Mais uma conquista para a Universidade Ceuma

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ceuma de São Luís e Imperatriz conquistaram pódio na 4ª edição do Prêmio TCC

Na 4ª edição do Prêmio TCC, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA), os talentos da Universidade Ceuma brilharam mais uma vez! Dos 15 trabalhos inscritos este ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo de São Luís conquistou o 2º lugar com o TCC de José Aquiles Sousa Andrade e Israel Bruno Guimarães da Silva, enquanto o curso de Imperatriz garantiu o 3º lugar com o projeto de Arthur Rocha Rodrigues.

Com essas vitórias, os cursos acumulam oito premiações em 12 possíveis, consolidando a excelência e a dedicação da instituição ao ensino de qualidade!

O prêmio valoriza os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2023.2 e 2024.1, destacando a criatividade e a competência dos alunos em projetos inovadores.

A Universidade Ceuma manifestou máximo orgulho dos seus alunos e professores, que demonstram, mais uma vez, todo o talento e comprometimento, que são marcas da instituição.

Deputado Wellington denuncia descaso e solicita transferência urgente de bebê de 9 dias para hospital em São Luís

Na manhã deste sábado (14), o deputado estadual Wellington do Curso denunciou publicamente a situação crítica enfrentada por um recém-nascido de apenas nove dias de vida. O bebê, identificado como Endrick, está internado no Hospital Tomaz Martins, em Santa Inês, e necessita com urgência de transferência para o Hospital Juvêncio Matos, em São Luís, para realização de uma cirurgia de emergência.

Em suas redes sociais, o parlamentar destacou o pedido desesperado feito pela mãe da criança e a falta de suporte do governo estadual.

“Acabei de receber o pedido desesperado da mãe do Endrick, que precisa ser transferido com urgência para o Hospital Juvêncio Matos para uma cirurgia de emergência. O pior? Disseram que o helicóptero do estado não estava disponível! O bebê está em Santa Inês, em uma situação crítica, e a mãe está sendo deixada à mercê da ineficiência e descaso. Já acionamos a Secretaria de Saúde e o Governador para resolver essa situação absurda! A saúde não pode esperar, e vidas não podem ser tratadas como números. Isso é inaceitável!”, disse Wellington.

O parlamentar afirmou que acionou diretamente a Secretaria Estadual de Saúde e o Governador Carlos Brandão para garantir o atendimento necessário à criança.

HU-UFMA atingiu 200 captações de córneas para transplante só em 2024

É o maior número obtido em quase duas décadas realizando o procedimento

A conquista chega em um mês importante para a causa. Dia 13 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Córneas.

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) é o único hospital público transplantador do Maranhão e em 2024 teve um marco histórico alcançando 200 captações de córneas para transplante. O maior número obtido em quase duas décadas realizando o procedimento. Conquista que chega em um mês importante para a causa, pois na data de hoje, 13, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Córneas.

O maior número registrado anteriormente foi em 2023 com 127 captações. Em 2005, ano que iniciou as atividades, foram apenas 12. A quantidade significativa identificada atualmente é fruto do empenho das equipes envolvidas, tanto para o aprimoramento da atuação, quanto para a conscientização do tema junto à sociedade.

A chefe da Unidade de Transplantes do HU-UFMA, Priscila Monteiro, explica que houve um forte investimento na capacitação da equipe do Banco de Olhos, de modo que os profissionais consigam realizar abordagens bem-sucedidas. Durante o ano de 2024, o HU-UFMA também capacitou as equipes da Central Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos, no que se refere à triagem, validação de doadores de tecidos oculares e captação de córneas.

“Essas capacitações para outras equipes fazem com que haja mais profissionais habilitados para a atuação na cidade de São Luís, resultando também em um maior número de notificações de possíveis doadores para o Banco de Olhos”, afirmou Priscila. Ela acrescenta ainda que “outro fator de grande contribuição é a atuação da Central Estadual de Transplantes no que se refere à disseminação de informações sobre doações para a população em geral, garantindo ao cidadão a possibilidade de ser um doador de córneas”. 

Até o mês de novembro, já foram realizados 358 transplantes de córneas no HU-UFMA. A gestora esclarece que cada doador pode doar até duas córneas, entretanto, há situações em que apenas uma córnea é captada, pois isso depende da avaliação do estado do órgão (olho) no momento da captação.

 Banco de Olhos do HU-UFMA é referência

O Banco de Olhos do HU-UFMA é o único do estado do Maranhão. Possui uma estrutura com equipamentos para a realização de todo o processamento, preservação, avaliação e acondicionamento do tecido ocular, o que inclui câmara de fluxo laminar, microscópio e refrigeradores. “Ele também recebe tecidos de outros estados para armazenamento, e dispensa tecidos oculares para todos os centros transplantadores, inclusive no interior do estado do Maranhão”, complementa.   

A equipe trabalha 24h todos os dias da semana, realizando busca ativa na instituição e em outras também, na busca de óbitos com coração parado e que tenham critério para se tornarem doadores. As visitas ocorrem principalmente em Unidades de Pronto- atendimento -UPAS; Instituto Médico Legal- IML, Serviço de Verificação de Óbito- SVO.  “Também estamos abertos às notificações feitas por outros hospitais e suas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante -CIHDOTT”.

Evento

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Córneas, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, participou de evento da Secretaria de Estado da Saúde, no Palácio Henrique de La Rocque, nesta sexta-feira, 13. Na ocasião, participou da mesa de abertura do evento.

“Momento oportuno para enfatizarmos a importância da doação de órgãos e tecidos. Um gesto simples, carregado de significados, pois representa a esperança para muitas vidas. É com o coração cheio de gratidão que reconhecemos a generosidade das famílias que escolheram dizer sim à doação, pois graças a essa atitude alcançamos um número tão expressivo de captações”, finaliza a superintendente.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

STF determina afastamento de irmão do governador do Maranhão de cargo de secretário de Estado

O ministro Alexandre de Moraes entendeu que a nomeação era uma tentativa de burlar a decisão que o afastou de cargo na Assembleia Legislativa

Marcus Brandão foi mais uma vez penalizado por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata da nomeação de Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador do Maranhão, Carlos Brandão, para o cargo de secretário extraordinário de Assuntos Legislativos do estado. A decisão liminar, na Reclamação (Rcl) 69486, veda sua nomeação para qualquer cargo público nos três Poderes do estado.

No dia 11/12, Marcus Brandão foi afastado do cargo de diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa por decisão do ministro Alexandre de Moraes, que identificou a prática de nepotismo cruzado, troca de favores entre autoridades para nomear parentes em órgãos que não estão sob sua influência direta. No caso, a suspeita é de que parentes do governador tenham sido nomeados para cargos no Legislativo estadual, enquanto parentes de parlamentares seriam nomeados para cargos no Executivo.

Em exame preliminar do caso, o ministro considera que o governador, ao nomear o irmão para um cargo que faz articulações entre o Executivo e o Legislativo, teve a pretensão de manter a prática do favorecimento e do nepotismo cruzado, deixando de observar os princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público.

A Rcl 69486 foi apresentada pelo partido Solidariedade, que pediu o reconhecimento do nepotismo cruzado entre o Legislativo e o Executivo estadual do Maranhão e a nulidade de todas as nomeações e contratações dos parentes do governador indicadas na reclamação.

Leia a íntegra da decisão.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima