Gentil Neto busca melhorias para Caxias em reunião com o governador Carlos Brandão

O prefeito caxiense e o líder político Fábio Gentil foram recebidos no Palácio dos Leões pelo chefe do Executivo estadual, que visitará o município no próximo dia 8 para entregar e anunciar benfeitorias nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e esporte

Carlos Brandão confirma melhorias para Caxias em diálogo com o prefeito Gentil Neto, que agradeceu pela parceria

O prefeito Gentil Neto (PP) participou de produtiva reunião com o governador Carlos Brandão (PSB), nesta terça-feira (1º), no Palácio dos Leões. Na ocasião, o gestor municipal alinhou com o chefe do Poder Executivo estadual uma série de investimentos em melhorias para Caxias, que contemplarão as áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e esporte.

Na companhia do líder político Fábio Gentil, Gentil Neto reforçou a parceria com o governo estadual, sempre em busca de benefícios para Caxias. O prefeito fez questão de destacar a atuação determinante da deputada federal Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella para alcançar as conquistas que o povo caxiense tanto almeja e precisa.

O ex-prefeito de Caxias e líder político Fábio Gentil acompanhou Gentil Neto na reunião com o governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões

“Eu sempre digo que é com as parcerias certas que a cidade de Caxias tende a se desenvolver cada vez mais. Tivemos uma reunião com o governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões e anuncio que vem coisa boa para a nossa cidade”, assinalou o prefeito. Ele frisou que na saúde, as melhorias são voltadas não só para Caxias, mas para toda a região leste do Maranhão.

Brandão em Caxias

Gentil Neto convidou toda a população para prestigiar, no próximo dia 8, a visita de Carlos Brandão a Caxias, ocasião em que o governador entregará importantes obras nas áreas do esporte e da educação para a cidade e anunciará outros investimentos.

O prefeito Gentil Neto reafirmou a parceria com o governador Carlos Brandão pelo bem de Caxias durante a reunião no Palácio dos Leões

“É trabalhando assim, unidos, com as nossas deputadas Amanda Gentil e Daniella, que o município de Caxias tende a crescer e se desenvolver cada vez mais”, reforçou.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Casarão Beira Dumar recebe Brasas do Forró nesta sexta (4)

Banda de forró das antigas será atração principal do evento que reunirá, ainda, Fabrícia, Gleicy e Banda e dos DJs Walter Júnior e Razuk

Brasas do Forró se consolidou como uma das bandas mais inovadores e influentes do gênero

SÃO LUÍS – Uma das mais famosas bandas de forró das antigas do Brasil vai se apresentar em São Luís no próximo fim de semana. É a banda Brasas do Forró, que vai desembarcar na sexta-feira (4), às 21h, para show na casa de eventos Beira Dumar, na Avenida Beira-Mar, com acesso também pela Praça Gonçalves Dias. Os ingressos estão sendo vendidos no site Meu Bilhete (www.meubilhete.com.br). 

No início dos anos 90, a banda imprimiu uma nova identidade ao forró e vendeu mais de 1 milhão e meio de discos. O grupo soma 35 anos de sucesso e nunca saiu da agenda cultural. É uma das pioneiras do forró eletrônico, oriunda da cidade de Fortaleza (CE).

Com shows realizados em todos os estados do Nordeste e apresentações marcantes em outras regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Amazonas, Brasas do Forró mantém uma média de 190 apresentações por ano. Um dos momentos de maior destaque da carreira foi a histórica apresentação para mais de 100 mil pessoas na Expoema, em São Luís, em 2003.

Serão 10 horas de muito forró das antigas no Casarão Beira Dumar

A banda, liderada por Zé Airton, Assum Preto e Rafael Bessa, conta atualmente com 26 integrantes, incluindo músicos, vocalistas e equipe técnica. Além de projetos como Brasas Forró & Vaquejada” e turnês nacionais, como a Turnê São Paulo em 2019, Brasas do Forró se consolidou como um dos grupos mais inovadores e influentes do gênero.

A banda surgiu em meados de junho de 1989, sob a liderança do sanfoneiro Ivanildo Façanha Moreira (Didi). É conhecida por misturar o forró nordestino com ritmos do sul do país como o fandango e o vaneirão. Ao longo de sua história, acumula sucessos que até hoje são lembrados, como “Pra recomeçar”, “Todo tempo é pouco pra te amar”, “Irreverência”, “Tão pedindo um vaneirão”, dentre outros.

O evento no Beira Dumar contará, ainda, na programação, com a presença de Fabrícia, Gleicy e Banda e dos DJs Walter Júnior e Razuk. Serão 10 horas de muito forró das antigas.

Embarque e desembarque caóticos em frente ao Shopping da Ilha com os dias contados?

O secretário da SMTT, Maurício Itapary, e dirigentes do Shopping da Ilha avaliam anteprojeto de construção de área de embarque e desembarque em frente ao empreendimento comercial

Representantes da direção do Shopping da Ilha estiveram na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para mais uma reunião de alinhamento com o secretário Maurício Itapary e equipe, a fim de organizar o fluxo de veículos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros do empreendimento comercial, situado na Avenida Daniel de La Touche.

Um anteprojeto de construção para a área foi apresentado e, após avaliação técnica do material, a SMTT solicitou alguns ajustes necessários para a apresentação do projeto executivo.

A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano, garantindo maior fluidez e segurança no trânsito da região.

Ministro Flávio Dino suspende emendas para universidades e fundações do Maranhão e outros 7 estados

Unidades federativas não se manifestaram sobre normas para prestação de contas

Ministro do STF Flávio Dino tomou a decisão depois os oito estados não enviaram ao à Suprema Corte manifestação sobre a sua determinação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou nesta terça-feira (1°) a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados.

A liminar do ministro vale para instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.

A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

Na mesma decisão, Flávio Dino também determinou que estados e municípios têm 90 dias para prestarem contas sobre 6.247 planos de trabalho não cadastrados que envolvem as chamadas “Emendas Pix”.

Entenda

O impasse sobre a liberação das emendas começou em dezembro de 2022, quando o STF entendeu que as emendas chamadas de RP8 e RP9 eram inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.

No entanto, o PSOL, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continuava em descumprimento.

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original da ação, Flávio Dino assumiu a condução do caso.

Em agosto do ano passado, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.

Em fevereiro deste ano, o ministro homologou o plano de trabalho no qual o Congresso se comprometeu a identificar os deputados e senadores responsáveis pelas emendas ao Orçamento e os beneficiários dos repasses.

A decisão do ministro também liberou o pagamento das emendas deste ano e dos anos anteriores que estavam suspensas por decisões da Corte.

“Quantas vidas mais terão que ser perdidas para o prefeito lembrar que a Zona Rural existe?”, questiona vereador Marlon Botão (PSB) após acidente com morte no Maracanã

O vereador Marlon Botão lamentou a lerda de mais uma vida por causa da falta de infraestrutura e de sinalização na principal avenida do Maracanã

O vereador Marlon Botão (PSB) fez uma dura cobrança à gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) nesta segunda-feira (31), após mais um acidente com morte ser registrado na Avenida Evandro Bessa, a principal avenida do Maracanã, na Zona Rural de São Luís.

“Hoje mais uma pessoa perdeu a vida na nossa Zona Rural por causa da falta de infraestrutura e sinalização da principal avenida do Maracanã, que é a avenida Evandro Bessa. Ao tentar atravessar a via, um homem foi atropelado e morreu na hora. É o terceiro acidente com morte nos últimos anos e eu me pergunto: quantas vidas mais terão que ser perdidas para o prefeito lembrar que a Zona Rural existe? Que o Maracanã existe?”, disse.

“A imprudência do motorista, claro, foi uma das causas do acidente. Mas a omissão da Prefeitura de São Luís, que tem ignorado os problemas da população da Zona Rural, é a principal responsável pelos acidentes. A avenida Evandro Bessa até recebeu recapeamento asfáltico, uma cobrança antiga do nosso mandato, mas foi uma obra entregue pela metade, inacabada, porque a avenida foi entregue sem qualquer sinalização, sem redutores de velocidade, o que ameaça a vida de todas as pessoas que moram no entorno ou que precisam passar por ali diariamente.”

Marlon Botão lembrou que desde 2023 cobra a prefeitura a respeito da falta de sinalização da avenida.

“Há mais de dois anos eu venho cobrando a prefeitura sobre esse problema Em 2023, consegui aprovar um requerimento na Câmara Municipal que pedia a instalação de redutores de velocidade na avenida Evandro Bessa, como quebra-molas ou até mesmo pardais, para garantir mais segurança para as famílias, mais fluidez ao trânsito, porque o fluxo de carros e pedestres ali sempre foi intenso e já nessa época havia grande incidência de acidentes”, afirmou.

Populares ficaram assustados com o trágico acidente e reforçaram apelo por segurança no trânsito

“Infelizmente, a prefeitura ignorou todos os nossos requerimentos nesse sentido, apesar de ter os recursos e os equipamentos técnicos para garantir a segurança da avenida. O resultado é que, nos últimos anos, já tivemos ao menos três acidentes com morte. E mesmo assim a prefeitura não dá o menor sinal de que pretende fazer alguma coisa. Então, eu repito a pergunta: quantas vidas mais terão que ser perdidas para a prefeitura cumprir o seu dever e concluir a obra da avenida Evandro Bessa, garantindo a sinalização horizontal e vertical, a instalação de redutores de velocidade?”

Revoltados com o acidente, os moradores do Maracanã bloquearam a avenida Evandro Bessa e um trecho da BR-135 em protesto contra a falta de segurança do trânsito da Zona Rural.

O vereador Marlon Botão, que é morador da Zona Rural, destacou que o acidente poderia ter sido ainda mais grave.

“Como morador da Zona Rural, como vereador da Zona Rural, me dói muito ver a imagem desse grave acidente. Me dói saber que é um acidente que poderia ser evitado se a prefeitura tivesse instalado os redutores de velocidade que pedimos. E me dói imaginar que a tragédia poderia ser ainda maior”, disse.

“O acidente aconteceu num trecho particularmente movimentado da avenida, perto de muitas casas, que têm muitas crianças e idosos, quase em frente à Praça da Família, que foi a praça que nós conseguimos entregar com muito trabalho e amor à Zona Rural, com a fundamental ajuda do governador Carlos Brandão. O acidente aconteceu no lugar em que realizamos o Parque do Botão, ação social que reúne milhares de pessoas, centenas e centenas de crianças que circulam por aquele trecho. A verdade é que a tragédia poderia ser ainda maior.”

Manifestação popular contra acidentes de trânsito, que representam grave perigo na Zona Rural de São Luís

O parlamentar disse, ainda, que cobrará ação emergencial da prefeitura para garantir a segurança da via.

“O prefeito Eduardo Braide, que foi reeleito com mais de 70% dos votos, precisa entender de uma vez por todas que a Zona Rural também faz parte de São Luís, que o Maracanã também faz parte de São Luís e está sob sua responsabilidade”, disse.

“É muito fácil colocar a culpa na imprudência dos motoristas. Braide, que foi muito bem votado na Zona Rural, tem que assumir a sua responsabilidade e honrar o seu dever com a população do Maracanã, garantindo a segurança da avenida. Do contrário, mais vidas podem ser perdidas. E isso nós não vamos admitir. Já encaminhei requerimento na Câmara pedindo uma intervenção emergencial da prefeitura na avenida. E seguirei cobrando até que a obra seja entregue. A população da Zona Rural, que confiou um segundo mandato ao prefeito, não pode continuar sendo ignorada pelo poder púbico”.

Operação federal retira cercas em área ilegal de criação de gado em terra indígena no Maranhão

Medida integra o conjunto de atividades para garantir a proteção e integridade do território

Cerca instalada na Terra Indígena Araribóia, no município de Arame, no interior do Maranhão

A Operação de Desintrusão da Terra Indígena Araribóia (OD-TIARA), localizada no Maranhão, segue em execução com ações voltadas à retirada de estruturas não autorizadas e ao fortalecimento da proteção territorial. Na sétima semana de atuação, que se encerrou em 29 de março, uma das frentes de trabalho envolveu o desfazimento de cercamentos em áreas utilizadas para criação de gado de modo ilegal.

As equipes interinstitucionais realizaram ações em diferentes etnorregiões da Terra Araribóia, com destaque para os trabalhos conduzidos nas localidades de Angico Torto e Abraão, no município de Arame. Em uma das atividades, foi executada a remoção de uma cerca com aproximadamente 2,5 km de extensão, que delimitava uma área de pastagem. A ação foi conduzida de forma pacífica, com orientação prévia às pessoas envolvidas sobre o caráter irregular da estrutura.

Foram identificadas áreas com presença de piquetes, pastagens e cercamentos internos, em alguns casos com sinalização indicativa dos limites territoriais. As equipes técnicas constataram a existência de rebanhos bovinos em várias localidades, com variações no quantitativo de animais e na dimensão das áreas cercadas.

Além das ações de campo, também está em curso o trabalho de conferência dos limites da Terra Indígena Araribóia, conduzido por equipes técnicas do Censipam e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com uso de tecnologias de georreferenciamento e reconhecimento aéreo. Esse trabalho é essencial para validar os marcos territoriais e orientar as ações operacionais de forma precisa e eficaz.

As ações de desfazimento seguem critérios técnicos e jurídicos definidos no Plano Operacional Integrado da OD-TIARA, em consonância com decisões judiciais e diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo principal é assegurar o cumprimento da legislação vigente, preservar a integridade da Terra Indígena Araribóia e garantir as condições necessárias à proteção dos povos indígenas que habitam o território.

As atividades são coordenadas pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério dos Povos Indígenas, com a participação de mais de vinte órgãos federais. As medidas seguem sendo realizadas com planejamento, respeito aos protocolos institucionais e foco na segurança dos envolvidos.

Universidade Ceuma lança o SLZ Fitness em comemoração aos 20 anos do curso de Educação Física

A Universidade Ceuma, por meio do curso de Educação Física, promoverá, no dia 3 de abril, o evento de lançamento do SLZ Fitness, um marco na programação comemorativa pelos 20 anos do curso, que será celebrado em 2025. A solenidade acontecerá na sala CIX, a partir das 19h, e contará com a presença de alunos, professores, profissionais da área e convidados especiais.

Para dar início às atividades do SLZ Fitness, a abertura do evento será marcada pela palestra do renomado Professor Thiago Leite, que abordará o tema “O Empreendedorismo no Ramo Fitness”. Com vasta experiência no setor, Leite trará insights sobre oportunidades, desafios e inovações no mercado fitness, um dos que mais crescem no Brasil.

O SLZ Fitness será uma plataforma de integração entre estudantes, profissionais e empresas do setor, promovendo debates, capacitações e networking ao longo do ano. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade Ceuma com a formação acadêmica e profissional de excelência, impulsionando a empregabilidade e o protagonismo dos futuros educadores físicos no mercado.

Para mais informações, entrevistas e credenciamento, entre em contato com a assessoria de comunicação da Universidade Ceuma.

Serviço

📅 Data: 03 de abril de 2025
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Sala CIX – Universidade Ceuma
🎤 Palestrante: Prof. Thiago Leite
🎯 Tema: “O Empreendedorismo no Ramo Fitness”

PF deflagra operação em São Luís contra desvio de celulares nos Correios

A investigação revelou um esquema liderado por um empregado dos Correios, que, valendo-se da facilidade que sua função lhe proporcionava, atuava diretamente no desvio de aparelhos celulares

São Luís/MA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1/4), em São Luís/MA, a OPERAÇÃO FLUXO POSTAL II, com o objetivo de desarticular esquema de desvio de aparelhos celulares do fluxo postal dos Correios. 

A primeira fase da investigação revelou um esquema liderado por um empregado público dos Correios, o qual, valendo-se da facilidade que sua função lhe proporcionava, atuava diretamente no desvio de aparelhos celulares dos Correios, repassando-os a receptadores, os quais, por sua vez, ficavam encarregados de receber e vender os referidos objetos postais a terceiros de boa-fé, gerando vantagem financeira indevida para todos os atores do esquema.

Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra os suspeitos, além do cumprimento de medida cautelar de afastamento de função pública contra o referido empregado público.

 Com o desenrolar das investigações, identificou-se a participação direta de mais um empregado público dos Correios no esquema criminoso, contra o qual foram cumpridas, na ação de hoje, medidas cautelares de afastamento de função pública e busca e apreensão.

 O investigado poderá responder pelos crimes de Peculato e Associação Criminosa.

Maranhão registrou quase 13 mil casos de tuberculose em 5 anos

Notificações vêm aumentando de maneira progressiva; só no ano passado foram 2.953 ocorrências

Médica verifica radiografia de pulmão de um dos seus pacientes

Por dois anos, P.O., 47 anos, tentou ignorar os sintomas da tuberculose. Fumante há décadas, ele acreditava que a tosse persistente era apenas um reflexo do hábito. “Sentia cansaço extremo, suava muito à noite e comecei a perder peso, mas nunca me senti à vontade para procurar ajuda. O medo do julgamento e da reação das pessoas me fez adiar a decisão de ir ao médico. Minha esposa insistia, preocupada, mas eu sempre dava uma desculpa”, relembra.

Com o tempo, sua condição piorou e até mesmo trabalhar se tornou um desafio. “Chegou um momento em que eu simplesmente não conseguia mais ignorar a situação. Minha saúde estava muito debilitada. Quando recebi o diagnóstico, já esperava, mas ainda assim foi um choque. O tratamento foi difícil, mas segui tudo à risca. Hoje, percebo o quanto foi perigoso adiar a busca por ajuda e quero alertar outras pessoas: quanto antes se inicia o tratamento, maiores são as chances de recuperação”, alerta.

A médica infectologista da Hapvida, Mônica Gama, alerta que o aumento dos casos de tuberculose no Maranhão reflete não apenas a alta carga da doença no Brasil, mas também a vulnerabilidade social da população. “A tuberculose está diretamente ligada às condições socioeconômicas, como moradia precária, desnutrição e trabalho inadequado”, explica. Além disso, fatores biológicos, como a redução da resposta imunológica em crianças pequenas e em pessoas com comorbidades, como HIV e diabetes, também aumentam o risco de contrair a infecção.

Outro fator que contribuiu para a identificação de novos casos foi a pandemia de COVID-19. “Muitas pessoas procuraram atendimento achando que tinham gripe ou COVID-19 e, com isso, conseguimos diagnosticar a tuberculose mais cedo”, destaca a especialista.

A principal medida de prevenção é a vacinação de todas as crianças com a BCG ao nascer. “Nenhuma criança deveria sair da maternidade sem ser vacinada”, alerta Mônica. Além disso, hábitos como cobrir a boca e o nariz ao tossir, manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações ajudam a reduzir a transmissão da doença. Vale ressaltar a importância de procurar assistência médica ao sinal de tosses persistentes, para favorecer o diagnóstico precoce e evitar o agravamento da doença e a contaminação de outras pessoas. 

Cenário

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Maranhão registrou 12.955 casos de tuberculose entre 2020 e 2024. O número de notificações aumentou progressivamente ao longo dos anos: em 2020, foram registrados 2.110 casos. Em 2021, 2.397. As estatísticas continuaram a crescer em 2022 (2.687 casos), 2023 (2.808 casos) e 2024 (2.955 casos). 

Para combater a doença, a SES tem intensificado ações de capacitação para profissionais de saúde e promovido campanhas de conscientização em todos os 217 municípios do estado. Também são realizadas buscas ativas de casos no sistema prisional e em comunidades indígenas, com o objetivo de agilizar tanto o diagnóstico quanto o tratamento. “O controle da tuberculose depende do compromisso de todos, desde a vacinação até a adesão ao tratamento adequado”, conclui a infectologista Mônica Gama.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima