Entidades capacitam comunidade do Coroadinho para a elaboração de Projetos Socioculturais

A Oficina Elaboração e Gestão de Projetos Culturais será realizada nos dias 26 e 27 de abril, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, no Alto da Bela Vista, Coroadinho

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Extensão na Pós-graduação, promove, em parceria com o Instituto Rede Coroado de Natal, a Oficina Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, a ser realizada nos dias 26 e 27 de abril, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, no Alto da Bela Vista, Coroadinho. A atividade é parte das ações do Programa UNA-SE Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial, que contempla a região do Polo Coroadinho e o entorno do Parque Estadual do Bacanga.

O polo Coroadinho é formado por bairros com vários núcleos de cultura popular, como bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, festas do Divino Espírito Santo, grupos de teatro, coletivos de mulheres e casas de matriz africana. O Parque Estadual do Bacanga é rico em biodiversidade e sítios arqueológicos e favorece o desenvolvimento de atividades de caráter científico, educativo e recreativo. Ambos têm forte representatividade na região por meio do instituto do Ecomuseu Sítio do Físico e do Instituto Rede Coroado de Natal.

O projeto pretende sensibilizar diferentes parceiros, aliando cultura, lazer, esporte, turismo, pesquisa científica, igualdade de gênero

O público alvo do Programa é formado por jovens e adultos do Instituto do Ecomuseu Sítio do Físico, do Instituto Rede Coroado de Natal, do grupo de Teatro ARTEATRO – Crias em FOCO, mulheres do Coletivo de Mulheres Negras da Casa das Pretas e alunos do ensino fundamental e médio. Entre os objetivos estão planejar, elaborar e executar ações de sustentabilidade socioambiental, cultural, patrimonial e igualdade de gênero na área do referido polo. Focado em contribuir com ações de melhorias contínuas para o lugar, o projeto pretende sensibilizar diferentes parceiros, aliando cultura, lazer, esporte, turismo, pesquisa científica, igualdade de gênero. Como resultados buscar fomentar habilidades criativas para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores com a adoção de práticas mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

O Projeto de Extensão é desenvolvido pelos Programas de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PGCult, Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA -Rede, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação-PROGCIN, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC.

Sommelier Mário Fernando comanda curso na Amovinho nesta quinta

Sommelier Mário Fernando vai ensinar como escolher um bom vinho e as diferentes castas principais, entre outros conhecimentos sobre a enogastronomia

SÃO LUÍS – O sommelier Mário Fernando é quem comanda, nesta quinta-feira (24), às 19h, na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, o curso intitulado ‘Primeira Introdução ao Mundo dos Vinhos’. 

O curso tem vagas limitadas para apenas 18 participantes. É ideal para quem tem interesse no assunto e busca conhecimento para aplicar na hora de comprar um vinho e bem receber em casa, fazendo a escolha correta. 

Segundo o sommelier Mário Fernando, será uma experiência intimista para quem aprecia o melhor da enogastronomia. Entre outras coisas, ele vai ensinar as diferentes castas principais do mundo dos vinhos.

Ele explicou que o curso abordará, por exemplo, seleção especial de vinhos e conceitos-chaves e métodos e técnicas da uva à taça. Tudo no ambiente intimista e exclusivo da AmoVinho.

O jantar, servido durante o evento, será harmonizado com os vinhos Sauvignon Blanc (Santa Maria de Apalta), Merlot (Santa Maria de Apalta), Cabernet Sauvignon  e Chardonnay. 

Adolescente de 14 anos foge de casa, no Maranhão, para encontrar homem em São Paulo, mas é resgatada dentro de ônibus, no Tocantins

Equipe de fiscalização da PRF resgatou adolescente maranhense de 14 anos que viajou sem autorização para encontrar homem em São Paulo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na noite de 17 de abril, no km 668 da BR-153, uma adolescente residente no interior do Maranhão dentre de um ônibus no município de Gurupi, no vizinho estado do Tocantins.

Os agentes da PRF abordaram um ônibus Mbenz/Mpolo, após receberem relatos de que uma jovem de 14 anos estava viajando sozinha e sem autorização, logo depois de fugir de sua residência em Centro Novo do Maranhão (MA), com a intenção de encontrar um homem em São Paulo (SP).

A mãe da adolescente de 14 anos registrou um Boletim de Ocorrência informando o desaparecimento. Durante a fiscalização, a jovem foi localizada e imediatamente encaminhada ao Conselho Tutelar de Gurupi/TO. A responsável legal da adolescente foi notificada sobre a situação.

Diante das circunstâncias, foi constatada, a princípio, a ocorrência de encaminhamento de criança/adolescente em situação de vulnerabilidade.

ICRIM de Imperatriz e ICRIM de São Luís realizam exames periciais em celulares utilizados em fraudes bancárias

Peritos do ICRIM de Imperatriz e de São Luís fazem perícia em celulares utilizados em fraudes bancárias

Peritos criminais do Instituto de Criminalística de Imperatriz, em cooperação com o ICRIM de São Luís, realizaram, na manhã desta quarta-feira (23), exames de informática forense em dispositivos celulares utilizados na prática de crimes de fraude bancária.

A perícia em dispositivos móveis tem papel fundamental na elucidação desse tipo de crime, permitindo o acesso a dados como registros de mensagens, histórico de chamadas, aplicativos utilizados, localização e outras evidências digitais, que podem comprovar a autoria e a dinâmica criminosa.

A atuação conjunta reforça o compromisso da Perícia Oficial do Maranhão com a realização de exames periciais nas investigações, empregando tecnologia de ponta e conhecimento especializado na luta contra o crime.

Iracema Vale reforça convite para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão

Evento, que será realizado nesta quinta e sexta-feira, é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Famem, e com apoio institucional da Assembleia

Iracema Vale convidou parlamentares e gestores municipais a participarem do Encontro de Prefeitas e Prefeitos

Na sessão plenária desta quarta-feira (23), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), convidou parlamentares e gestores municipais a participarem do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), e conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa. A proposta é qualificar a gestão municipal e ampliar o alcance das políticas públicas, por meio da troca de experiências, oficinas temáticas e incentivo à cooperação entre os entes federativos.

“O Encontro representa uma oportunidade valiosa para que os gestores municipais compartilhem experiências, adquiram novos conhecimentos e fortaleçam a atuação conjunta em prol do desenvolvimento do estado”, destacou Iracema Vale.

Com uma programação que inclui 26 oficinas e a assinatura do termo de adesão ao programa ‘Maranhão Livre da Fome’, iniciativa que visa retirar quase meio milhão de maranhenses da extrema pobreza, o Encontro reforça a importância do trabalho conjunto em favor da população.

A Assembleia Legislativa é parceira do evento e reafirma, com essa participação, seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo no Maranhão. Para a presidente da Casa, a união entre os poderes é indispensável para transformar políticas públicas em ações concretas.

“Precisamos ter parcerias. Eu prego pelo Maranhão inteiro a importância de termos unidade com os municípios. De mãos dadas, nós chegamos mais longe”, afirmou.

As inscrições seguem disponíveis no site oficial do evento: eventos.ma.gov.brhttp://eventos.ma.gov.br.

Alcoa Brasil, gestora do Consórcio Alumar, é reconhecida no LinkedIn Top Companies 2025 como uma das melhores empresas para desenvolver a carreira

Empresa entra pela primeira vez no ranking, ocupando a 17ª posição entre as 25 melhores do país

Pessoas estão no centro da estratégia de negócios da Alcoa Brasil

São Paulo, abril de 2025 – A Alcoa Brasil, gestora do Consórcio Alumar, no Maranhão, conquistou um importante reconhecimento: foi eleita uma das 25 melhores empresas para desenvolver a carreira no Brasil, segundo o LinkedIn Top Companies 2025. A companhia integra pela primeira vez o ranking na categoria de empresas com mais de 5.000 funcionários, já alcançando a 17ª colocação entre organizações de grande porte que se destacam por oferecer oportunidades reais de crescimento profissional aos seus colaboradores.

O levantamento, elaborado anualmente pelo LinkedIn, avalia empresas com base em oito pilares fundamentais, como: avanço na carreira, estabilidade, oportunidades de aprendizagem, cultura empresarial, diversidade de gênero, engajamento com os colaboradores, afinidade com a empresa e presença de talentos.

A conquista reforça o compromisso contínuo da Alcoa com uma cultura baseada em valores sólidos, acolhimento, inclusão e inovação, colocando as pessoas no centro da estratégia de negócios. A empresa investe fortemente em programas de capacitação, iniciativas de diversidade e inclusão e trilhas de carreira, além de ambientes de trabalho seguros, colaborativos e inspiradores.

“Estar entre as empresas mais desejadas para desenvolver uma carreira no Brasil é um reflexo direto do nosso propósito e da forma como valorizamos as pessoas. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao criar um ambiente onde todos podem crescer, se sentir respeitados e construir trajetórias significativas”, destaca Marcelo Freire, diretor de Recursos Humanos.

Com operações em diversos estados brasileiros, a presença da Alcoa entre as empresas listadas demonstra a solidez da cultura organizacional e o reconhecimento da marca empregadora no Brasil.

Acesse a lista completa do ranking neste link.

Sobre a Alcoa Brasil

Líder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); dois escritórios: São Paulo (SP) e Poços de Caldas (MG); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com 17 mil colaboradores, diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

Sobre o LinkedIn Top Companies

O LinkedIn Top Companies é considerado um dos rankings mais relevantes do Brasil quando o tema é empregabilidade e desenvolvimento profissional. A lista anual destaca as 25 melhores empresas para crescer profissionalmente no país a partir de uma metodologia baseada em dados exclusivos do LinkedIn, que avalia organizações em todo o mundo. Publicado pelo LinkedIn Notícias, o ranking funciona como um guia para ajudar profissionais a identificarem as melhores empresas para desenvolver as suas carreiras.

Na CPI das Bets, senadora cita operação contra influenciadores com mais de 30 mandados de prisão no Maranhão e no Piauí

Um dos influenciadores presos na Operação Jogo Sujo, deflagrada pelas polícias do Maranhão e do Piauí e citada na CPI das Bets

Eu reunião da CPI das Bets realizada nessas terça-feira (22), no Senado Federal, um caso envolvendo influenciadores digitais envolvidos com plataformas de apostas on-line ilegais ganhou destaque. Em sua intervenção durante depoimento do delegado Lucimério Barros Campos, da Polícia Civil de Alagoas, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) fez menção à repressao aos jogos de azar via internet em diversos estados, inclusive o Maranhão, onde influencers já foram parar na cadeia por ordem judicial pela prática do crime.

Ao depor a comissão parlamentar de inquérito, o delegado Lucimério Barros Campos mostrou que casas de apostas on-line ilegais e influenciadores digitais mentem na internet para lucrarem mais. Lucimério trabalha na Polícia Civil do estado de Alagoas e comandou a Operação Game Over, que desbaratou esquemas criminosos de bets e seus comparsas influenciadores.

Primeira a sugerir o convite para o delegado falar à CPI, a senadora Damares Alves disse que polícias civis de vários estados também já realizaram investigações similares ligadas à apostas on-line. Uma delas foi a Operação Jogo Sujo, deflagrada em 9 de outubro do ano passado, no Maranhão e no Piauí, que teve como alvo influenciadores com mais de 30 mandados de prisão.

“A Operação Truque de Mestre lá no Pará, só uma pessoa movimentou 23 milhões nessa operação identificada; Operação Garras Virtuais, em Goiás, que pegou influenciadores; Operação Vegas, Rio Grande do Sul, que também pegou influenciadores; ; Operação 777, em Mato Grosso, que também pegou influenciadores digitais, com mais de 19 mandados; Operação Gizé, lá no Ceará, que prendeu muita gente; e operação em Minas Gerais, além da sua. Parabéns aos delegados que tiveram coragem de enfrentar esse mercado bilionário, nojento, asqueroso! E eu acredito, doutor, que vocês estão dando uma contribuição muito grande para o Brasil. Não desistam!” disse Damares.

Com informações da Agência Senado.

Saiba mais aqui.

CGU e PF deflagram operação no Maranhão contra descontos não autorizados em benefícios do INSS

Entidades investigadas descontaram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bi, entre 2019 e 2024

Operação Sem Desconto tem o objetivo de combater um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões

A Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (23/4) a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. O Maranhão é um dos alvos da força-tarefa montada pela CGU e pela PF.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

PF prende em aeroporto de Rondônia mulher que transportaria 5 kg de cocaína a São Luís

Ação ocorreu quando a conduzida tentava embarcar com a droga presa ao corpo com destino à capital maranhense

Os 5 kg de cocaína apreendidos pela PF seriam transportados por uma mulher, que foi presa

Porto Velho/RO. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (22/4), uma mulher tentando embarcar com 5 kg de cocaína, com destino a São Luís, no Maranhão.

Por meio de intensificação das ações de fiscalização no feriado, a mulher foi identificada sob fundada suspeita de que portava o entorpecente, momento em que foi abordada pelos policiais.

Após a prisão, a detida foi levada para a delegacia da PF, realizou o exame de corpo de delito e ficará à disposição da justiça. Ela poderá responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas

A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.

Maranhenses já enviaram ao TCU 32 alertas sobre problemas estruturais em pontes em rodovias federais

Tribunal recebeu 394 contribuições de cidadãos de todo o país. Consulta pública para avaliar a segurança das pontes federais termina no dia 30 de abril

Ponte Juscelino Kubitschek, que interligava o Maranhão e o Tocantins, desabou no final do ano passado e o que restou da estrutura foi implodido

O Tribunal de Contas da União (TCU) está ouvindo a população sobre a qualidade e segurança das pontes em rodovias federais de todo país. Até o momento, o tribunal recebeu 394 contribuições de cidadãos que enviaram opinião sobre aspectos como iluminação, sinalização, largura das vias, rachaduras, entre outros. Do Maranhão, onde existem 222 pontes em trechos de BR’s, foram enviados ao TCU, até o momento, 32 alertas sobre problemas nessas estruturas.

Ainda dá tempo de participar. A ação termina no dia 30 de abril e o objetivo é saber se o usuário se sente seguro ao trafegar pelas pontes do Brasil. São cerca de seis mil pontes em rodovias federais cadastradas no banco de dados do governo federal, somando as que estão sob a responsabilidade do governo federal e aquelas sob a gestão da iniciativa privada.  

Os dados coletados vão apoiar a fiscalização realizada pelo Tribunal para avaliar a gestão da manutenção da malha rodoviária federal, responsabilidade do Ministério dos Transportes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Como participar 

Para responder ao questionário, você pode acessar a página on-line ou baixar o aplicativo TCU Mobile e preencher os campos solicitados. A manifestação pode ser feita de forma anônima ou identificada. Todas as informações fornecidas serão analisadas pela equipe do TCU.    Pelo questionário on-line:  Clique e acesse: Como estão as pontes por onde você passa? 

Pelo aplicativo TCU Mobile  Baixe o TCU Mobile (Android e iOS) em sua loja de aplicativos.  

Confira a lista das pontes cadastradas no banco de dados do Governo Federal e o número de contribuições feitas por cidadãos: 

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima