Deputado Wellington cobra fim da cláusula de barreira, nomeação de subjudices, remanescentes e novos concursos

Wellington reafirmou o seu compromisso em sempre defender melhorias para o fortalecimento da segurança pública no Maranhão

O deputado estadual Wellington participou, nesta quinta-feira (6), da aula inaugural dos novos policiais militares do Maranhão. Durante o evento, que contou com a presença do governador, o parlamentar aproveitou para reforçar a necessidade de nomeação dos candidatos subjudices, remanescentes cobrando diretamente do chefe do Executivo a resolução do impasse. Além disso, destacou a urgência do fim da cláusula de barreira, de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros, Poliviais militar e covil e a nomeação dos delegados aprovados no último certame da Polícia, alertando para a defasagem no efetivo da segurança pública do estado.

Na ocasião, Wellington reafirmou o seu compromisso em sempre defender melhorias para o fortalecimento da segurança pública no Maranhão.

“Essa é uma luta nossa antiga. Aproveito a presença do governador e reforço a solicitação pelo fim da cláusula de barreira e a imediata nomeação dos candidatos subjudice, que aguardam para ingressar na polícia. Esses profissionais passaram por todas as etapas do concurso e estão prontos para servir à população. Também ressaltei a necessidade de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros, PM e Polícia Civil, que sofre com um efetivo reduzido, e a nomeação dos delegados já aprovados, fundamentais para o fortalecimento da segurança pública no Maranhão. Além disso, seguimos na luta pela aprovação do nosso Projeto de Lei 161/22, que propõe o fim da cláusula de barreira nos concursos públicos estaduais, garantindo mais justiça no acesso aos cargos públicos”, afirmou Wellington.

Iracema Vale afirma que base governista continua forte na Assembleia Legislativa

Afirmação da presidente do Parlamento Estadual foi dada na manhã desta quinta-feira (6), em entrevista ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante

Iracema Vale falou, também, sobre a programação que marcará os 190 anos da Assembleia Legislativa

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou que a base de apoio ao governador Carlos Brandão (PSB) no Parlamento Estadual continua forte, mesmo com a formação de novos blocos na Casa. A declaração da deputada foi dada na manhã desta quinta-feira (6), em entrevista ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante.

“Essa organização dos blocos faz parte do bom andamento dos trabalhos legislativos. São eles que indicam vagas para as comissões, então é mais uma questão de organização mesmo”, disse a chefe do Legislativo maranhense, ao pontuar que os maiores blocos da Casa continuam apoiando o governo Brandão.

Ainda durante a entrevista, conduzida pelos jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca, Iracema Vale afirmou que a formação dos novos blocos parlamentares contribui diretamente para o bom andamento dos trabalhos no Legislativo. “É bom porque, aquecendo os debates, há uma participação maior. Não vejo nada de ruim. A base do governo, para que o trabalho na Casa ande com mais celeridade, está bastante sólida. Então, estamos em uma expectativa muito boa de trabalho”, afirmou.

Sobre a eleição para a presidência da Mesa Diretora da Assembleia, que foi questionada na Justiça pelo partido Solidariedade, Iracema Vale afirmou que recentemente foram publicados dois pareceres – um da Advocacia-Geral da União (AGU) e outro da Procuradoria-Geral da República (PGR) – que se manifestaram favoráveis ao resultado do escrutínio do dia 13 de novembro do ano passado, que deu vitória para a atual presidente após o pleito ser decidido pelo critério de mais idade.

“Essas ações que foram ingressadas (na Justiça), essa específica do Solidariedade, ao meu ver, é uma questão de induzir o Judiciário ao erro porque questiona um quesito que está no Regimento Interno da Casa há mais de 20 anos, da qual o próprio questionador já passou por essa experiência, já foi presidente da Casa duas vezes e, se quisesse, poderia ter sugerido para a Casa mudanças, mas não o fez. Quer dizer que foi questionado agora, neste momento, porque alguém se sentiu prejudicado?”, questionou Iracema.

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, durante a conversa com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca

“Esses dois pareceres vieram para legitimar o processo que houve na Casa e fortalecer o Regimento Interno da Casa quando diz que esse é um assunto interna corporis e a Assembleia tem autonomia para dizer os critérios de desempate dos seus processos eleitorais”, completou a deputada.

A presidente do Parlamento também comentou sobre a vaga para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), que cabe à Assembleia fazer a indicação. “Foi feito um pedido para que a Casa fizesse alguns procedimentos, fizemos as alterações, encaminhamos ao Supremo. Estamos aguardando há um ano a decisão do ministro que está com o processo”, disse.

Aluisio Mendes sai em defesa de Iracema Vale em discurso na Câmara Federal

Aluísio Mendes destacou qualidades de Iracema Vale que a ajudaram a chegar ao comando do Legislativo maranhense

O deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos), em discurso na tribuna da Câmara, saiu em defesa da reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele parabenizou a peesedebista por ter assumido o seu segundo mandato à frente da Casa, após vitória pelo critério de mais idade.

Aluisio Mendes relatou que a constitucionalidade do critério, previsto há mais de 20 anos no Regimento Interno da Alema, virou alvo de contestação na justiça em ação movida pelo partido Solidariedade. E também afirmou ter em mãos os pareceres a favor da eleição de Iracema Vale, emitidos pela Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria Geral da República (PGR) que atestam a legalidade do pleito.

Clique aqui e assista ao discurso do deputado federal Aluísio Mendes.

“Temos certeza que a ministra Càrmen Lúcia, relatora do processo, muito em breve, irá consolidar e confirmar essas duas decisões, da AGU e do Ministério Público Federal”, disse.

Por fim, o parlamentar destacou qualidades de Iracema Vale que a ajudaram a chegar ao comando do Legislativo maranhense. “Uma mulher firme, determinada e que tem qualidades muito difíceis na política hoje, que são integridade, caráter, capacidade de trabalho e lealdade”, destacou.

Oportunidade na Fribal: Programa Jovem Aprendiz 2025 Abre Portas para o Futuro

Para os jovens que sonham em entrar no mercado de trabalho e trilhar uma carreira promissora, a inscrição no Programa Jovem Aprendiz 2025 da Fribal é uma excelente oportunidade.

Mais do que um programa de capacitação, é uma oportunidade de crescimento e aprendizado, em uma das empresas mais respeitadas da região.

Com as inscrições abertas até essa sexta – feira (07.02), a iniciativa se consolida como uma chave para abrir as portas do mercado de trabalho, para jovens com idade entre 18 a 23 anos, que sonham em construir uma carreira sólida no setor varejista.

Podem participar candidatos com o ensino médio completo, documentação atualizada, e sem registro na carteira de trabalho, com disponibilidade de 4 horas diárias.

Quem for selecionado vai atuar em diversas áreas das lojas, tais como conveniência, hortifrúti, açougue, padaria, além de ajudar no atendimento aos clientes, garantindo uma melhor experiência de compra para todos.

A Importância do Primeiro Passo no Mercado de Trabalho

Em um contexto econômico onde jovens enfrentam dificuldades de inserção no mercado, programas como o da Fribal são essenciais para garantir uma experiência profissional valiosa.

Mais do que apenas um emprego temporário, o programa oferece formação prática aliada ao desenvolvimento de habilidades que não se encontram nos bancos escolares. Segundo especialistas em recursos humanos, essa combinação de aprendizado prático e teórico é vital para moldar futuros profissionais qualificados e de sucesso.

Além disso, o programa pode ser uma oportunidade real de efetivação. No Grupo Fribal, muitos dos jovens aprendizes que se destacaram em edições anteriores passaram a integrar o quadro fixo da empresa, assumindo posições de destaque ao longo do tempo. O programa vai além da preparação para o primeiro emprego; ele é, de fato, um caminho para o crescimento dentro da própria companhia.

Os jovens selecionados terão acesso a uma série de benefícios: Aprendizado Prático em Ambiente Profissional; os participantes serão expostos às rotinas de trabalho de uma empresa líder no setor de alimentos e varejo, o que agrega uma experiência real ao currículo. Desenvolvimento de Habilidades e Competências, além da possibilidade de efetivação na empresa ao final do programa.

Além disso, a Fribal está incentivando que filhos e parentes de funcionários se inscrevam, oferecendo um campo específico para que a indicação (nome) do seu familiar seja informada durante o processo de inscrição. Essa medida reforça o compromisso da empresa com o fortalecimento das relações internas e a promoção de oportunidades entre os colaboradores e seus familiares.

Como Participar: Últimos Dias para Inscrição

Para quem está interessado, o processo de inscrição é simples e rápido, mas vai somente até essa sexta – feira (07.02). Basta acessar o site oficial da empresa, preencher o formulário e aguardar as etapas de seleção: atracaodetalentos.totvs.app/fribal/457/jovem-aprendiz-sao-luis

Com uma trajetória empresarial consolidada e atuação nos Estados do MA, CE e PI, a Fribal é reconhecida por seu ambiente inclusivo e pelo incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores.

“Acreditamos que os jovens de hoje são os líderes de amanhã. É por isso que esse programa não é apenas uma porta de entrada, mas um pilar importante da nossa estratégia de desenvolvimento de pessoas” declarou o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira.

Em discurso na Câmara, Hildo Rocha acusa Othelino Neto de cometer litigância de má-fé

Segundo Hildo Rocha, Othelino Neto teve plena intenção apenas de criar um clima de instabilidade dentro da Assembleia Legislativa

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) usou a tribuna da Câmara Federal, nesta quarta-feira (5), para exaltar a decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), que emitiram pareceres favoráveis à reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, o parlamentar afirmou que o deputado Othelino Neto e o seu partido, o Solidariedade, cometeram litigância de má-fé ao ajuizarem uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o critério de desempate por idade, que consagrou Iracema Vale reeleita para a função.

Segundo Hildo Rocha, Othelino Neto teve plena intenção apenas de criar um clima de instabilidade dentro da Assembleia Legislativa. “Ele já foi quatro vezes deputado estadual e duas vezes presidente da Casa. Por que então ele nunca alterou o regimento antes?”, questionou Rocha, acrescentando ainda que Othelino só o fez agora porque empatou com Iracema Vale e que o critério de desempate favorecia a atual presidente da Casa, que tem maior idade.

Clique aqui e confira o discurso do deputado federal Hildo Rocha.

Hildo Rocha lembrou que o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão está em vigor desde 1991, ou seja, há mais de 30 anos, valendo o mesmo critério de desempate em todas as eleições da Casa.

“E, agora, a AGU e a PGR deram seus pareceres considerando constitucional a forma realizada pela Alema, atestando que era exatamente o que deveria ter sido feito”, ressaltou Hildo Rocha.

Josimar de Maranhãozinho e a polêmica das emendas parlamentares: relação com Paulo Marinho Jr. e o caso das emendas comerciais

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho e o suplente Paulo Marinho Jr. mantém estreita relação política

Recentemente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) levantou graves acusações sobre a comercialização de emendas parlamentares por três deputados do PL (Partido Liberal): Josimar de Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE). Segundo a PGR, os parlamentares estavam no comando de uma organização criminosa que negociava recursos públicos destinados aos municípios por meio das emendas parlamentares. A denúncia, que foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que Josimar de Maranhãozinho estava na liderança deste esquema.

A denúncia da PGR e as provas encontradas pela Polícia Federal

De acordo com as investigações, a organização usava as emendas para fins pessoais e políticos, com a promessa de repasses de recursos em troca de pagamentos de propinas. Um dos episódios mais graves envolveu uma negociação de R$ 1,66 milhão em propina para que R$ 6,67 milhões de emendas fossem destinados à cidade de São José do Ribamar, no Maranhão. A Polícia Federal encontrou anotações, mensagens e áudios que comprovam o envolvimento dos parlamentares e revelam a ingerência de Josimar sobre as emendas dos colegas, além de provas de que ele controlava o repasse dos recursos e até cobrava por eles.

Esses documentos incluem mensagens onde Josimar de Maranhãozinho se preocupa com detalhes, como o nome de quem receberia os depósitos das vantagens obtidas com o esquema. A investigação revelou ainda que o grupo pressionou o prefeito de São José do Ribamar, que não cedeu à extorsão. Em uma das mensagens, Josimar interage com outros deputados do grupo, demonstrando a articulação para liberar verbas, com foco em áreas como a saúde.

Josimar de Maranhãozinho e sua conexão com Paulo Marinho Jr.

A situação de Josimar de Maranhãozinho é ainda mais delicada quando se observa sua relação com Paulo Marinho Jr., ex-candidato a prefeito de Caxias, no Maranhão. Josimar, que é uma figura influente no estado e tem grande poder político, foi um dos principais financiadores da campanha de Paulo Marinho Jr. nas eleições passadas. Ambos compartilham uma amizade de longa data e um vínculo político estreito, o que levanta suspeitas sobre possíveis envolvimentos políticos.

Embora a campanha de Paulo Marinho Jr. tenha sido derrotada, não se pode ignorar o papel de Josimar como financiador de campanhas no Maranhão, especialmente em um cenário de acusações de corrupção e uso de recursos públicos para interesses pessoais. O envolvimento de Josimar com a política local não se limita à sua própria base eleitoral, mas também influencia diretamente outras campanhas, como a de Paulo Marinho Jr.

Essa ligação entre os dois, aliada ao caso das emendas parlamentares e o financiamento de campanhas, levanta suspeitas dentro do Maranhão. Se, por um lado, Josimar figura como um “patrocinador” da política local, por outro, sua imagem pode ser manchada com as recentes denúncias que surgem sobre a comercialização de emendas.

O impacto político e as consequências para a região

O envolvimento de figuras políticas locais, como Paulo Marinho Jr., é um reflexo do panorama político do estado, que, infelizmente, parece ainda estar à mercê de práticas que minam a confiança da população nas instituições e na gestão pública.

O desdobramento do julgamento no STF e o andamento das investigações podem trazer mais detalhes sobre a atuação de Josimar e seus aliados, incluindo sua relação com políticos regionais, como Paulo Marinho Jr. Enquanto isso, a população do Maranhão e especialmente de Caxias observa atentamente, aguardando não apenas justiça para o caso, mas também uma mudança significativa na política do estado.

O futuro de políticos como Josimar e Paulo Marinho Jr. depende, agora, das decisões da Justiça e das reações da sociedade.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima