Medida Provisória nº 463/2024, do Poder Executivo, altera para 30%, a partir de 1º de outubro de 2024, o percentual da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT)
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (29), a Medida Provisória nº 463/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera para 30%, a partir de 1º de outubro de 2024, o percentual da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT). A medida beneficia servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA) integrantes das carreiras Atividade de Trânsito e de Atividade Auxiliar de Trânsito.
A matéria foi encaminhada à promulgação pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).
Na Mensagem Governamental nº 85/2024 de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador Carlos Brandão (PSB) afirma que a medida tem por objetivo dar continuidade ao compromisso do Poder Executivo com a valorização dos servidores públicos.
“A urgência da MP decorre da necessidade da garantia do necessário e contínuo aprimoramento das atividades e dos serviços desenvolvidos pelo Estado do Maranhão com vistas a garantir a prestação eficaz dos serviços públicos”, justifica Carlos Brandão.
O prefeito eleito, Gentil Neto, anunciou hoje sua equipe de transição, que trabalhará para dar continuidade ao seu trabalho.
Entre os integrantes, estão Othon Maranhão, que será o coordenador geral; Vitória Azevedo, responsável pela administração e recursos humanos; Giuvan Dias, que coordenará a saúde; e Dayana Moura, que ficará à frente da educação.
A equipe de transição tem como objetivo facilitar a integração entre as gestões, garantindo uma passagem de comando eficiente e planejada, visando a continuidade dos projetos e melhorias para a população.
“Após o resultado das eleições, estamos mais comprometidos do que nunca em trazer benefícios e bem-estar para a nossa comunidade”, declarou Gentil Neto.
Palestrantes reforçam a importância do diagnóstico precoce
A palestrante e embaixadora do projeto “É Sobre Viver”, Nayanna Ribeiro Galvão, com o Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual Plínio Túzzolo (Fotos: Belarmino Gomes)
Em um evento interno marcado pelo poder do storytelling (contação de histórias), o Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) reuniu colaboradores para uma ação especial do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
A psicóloga Chrystiane Vasconcelos (HSE-HSLZ) com a técnica de enfermagem e palestrante convidada Daiana Muniz
O evento teve como ponto alto os depoimentos de três mulheres que enfrentaram e venceram a doença: A veterinária Nayanna Galvão, a esteticista Girlene Sousa e a técnica em enfermagem Daiana Muniz. Agora embaixadoras do projeto “É Sobre Viver”, essas três ex-pacientes oncológicas compartilharam suas experiências de luta, resiliência e superação, lembrando a todos sobre a importância de se cuidar e do impacto do diagnóstico precoce, que é determinante para vencer a doença.
Histórias reais e lições de vida
Com relatos envolventes, Nayanna, Girlene e Daiana contaram como descobriram a doença, enfrentaram o tratamento e o que significou, para cada uma, a recuperação.
A senhora Maria da Natividade Moura Ribeiro, mãe da palestrante Nayanna Galvão, com o Ger. de Enfermagem do HSE – HSLZ Rafael Alves
Para Nayanna Galvão, o diagnóstico chegou de maneira inesperada em um exame anual de rotina sem nenhum sintoma, e ela relembra como o apoio familiar e a força interna foram cruciais para sua recuperação. “Eu tive muita fé e encontrei coragem e força no apoio incondicional da minha família, amigos e do meu noivo. Essa rede de apoio foi muito importante, mas acima de tudo manter a fé em Deus foi essencial para sair vitoriosa dessa luta”, conta.
A Dir. Médica do HSE-HSLZ, Dra. Sílvia Mochel, com a esteticista e palestrante convidada Girlene Sousa
Da mesma forma, as histórias de vida de Girlene Sousa e Daiana Muniz ressaltaram a importância de se manter confiante mesmo nos períodos mais difíceis dessa jornada. E para as três vencedoras do câncer de mama, o diagnóstico precoce foi fundamental para a cura.
Os depoimentos dessas atuais embaixadoras do projeto “É Sobre Viver” reforçaram que o exame anual de mamografia e a atenção aos sinais do corpo são medidas que salvam vidas. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, quando detectado em fases iniciais, o câncer de mama tem uma taxa de cura acima de 95%. No entanto, muitos diagnósticos ainda acontecem em estágios avançados, quando as opções de tratamento são limitadas e o prognóstico, mais desafiador.
Diretores, colaboradores e palestrantes convidadas para o evento Outubro Rosa no HSE-HSLZ
Transformando experiências em conscientização
Para os colaboradores do HSE-HSLZ, as histórias dessas três mulheres não apenas inspiram, mas também servem como um lembrete pessoal e profissional da importância de promover a saúde entre amigos, familiares e pacientes.
O projeto “É Sobre Viver” pretende não só incentivar o exame anual e o autocuidado, mas também fortalecer uma rede de apoio entre mulheres que enfrentam a doença. Ao compartilhar suas vivências, Nayanna, Girlene e Daiana transformaram a própria dor em empoderamento, um ato que reforça a esperança e a coragem de outras mulheres na mesma jornada.
Plínio Túzzolo, Dir. Geral do HSE – HSLZ reforçou a importância da conscientização coletiva e da multiplicação das informações na luta contra o câncer de mama
Para o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo nada melhor que exemplos reais para incentivar a conscientização: “Histórias como as dessas três mulheres vitoriosas são um testemunho da força humana e uma lembrança do quanto o cuidado preventivo é essencial para salvar vidas. E nossa mensagem para todos os colaboradores do HSE-HSLZ é clara, a de que fazer a mamografia anual é mais do que um exame – é um ato de amor próprio que pode salvar muitas vidas” declarou Tuzzolo.
A mercadoria foi apreendida no município de Guaraí, no Tocantins, e foi encaminhada para a Receita Federal naquele estado
Os produtos eletrônicos foram localizados no compartimento de bagagens de um ônibus Mbenz/Mpolo Paradiso
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 81 dispositivos eletrônicos para fumar e 10 aparelhos celulares transportados ilegalmente, no município de Guaraí/TO.
Em procedimento de fiscalização, no Km 332 da BR-153, por volta das 17 horas e 30 minutos, foi dada ordem de parada a um ônibus Mbenz/Mpolo Paradiso, conduzido por um homem de 28 anos, que tinha como origem São Paulo e destino final Maranhão. Durante inspeção no compartimento de bagagens, foi localizada uma caixa, despachada como encomenda, contendo 81 dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) e 10 aparelhos celulares. Desacompanhados de quaisquer documentos fiscais.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024, a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009 .
Diante da informações expostas, foram constatadas, a princípio, os delitos de contrabando, descaminho e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Os aparelhos foram recolhidos e encaminhados para a Unidade da Receita Federal na cidade de Palmas/TO para o devido desembaraço fiscal.
Fecomércio-MA realiza primeira pesquisa para o período e projeta que mais de 261 mil consumidores irão às compras
Do total de ludovicenses dispostos ao consumo no período, 58,8% afirmam que deverão gastar em lojas físicas da cidade
A Pesquisa de Intenção de Consumo para a Black Friday em São Luís, realizada de forma inédita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), mostra um cenário promissor para o comércio da capital. O estudo indica que 33% dos ludovicenses têm intenção de comprar durante o período, o que representa cerca de 261 mil consumidores.
Do total de ludovicenses dispostos ao consumo no período, 58,8% afirmam que deverão gastar em lojas físicas da cidade, 34% deverão optar pelo comércio on-line e 16,4% dos consumidores ainda não decidiram sobre o local de compra. Com isso, a Black Friday deve movimentar, aproximadamente, R$ 132,3 milhões em vendas, sendo R$ 77,8 milhões somente nas lojas físicas da cidade. Os valores financeiros superam outras datas tradicionais como o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças e reafirmam o forte apelo que a data tem junto ao público local.
O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, analisa a pesquisa com otimismo. “Esse levantamento reforça o potencial da Black Friday para o varejo e a importância de preparar o comércio para atrair esses consumidores. Para o empresariado, entender esses números vai muito além de apenas vender, é identificar o comportamento do cliente e adaptar ofertas e condições que ampliem o lucro. Os dados trazem uma base sólida para investir em estratégias comerciais que maximizem as vendas, aumentando a competitividade e o faturamento das empresas”, explica.
Perfil do consumidor
O perfil do consumidor com intenção de compra para o período deve ser formado por homens (34%), com destaque para o público na faixa etária de 21 a 35 anos (40%) e com nível superior (66%). Estes dados sugerem ao varejo que direcione esforços de marketing para atrair especialmente esse público.
A análise do comportamento de consumo para a Black Friday em São Luís revela que a preferência por itens como calçados (26,4%), roupas (22%) e eletrônicos (15,8%) reflete o desejo do consumidor em aproveitar a data para renovar o guarda-roupa e adquirir tecnologia a preços mais acessíveis.
Já no quesito pagamento, apesar da taxa Selic elevada, atualmente em 10,75%, o que impacta diretamente os juros cobrados por bancos e instituições financeiras, o cartão de crédito lidera (57,9%), seguido por débito ou dinheiro (37,4%) e Pix (12,1%), este último crescendo por sua agilidade e economia de taxas.
Além disso, os ludovicenses mostram uma disposição significativa para gastar. Aproximadamente 67,4% dos consumidores planejam comprar entre 1 e 2 produtos, com um valor médio de R$ 283 por item, resultando em um gasto total médio de R$ 506,44 por consumidor.
Em relação ao parcelamento, 63,2% dos consumidores planejam dividir suas compras, especialmente jovens de 21 a 35 anos (66,2%) com renda inferior a R$ 2.995 (81,9%). Com média de sete parcelas por compra, o resultado indica uma tendência de financiamento de médio prazo. Esses dados mostram que, mesmo em um cenário de alta na taxa de juros, o consumidor de São Luís prioriza as ofertas da Black Friday para aproveitar as melhores oportunidades, seja para comprar produtos necessários ao dia a dia (68,2%) ou para antecipar presentes de Natal (31,4%).
O levantamento da Fecomércio-MA destaca o papel da Black Friday como estratégia não apenas para queima de estoques, mas também para o fortalecimento da economia local, em que o consumidor busca qualidade e preço em um cenário de oportunidades planejadas.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 700 consumidores de São Luís, acima de 18 anos, entre 17 e 20 de outubro de 2024. A amostra representa um universo de 791.768 pessoas, segundo o Censo de 2022, e foi coletada em locais de grande fluxo na cidade. O erro amostral é de 3,2%, com 95% de confiança nos dados.
Fábio Gentil se consolidou como um dos políticos de maior projeção no Maranhão, com potencial para conquistar ainda mais espaço
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acumula sucessivas vitórias em eleições e consolidou-se como maior líder político da região leste do Maranhão, com projeção em todo o estado. Fortalecido e com reconhecida habilidade de articulação, ele prepara voo ainda mais alto e tem tudo para figurar entre os protagonistas no pleito de 2026, quando serão eleitos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da República.
Fábio Gentil despontou como grande promessa na política em meados da década de 90, quando conquistou o primeiro dos cinco mandatos de vereador que exerceu em Caxias, sua terra natal. Com visão aguçada e certa dose de ousadia, lançou-se candidato a prefeito do município, em 2016, e saiu vitorioso das urnas, de forma surpreendente, contrariando praticamente todas as previsões.
Já em 2018, Fábio Gentil reforçou ainda mais a sua imagem de político talentoso e vencedor ao atuar de forma decisiva na campanha que levou o seu saudoso pai e mentor, Zé Gentil, a conquistar novamente o mandato de deputado estadual, depois de mais de duas décadas, com a maior votação da história de Caxias e a quarta maior dentre os 42 eleitos naquela disputa.
Reeleito prefeito em 2020, com quase 80% dos votos, Fábio Gentil deu mais um grande salto. O resultado expressivo fez a classe política e toda a população maranhense voltarem os olhos para Caxias. Sem vaidade, Fábio Gentil viu tamanho destaque como motivação a mais para continuar trabalhando por melhorias para o município e sua gente. Dois anos depois, novo reconhecimento: a eleição de Amanda Gentil, filha primogênita de Fábio, a deputada federal, com mais de 108 mil votos, e a reeleição da deputada estadual Daniella, companheira de vida do prefeito e sua parceira de primeira hora, em todos os projetos.
Em seu mais recente desafio, Fábio Gentil obteve novo exito. Após definir como sucessor o jovem arquiteto e urbanista Gentil Neto, seu sobrinho, o prefeito fez valer a sua força e credibilidade entre os caxienses e comemorou mais um feito grandioso: a vitória que manterá Caxias no rumo do desenvolvimento. Fábio Gentil também teve papel fundamental em outros municípios, onde apoiou candidaturas vitoriosas, reforçando ainda mais o seu grupo político.
De revelação na política, Fábio Gentil consagrou-se como verdadeiro fenômeno e grande expoente, com lugar cativo entre os nomes de maior destaque no cenário local, com aprovação popular elevada, diálogo aberto com as principais lideranças e respeito até dos adversários.
Chevrolet Tracker que era dirigido pelo médico pegou fogo após capotar várias vezes no Campo de Peris
O médico Jesus Nilson Torres, que morreu na manhã dessa segunda-feira (28), no capotamento, seguido de incêndio do veículo Chevrolet Tracker que dirigia, pode ter dormido ao voltante e passado reto na primeira curva do Campo de Peris, após sair da Ilha São Luís. É o que aponta a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no registro da ocorrência trágica.
O acidente aconteceu após volta das 9h40, no km 26 da BR-135, na localidade Campo de Peris, município de Bacabeira, ocorreu um sinistro de trânsito do tipo saída de pista, seguido de capotamento e incêndio, que resultou na morte do condutor envolvido. A vítima foi o médico Jesus Nilson Torres.
O condutor dirigia sentido capital interior do estado, quando ao sair da Ilha de São Luís, na primeira curva, perdeu o controle do veículo e saiu do leito carroçável, vindo em seguida capotar por diversas vezes. Após encerrar o evento do capotamento, teve inicio o incêndio. Populares conseguiram retirar o condutor do veículo e colocá-lo a certa distância, sendo que a vítima já estava sem vida.
Sono
O fator determinante do sinistro de trânsito foi a reação tardia ou ineficiente do condutor, que pode ter sido provocado por sono ao volante, vez que o veículo, em alta velocidade, passou reto na curva e não apresentou marcas de frenagens.
A velocidade máxima regulamentada para o local é de 80 km/h.
O corpo foi removido ao hospital de Santa Rita para procedimentos junto a polícia judiciária e posteriormente ser levado ao IML de São Luís.
Confira mais fotos dos destroços do veículo que era conduzido pelo médico morto no acidente:
Comentários