Saúde Masculina em Pauta no Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ)

Conscientização de profissionais de saúde contou com palestra e relato inspirador de quem venceu o câncer de próstata

O urologista Dr. Antônio Minervino proferiu a palestra de conscientização do Saúde Masculina e Prevenção do Câncer de Próstata, Pênis e Testículo no Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ).

Em alusão à campanha Novembro Azul, o Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) realizou uma importante ação de conscientização sobre saúde masculina e prevenção do câncer de próstata. O evento contou com uma palestra do renomado urologista Dr. Antônio Sérgio Minervino e o relato emocionante de José Joacino Costa, aposentado que superou a doença. A iniciativa foi direcionada a profissionais de saúde que atuam na unidade, reforçando a necessidade de atenção redobrada com a saúde masculina.

Dr. Minervino destacou dados alarmantes sobre o câncer de próstata, ressaltando que é a quinta neoplasia mais comum do mundo em números de casos novos e vem a ser a causa mais comum de câncer em homens; com altíssima incidência no Maranhão e no Piauí.

O diretor-geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo ressaltou a importância da prevenção na saúde das equipes multidisciplinares de colaboradores do HSE – HSLZ

A palestra abordou desde os principais fatores de risco até os avanços no tratamento do câncer de próstata, passando por recomendações sobre exames regulares, como o toque retal e o PSA, essenciais para a detecção precoce. O urologista também destacou outra doença que é comum no país e cuja principal causa é a falta de higiene masculina adequada: O câncer de pênis, que pode levar à amputações e até a morte. E mais, o câncer de testículo, que muitas vezes se dá de forma silenciosa e indolor.

“Precisamos priorizar a saúde masculina, e nessa palestra abordamos não apenas questões ligadas ao câncer de próstata, de pênis e de testículo mas também fatores como controle da hipertensão e da diabetes. Destacamos a importância de uma alimentação saudável e o controle do peso como medidas preventivas importantes, e a higiene adequada das partes íntimas, que pode evitar o câncer de pênis. Mas é necessário também a visita periódica ao urologista para exames preventivos regulares” resumiu o Dr. Antônio Minervino.

O aposentado José Joacino Costa reforçou o slogan da campanha Novembro Azul de que “a prevenção é o caminho”. Ele deu o seu depoimento pessoal marcado pelo arrependimento de não ter dado a devida atenção à prevenção urológica devido a preconceitos, e acabou desenvolvimento um câncer de próstata que o levou a uma cirurgia e à radioterapia

“A saúde masculina precisa ser uma prioridade, e eventos como este são fundamentais para quebrar tabus e promover a conscientização dos profissionais que lidam diretamente com a saúde dos pacientes e que precisam antes de tudo, priorizar a sua própria saúde”, frisou o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo.

Para a Diretora Médica Dra. Sílvia Mochel as ações realizadas mensalmente, em diversas campanhas de prevenção, ajudam na conscientização de cada colaborador. “Promovemos várias ações, a exemplo do Outubro Rosa e agora Novembro Azul, e cada uma dessas ações é extremamente relevante para aumentar o cuidado com a saúde e a conscientização de nossos times multidisciplinares” ressaltou ela.

Nayanna Galvão, do projeto É Sobre Viver, também falou da importância da conscientização e pediu doações em prol do Instituto Antônio Bruno

Relato inspirador de vem venceu a doença após uma experiência de preconceito e descaso

Nada como o exemplo real para inspirar ainda mais as pessoas e mostrar o perigo do preconceito. Um dos momentos mais marcantes da ação foi o depoimento de José Joacino Costa, que estava acompanhado da esposa Enei Costa e compartilhou sua experiência na luta e vitória contra o câncer de próstata. O aposentado fez questão de compartilhar sua jornada de preconceito e descaso, que o levou a uma forma avançada de câncer de próstata.

O urologista e palestrante Dr. Antonio Minervino; a Dir. Médica do HSE – HSLZ, Dra. Sílvia Mochel; o Dir. Geral do HSE-HSLZ, Plínio Tuzzolo; o Ger. de Enfermagem, Rafael Alves; o aposentado José Joacino Costa e a esposa Enei Costa com Rebeca Cutrim (NEPE / HSE-HSLZ).

“Eu estava fazendo outra consulta médica para tratar uma hérnia, quando fui encaminhado a um urologista, pois reclamei que estava urinando muito a noite. Quando fiz o exame de toque retal o médico diagnosticou alguma alteração e me alertou que precisava ser acompanhado. Mas eu acabei adiando esse tratamento por puro preconceito e descaso. Mas minha esposa notou alguns sintomas e me obrigou a voltar ao urologista meses depois. Aí já fui diagnosticado com um câncer mais avançado, e precisei fazer uma cirurgia robótica para retirada da próstata. Fiz o tratamento completo incluindo a radioterapia e hoje levo uma vida saudável. Mas tenho muito arrependimento de não ter cuidado no início, como devia. Que o meu depoimento alerte outros homens a não terem preconceito e priorizarem sua saúde”, disse seu Joacino, que fez questão de destacar a importância do apoio médico e familiar ao longo do tratamento. Seu relato emocionou a plateia, reforçando o papel da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.

Evento alusivo à campanha Novembro Azul realizada no auditório do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ).

Essa ação no HSE-HSLZ integra uma série de iniciativas realizadas ao longo do ano para promover a saúde e o bem-estar dos funcionários. E reafirma o papel essencial das instituições de saúde na promoção de uma cultura de prevenção e cuidado.

Samba do Peixe comemora 9 anos com gravação de audiovisual

O “Samba do Peixe” foi Idealizado pelo saudoso Mestre Zé Pivó da Mangueira e atualmente é conduzido por seu sobrinho, Renato Guimarães

Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, a Rua Pedra do Sol, no bairro Caratatiua, em São Luís, será palco de uma celebração especial: o 9º aniversário do projeto cultural “Samba do Peixe”. Idealizado pelo saudoso Mestre Zé Pivó da Mangueira e atualmente conduzido por seu sobrinho, Renato Guimarães, o evento se consolidou como um marco de resistência do samba na cidade.
Realizado todas as segundas-feiras, o “Samba do Peixe” transformou-se em um ponto de encontro para amantes da música, atraindo um público diversificado e vibrante. Sob a liderança de Renato, músico, compositor e produtor cultural, o projeto mantém vivo o legado de seu fundador, promovendo um espaço de celebração e preservação do samba.

Ao longo de quase uma década, o “Samba do Peixe” tem oferecido uma programação rica, com rodas de samba que reúnem artistas locais e nacionais. A cada semana, talentos da música brasileira trazem suas vozes e instrumentos, fortalecendo a conexão entre tradição e cultura.

Para comemorar os nove anos de história, o projeto prepara um evento especial no Bar do Joka, com direito à gravação audiovisual e apresentações ao vivo de grandes artistas convidados. A festa promete ser uma noite inesquecível, celebrando não apenas o samba, mas também a união e a resistência cultural que o “Samba do Peixe” representa.

Renato Guimarães destaca a importância desse momento e convida a todos para participarem da comemoração, que ocorre no Dia Nacional do Samba. “Será uma noite de música, cultura e alegria, um tributo ao legado do Mestre Zé Pivó e à força do samba como elemento de união e celebração”, afirma.

A festa é uma oportunidade única para os amantes do gênero vivenciarem a magia do samba em uma data histórica. Prepare-se para uma noite de emoção, ritmo e conexão cultural. O “Samba do Peixe” segue, mais forte do que nunca, como um símbolo da música brasileira em São Luís.

Dia Nacional do Samba terá festa especial na próxima segunda

Dia Nacional do Samba será celebrado com festa no Lampiões, na Praça Antônio Lobo
Legenda: Produtor Anderson Melo é o realizador do evento

O Dia Nacional do Samba será comemorado em grande estilo em São Luís. O produtor cultural Anderson Mello, um apaixonado por esse gênero musical, bateu o martelo e está nos bastidores de um evento que vai abalar as estruturas do Lampiões Boteco e Petiscaria, localizado na Praça Antônio Lobo, no centro da capital maranhense. O ziriguidum será realizado na próxima segunda-feira (2), às 18h.

A celebração reunirá artistas veteranos e aqueles da nova safra de bambas. Foram escalados os cantores Luzian Filho, Marlon Reis, Benivaldo, João Lima, Manelito, Nicomedes, Alê Pretinho e Robert Trindade, para citar alguns.

O produtor Anderson Melo é o realizador do evento

Segundo Anderson Melo, a iniciativa é uma forma de não deixar a data passar em brancas nuvens, já que o samba tem diversos representantes no Maranhão, sendo exaltado por cantores e grupos do gênero. Ele explicou que o convite foi feita, principalmente, a artistas que participam de seus eventos realizados o ano inteiro.
“O Dia Nacional do Samba é uma data que não pode passar sem a nossa reverência. Afinal, é significativa a importância do samba para a cultura brasileira. Além de fazer parte da identidade do povo brasileiro, o samba é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. No Maranhão, não é diferente, pois aqui ele pede passagem o ano inteiro”, frisa Anderson Melo, informando que a festa tem o apoio do deputado estadual Pará Figueiredo e do vereador Octávio Soeiro.

Deputado Wellington solicita a Equatorial melhoria da energia em Vila Nova dos Martírios

Wellington e o vereador Ricardo Matos, do município de Vila Nova dos Martírios, dialogaram com o diretor da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares, em busca de solução para o problema

O deputado estadual Wellington do Curso se reuniu, nessa sexta-feira (29), com o diretor da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares, para tratar de demandas que recebeu em seu gabinete. Entre as demandas, está a falha na concessão de energia elétrica no município de Vila Nova dos Martírios, demanda apresentada pelo vereador Ricardo Matos, mais conhecido Ricardo Socorrão, , que realizou uma visitar ao parlamentar.

Na ocasião, Wellington apresentou as pautas e contou com o compromisso do diretor da Equatorial em resolver as questões.

Wellington do Curso com o vereador Ricardo Matos e o diretor da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares, durante a reunião na sede da distribuidora de energia

“Recebemos hoje no gabinete o vereador Ricardo Socorrão, de Vila Nova dos Martírios, para tratar das demandas da população. Uma das principais questões foi a falta de energia em horários de pico. Fomos prontamente à diretoria da Equatorial, onde José Jorge nos recebeu muito bem e já entrou em contato com o superintendente da região, que se comprometeu a resolver o problema”, disse Wellington.

Assista ao vídeo:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima