Bumba Meu São João 2025: a grande festa que une tradição e shows nacionais em São Luís

Os ingressos do camarote estarão à venda a partir do dia 10 de maio

O cantor Xand Avião será uma das atrações do Bumba Meu São João 2025

São Luís se prepara para receber uma das maiores celebrações culturais do Maranhão e do Brasil. De 12 a 18 de junho, a Arena Castelão será palco da segunda edição do Bumba Meu São João, um evento que promete emocionar, entreter e fortalecer nossas raízes. Com o apoio do Governo do Maranhão e patrocínio da 7K.Bet, vai combinar a magia da cultura maranhense com grandes nomes da música nacional, tudo organizado com segurança e mega estrutura para garantir uma experiência inesquecível a todos os participantes.

O super-palco que faz nossos corações baterem mais forte chega para consolidar o maior São João do mundo, que já encanta por seus mais de 60 dias de festa. Em 2024, o Bumba Meu São João apresentou, pela primeira vez, um espaço dedicado a unir a força da cultura maranhense com grandes shows nacionais, transformando o evento em uma celebração de orgulho, impacto econômico e geração de renda para o estado. Este ano, o sucesso promete repetir e atrair mais olhares do Brasil afora. 

A dupla Jorge e Mateus subirá ao palco para cantar os seus grandes sucessos

A apresentação do evento ficará por conta da influenciadora Rafa Kaliman, que conduzirá as noites de festa com energia e entusiasmo, garantindo uma experiência ainda mais especial ao público.

Os ingressos do Camarote estarão disponíveis a partir do dia 10 de maio. As informações completas serão anunciadas em breve. Durante os dias de festa, o público poderá conferir shows  com artistas locais e nacionais. Temos confirmados:

  • 12 de junho: Natanzinho Lima, Henry Freitas e Grelo
  • 13 de junho: Henrique e Juliano, Nattan e Kaká Pedrinho
  • 14 de junho: Chitãozinho e Xororó, Xand Avião e Pablo
  • 15 de junho: Wesley Safadão, Zezé Di Camargo e Taty Girl
  • 18 de junho: Ana Castela, Gustavo Mioto e Jonas Esticado
Jonas Esticado é outro grande nome da música que se apresentará no Bumba Meu São João 2025

Democratizando o acesso — com 90% da capacidade gratuita — movimentando a economia criativa do Maranhão e fortalecendo a identidade cultural do estado. Um  momento de celebrar nossas raízes, nossa história e com muita alegria.

Políticos da base governista consolidam liderança do governador Brandão

O governador Carlos Brandão consolida sua liderança perante a sua base política

O governador Carlos Brandão (PSB) tem recebido declarações que fortalecem sua posição de líder de um grupo político robusto e unido no Maranhão. É o que comprovam as falas recentes de políticos de renome, como a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), os também deputados Glalbert Cutrim (PDT) e Davi Brandão (PSB) e o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, Roberto Costa (MDB), prefeito de Bacabal.

Em discurso no Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, Roberto Costa destacou as ações pactuadas pelo governo no evento e também a credibilidade alcançada pelo chefe do Executivo estadual entre os gestores municipais. “Aqui, hoje, este auditório está lotado, e o senhor sabe o significado disso? É a confiança que todos nós, prefeitos, temos no seu governo e nos seus atos. Isso é confiança. Isso é a sua credibilidade!”, assinalou o presidente da Famem.

Iracema Vale, durante encontro do partido PSB, ressaltou a liderança conciliadora exercida por Carlos Brandão a favor de um Maranhão melhor. “Sob a liderança do nosso presidente do partido e governador Carlos Brandão temos o compromisso com a construção de um Maranhão mais justo, participativo e alinhado pelo bem do nosso estado. Vamos caminhar juntos, com união, força e harmonia em prol do nosso objetivo”, disse.

O deputado Glalbert Cutrim, em entrevista ao Bom Dia Mirante, nesta quarta-feira (30), afirmou que foi chamado por Carlos Brandão a integrar o seu grupo político e, atualmente, faz parte da base governista. “O governador sempre tem buscado o diálogo. Hoje, faço parte da base do governo Brandão e me sinto muito feliz e muito contemplando por todo o jeito que ele tem de fazer política, de ajudar os municípios, de ser municipalista”, declarou.

Alegria

Ao destacar avanços alcançados pelo Maranhão, em discurso na sessão desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, o deputado Davi Brandão também declarou a alegria de ter um líder e um grupo.

“Com muita alegria, nós temos um governador municipalista, que sabe o que tem que ser feito pelo Maranhão. E eu fico muito feliz em poder fazer parte de um grupo como este, mas principalmente em ter um líder, Carlos Brandão liderando nosso estado rumo ao desenvolvimento”, afirmou Davi Brandão.

E o parlamentar complementou: “Eu me orgulho muito em dizer que o meu mandato é o povo que direciona, mas minha vida é política, quem toma de conta dela é o governador Carlos Brandão, porque eu tenho liderança, eu tenho um líder”.

1º de Maio: HU-UFMA está entre os hospitais da Ebserh que desenvolvem boas práticas pelo bem-estar físico e mental dos profissionais

No Dia do Trabalhador, conheça iniciativas que buscam promover reconhecimento, inclusão, além de combate ao assédio

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) tem avançado, desde 2022, com seu Programa “Diversidade e Inclusão”

São Luís (MA) – O Dia do Trabalhador (1º de maio) recorda as conquistas históricas da classe trabalhadora e o esforço dos profissionais em suas atividades. Em alusão a esse dia, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) dedica as comemorações aos cerca de 70 mil trabalhadores que formam os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede pelo país, apresentando algumas das ações que são realizadas durante todo o ano.

Diversidade e inclusão

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) tem avançado, desde 2022, com seu Programa “Diversidade e Inclusão”, que em 2025 assume uma nova nomenclatura para incluir as ações de combate aos assédios moral e sexual nas relações do trabalho, sendo reconhecido como “Projeto de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação: a diferença nos enriquece, o respeito nos fortalece”. 

A chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) do HU-UFMA, Regiane Bastos, explica que o objetivo central deste projeto é “fomentar uma cultura organizacional mais inclusiva e pacificadora, pautada no tratamento cordial, empático, igualitário, estimulando o respeito às diferenças e à diversidade, e preservando a dignidade da pessoa humana no ambiente de trabalho”.  O projeto desenvolve eventos, palestras e ações educativas e de comunicação sobre o tema.

Neste sentido, ainda, a Ebserh possui uma Política de Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Assédio e de Discriminação para toda a sua Rede, com um Guia completo que descreve sobre as formas de discriminação e de assédios moral e sexual, com indicação dos canais de denúncia (Ouvidorias ou a Plataforma Fala.BR).

Valorização profissional

O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), por exemplo, desenvolveu o Programa de Valorização Profissional (PVP) em 2023, promovendo ações, como: cultura dos elogios; celebração dos dias de profissões; palestras e ofertas de serviços relacionados aos cuidados físicos e mentais para os colaboradores.

A psicóloga organizacional Caroline Godoy, da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HUJM-UFMT, afirma que, para formar um espaço produtivo saudável, é imprescindível nutrir relacionamentos interpessoais com respeito e empatia, e destaca o papel essencial da instituição nesse processo. “Uma liderança que se ancora no cuidado, na compaixão, no compartilhamento e na conexão é capaz de despertar a criatividade, impulsionar novas ideias e, acima de tudo, colocar o ser humano no centro”, ressalta.

Promoção à saúde do trabalhador

Os HUFs têm investido também em ambientes seguros e programas de saúde ocupacional. Mais recentemente, inclusive, a Rede vivenciou a campanha Abril Verde, com foco na prevenção de adoecimentos e de acidentes de trabalho.

Com esse objetivo, o Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) tem promovido uma série de ações ao longo dos anos. A equipe da UDP, responsável por essas iniciativas, comenta que os projetos buscam promover um ambiente de trabalho saudável e condições positivas que favoreçam uma melhora na qualidade de vida e bem-estar físico e mental dos colaboradores e no desempenho da organizacional.

 Algumas ações citadas pela Unidade são: o Programa “Nossa Saúde Vale +”, criado em 2021, com ações de combate ao sedentarismo, alimentação saudável e fortalecimento da saúde emocional e mental; o Programa Pixels das emoções, possibilitando que os profissionais expressem o que sentem em quadros disponíveis na entrada dos prédios da instituição; a Semana de Qualidade de Vida; o Projeto Arteterapia, com realização de pinturas durante os intervalos dos expedientes; e o Cine HU, com exibição de filmes seguidos por debates.

 Essas boas práticas de valorização, inclusão e promoção à saúde no ambiente de trabalho, desenvolvidas pelos Hospitais, representam o esforço assumido por toda a Rede Ebserh com o fortalecimento do cuidado, da empatia e do respeito por todos aqueles que fazem a missão da estatal acontecer.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Maranhão gerou 1,1 mil empregos com carteira assinada em março

No primeiro trimestre de 2025, estado acumula saldo de 4 mil postos formais. Em todo o país foram abertas 654,5 mil vagas nos três primeiros meses de 2025

O estado do Maranhão fechou o mês de março com 1,1 mil empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira, 30 de abril, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O estado também se destaca na região no saldo acumulado no primeiro trimestre de 2025. Somados os desempenhos de janeiro, fevereiro e março, o Maranhão contabiliza 4 mil novos postos formais. Nos últimos 12 meses, entre abril de 2024 e março de 2025, o estado registrou 21 mil vagas.

Em março, o Maranhão apresentou desempenho positivo em três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com saldo de 907 vagas. Na sequência aparecem Comércio (441) e Construção (336). Indústria (-131) e Agropecuária (-443) tiveram saldo negativo no mês.

As novas vagas com carteira assinada geradas em março no estado foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino (859). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (1.402) com as vagas no Maranhão. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.589.

MUNICÍPIOS – A capital, São Luís, foi o município com melhor saldo em fevereiro, com 693 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 320 mil empregos formais. Na sequência dos municípios maranhenses com melhores desempenhos em março aparecem Timon (247 novas vagas), Imperatriz (132), Passagem Franca (101) e São José de Ribamar (59).

NACIONAL — O Brasil gerou 654 mil postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025. Nos últimos 12 meses, são 1,6 milhão de vagas com carteira assinada. Desde janeiro de 2023, no início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número é de quase 3,8 milhões de empregos. No recorte levando em conta apenas o mês de março de 2025, a geração foi de 71,5 mil postos. O resultado no terceiro mês do ano é produto da diferença entre 2,23 milhões de admissões e 2,16 milhões de desligamentos. Com isso, o país chegou ao maior estoque da história: 47,857 milhões de trabalhadores formalizados.

Saiba mais aqui.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima