Iracema Vale ressalta investimentos do governo do estado no município de Barreirinhas

Presidente da Assembleia Legislativa participou das celebrações de 87 anos de fundação da cidade que recebeu de presente obras de infraestrutura

Deputada Iracema Vale em agenda no município de Barreirinhas, ao lado do governador Carlos Brandão e do prefeito Vinícius Vale

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou das celebrações em comemoração aos 87 anos de fundação do município de Barreirinhas. O evento foi marcado por uma vasta programação iniciada no último domingo (23) e que se estende até sábado (29), data de aniversário da cidade.

Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito da cidade, Vinícius Vale, deputados estaduais e de outras autoridades, a parlamentar participou de entregas de obras de infraestrutura executadas pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Presidente da Assembleia em ato realizado pelo governo estadual em Barreirinhas, por ocasião do aniversário de 87 anos de fundação do município

“Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Vinícius Vale e da população de Barreirinhas, estamos vivendo dias de muitas conquistas. Entregamos obras e reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade. Ao lado do governador, o prefeito tem feito um grande trabalho para melhorar os indicadores, a saúde e a educação do município”, disse Iracema Vale que, na ocasião, foi agraciada com título de cidadã barreirinhense.

Na quinta-feira (27), foram inaugurados a nova sede do Corpo de Bombeiros e a ponte sobre o Rio Preguiças. Batizada de Chico Pedro, em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Francisco Pedro Monroe da Conceição, falecido em 2012, a estrutura tem um vão de 240 metros de extensão e 12 de largura e modernizará a cidade, facilitando o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dinamizando o turismo na região.

Inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros no município de Barreirinhas

“Barreirinhas é uma cidade estratégica para o Maranhão por causa dos Lençóis Maranhenses, que atraem muitos turistas nacionais e internacionais para o estado. Por isso, a cidade precisa estar equipada para atender a qualquer necessidade da região”, ressaltou Carlos Brandão.

Para o prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, a construção da ponte sobre o Rio Preguiças contempla um sonho antigo da população. “Essa ponte é um sonho sendo realizado, é um sonho da população há muitos anos e, graças à parceria com o governo do Maranhão, um governo municipalista, a gente finalmente está entregando nossa tão sonhada ponte”, afirmou Vinícius Vale.

População do município de Barreirinhas se mobilizou em grande número para o evento

Também foram entregues nove quilômetros de pavimentação asfáltica, melhorando a mobilidade urbana, dando mais segurança no tráfego de veículos e garantindo mais dignidade para os moradores. Os serviços contemplaram 15 vias do bairro Cidade Nova, incluindo as avenidas Principal, Missionária, São José, Brasil e Elizeu.

Na sexta (28), a festa teve continuidade com a entrega do Estádio Guaribão, no povoado Sobradinho; entrega de asfalto; inauguração do Espaço Dunas do Cuidar; bem como do laboratório municipal. A celebração continua no sábado (29), com entrega de três escolas, além de eventos cívicos, culturais e esportivos.

HU-UFMA celebra 25 anos do primeiro transplante de rim no Maranhão

Evento celebrou as mais de 800 vidas ressignificadas. Pacientes e especialistas se reuniram para registar esse marco histórico da medicina no estado

O médico Osmar Medina recebe certificado em homenagem aos seus bons serviços prestados na área de nefrologia

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta sexta-feira (28) uma programação especial em comemoração aos 25 anos do primeiro transplante renal no Maranhão. O evento celebrou esse marco histórico da medicina no estado e destacou a evolução dos transplantes renais na região.

O evento celebrou o marco histórico da medicina no estado e destacou a evolução dos transplantes renais na região.

O HU-UFMA foi pioneiro na realização de transplantes no Maranhão, iniciando os procedimentos em 2000 com doadores vivos e, em 2005, com doadores falecidos. Atualmente, o hospital já ultrapassou a marca de 800 transplantes renais realizados.

O assessor institucional da UFMA e então diretor-geral do HU-UFMA à época do primeiro transplante, Natalino Salgado Filho, representou os homenageados na solenidade

Clique aqui e assista ao vídeo.

Cláudio Muniz Neto, primeiro paciente transplantado em 18 de março de 2000, hoje com 74 anos, expressou sua gratidão e alegria pela nova chance de vida. “Sou muito grato e feliz por tudo o que essa equipe fez por mim. Minha vida mudou muito depois do transplante. Nasci de novo. O transplante foi o maior presente que eu poderia receber na vida”. Ele recebeu o rim de seu irmão, José Raimundo Ferreira Muniz, cuja coragem e generosidade foram essenciais para o sucesso do procedimento.

O renomado nefrologista José Osmar Medina, um dos homenageados, ministrou uma palestra especial sobre a história e os avanços dos transplantes renais no Brasil

O evento comemorativo ocorreu no auditório central da Unidade Presidente Dutra e reuniu gestores, profissionais de saúde, pacientes e convidados. A programação contou com a participação do renomado nefrologista José Osmar Medina, que ministrou uma palestra especial sobre a história e os avanços dos transplantes renais no Brasil.

Profissionais de saúde prestigiaram a solenidade promovida pelo HU-UFMA

O assessor institucional da UFMA e então diretor-geral do HU-UFMA à época do primeiro transplante, Natalino Salgado Filho, representou os homenageados na solenidade. Ele relembrou a implantação e estruturação da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNDO), fundamental para viabilizar os transplantes, e ressaltou a importância do trabalho coletivo de todos os envolvidos. “Conseguimos vencer! Todos nós somos vencedores! Isso só foi possível graças ao trabalho coletivo. Quando celebramos os 25 anos dos transplantes renais, celebramos também a arte e a vida. Esse feito não se resume a números ou estatísticas, mas a uma jornada de fé e dedicação, que atravessou anos e transformou vidas”.

Médico que íntegra o serviço de nefrologia do HU-UFMA é homenageado com certificado

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou que a concretização desse avanço só foi possível devido à luta dos profissionais e à conscientização da população. “Agradeço a todas as famílias que, em momentos difíceis, transformaram sua dor em um ato de amor por meio da doação. É por elas que estamos aqui. Minha gratidão também se estende a todos os profissionais que trabalham incansavelmente para garantir uma assistência de qualidade”.

Médico é agraciado com certificado por sua boa atuação no atendimento aos pacientes renais

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, enviou um vídeo em que destacou a importância dessa conquista para a universidade e para a saúde pública. “Na Universidade Federal do Maranhão, realizam-se transplantes de qualidade, com toda a tecnologia necessária. Quero que vocês tenham certeza de que contam com o irrestrito apoio da Ebserh, do Ministério da Educação e do Governo Federal para continuar essa missão. Além de cuidar das pessoas com doença renal crônica, vocês estão formando os futuros profissionais de saúde que atuarão nessa área tão essencial”.

O representante da Academia Maranhense de Medicina e do Conselho Regional de Medicina, José de Ribamar Calixto, também foi homenageado

Para que os maranhenses tivessem acesso a esse procedimento inovador, foram necessários grandes investimentos nos dois anos que antecederam o primeiro transplante. Isso resultou na reestruturação de diversos setores do hospital e no treinamento da equipe multiprofissional em grandes centros do país, como a Escola Paulista de Medicina.

O diretor superintendente do Hospital do Rim da Universidade Federal de São Paulo, José Osmar Medina, ressaltou o diferencial do HU-UFMA. “Quase todos os transplantes do Maranhão são de doador falecido. Representa o maior percentual desse tipo de doação do país todo. No ano passado tiveram 62 transplantes e apenas dois de doador vivo, o que é uma situação excepcional. Quero parabenizar vocês pelo trabalho e por essa peculiaridade de terem se concentrado no transplante de doador falecido, para que seja modelo em todo o país. No nosso serviço, 80% também é com o doador falecido, mas vocês alcançaram uma fração muito maior do que a nossa. Parabéns a todos por essa história”.

Homenageado recebe certificado com orgulho na cerimônia realizada pelo HU-UFMA

Durante o evento, foram realizadas homenagens a 48 profissionais e representantes de instituições parceiras que contribuíram significativamente para a área, com a entrega de certificados e esculturas produzidas pela artista plástica Marlene Barros.

Paciente transplantado recebeu homenagem do HU-UFMA

A celebração não apenas marcou o pioneirismo do primeiro transplante renal no Maranhão, mas também reforçou a importância da inovação e da formação profissional na medicina transplantadora. Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares; o coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, Hiago Bastos; e o representante da Academia Maranhense de Medicina e do Conselho Regional de Medicina, José de Ribamar Calixto.

Diversos profissionais de saúde foram homenageados por suas colaborações nos 25 anos desde o primeiro transplante renal no Maranhão

Entrega de Título

O encerramento da programação ocorrerá no Auditório do Palácio Cristo Rei, às 19h, com a entrega do Título Honoris Causa ao Prof. Dr. José Osmar Medina, em reconhecimento à sua contribuição para a nefrologia e os transplantes renais no Brasil. O título é outorgado pela Universidade Federal do Maranhão em reconhecimento ao trabalho árduo realizado por professores universitários que se destacam pelos seus esforços em prol do conhecimento ou em favor da sociedade nas suas respectivas áreas.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, enviou um vídeo em que destacou a importância dessa conquista para a universidade e para a saúde pública

Sobre o homenageado

O Prof. Dr. José Osmar Medina de Abreu Pestana é uma referência nacional e internacional na área de nefrologia e transplantes renais. Com uma extensa carreira acadêmica e médica, é professor titular emérito da disciplina de nefrologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Internacional de Transplantes (TTS – The Transplantation Society) e diretor superintendente do Hospital do Rim.

Os médicos nefrologistas Natalino Salgado e Osmar Medina e a diretora-geral do HU-UFMA, Joyce Lages, acompanharam juntos a solenidade

Ocupa a cadeira número 50 da Academia Nacional de Medicina, é Membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP e é Representante no Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia – COMSAUDE da FIESP. Sua atuação tem sido fundamental para o desenvolvimento e a expansão dos serviços de transplante renal no Brasil, além de contribuir com pesquisas e inovações na área.

Solenidade que marcou os 25 anos do primeiro transplante renal no HU-UFMA foi bastante prestigiada

Sobre a Ebserh


O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deputado Wellington cobra explicações sobre contrato de R$ 35 milhões do Detran

Wellington alertou que a quantidade de veículos é insuficiente para atender à demanda do estado e que o contrato pode gerar um aumento significativo nos custos para quem deseja obter a CNH

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quarta-feira (26), para cobrar esclarecimentos do Governo do Estado sobre o pregão eletrônico 13/2025 – SALIC/MA, que prevê um custo estimado de R$ 35.888.400,00 (trinta e cinco milhões e oitocentos e oitenta e oito mil e quatrocentos reais). O contrato tem como objetivo a aquisição de 38 veículos para atender à demanda de exames práticos no Maranhão. No entanto, o parlamentar questionou a adequação do investimento e apontou possíveis impactos negativos para os candidatos à habilitação.

Wellington destacou que a quantidade de veículos é insuficiente para atender à demanda do estado e que, além disso, o contrato pode gerar um aumento significativo nos custos para quem deseja obter a carteira de motorista. Segundo ele, o acréscimo será de quase R$ 190,00 para cada candidato, o que representa um grande impacto financeiro para a população.

Clique aqui e assista ao vídeo.

“Estamos falando de um contrato de mais de R$ 35 milhões para a compra de apenas 38 veículos. Qual a necessidade disso? Como vai beneficiar a população? Isso significa que cada veículo sairia por um custo médio altíssimo, o que levanta dúvidas sobre a economicidade desse pregão. Além disso, há um impacto direto para os maranhenses, que terão que pagar quase R$ 190,00 a mais para realizar os exames práticos. O governo precisa esclarecer a real necessidade desse investimento e garantir total transparência nesse processo,” afirmou Wellington.

ONU reconhece expansão do território marítimo do Brasil, com abrangência no Maranhão

Representação da Margem Equatorial Brasileira (Imagem: Petrobras)

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou, nesta quarta-feira (26), uma resolução que reconhece a ampliação do território marítimo brasileiro em 360 mil km², em uma região que se estende da foz do Rio Oiapoque (AP) ao litoral norte do Rio Grande do Norte, abrangendo as bacias sedimentares da foz do Rio Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar – chamada de Margem Equatorial.

Isso significa um aumento no limite da Plataforma Continental Brasileira, que antes representava 200 milhas náuticas de domínio nacional sobre essas águas. Com a ampliação desta parte da Amazônia Azul, o Brasil tem reconhecido seu direito de soberania para explorar recursos naturais (como o petróleo) presentes nessa faixa, tanto no leito do mar quanto em seu subsolo.

“Essa conquista é o resultado do trabalho contínuo de marinheiros, pesquisadores e diplomatas na Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) na importante tarefa de ampliar nossos limites, expandindo cada vez mais nossa Amazônia Azul. Essa expansão traz consigo toda a riqueza de recursos vivos e não vivos que constituem um verdadeiro patrimônio da sociedade brasileira”, afirmou o Secretário da CIRM, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira.

O Diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha, Vice-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, conta que, com a conquista, “o País passa a ter direito de explorar riquezas do solo e do subsolo marinho, em uma área equivalente à do território da Alemanha”. Segundo ele, nódulos polimetálicos, além de gás e petróleo, podem vir a ser encontrados dentro dessa nova fronteira marítima.

“A região da Margem Equatorial que a Petrobras atualmente tem interesse está dentro das 200 milhas, mas poderá haver algum bloco de petróleo que venha a ser descoberto e se estenda além dessa faixa e que incida sobre essa nova área que só o Estado Brasileiro tem, agora, o direito de explorar”, completou o Vice-Almirante Linhares.

Para um representante do Ministério das Relações Exteriores, o reconhecimento internacional da extensão da plataforma continental brasileira é fruto da “profícua cooperação entre Oficiais da Marinha e diplomatas”, e demonstra a contínua capacidade do Brasil de assegurar, de forma pacífica e embasada, as suas fronteiras terrestres e marítimas.

Saiba mais aqui.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Grupo Potiguar aposta no modelo de descontos e inaugura Outlet Potiguar no Maiobão

Promoção especial nessa sexta-feira (28.03) com até 50% de desconto

O novo Outlet Potiguar, que vai funcionar sempre de sexta a domingo, ao lado da loja Potiguar no Maiobão

Na contramão da crise e visando aumentar o poder de compra do consumidor maranhense, o Grupo Potiguar anuncia a inauguração do seu primeiro Mega Outlet, que vai funcionar a partir desta sexta-feira (28) ao lado da loja Potiguar Maiobão, na região metropolitana de São Luís.

A abertura será marcada por uma promoção especial: Produtos com até 50% de desconto em todos os itens no primeiro dia de funcionamento (28.03). Já no sábado (29.023) todos os itens vão estar com 35% de desconto e 25% no domingo (30.03).

O Outlet Potiguar funciona às sextas e sábados das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 13h, exclusivamente no Maiobão. Os consumidores encontrarão itens variados dos pricipais departamentos da Potiguar e não apenas materiais de consturção.

“Queremos democratizar ainda mais o acesso aos nossos produtos. O Outlet Potiguar é uma forma de garantir que o cliente possa renovar sua casa, reformar um ambiente ou comprar o que precisa com muita economia e qualidade”, explica Adriano Pestana, Diretor Comercial do Grupo Potiguar.

A novidade representa mais do que uma estratégia de liquidação pontual. Trata-se da consolidação de um modelo de negócio que vem ganhando força no Brasil: o Outlet, formato já consagrado nos Estados Unidos e em diversos países da Europa. A proposta é simples — e eficaz: vender produtos de qualidade com preços reduzidos, normalmente de coleções passadas, itens com pequenas avarias ou excesso de estoque, garantindo vantagens tanto para os consumidores quanto para os lojistas.

O sucesso do outlet – modelo surgiu nos EUA

O termo outlet surgiu nos Estados Unidos, ainda no início do século 20, quando fábricas começaram a comercializar diretamente ao consumidor itens com pequenas imperfeições. Com o tempo, o conceito evoluiu e se transformou em verdadeiros centros comerciais especializados em descontos, como os famosos Premium Outlets que atraem turistas em cidades como Orlando, Miami e Nova York.

No Brasil, o modelo desembarcou mais recentemente, mas encontrou terreno fértil especialmente em tempos de economia instável, quando o consumidor está mais atento às oportunidades de economia.

Além dos preços mais baixos, o formato outlet permite que o cliente tenha acesso a uma variedade ampla de produtos — muitos deles de marcas renomadas — com descontos significativos.

Com a nova unidade do Outlet, o Grupo Potiguar reforça seu compromisso com inovação no varejo e amplia as opções para o consumidor maranhense que busca economia com qualidade.

Serviço/Inauguração do Mega Outlet Potiguar:

📍 Local: Ao lado da loja Potiguar do Maiobão
📅 Inauguração: Nessa Sexta-feira, 28 de março de 2025
🕘 Horário de Funcionamento: Sextas e Sábados: 10h às 18h / Domingos: 10h às 13h

Escola digital co.liga alcança mais de 50 cursos gratuitos em diferentes áreas

Com apoio do Instituto CCR e da CCR Aeroportos, co.liga busca ampliar o acesso à educação digital de qualidade para milhares de pessoas em todo o Brasil

A iniciativa reforça um dos principais compromissos do Instituto CCR: democratizar o acesso à educação e promover formação de qualidade para pessoas de todas as regiões do Brasil

A co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Aeroportos (que administra o Aeroporto de São Luís), ultrapassou a marca de 50 cursos gratuitos disponíveis em sua plataforma online, com quatro novas ofertas na área de gastronomia Os cursos abrangem diversas áreas, como tecnologia, negócios, comunicação, musica, educação e desenvolvimento pessoal, entre outros.

Por meio do site oficial da co.liga, pessoas a partir de 15 anos podem realizar as aulas virtualmente e, ao concluir as atividades, recebem um certificado de conclusão. Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos do Instituto CCR: democratizar o acesso à educação e promover formação de qualidade para pessoas de todas as regiões do Brasil. Até o final do primeiro semestre de 2025, o projeto tem a meta de inscrever 100 mil jovens em todo o país.

“Acreditamos que a educação é a chave para impulsionar a economia criativa no Brasil. Por isso, nosso apoio à co.liga vai além da formação técnica; estamos contribuindo para a criação de um futuro mais inclusivo e inovador, ao fomentar a capacitação de 100 mil jovens. Dessa forma, buscamos fortalecer setores estratégicos como arte, design, tecnologia, gastronomia e negócios, permitindo que esses jovens se tornem protagonistas do desenvolvimento econômico e social do país”, Renata Ruggiero, presidente do Instituto CCR.

Para o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, a coliga é parte da estratégia da Fundação Roberto Marinho de atuar com a inclusão produtiva das juventudes. “É um projeto de educação digital e criação de oportunidades de vivências práticas de trabalho, muito importantes para os jovens, principalmente os que mais sofrem com as desigualdades sociais do Brasil.

Para realizar a inscrição, basta entrar no site da escola co.liga: coliga.digital.

Novos laboratórios físicos

Além da opção de estudar online, os alunos também podem frequentar um dos 73 laboratórios físicos da co.liga, espalhados por 11 estados. Em novembro do ano passado, o Instituto CCR, a CCR Aeroportos, a co.liga e a Associação Mandigueiros do Amanhã inauguraram o primeiro laboratório na cidade de São Luís (MA), com capacidade para atender até 500 pessoas.

Apoio à educação

Em 2024, o Grupo CCR reafirmou seu compromisso de investir R$ 750 milhões em iniciativas de impacto social até 2035, focando nos pilares de Educação & Cultura, Mobilidade & Cidades Sustentáveis, e Saúde & Segurança.

Na área da educação, o Instituto CCR também oferece o programa Caminhos para a Cidadania, que visa à formação contínua de educadores para promover a transformação das práticas pedagógicas. Em 2024, o programa beneficiou mais de 6 mil professores, oferecendo cursos, materiais didáticos e jogos educativos.

Mais de 50 cursos gratuitos da co.liga
Site para inscrição: coliga.digital

Em Barreirinhas, Governo do Estado inaugura ponte sobre o Rio Preguiças e facilita acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, o ministro do Esporte, André Fufuca e outras lideranças no ato de inauguração da ponte

A cidade turística de Barreirinhas, a cerca de 255 quilômetros de São Luís, agora conta com uma nova estrutura para facilitar o acesso rodoviário às áreas de interesse turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: a Ponte sobre o Rio Preguiças, maior projeto da última década para impulsionar o turismo na região. A nova ponte foi inaugurada nesta quinta-feira (27) pelo governador Carlos Brandão e comitiva estadual.

Batizada de Ponte Prefeito Chico Pedro (em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Francisco Pedro Monroe da Conceição, morto em 2012), a estrutura representa um marco na mobilidade da região, facilitando o acesso rodoviário aos Lençóis Maranhenses e a integração da sede do município de Barreirinhas com a zona rural e comunidades carentes locais.

Durante a solenidade de inauguração da Ponte Prefeito Chico Pedro, o governador Carlos Brandão afirmou que a obra é emblemática para a região dos Lençóis. “A nova ponte sobre o Rio Preguiças agora é uma realidade. Um marco para Barreirinhas, conectando zona urbana e rural, beneficiando 15 mil moradores e impulsionando o turismo nos Lençóis Maranhenses, que desde o ano passado são Patrimônio Natural da Humanidade. Essa obra traz mais mobilidade, segurança e desenvolvimento, se tornando, agora, um dos nossos principais cartões-postais do estado”, destacou Brandão.

De acordo com a Prefeitura de Barreirinhas, a ponte beneficiará cerca de 15 mil pessoas em 19 povoados: Cantinho, Santo Antônio, Cedro, Mata-Fome, Casante, Sucuriju, Ponta do Mangue, Canto do Atins, Atins, Tapuio, Laranjeiras, Tratada de Cima, Tratada de Baixo, Mucambo, Buriti Grosso, Buriti Amarelo, Mandacaru, Caburé e Porta do Mar.

“Essa ponte é um sonho sendo realizado, é um sonho que nossa população vivia há muitos anos e graças à parceria com o Governo do Maranhão, um governo municipalista, a gente finalmente está entregando nossa tão sonhada ponte”, afirmou Vinícius Vale, prefeito de Barreirinhas.

A ponte facilitará o acesso rodoviário aos Lençóis Maranhenses e a integração da sede do município de Barreirinhas com a zona rural e comunidades carentes locais

População

A ponte sobre o Rio Preguiças era um sonho antigo da população de Barreirinhas, que comemorou a conquista. “Há tempos todo mundo esperava essa ponte. A gente nem acreditava que ainda seria feita, mas agora todo mundo está vendo esse desejo se tornar realidade”, disse a funcionária pública Regiane Mendonça.

“Eu gostaria de agradecer ao governador Carlos Brandão por essa ponte, porque ela veio para resolver o problema de todos os povoados da região, que tinham dificuldade de chegar até a cidade. A região das praias, como Tapuio e regiões vizinhas, serão as mais beneficiadas. Todo mundo estava esperando esse sonho e agora ele foi realizado”, comentou Antônia Machado, comerciante.

Amós Passos, motorista da Cooperativa de Turismo de Barreirinhas, disse que a ponte vai transformar a realidade da região. “Antigamente, nós tínhamos uma dificuldade muito grande na época de alta temporada. Era muita gente para passar, ficavam filas imensas. Era um constrangimento para nós, que prestamos serviço, e desconforto para o turista. E a partir de hoje vai mudar totalmente a situação. Tenho certeza que vai vir bem mais turistas. Por isso, só temos a agradecer ao nosso governador Brandão”, disse.

Obra

As obras da ponte sobre o Rio Preguiças foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Com R$ 30 milhões em investimentos, a ponte tem 240 metros de extensão e 10 metros de largura. A estrutura conta com fundações tipo tubulão, com profundidade média de 20 metros. As fundações estão distribuídas em 9 eixos sobre o Rio Preguiças, ligando a zona urbana à zona rural.

A ponte sobre o Rio Preguiças tem vigas metálicas de cerca de 385 toneladas. O tabuleiro da ponte é em concreto armado e tem cerca de 2.000 toneladas, com 10,35 m de largura. A estrutura é dotada de pista de rolamento para veículos, ciclofaixa e passeio para pedestres.

VemKiTem Atacarejo realiza festival nacional de prêmios com sorteios de carros, smartphones e TV’s neste sábado (29)

VemKiTem, aposta bem-sucedida do grupo Tambasa Atacadistas, é o primeiro atacarejo de ítens de construção, lar, agro-campo e outros segmentos do Brasil. Rede já chegou a 5 estados e se prepara para inaugurar 6ª unidade no país

Card de divulgação: Campanha nacional Show de Prêmios vai sortear quase R$230 mil em prêmios, incluindo carros 0 KM

Em um movimento que reforça o compromisso com a inovação e a excelência no atendimento, a rede VemKiTem Atacarejo, integrante do Grupo Bartolomeu e importante braço de atuação da renomada Tambasa Atacadistas, está prestes a realizar os sorteios da campanha nacional “Show de Prêmios”, a primeira com essa abrangência desde que a rede foi inaugurada, em 2023. A iniciativa teve como principal objetivo transformar a experiência de compra em uma celebração repleta de vantagens e prêmios para clientes de diversas regiões do Brasil.

Quase um ano após o lançamento da campanha, em abril de 2024, os sorteios serão realizados no próximo sábado, 29 de março, e ocorrerão de forma regionalizada para as cidades de Maringá (PR), Valparaíso (GO) e Recife (PE), com horários distintos que se adaptam às características e ritmos de cada localidade. Em Maringá, o sorteio será às 14h; em Valparaíso, às 15h; e em Recife, às 16h. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube (/vemkitematacarejo), permitindo que os clientes acompanhem cada momento da campanha em tempo real.

A campanha “Show de Prêmios” oferece, por cidade, uma seleção exclusiva com 6 prêmios, sendo um carro Fiat Mobi Like 0 KM, um iPhone 14 128GB e quatro Smart TVs 4K, sendo duas de 40 polegadas e duas de 50 polegadas. O valor total dos prêmios sorteados em cada cidade chega a R$ 76.591, com um total de R$ 229.773 em prêmios para toda a rede VemKiTem.

Unidade VemKiTem: VemKiTem é o primeiro atacarejo de ítens de construção, lar, agro-campo e outros segmentos do Brasil. Crédito: divulgação

Participação

Para incentivar a participação do público, a rede VemKiTem e o grupo Tambasa desenvolveram um regulamento criterioso. Para participar da promoção, os clientes precisaram realizar compras presenciais no valor mínimo de R$ 300,00,entre 22 de abril de 2024 e 1º de março de 2025. A cada R$300,00 em compras, o consumidor recebeu um cupom para preencher e depositar na urna disponibilizada em cada unidade. É importante destacar que somente compras presenciais foram elegíveis para a premiação.

O sorteio será conduzido pela própria Tambasa, com toda a transparência exigida pelo regulamento, e os resultados serão disponibilizados no site oficial (www.tambasa.com/75anos) até 10 dias após a realização do sorteio, além de serem comunicados diretamente aos ganhadores por telefone ou e-mail.

Edição especial em São Luís (MA)

Em decorrência de um incidente ocorrido na loja de São Luís (MA) em setembro de 2024, que resultou na suspensão temporária das operações na capital maranhense, os clientes dessa região serão contemplados com um sorteio próprio em data futura, a ser realizado quando a loja retomar suas atividades, após a conclusão das reformas.

Liderança com inovação e tradição

Marcos Lima, diretor executivo da rede VemKiTem, destaca a importância da campanha para fortalecer o relacionamento com os clientes e celebrar os 75 anos da Tambasa. “Esta campanha é uma demonstração clara do nosso compromisso em oferecer uma experiência diferenciada e vantajosa aos nossos clientes, unindo tradição e criatividade empresarial para transformar cada compra em uma grande realização”, afirma.

Fachada da loja de São Luís (MA): reforma na unidade de São Luís deve ser finalizada nos próximos meses e a loja será reinaugurada ainda em 2025

Alberto Portugal, CEO do Grupo Bartolomeu, ao qual pertencem VemKiTem e Tambasa, reforça o espírito inovador e a celebração do marco histórico da empresa. “Ao comemorarmos 75 anos de história, reafirmamos nossa missão de inovar e surpreender. O ‘Show de Prêmios’ é mais do que uma promoção – é uma oportunidade de aproximar ainda mais a nossa marca dos clientes, oferecendo benefícios reais e celebrando cada conquista juntos”, frisa.Para mais informações e para acompanhar o sorteio ao vivo, visite o canal do YouTube (/vemkitematacarejo) e o site www.tambasa.com/75anos. Nas redes sociais, basta acessar a página do @vemkitem.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima