Brandão visita policial Jefferson Castelo Branco, que recebeu alta hospitalar após ser baleado

O governador Carlos Brandão visitou o policial Jefferson Castelo Branco, no Hospital Dr. Carlos Macieira, e destacou a prisão dos autores do atentado aí militar

O governador Carlos Brandão visitou, este domingo (9), o policial militar Jefferson Castelo Branco no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. O agente do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foi baleado em um atentado no último dia 3 de fevereiro, nas proximidades do Shopping da Ilha, e recebeu alta médica durante a visita do chefe do Executivo.

O governador esteve acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar, Pitágoras Nunes, do diretor-geral do Hospital Carlos Macieira, Edilson Medeiros, e da equipe médica responsável pelo tratamento. A esposa de Jefferson, Tayane Gois, também esteve presente no momento.

Nas redes sociais, o governador destacou o encontro e reforçou que os responsáveis pelo ataque já estão presos.

Carlos Brandão visitou o policial no leito acompanhado pelo comandante-geral da PM, coronel Pitágoras Nunes, e pelo diretor-geral do Hospital Carlos Macieira, Dr. Edilson Medeiros

“Visitei hoje o policial Jefferson Castelo Branco, que sofreu atentado próximo ao Shopping da Ilha e acabou de receber alta. Os envolvidos no ataque já estão todos presos. Estiveram comigo o comandante-geral da PM, Pitágoras Nunes, e o diretor-geral do Hospital Carlos Macieira, Dr. Edilson Medeiros, que acompanharam o caso de perto e deram total apoio à família nos últimos dias. Quero parabenizar também todos que auxiliaram no atendimento ao nosso PM. Que tenha uma boa recuperação”, ressaltou o governador.

Prisão dos suspeitos

As forças de segurança do Estado deram uma resposta rápida ao caso e, na quarta-feira (5), os dois homens suspeitos de tentar assassinar o policial militar foram presos em uma área de matagal no Sítio Santa Eulália, próximo à Via Expressa, em São Luís.

Um terceiro suspeito foi detido no bairro do Barreto por estar em posse da arma usada no crime.

O governador e a equipe médica que prestou total assistência ao policial militar vítima de atentado

Os detidos foram apresentados na Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) para a tomada das medidas cabíveis.

Bacabeira recebe Projeto Via Empreendedora e a 166ª Sala do Empreendedor do Sebrae

Iniciativas buscam fortalecer pequenos negócios e fomentar o desenvolvimento econômico da região ao longo das BRs 135 e 402

Representantes de diversas instituições participaram do evento, destacando a importância da colaboração para o desenvolvimento local.

O município de Bacabeira recebeu, nesta sexta-feira (7), duas iniciativas importantes promovidas pelo Sebrae: o lançamento do Projeto Via Empreendedora e a inauguração da 166ª Sala do Empreendedor do Maranhão. As iniciativas têm parceria do Governo do Estado e da prefeitura de Bacabeira. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições, como a Secretaria Estadual de Turismo, Senai, Senar, Sesi, Fiema, Vale, IFMA, Sicoob, Banco do Nordeste e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de vereadores e empresários locais.

A prefeita Naila Gonçalo enfatizou a relevância das iniciativas para o crescimento econômico de Bacabeira

Também presentes Celso Gonçalo, presidente do conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão; Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae; Naila Gonçalo, prefeita de Bacabeira; Milton  Gonçalo, prefeito de Santa Rita, além de uma comitiva de consultores e técnicos do Sebrae Maranhão. Durante a cerimônia também foram assinadas as propostas de adesão ao Programa Cidade Empreendedora e os Termos de parceria da Sala do Empreendedor pelos municípios de Bacabeira e Santa Rita.

Celso Gonçalo, presidente do CDE do Sebrae Maranhão, destaca a importância da colaboração entre o Sebrae, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Bacabeira para o desenvolvimento econômico

Projeto Via Empreendedora: impulso ao empreendedorismo local

O Projeto Via Empreendedora foi lançado com a proposta de levar soluções integradas para o fortalecimento dos pequenos negócios, com ações de capacitação, consultorias e ampliação de acesso ao mercado. O foco principal está em atender empreendedores ao longo das BRs 135 e 402, contemplando etapas como mapeamento de potencialidades locais, orientação estratégica e desenvolvimento de planos de negócios. Nessa primeira etapa, a estimativa é de que sejam atendidos cerca de cem empreendimentos que estão localizados nesses corredores  e ao final do projeto a meta é alcançar quinhentos negócios locais. 

Representantes de diversas instituições participaram do evento, destacando a importância da colaboração para o desenvolvimento local

“O Via Empreendedora irá atender de forma direta as necessidades dos empreendedores da região. O projeto visa proporcionar um atendimento realizado por uma equipe técnica multidisciplinar, viabilizando o acesso a mercados e canais de comercialização, além de promover a articulação de uma rede de cooperação público e privada. Essas ações irão criar condições para o desenvolvimento sustentável e para o crescimento competitivo dos negócios locais”, afirmou David Amorim, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis Munim.

A assinatura das propostas do Programa Cidade Empreendedora reforça o compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios

Inauguração da Sala do Empreendedor – O município também recebeu a 166ª Sala do Empreendedor no estado, como parte das ações do Programa Cidade Empreendedora. O espaço oferece serviços como formalização de empresas, capacitações, consultorias e orientações em gestão empresarial. No Maranhão, as Salas do Empreendedor já realizaram mais de 134 mil atendimentos, destacando-se como ferramentas estratégicas para o apoio aos pequenos negócios. 

David Amorim, gerente da UM do Sebrae em Lençóis Munim, enfatiza que o Projeto Via Empreendedora atenderá diretamente às necessidades dos empreendedores da região

A Sala do Empreendedor de Periz de Baixo está localizada no CRAS de Bacabeira, situado na Rua Cristo Rei, BR-135. “Parabenizamos o município de Bacabeira, representado pela prefeita Naila Gonçalo, por essa importante iniciativa em parceria com o Sebrae. Tenho certeza de que essa colaboração já está gerando resultados positivos e trará grandes avanços para os empreendedores da região, especialmente em Periz de Baixo, na BR-135. A Sala do Empreendedor será um espaço estratégico para transformar a relação entre os empreendedores locais e as oportunidades de crescimento. Aqui, eles terão o suporte necessário para superar desafios e impulsionar seus negócios”, ressaltou Celso Gonçalo.

Empreendedores locais expressaram entusiasmo com a chegada do Projeto Via Empreendedora e da Sala do Empreendedor

Avanços – A empreendedora Alaíne Moraes destacou o impacto das iniciativas no cotidiano dos pequenos negócios: “A inauguração da Sala do Empreendedor e a chegada do Projeto Via Empreendedora representam um marco para nós, empreendedores de Bacabeira. Agora, sabemos que teremos um espaço e uma equipe especializada para nos orientar e ajudar a buscar soluções para as nossas necessidades. Esse apoio será fundamental para enfrentarmos os desafios do dia a dia e para alavancarmos nossos negócios, principalmente em uma região tão estratégica como a BR-135”, disse. 

A prefeita Naila Gonçalo também ressaltou a importância das ações para o desenvolvimento local: “É um dia muito feliz para Bacabeira, pois recebemos dois grandes projetos. Com o Via Empreendedora e a Sala do Empreendedor, os empreendedores da região agora têm à disposição ferramentas e espaços que potencializam sua capacidade de transformar ideias em negócios de sucesso e para que cresçam”, concluiu a prefeita.

Maranhão tem 15 cidades em situação de emergência

Municípios afastados por desastres estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (7), a situação de emergência nas cidades maranhenses de Grajaú, castigada pelas chuvas, Formosa da Serra Negra, atingida por inundações, e São Bernardo, afetada pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), elevando para 15 o número de municípios do Maranhão em situação de emergência por terem sido afetadas por desastres.

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Maranhão tem 15 reconhecimentos vigentes, dos quais 14 por estiagem e um por colapso de edificações.

Saiba mais aqui.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima