Residência de Cirurgia Vascular e Endovascular do HU-UFMA completa 10 anos de contribuições para a saúde e o ensino

É a primeira e única residência médica dessa área no estado

A Residência de Cirurgia Vascular e Endovascular do HU-UFMA, primeira e única no Maranhão

São Luís (MA)- Ao longo dos anos, muitas são as conquistas alcançadas no ensino e na saúde que envolvem as diferentes áreas do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh).A instituição tem em seu DNA esses dois pilares, que juntos impactam diretamente na vida de milhares de pessoas que buscam pelo Sistema Único de Saúde-SUS.

Contribuindo diretamente para isso, a Residência de Cirurgia Vascular e Endovascular do HU-UFMA, primeira e única no Maranhão nessa área, só tem motivos para celebrar.  Atingiu recentemente 10 anos de atuação, formando até o momento, 10 cirurgiões preparados e capacitados para ofertar a melhor assistência à população.

Resgate histórico

Desde 2014, ano de aprovação desta Residência pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), é ofertada anualmente uma vaga para o período de dois anos na área de cirurgia vascular. Após esse período, o residente está apto a realizar uma nova prova para mais um ano de residência endovascular. O projeto foi de iniciativa do responsável técnico e chefe do Serviço, Sebastião Brito, que juntamente com mais 11 cirurgiões vasculares, atuam como staffs da residência.

“Após aprovação do meu projeto, o outro desafio foi conseguir fazer a prova.  Eu me lembro que, no começo, poucos se inscreveram, e quem passou foi a Juliana Costa, que foi a nossa primeira residente e hoje é staff no HU-UFMA. É um orgulho saber que todos que se formaram aqui atuam na área”, afirmou Sebastião.

Vanisse Portela Ramos, chefe da Unidade do Sistema Cardiorrespiratório e supervisora da cirurgia vascular, rememorou que tudo começou em 1980, quando Natalino Salgado Filho, institucionalizou no HU-UFMA a primeira residência médica do Maranhão. “A partir disso, vários chefes de serviço foram idealizando e buscando a formação de médicos em diversas especialidades, que até então, saíam para os grandes centros, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro”, enfatizou.

Formação completa digna de um grande centro

“É prazeroso ver que, até então, 10 residentes já foram entregues à sociedade com esse selo que a gente carrega com muito orgulho do hospital universitário. E contribuindo para um estado que sabemos que tem muitas dificuldades, muitos indicadores ruins. Os residentes têm hoje a possibilidade de estudar cirurgias de pequeno, médio e grande porte”, frisou Vanisse.

 Os especialistas destacaram que os residentes fazem cirurgias de varizes; cirurgias renais, com construção de fístula; cirurgias de aorta; de carótida. Cuidam de crianças até idosos com doenças arteriais e pé diabético. Perpassam por todo o hospital, atuando nos ambulatórios, centros cirúrgicos, Laboratório de Hemodinâmica, leitos das enfermarias, salas de exame de ultrassom com dopller.

 “A vantagem é justamente a possibilidade de uma formação completa e fazendo no próprio estado, que é mais interessante, porque na nossa época éramos obrigados a ir para um outro estado, um outro grande centro, pois aqui não tinha. Ver que isso está institucionalizado, se fortalecendo a cada ano, é uma grande conquista”, pontuou Sebastião.

A realidade mudou, atualmente, muitos querem ficar por aqui ou mesmo vir de outros estados. Exemplo disso é o residente Gabriel Sandrin, R2 de vascular, que estava no Rio de Janeiro e optou por cursar a residência em São Luís, no HU-UFMA.   

Os 10 anos de atuação da Residência de Cirurgia Vascular e Endovascular do HU-UFMA foram comemorados com um jantar, prestigiados por gestores e outros profissionais do HU-UFMA

“Eu tive a possibilidade de escolher, como a prova é unificada, cheguei até ter notas para passar na federal de Minas Gerais, do Paraná, de Brasília, mas eu não tive dúvida em relação ao serviço que eu queria voltar. Por dois motivos: primeiro porque eu e minha família somos daqui, mas também porque sabia que o serviço era muito completo. Eu sabia que no HU conseguimos ver as várias frentes da cirurgia vascular. Já conhecia os staffs da época que era acadêmico, por isso sabia que a formação era muito completa”, comentou Gabriel.

Atualização constante

Toda sexta-feira são realizadas aulas de sessão clínica de atualização. Elas são ministradas pelos próprios residentes, pelos staffs do serviço e por outros vasculares do estado, que também compartilham conhecimento. Elas acontecem presencialmente na Unidade Presidente Dutra.

O Serviço conta ainda com uma Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular- Lavasc. Grupo de estudantes que desenvolvem diferentes trabalhos com base no que é vivenciado no HU-UFMA. São, inclusive, tricampeões na Olimpíada de Sutura da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC).

Celebração pelos 10 anos de atuação

“A perspectiva para o futuro da residência é justamente a perpetuação do conhecimento na área de atuação da cirurgia vascular. Porque ela só cresce. E a cada dia aparecem tecnologias novas e essas tecnologias vão sempre sendo incorporados aqui”, evidenciou Sebastião.  “Tudo isso, para melhor assistir de forma humanizada uma população que tanto precisa”, completou Vanisse.

Como forma de comemorar os 10 anos, foi realizado um jantar com participação de residentes e staffs, entre eles, o supervisor da Endovascular, Kelston Felice. Foi um momento ímpar de resgate histórico, parabenizações e desejos da continuação da rica história da saúde no Maranhão. Esteve presente também no jantar, Natalino Salgado Filho (atual assessor institucional da UFMA, ex-reitor de três gestões da UFMA e ex-diretor do HU-UFMA), que faz parte dessa conquista. 

Ensino que vai além da técnica

O residente Gabriel se orgulha da escolha que fez e segue inspirado por aqueles que todos os dias estão dispostos a ensinar e compartilhar o que sabem para essa nova geração. “O exemplo arrasta. Aprendemos o que os nossos staffs ensinam tecnicamente e teoricamente, mas nada melhor do que olhar eles em ação. A gente consegue absorver muito mais do que eles imaginam”, finalizou.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013.  Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Deputado Wellington cobra do Governo o reajuste dos professores e cumprimento da Lei do Piso

Wellington do Curso, que integra a oposição, destacou seu compromisso com os educadores

O deputado estadual Wellington do Curso reforçou, na tarde deste domingo (26), a cobrança ao Governo do Estado pelo pagamento do reajuste de 6,27% aos professores, conforme determina a Lei do Piso Salarial e a Lei Estadual nº 9.860/13. Apesar da liberação dos contracheques, o reajuste não foi aplicado, frustrando as expectativas da categoria.

Sobre o assunto, Wellington, que integra a oposição, destacou seu compromisso com os educadores e a fiscalização da aplicação dos recursos do FUNDEB e do rateio dos precatórios do FUNDEF, além de cobrar o reajuste em cumprimento a lei do Piso.

“Encaminhei ofício ao Governador cobrando o pagamento integral para professores da ativa, aposentados e pensionistas, mas até agora o silêncio permanece. A desvalorização dos professores é um desrespeito ao direito garantido por lei. O Maranhão precisa priorizar a educação pública. Seguirei ao lado dos professores nesta luta por respeito e reconhecimento. A educação pública do Maranhão não pode mais ser negligenciada”, disse o professor e deputado Wellington.

Abaixo, a mensagem do deputado Wellington do Curso:

Atenção, vendedores ambulantes: Equatorial Maranhão informa sobre ligações provisórias no período carnavalesco

Solicitação deve ser feita nas agências de atendimento, pelo menos 5 dias antes da data da ligação

A folia de Carnaval é marcada por intensa alegria, mas também requer cuidados

Com a proximidade do Carnaval, as festas se espalham por todos os cantos do estado. Blocos carnavalescos são organizados nos circuitos oficiais, por brincantes tradicionais ou mesmo grupo de amigos nas ruas das cidades. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão chama a atenção para a prevenção de acidentes com eletricidade e alerta para a necessidade de solicitar a ligação provisória.

Ligações provisórias

Para os vendedores ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, chama atenção para que ninguém realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. “Apenas profissionais habilitados e autorizados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de levar energia elétrica para o seu evento ou ponto de venda, solicite uma ligação provisória de energia”, ressaltou o Executivo. Essa solicitação deve ser feita em um ponto presencial de atendimento da Distribuidora, no mínimo 5 dias antes da data que deseja a ligação, e o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar, de acordo com a quantidade e tipo de equipamento que será utilizado, além de apresentar os documentos, endereço completo e aguardar o prazo.

Atenção com as instalações internas das bancas, carrinhos de lanches e bebidas. Emendas nos fios, gambiarras e tomadas sobrecarregadas podem causar curtos-circuitos e levar a grandes incêndios.

Jamais faça interferências na rede elétrica

A Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos das intervenções da rede elétrica ou ligações clandestinas, que são práticas ilegais de furto de energia elétrica. Além de ser crime previsto na legislação brasileira, essas ligações prejudicam o fornecimento de energia e colocam a vida de pessoas e animais em risco, podendo causar acidentes fatais.

A Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes

Outras orientações

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, é necessário alertar as pessoas ao redor sobre o risco e ligar imediatamente para a Central de atendimento da Equatorial Maranhão (116) e, em caso de vítimas, para o Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193). Nunca toque ou se aproxime de cabos e fios partidos ou ao solo. Para a diversão ser completa, a brincadeira deve ser com segurança.

Atendimento

Durante os dias de festas, a Distribuidora estará com um plano operacional em ação para conduzir os atendimentos de forma ágil, em caso de eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica, sobretudo nos locais dos eventos.

Além disso, o atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h, todos os dias, pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br. Caso necessitem, os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

“O Maranhão vai avançar”, diz deputado Wellington ao apoiar Lahesio Bonfim em evento de pré-candidatura ao Governo

O deputado estadual Wellington do Curso reafirmou o seu apoio a Lahesio Bonfim na disputa pela sucessão estadual

O deputado estadual Wellington participou, neste sábado (25), de um evento em Marajá do Sena, a 360 km de São Luís, onde declarou seu apoio à pré-candidatura do médico Lahesio Bonfim ao Governo do Maranhão. O encontro reuniu lideranças políticas, populares e apoiadores, marcando um momento importante para o cenário político do estado.

Ao se pronunciar, Wellington destacou a importância de um novo momento para o Maranhão, com mais oportunidades, desenvolvimento econômico e social, geração de emprego e renda, além de prioridade na saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Esse é o início de um novo momento para o Maranhão, renovamos nossas esperanças, com atitude, trabalho, compromisso e cuidado com a população, buscando resultados que efetivamente melhorem a vida dos maranhenses. É hora de virar a página, com um governo que valorize seu povo e tenha coragem de enfrentar os desafios. Agradeço a confiança, meu irmão Lahesio Bonfim! Conte comigo para construir um Maranhão que avance e traga dignidade ao nosso povo. O Maranhão vai avançar! Que Deus nos abençoe!”, afirmou.

Lahesio Bonfim, por sua vez, agradeceu o apoio e destacou sua motivação em liderar um projeto que mude a realidade do Maranhão.

“O Maranhão precisa de uma gestão que priorize as pessoas, que invista em saúde, educação e infraestrutura, e que combata as desigualdades sociais. Estou aqui porque acredito que podemos fazer diferente e fazer melhor. Agradeço ao deputado Wellington por somar forças a esse projeto. Juntos, vamos trabalhar incansavelmente para que o nosso povo tenha orgulho do Maranhão e veja as mudanças que tanto espera”, declarou o pré-candidato a governo, Lahesio Bonfim.

O evento reafirmou o compromisso de transformar o estado, mobilizando cidadãos e líderes políticos em torno de um projeto que promete colocar o Maranhão em um novo patamar de desenvolvimento econômico, social e qualidade de vida.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima