Parlamentar participou do encontro de legisladores como secretário e como representante do Maranhão
Deputado Wellington do Curso exibe a medalha e o certificado com os quais foi agraciado
O deputado estadual Wellington do Curso (Novo) participou nesta terça-feira (20), Goiânia/GO, participei da 4ª Reunião Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), como secretário e representante do Maranhão. O parlamentar dialogou com diversas autoridades políticas e foi alvo de homenagem em reconhecimento ao seu trabalho como legislador.
Wellington do Curso é cumprimentando pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado
Durante a 4ª Reunião Executiva da Unale, Wellington foi recebido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas. O deputado também foi condecorado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual de Goiás.
Wellington do Curso com os demais agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo de Goiás
A medalha é concedida em reconhecimento a personalidades que contribuem para o fortalecimento da política e da cidadania no Brasil. “Em especial, o reconhecimento foi feito pelo nosso trabalho em defesa da população do Maranhão”, ressaltou Wellington do Curso.
Medalha e certificado com os quais o deputado estadual Wellington do Curso foi agraciado durante a 4ª Reunião Executiva da Unale
Tal reconhecimento ultrapassa fronteiras e a concessão da medalha só reforça que o trabalho sério, com foco no bem comum desempenhado por Wellington é valorizado. “Divido essa conquista com todos os maranhenses que acreditam em uma política transformadora. O meu compromisso é com a honra e o dever de servir ao povo do meu querido Estado do Maranhão!”, assinalou o parlamentar.
Wellington do Curso destaca sua trajetória política na 4ª Reunião Executiva da Unale
Sem sangue na política, sem padrinhos e sem o apoio de secretarias, prefeituras e nem do governo, Wellington do Curso reafirma que faz política com seriedade, responsabilidade, comprometimento, oposição, independência e coragem.
O deputado estadual Wellington do Curso com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e outros parlamentares participantes da 4ª Reunião Executiva da Unale
“E é por isso que todos os dias, acredito e luto por um Maranhão melhor! Obrigado, meu Deus! Obrigado, meu Maranhão!”, agradeceu.
Um dos destaques do evento foi o lançamento do Programa de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, iniciativa voltada à organização e ampliação das ações de saúde
Ações com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida dos servidores públicos estaduais marcaram a inauguração, nesta terça-feira (20), do Espaço Bem-Estar do Servidor, localizado no Edifício Clodomir Milet, no Centro Administrativo do Estado (CAE), no Calhau. O evento teve a presença do governador Carlos Brandão. Na ocasião, o governador também assinou o decreto que institui a política de gestão de pessoas e a instrução normativa do Programa de Qualidade de Vida do Servidor.
Outro avanço anunciado durante a solenidade foi a reforma e ampliação do Hospital do Servidor Público do Estado, que sai de 126 leitos para 169 leitos, totalizando 43 novos leitos. A medida visa fortalecer a capacidade de atendimento clínico e especializado na unidade. Além disso, o governador Carlos Brandão também confirmou a assinatura de convênios com redes particulares de farmácias (Pague Menos e Extrafarma), que garantirão desconto de até 35% na compra de medicamentos para os servidores públicos estaduais, reforçando o compromisso com a saúde preventiva e o acesso facilitado aos tratamentos.
“Esse é um momento muito especial para os servidores públicos do estado. Entendemos a importância do servidor, porque é por meio deles que as políticas públicas chegam à população. Por isso, é necessário inovar e valorizar os nossos profissionais. As assinaturas de hoje representam avanços significativos nas ações voltadas aos servidores”, destacou o governador Brandão.
O governador também assinou o decreto que institui a política de gestão de pessoas e a instrução normativa do Programa de Qualidade de Vida do Servidor
Um dos destaques do evento foi o lançamento do Programa de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, iniciativa voltada à organização e ampliação das ações de saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho para os servidores públicos estaduais do Maranhão. O programa inclui a inauguração do novo Espaço Bem-Estar, sob responsabilidade da Sead.
Com uma equipe multiprofissional, o espaço oferece serviços como orientação nutricional, escuta psicológica, consultas de enfermagem, ginástica laboral e relaxamento terapêutico. Estão disponíveis também atendimentos com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos e assistentes sociais, além de ações educativas. Ao todo, 16 profissionais atuam no espaço.
O secretário da Sead, Guilberth Garcês, ressaltou a relevância da iniciativa. “O Espaço Bem-Estar é reflexo do compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento integral dos servidores públicos. Valorizar o servidor e cuidar da sua saúde física e mental são fatores essenciais para o bom desempenho das funções, o que resulta em um serviço público de mais qualidade para toda a população”, pontuou.
Programa de Qualidade de Vida garante avanços estruturantes
O Programa de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor contempla medidas inovadoras, como a implantação de atendimento pré-hospitalar e serviços de telemedicina no âmbito do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben). Também estão previstas ações voltadas à saúde multidisciplinar de pessoas neurodivergentes, criação de polos de atendimento clínico em municípios do interior, além de convênios com farmácias para descontos em medicamentos, entre outras iniciativas estruturantes.
Espaço Bem-Estar do Servidor, localizado no Edifício Clodomir Milet, no Centro Administrativo do Estado (CAE), no Calhau
A proposta do programa é sistematizar os serviços já existentes e implementar novos projetos com foco em prevenção, acessibilidade, equidade e modernização, beneficiando não apenas os servidores efetivos, mas também estagiários, terceirizados e trainees, dentro dos serviços aplicáveis.
Destaques do programa:
Melhorias para os beneficiários do Funben.
Implantação de serviços de maternidade e obstetrícia.
Saúde multidisciplinar para pessoas neurodivergentes.
Reforma e ampliação do Hospital do Servidor Público do Estado.
Novo Espaço Bem-Estar no Centro Administrativo.
Implantação do Sistema de Gestão Integrada.
Expansão do atendimento clínico em dez polos no interior.
Convênios com farmácias para descontos de até 35% em medicamentos.
Criação da Rede de Educação e Saúde em parceria com a Uema.
Áurea Maranhão realizou. Oficina de Introdução à Linguagem Teatral, no Teatro Viriato Correia, no Ifma Monte Castelo
A atriz, diretora e performer formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), Áurea Maranhão, realizou, nesta quarta-feira, no Teatro Viriato Correia, no Ifma Monte Castelo, a Oficina de Introdução à Linguagem Teatral.
O público-alvo são os estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado e afins.
“Fizemos exercícios com os alunos para falar sobre processo criativo, sobre como tirar uma ideia da cabeça, organizá-la, passar para o papel, tirar do papel e passá-la para uma cena para, então, finalmente, transformá-la num espetáculo”, explicou Áurea.
Além de mostrar esse passo a passo, a oficina também falou de dramaturgia, figurino, direção, atuação, destacando muitas funções do fazer teatral. “Falamos também de como, uma vez pronto o espetáculo, vender esse espetáculo, como embalá-lo para atrair o mercado e conseguir patrocínio”, completou a atriz e diretora.
A artista interagiu com estudantes do Ifma Monte Castelo, que manifestaram interesse na arte dramática
A ação, oferecida pela Fontes Realizações Artísticas, acontece como contrapartida social do Projeto A Árvore – Circulação/Pronac 210138, e foi realizada gratuitamente em parceria com o Departamento de Letras – DAL do Ifma.
Mini bio da artista: Áurea Maranhão é atriz, diretora e performer formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP). Na TV, estreou na novela das 21h A Dona do Pedaço (Globo) como Ticiana, sob direção de Amora Mautner e roteiro de Walcyr Carrasco. Na Netflix, integrou o elenco de Cidade Invisível, vivendo Márcia, série de Carlos Saldanha, dirigida por Julia Jordão e com direção – geral de Luis Carone.
No cinema, protagonizou o longa-metragem Terminal Praia Grande, de Mavi Simão. Também atuou nos filmes Prova de Coragem, de Roberto Gervitz, e Maranhão 669 – Jogos de Phoder, de Ramúsyo Brasil, entre outros projetos cinematográficos.
A ação, oferecida pela Fontes Realizações Artísticas, acontece como contrapartida social do Projeto A Árvore – Circulação/Pronac 210138
Como cineasta, dirigiu, produziu e atuou no curta-metragem Carnavalha, vencedor de Melhor Filme (Júri Popular) e Melhor Atriz (Áurea Maranhão) nos festivais Maranhão na Tela e Guarnicê de Cinema. O filme também foi premiado com Melhor Montagem na Mostra SESC de Cinema, entre outros prêmios e festivais. Além disso, dirigiu e produziu Afresco de Outono, premiado com Melhor Direção de Arte no festival Guarnicê de Cinema e Menção Honrosa pela ABD-MA.
Mariano Filho em ato político ao lado do pai, Nenzim, de cuja morte teria participado
Está agendado para esta quarta-feira, dia 21 de maio, às 8h30, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a sessão de julgamento no 2º Tribunal do Júri de São Luís que tem como réus Manoel Mariano de Sousa Filho (filho da vítima) e Luzivan Rodrigues da Conceição Nunes (autor dos disparos), acusados da morte do ex-prefeito de Barra do Corda-MA Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim.
O julgamento será presidido pelo titular da 2ª Vara do Júri, juiz Clésio Coelho Cunha. Vão atuar na acusação os promotores de Justiça Washington Cantanhede e Raimundo Benedito Pinto, e o advogado Misael Mendes Júnior (assistente de acusação).
O crime
O crime aconteceu na manhã do dia 6 de dezembro de 2017, quando ‘Nenzim’ foi assassinado com um tiro no pescoço, na zona rural de Barra do Corda, a 341 quilômetros de São Luís. De acordo com as investigações, no dia do crime, o filho de “Nenzim”, Mariano Filho, estava junto ao pai e não havia mais ninguém no local.
A vítima também era pai do atual prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, que, finalmente, poderá ver o irmão mais novo sentar no banco dos réus.
Organizações criminosas teriam movimentado cerca de R$ 210 milhões nos últimos cinco anos
Policial federal cumpre mandado em imóvel de alto padrão, que guardava carro de luxo
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20/5), duas operações simultâneas, com o objetivo de combater organizações criminosas envolvidas em crimes financeiros, fraudes cibernéticas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Maranhão. Além das ordens judiciais, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores em nome dos investigados, de pessoas interpostas (laranjas) e de empresas ligadas aos grupos criminosos.
As investigações tiveram início com base em informações recebidas pela Rede de Cooperação Internacional em Crimes Cibernéticos, criada em 2023, para fortalecer a cooperação policial internacional. As apurações foram conduzidas em conjunto pela Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas da Polícia Federal e pelas Delegacias da Polícia Federal em Joinville/SC e Itajaí/SC.
A primeira ação, denominada Operação Cryptoscam, visa desarticulação organização criminosa entre familiares com base em Ponta Grossa/PR. O grupo é investigado por fraudes bancárias e furtos de criptoativos por meio de ataques cibernéticos. As investigações começaram com informações recebidas pelo canal de cooperação internacional acerca de um furto de US$ 1,4 milhão em criptoativos de um cidadão de Singapura. A Polícia Federal suspeita que a organização esteja atuando desde 2010.
Mansão é um dos endereços suspeitos que são alvos da Polícia Federal em operação contra fraudes cibernéticas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
De acordo com as diligências, a polícia constatou que os envolvidos se mudaram para Balneário Camboriú/SC em 2021, onde passaram a ocultar os valores ilícitos em nome de terceiros por meio de aquisição de imóveis de alto padrão, veículos de luxo e em criptoativos. Os levantamentos estimam que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 100 milhões entre 2020 e 2025.
Parte dos investigados também é suspeita de envolvimento em um ataque cibernético que, em 2020, atingiu 150 contas bancárias da Caixa Econômica Federal, vinculadas a 40 prefeituras.
Já a segunda ação, denominada Operação Wet Cleaning, teve como ponto de partida a prisão de uma mulher, apontada como uma das maiores estelionatárias do Brasil, suspeita de aplicar diversos golpes contra a Caixa Econômica Federal. A investigação revelou conexões com indivíduos envolvidos em furto de caixas eletrônicos, fraudes cibernéticas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Relógios, cheques e dinheiro em espécie apreendidos pela Polícia Federal no curso da operação
As investigações apontaram que o grupo estaria utilizando o mercado formal, com empresas nas áreas de construção civil, informática e transporte de cargas, para lavar dinheiro oriundo de atividades ilícitas. Estima-se que a organização criminosa tenha movimentado aproximadamente R$ 110 milhões em criptoativos.
Diante dos fatos, as investigações continuarão com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar as conexões nacionais e internacionais das atividades criminosa.
Mandados Judiciais:
– 26 Mandados de Busca e Apreensão – 11 Mandados de Prisão – Cidades: Joinville/SC, Camboriú/SC, Itapema/SC, Piçarras/SC, Poá/SP, Guarulhos/SP, Ribeirão Preto/SP, Ponta Grossa/PR e São Luiz/MA.
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), acaba de ser ampliada com a instalação de uma nova estação sismográfica no município de Estreito, no Maranhão. A estação, identificada pela sigla NBES, será operada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN), instituição que integra a RSBR e atua no monitoramento da atividade sísmica na região Nordeste do Brasil.
A instalação foi conduzida pelo geofísico Eduardo Menezes, do LABSIS, e contou com o apoio da Defesa Civil municipal e da Defesa Civil do Estado do Maranhão. A nova estação está localizada nas dependências da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), fortalecendo o papel das instituições acadêmicas no esforço nacional de vigilância sísmica.
Equipamentos sismográficos instalados na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Segundo o Dr. Sergio Fontes, coordenador da RSBR e pesquisador em geofísica do Observatório Nacional, a ampliação da rede é essencial para o aprimoramento do sistema brasileiro de monitoramento sísmico. “A expansão da RSBR aumenta nossa capacidade de detectar eventos sísmicos e fornecer informações rápidas e precisas às autoridades e à sociedade, contribuindo para a segurança e o conhecimento científico”, explica o pesquisador.
No mês de abril, o município de Floriano, no Piauí, também foi contemplado com uma nova estação da RSBR, demonstrando o compromisso contínuo com a cobertura sísmica do território nordestino.
Eduardo Menezes se reúne com Ten. Miranda, Ten. Cel. Walter Junior (coordenador da Defesa Civil Regional MA Sul) e Edneis Alves (Diretor da UEMASUL)
A RSBR é composta por quase 100 estações distribuídas por todo o país e tem como missão monitorar a sismicidade do território nacional, além de gerar dados fundamentais para o entendimento da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra. Os dados captados são transmitidos em tempo real via satélite ou internet, armazenados pelas instituições participantes e analisados por sismólogos. Todos os dados gerados pelas estações da RSBR são públicos e podem ser acessados livremente pelo site rsbr.on.br.
Além do LABSIS e do ON, integram a RSBR o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (OBSIS/UnB).
Carreta tombou sobre a ponte do Estreito dos Mosquitos e interditou uma das faixas de acesso à Ilha de São Luís
Uma carreta tombou e interditou uma das faixas de acesso à Ilha de São Luís, na madrugada desta terça-feira, 20 de maio de 2025, na altura do km 24 da BR-135, no início da ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, entrada de São Luís/MA.
O veículo envolvido é cavalo trator Volvo/Fh 460 6X2T, branco, placas do estado de Goiás, que tracionava um semireboque.
Policial verifica circunstâncias do acidente para definir medidas de segurança no trecho
O condutor da carreta, um homem de 38 anos de idade, não se feriu.
A combinação de veículos deverá ser destombada e retirada da ponte na manhã desta terça-feira.
Em Barreirinhas, evento realizado pelo Sebrae, marca o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções
Mais de 150 pessoas ligadas ao trade turístico prestigiaram evento realizado pelo Sebrae (Fotos: Sebrae/Divulgação)
Com o objetivo de fortalecer o turismo e discutir melhores práticas de sustentabilidade para região, o Sebrae, em parceria com a Instância de Governança Regional (IGR) Lençóis Delta, realizou, em Barreirinhas, o “Conecta Rota – Turismo sustentável e seguro: caminhos para o futuro do Polo Lençóis e Delta”. O evento, realizado no dia 15, no auditório do Gran Lençóis Flat Residence, foi destinado a apresentação de resultados das ações do Sebrae na região, promovendo o compartilhamento de boas práticas e o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, que promete transformar a paisagem empreendedora e turística do estado.
O “Conecta Rota” foi um momento de conexão entre empresários, comunidades, instituições públicas e privadas, para a troca de experiências, debates e busca de soluções sustentáveis.“O Sebrae e seus parceiros vêm empreendendo em um território extremamente importante para o Maranhão e para o Nordeste. Com o “Conecta Rota” a gente traz reflexões muito importantes sobre temáticas relativas à sustentabilidade dessa região, como a própria segurança do turismo de aventura. A ideia é fazer com que os empresários e todo trade turístico possa refletir e trocar boas experiências, de maneira que a gente possa proporcionar aos turistas que vieram ao Maranhão, uma experiência segura e memorável”, afirmou Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão.
Lançamento – O ponto alto do encontro foi o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, uma iniciativa construída com base em normas internacionais que propõe uma agenda sustentável voltada para empresas do setor turístico. O programa contempla 12 temas distribuídos em três dimensões fundamentais: ambiental, social e econômica, oferecendo às empresas a oportunidade de se desenvolverem de forma estruturada, consciente e estratégica.
Flávia Nadler fez a mediação do painel “ Rota Sustentável – Turismo seguro e sustentável para o desenvolvimento do território”
“O objetivo desse programa é criar um ciclo virtuoso de transformação dos destinos turísticos, tornando-os mais sustentáveis e preparados para receber visitantes com excelência. As empresas que se destacarem no processo, serão reconhecidas pelo Sebrae ao final do ano, o que contribui para estimular a melhoria contínua e valoriza as boas práticas adotadas pelos empreendedores”, explicou Alexandre Garrido, consultor da área de sustentabilidade e de gestão de turismo.
O evento ainda destacou a gestão da segurança no turismo de aventura, uma preocupação cada vez mais presente em destinos que oferecem experiências imersivas na natureza, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
“Dentro do nosso planejamento regional, na IGR, temos o tema Segurança como prioridade. Ela está sob nosso guarda-chuva estratégico porque compreendemos que uma operação turística segura é também uma operação sustentável. Vamos permanecer fortalecendo ações como essa do Conecta Rota porque é de extrema importância para o desenvolvimento turístico do polo Lençóis e Delta”, destacou Patrick Araújo, Presidente da Instância de Governança Regional Lençóis e Delta.
Alexandre Garrido faz apresentação do “Programa de Sustentabilidade para a Rota das Emoções”
Case de Sucesso – Durante o evento, o Sebrae Maranhão apresentou os resultados das atividades realizadas durante o último ano na região. O evento contou com a presença do empresário de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Bruno Leite, que apresentou o Parque Ecológico Rio Formoso de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A ideia foi promover uma troca de experiências entre destinos que já avançaram na pauta e aqueles que ainda estão dando passos importantes rumo à sustentabilidade.
“O parque é case de sucesso para o Brasil e para o mundo. Nós conseguimos conquistar a certificação nacional em “Sistema da gestão da segurança e Turismo de Natureza”, e a certificação internacional em “Lixo Zero”, que leva a empresa a direcionar na economia circular mais de 90% de tudo que produz em resíduos”, disse o empresário.
Gestores do Sebrae Lençóis Munim e do NAE em Barreirinhas destacam resultados alcançados na região em prol do desenvolvimento do turismo
Segundo David Amorim, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Lençóis Munim, o Sebrae vem assumindo o desafio de liderar a implementação de ações práticas e eficazes de sustentabilidade na Rota das Emoções. “Esse evento representa um marco para o turismo maranhense, porque a gente fez o lançamento do programa de sustentabilidade. Fizemos a conexão de pessoas, empresários e instituições em prol de um movimento que só tem a crescer. O Sebrae tem esse desafio de implementar ações específicas de sustentabilidade no território, principalmente na rota das emoções”, concluiu David Amorim.
Comentários