Corpo de Bombeiros faz alerta após capturar 1.830 animais peçonhentos e silvestres em 4 meses no Maranhão

Bombeiros capturam serpente em imóvel em cidade do Maranhão

Picadas de aranhas, mordidas de cobra, ataques de animais silvestres. Acidentes que são comuns, pelo surgimento destas espécies em áreas de moradia. Ao serem avistadas, a orientação é não tentar contato ou captura e acionar de imediato, os órgãos de competência. É o alerta do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que de janeiro a abril deste ano, contabiliza 1.830 animais capturados em todo o estado, sendo 68% encontrados na capital.

Com o avanço das áreas urbanas sobre o meio ambiente, e também, as mudanças climáticas alterando o comportamento da fauna, tem sido registrado crescimento expressivo nas capturas de animais – peçonhentos e silvestres. Cobras, aranhas, jacarés, bichos-preguiça e uma diversidade de insetos, incluindo abelhas, são avistados em bairros residenciais, escolas e comércios.

Neste primeiro quadrimestre, a corporação registrou 1.179 ocorrências de captura de animais silvestres e 464 de insetos e animais peçonhentos, em áreas urbanas, e também rurais, no estado. Na capital, o número de animais silvestres capturados soma 832 e de insetos, 321. Os demais dados referem à captura de animais domésticos, ação promovida em apoio a órgãos municipais, que têm a competência sobre estes resgates. 

O crescimento das cidades e a degradação ambiental têm empurrado estes animais para mais perto da população, explica o chefe da 5ª Seção do CBMMA, tenente-coronel Marcos Bittencourt. “Muitos animais estão buscando alimento e abrigo. Com o calor intenso, por exemplo, é comum o aparecimento de cobras em busca de água, principalmente em locais com jardins, piscinas ou caixas d’água destampadas. A orientação é não tentar contato com estes animais, para evitar acidentes e também, preservar a espécie”, explica.

Além do resgate, o Corpo de Bombeiros também realiza campanhas educativas em escolas e comunidades, orientando sobre prevenção e convivência segura com as espécies. “A informação é a melhor forma de evitar acidentes. Muitos desses animais têm uma importante missão no equilíbrio ambiental, como o controle de pragas e roedores”, destaca o tenente-coronel Marcos Bittencourt.

Cuidado e atenção

O Corpo de Bombeiros alerta a população para não tentar contato ou captura dos animais por conta própria, pois isso pode representar grande risco à segurança. a orientação é manter distância segura, se afastando devagar e sem movimentos bruscos, para não assustar o animal. Manter isolado o local onde o animal está, fechando portas e janelas, para evitar que entre em ambientes internos. 

Em caso de picadas de animais peçonhentos, a recomendação é procurar imediatamente o serviço médico mais próximo e, se possível, identificar o animal para ajudar no tratamento. A corporação também conta conta com o Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), especializado nestas capturas e com aparato para garantir uma ação segura às pessoas e aos animais. Em caso de aparecimento destes animais, acionar os bombeiros pelo 193, informando local exato e descrevendo o animal para uma captura mais precisa.

Maruaí recebe o primeiro ACTION do Programa de Voluntariado 2025 da Alumar

Colaboradores se envolveram em atividades sociais, educativas e de bem-estar com moradores causando impacto positivo na comunidade

A ação, realizada no sábado (26), mobilizou colaboradores em atividades sociais, educativas e de bem-estar

São Luís, abril de 2025 – A Alumar deu início ao seu Programa de Voluntariado 2025 com a realização do primeiro ACTION (sigla, em inglês, para “Alcoanos contribuindo juntos em nossas vizinhanças”) do ano, em parceria com o Instituto Alcoa, na comunidade de Maruaí, na zona rural de São Luís (MA). A ação, realizada no sábado (26), mobilizou colaboradores em atividades sociais, educativas e de bem-estar, e marcou oficialmente a abertura do calendário de ações voluntárias para este ano. A iniciativa celebrou os 35 anos do Instituto Alcoa, que destinou uma doação de R$ 35 mil para a União de Moradores da comunidade.

Eranilde Sousa, presidente da União dos Moradores de Vila Maruaí, não escondia a alegria pela ação. “Sentimos aconchego com a presença de todos aqui, pelo trabalho que têm feito com a comunidade. Sempre que precisamos a Alumar está disponível. E o recurso veio em uma boa hora, vamos revitalizar o prédio, construir um muro para garantir segurança e equipar nossa sede. A Alumar tem feito a diferença”, destacou.

A atividade marcou oficialmente a abertura do calendário de ações voluntárias para este ano

A comunidade participou de atividades como futebol comunitário, oficinas educativas, consultas médicas, palestra sobre empregabilidade e enfrentamento à violência contra a mulher, além da pintura da sede da associação local feita por moradores que participaram de oficina profissionalizante em pintura em obras. Foram parceiros na ação: Fidens, CS Gomes, H2F, Pillar, CMPC, SENAI, Ligas Metálicas, Instituto Somos Todos Marianas e IGEP.

“O voluntariado é um dos pilares da nossa atuação, pois cria oportunidades reais de transformação nas comunidades. Ao conectar colaboradores e parceiros à comunidade, promovemos empatia, cidadania e desenvolvimento conjunto. Iniciar esse novo ciclo de 2025 celebrando os 35 anos do Instituto Alcoa reforça nosso compromisso de investir em capacitação, autonomia e geração de valor compartilhado”, destacou Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar.

Voluntários da Alumar plantam mudas na comunidade Muruaí, na zona rural de São Luís

Milena Andrade, moradora da comunidade de Maruaí e funcionária da Alumar, destacou o orgulho de ver o voluntariado em ação: “Saber que na Alumar existem pessoas que se dedicam a cuidar das pessoas, um dos valores da empresa, é muito gratificante. Ver que os colegas vestem a camisa e vêm até a comunidade, fazendo o bem para pessoas que nem conhecem, é muito especial para mim, como moradora e como funcionária. Dá muito orgulho”.

No total, 10 ações de voluntariado estão previstas para este ano em comunidades. Além delas, o Programa de Voluntariado conta com projetos em parceria com a Junior Achievement, a plataforma Atados e a campanha interna Voluntário(a) Nota 10 e Voluntário(a) de Carteirinha, destinada àqueles que se destacarem pela dedicação e frequência nas ações.

Lideranças da comunidade e voluntários da Alumar exibem cheque simbólico referente à doação de R$ 35 mil para a União de Moradores da comunidade Muruaí

Sobre a Alumar 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Grupo de voluntárias da Alumar responsável pela plantação de mudas na comunidade

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Trabalhadores celebram a 25ª Festa no Cais da Alegria com shows, sorteios e muita animação

A cantora Simone Morena com o empresário Pintinho Itamaraty e o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão

Uma atmosfera de pura celebração e alegria contagiou o Cais da Alegria (Anel Viário) na última quinta-feira, 1º de maio, durante a 25ª edição da tradicional Festa do Trabalhador. O evento, realizado pelo Grupo Itamaraty e promovido por Pinto Itamaraty, proporcionou um dia com muita celebração, música e diversão para os trabalhadores e suas famílias.

A grande atração da festa, e pela primeira vez em Paço do Lumiar, foi a renomada cantora Simone Morena, diretamente de Salvador. A “Rainha do Arrocha” contagiou o público com seus sucessos, colocando todos para dançar. A programação diversificada agradou a todos os gostos, com shows da banda Bicho Terra, do Mega Itamaraty, a potência sonora do paredão Pitbull, a energia contagiante da tenda Roots e sets vibrantes de diversos DJs.

Além da excelente grade de shows, o público presente pôde concorrer a sorteios em dinheiro e diversos prêmios, tornando a festa ainda mais especial.

O motorista de aplicativo, João Silva, morador do Maiobão, compartilhou sua experiência com entusiasmo: “Essa foi a melhor Festa do Trabalhador dos últimos anos! A estrutura estava ótima, a segurança presente e os shows… sem palavras! A Simone Morena é um fenômeno. Parabéns aos organizadores!”.

Os empresários Pinto e Pintinho Itamaraty com o secretário Orleans Brandão e os artistas do Bicho Terra

“É gratificante ver a felicidade estampada no rosto de cada trabalhador e suas famílias. Nosso objetivo é sempre proporcionar um dia especial de celebração e lazer, e essa edição superou nossas expectativas”, declarou Pintinho Itamaraty, um dos idealizadores do evento.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, prestigiou a festividade representando o governador Carlos Brandão. Sua presença reforça o apoio do Governo do Maranhão a eventos que valorizam o trabalhador e promovem a cultura local.

A 25ª Festa do Trabalhador contou com o importante apoio cultural do Grupo Mateus, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento cultural do estado.

Deputado Wellington reafirma que não cometeu crime eleitoral e que todos os votos que obteve foram limpos

O deputado estadual Wellington de Curso agradeceu as mensagens de apoio que vem recebendo

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante das notícias veiculadas e da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre supostas irregularidades na composição da chapa do Partido Social Cristão (PSC), o deputado estadual Wellington do Curso vem a público reafirmar que não cometeu nenhum tipo de crime eleitoral, não participou de montagem de chapa e nem fazia parte da administração do partido. Os votos que recebeu foram limpos, honestos e conscientes, frutos de uma trajetória marcada pela luta em defesa do povo maranhense.

Não temos sangue, sobrenome e nem padrinhos políticos, e por isso, pagamos um preço alto por exercer um mandato sério, de oposição, corajoso, firme e independente, voltado à defesa dos professores, policiais, demais servidores públicos e de todos aqueles que mais precisam e necessitam da nossa voz na Assembleia Legislativa. Esse tipo de conduta atribuída a mim é totalmente incompatível com tudo o que acreditamos e defendemos. Não vão conseguir calar a “voz do povo do Maranhão!”

Reafirmamos o nosso respeito à Justiça Eleitoral, mas deixamos claro que utilizaremos todos os recursos legais cabíveis para garantir que a verdade prevaleça e que a justiça seja feita. Continuaremos firmes no mandato, enquanto aguardamos julgamento dos recursos, seguiremos com tranquilidade e fé, certos de que Deus nos conduzirá pelo caminho correto. Este mandato é do povo — e é com ele que continuaremos firmes, trabalhando com coragem, responsabilidade, seriedade e cabeça erguida continuaremos enfrentando as perseguições e injustiças.

Agradeço todas as mensagens de apoio, carinho, solidariedade, confiança e reconhecimento do nosso trabalho!
Que Deus nos abençoe e nos proteja!

Deputado Estadual Wellington do Curso

Vereador André Campos rebate críticas a Brandão e chama oposicionistas de “aves agourentas”

André Campos apontou que a oposição erra ao buscar a antecipação de debate eleitoral. “

O vereador André Campos (MDB) rebateu críticas da oposição ao governador Carlos Brandão (PSB) em discurso na Câmara Municipal de São Luís, marcando mais uma vez posição em defesa da união e fortalecimento do grupo Brandonista. O parlamentar chamou os opositores de “aves agourentas” e disse que eles tentam criar um clima de tensão e instabilidade, sem sucesso diante das ações realizadas pelo governo.

“O governador Brandão centrado, organizado, trabalhando, vem a cada dia melhorando e avançando em sua gestão”, ressaltou.

André Campos apontou que a oposição erra ao buscar a antecipação de debate eleitoral. “A gente passa por um momento político onde, às vezes, algumas pessoas tentam, de forma errônea, acelerar o processo que vai se travar apenas em 2026. Outras aves agourentas ameaçam o governador Carlos Brandão e querem arrancá-lo à força da cadeira”, disse.

O parlamentar, que é um ativista e defensor da cultura maranhense, afirmou que os oposicionistas tentam diminuir, inclusive, algo extremamente positivo para o Maranhão, que é o lançamento do São João nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, para atrair turistas e impulsionar a economia e a geração de renda.

Campos também destacou, como marco histórico, o anúncio do aumento no valor dos cachês das manifestações maranhenses. “Depois de 12 anos de congelamento de cachê, o governador anunciou, em São Paulo, o aumento de 30% no cachê das nossas brincadeiras”, observou.

Assista ao vídeo:

Preso autor dos disparos que mataram o major da PM André Felipe

Caio Lucas, mais conhecido como “CL”, confessou ter sido o autor dos disparos que causaram a morte do major PM André Felipe

Já está preso o autor dos disparos no crime contra o major André Felipe. Identificado como Caio Lucas e mais conhecido como “CL”, ele prestou depoimento e confessou sua participação no crime. A informação foi divulgada pelo governador Carlos Brandão nas redes sociais, no início da manhã desta sexta-feira (2).

“Não vamos tolerar ataques contra as forças de segurança, que trabalham todos os dias para proteger a população”.

O oficial foi morto na tarde da última quarta-feira, dia 30 de abril, após ser abordado por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta quando ele se preparava para entrar no seu veículo, na rotatória do bairro São Francisco, próximo a um posto de combustíveis. Ao trocar tiros com os os criminosos, André Felipe acabou levando a pior e foi a óbito no local.

O outro suspeito de participação no crime foi morto na tarde dessa quinta-feira (1º), durante um cerco policial no bairro Ilhinha, onde morava. Conhecido como Juninho, ele reagiu à ação da polícia e tombou.

A polícia segue investigando as circunstâncias da morte do major André Felipe, que era lotado no Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão. O oficial tinha 35 anos e deixou esposa e dois filhos.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima