posterior recebimento desse desconto

Nesta terça-feira (15), é comemorado o Dia do Consumo Consciente, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas socioambientais causados pelo consumo exagerado e para refletir sobre o uso dos recursos naturais.

O Programa de Eficiência Energética, E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, realiza a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica, em postos que recebem resíduos, como papel, plástico, metal e eletrônicos. E, para contribuir e receber bônus na conta de luz, basta dirigir-se até o local levando a fatura de energia e os resíduos limpos.

Retorna Machine

As máquinas Retorna Machine estão sendo espalhadas em pontos estratégicos da capital e são máquinas de autoatendimento, onde é possível fazer o descarte e posterior recebimento desse desconto. Nesta terça-feira (15), Dia do Consumo Consciente, será inaugurada mais uma máquina Retorna Machine, às 15h, no Champs Mall, na Ponta d’Areia, com localização estratégica próxima à praia.

Outras três máquinas já estão em funcionamento, nos seguintes pontos: Shopping do Automóvel, no bairro Quintas do Calhau, no IFMA do Monte Castelo e no Valparaíso, em Paço do Lumiar.

E+ Reciclagem

Promovido pela Distribuidora desde 2011, o E+ Reciclagem, em 2023, arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente R$ 256 mil de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses.

No Dia do Professor, prefeito Fábio Gentil manifesta gratidão aos mestres que constroem o futuro de Caxias com sabedoria e dedicação

Em.mensagem alusiva ao Dia do Professor, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, divulgou mensagem em reconhecimento dessa categoria fundamental para a formação e preparação dos cidadãos para a vida.

“Neste Dia do Professor, expresso minha gratidão aos mestres que, com sabedoria e dedicação, constroem o futuro da nossa cidade. Parabéns!”, registrou Fábio Gentil.

O prefeito ilustrou sua mensagem com imagens de professores que atuam na educação municipal de Caxias apresentado materiais didáticos usados em sala de aula para garantir a melhor prática de ensino.

Vereador Marlon Botão (PSB) vai solicitar que Câmara Municipal desenvolva estudo técnico para demonstrar viabilidade do Passe Livre Estudantil em São Luís

Marlon Botão oficiou a Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, da qual é membro, solicitando uma reunião para tratar sobre o Passe Livre Estudantil

Após liderar a campanha pela aprovação do Passe Livre Estudantil no plebiscito realizado no dia 6 de outubro, o vereador Marlon Botão (PSB) já se movimenta na Câmara Municipal para garantir que a iniciativa vire definitivamente lei em São Luís.
.
Nesta semana, Marlon Botão oficiou a Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, da qual é membro, solicitando uma reunião para tratar sobre o assunto. O objetivo é viabilizar um estudo próprio da Câmara de Vereadores para demonstrar que é possível implantar o Passe Livre Estudantil na capital maranhense.
.
“Tive a honra de presidir a frente popular que ficou responsável pelas campanhas em favor do ‘SIM’ ao Passe Livre Estudantil no plebiscito que foi realizado juntamente com as eleições municipais do 6 de outubro. Levamos essa mensagem para todos os quatro cantos de São Luís, e o resultado está aí: quase 90% dos eleitores votaram pela aprovação do Passe Livre na nossa cidade. O primeiro passo foi dado, mas o nosso trabalho continua. Agora o nosso trabalho vai seguir na Câmara Municipal para garantir que o Passe Livre vire definitivamente lei em São Luís”, disse Marlon Botão.
.
“Logo na primeira semana pós-eleição, quando também tivemos o resultado do plebiscito, já oficiei a comissão de mobilidade urbana da Câmara solicitando uma reunião para tratarmos sobre o assunto. Vamos viabilizar um estudo técnico da Casa para demonstrar com fatos e números que o Passe Livre é sim viável, que pode sim ser implantado na nossa capital. A população, que é soberana, já decidiu pelo SIM ao Passe Livre. E agora nós, vereadores, como representantes da população, vamos trabalhar de forma incansável para que ele vire uma realidade na nossa cidade”.
.
Ao todo, 89,91% dos eleitores ludovicenses votaram pela implantação do benefício aos estudantes. Para ser concretizado, o Passe Livre ainda precisa ser apresentado via Projeto de Lei pela Prefeitura de São Luís e votado pela Câmara de Vereadores.
.
Caso vire lei, o município de São Luís ficará responsável por garantir a gratuidade nos ônibus a todos os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários, que estejam devidamente matriculados e frequentando uma instituição de ensino com sede na capital maranhense.
.
“A posição da Câmara Municipal já é conhecida. O Passe Livre Estudantil é uma unanimidade entre os 31 vereadores. Esse estudo de viabilidade da proposta que vou solicitar será importante para demonstrar à Prefeitura que é possível, sim, garantir o Passe Livre aos estudantes, a exemplo de como já faz o município de Fortaleza e outras cidades brasileiras. Ele será importante para que possamos entender de que forma o Passe Livre pode ser implantado em São Luís, atendendo a vontade soberana da nossa população”, afirmou Marlon Botão. “Esse é um trabalho que vou liderar com muito orgulho, com muito empenho e responsabilidade. Porque o que estamos tratando aqui não é de um mero benefício aos estudantes de São Luís, estamos falando do futuro da nossa cidade e da nossa gente. Anotem o que estou falando: o Passe Livre Estudantil vai revolucionar a nossa cidade. Essa é uma iniciativa que transformará São Luís, tornando a nossa capital uma cidade muito mais justa, especialmente com a população que mais precisa. Vamos honrar cada voto de esperança trabalhando de forma incansável para garantir o Passe Livre Estudantil na nossa capital”, finalizou o vereador.

Roseana Sarney garante R$ 26,4 milhões para fortalecer saúde em 15 municípios do Maranhão

A deputada federal Roseana Sarney (MDB) garantiu, por meio de emendas individuais, importante reforço financeiro para a área de saúde em 15 cidades maranhenses. Graças à atuação da parlamentar, serão destinados R$ 26,4 milhões para fortalecer os Fundos Municipais de Saúde contemplados.

Em suas redes sociais, Roseana comemorou mais uma conquista do seu mandato em favor da melhoria da qualidade de vida do povo do Maranhão. Confira:

Mais saúde para o Maranhão!

Garanti a liberação de mais de R$ 26 milhões para os Fundos Municipais de Saúde em 2023 e 2024. Esses recursos individuais vão beneficiar os municípios de Santa Quitéria do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, Água Doce do Maranhão, Bela Vista do Maranhão, Magalhães de Almeida, Santa Luzia do Paruá, São José de Ribamar, Santa Helena, Buriti Bravo, Cantanhede, Bom Jardim, Anajatuba, Bequimão, Bacabal e Colinas, levando mais qualidade de vida para a população maranhense

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima