Extra: Queda de Eduardo Braide e crescimento de Lahésio Bonfim viram notícia em todo o Maranhão

Enquanto Braide dá sinais de estagnação na corrida ao Palácio dos Leões, Lahésio desponta com números cada vez mais favoráveis

A informação de que Eduardo Braide caiu nas intenções de voto e Lahésio Bonfim cresceu repercutiu em todo o Maranhão nesta sexta-feira (23). A Rádio 92.3 FM foi a primeira a noticiar os dados, que rapidamente se espalharam pelos principais blogs e veículos do estado.

Segundo a emissora, Eduardo Braide registrou queda em regiões importantes, enquanto Lahésio Bonfim apresentou crescimento expressivo em outras áreas do estado. A movimentação no cenário político chamou atenção e já é assunto em grupos políticos, redes sociais e rádios do interior.

Este blog acompanha e confirma a repercussão estadual da notícia. A mudança no cenário político será monitorada de perto nos próximos levantamentos.

Assista ao vídeo:

MPMA cobra medidas de enfrentamento contra síndromes gripais em São Luís

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, emitiu ofício ao secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes, fixando prazo de 10 dias para a SES responder a solicitação do MPMA

O Ministério Público do Maranhão emitiu ofício nesta quinta-feira, 22, notificando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para adotar providências de enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da Síndrome Gripal (SG), considerando a superlotação das unidades de saúde pública e o aumento dos casos.  

Após sistematizar as informações, a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, emitiu ofício ao secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes. Foi concedido o prazo de 10 dias para a SES responder a solicitação do MPMA.

Na segunda-feira, 19, a Promotoria realizou reunião com representantes da SES, Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Instituto Acqua e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) para solicitar informações sobre os protocolos de ações e planejamento dos fluxos de atendimento para combater os casos de síndromes gripais.

“Os recém-nascidos e demais crianças, quando contaminados por síndromes gripais, têm mais riscos que as outras faixas etárias. Essa situação atesta a necessidade de elaboração de um plano de ação para o enfrentamento dessa emergência de saúde”, explicou Glória Mafra.

Na manifestação ministerial, a promotora de justiça solicitou ao gestor a elaboração e validação do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento do aumento de casos de SRAG.

A Promotoria realizou reunião com representantes da SES, Semus, Instituto Acqua e Emserh para solicitar informações sobre os protocolos de ações e planejamento dos fluxos de atendimento para combater os casos de síndromes gripais

Em relação aos recém-nascidos, o MPMA solicitou a elaboração e validação do fluxo de atendimento dos pacientes neonatais em Enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). O objetivo é uniformizar os critérios admissionais em todos os hospitais da rede estadual, providências e critérios de isolamento, reduzir o período de espera e dispor sobre medidas de precaução.

Também foi solicitado ao secretário Tiago Fernandes que providencie Nota Técnica com orientações sobre notificação dos casos de SG e SRAG, de acordo com o Guia de Vigilância do Ministério da Saúde.

Igualmente foi solicitada a elaboração de Notas Técnicas sobre a profilaxia com o medicamento Palivizumabe para crianças; profilaxia e tratamento com Fosfato de Oseltamivir; e fluxograma de coleta, encaminhamento de amostras e liberação de resultados de exames específicos para investigação de casos suspeitos de SG e SRAG realizados na rede privada conveniada pelo SUS e no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen).

Glória Mafra informou que, na próxima semana, será enviada notificação semelhante à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, de acordo com as atribuições municipais, assim como será realizada reunião para tratar sobre os fluxos de atendimento a adultos e idosos.

Dr. Hilton Gonçalo surpreende e desponta na corrida pelo Senado

Com mais de 25% das intenções de voto na última pesquisa, Dr. Hilton Gonçalo já figura entre os principais nomes da corrida para o Senado

A disputa pelas duas cadeiras do Senado Eleitoral segue indefinida e altamente competitiva. Segundo as últimas pesquisas, o cenário ainda é de muita incerteza, com um número expressivo de eleitores indecisos. No meio dessa disputa acirrada, um nome vem se destacando como a grande surpresa da eleição: Dr. Hilton Gonçalo.

Com mais de 25% das intenções de voto na última pesquisa, Dr. Hilton Gonçalo já figura entre os principais nomes da corrida, com chances reais de conquistar uma das vagas. Sua trajetória pública, marcada pela competência administrativa e pelo compromisso com o desenvolvimento dos municípios, tem conquistado a confiança de eleitores em diversas regiões do estado.

O crescimento nas últimas pesquisas reflete o sentimento de mudança que ganha força entre a população. Em tempos de descrédito com a velha política, Dr. Hilton surge como uma alternativa sólida, com propostas viáveis e experiência comprovada.

A sua presença constante nas bases, o diálogo direto com as comunidades e a força nas redes sociais têm ampliado sua visibilidade e engajamento. O eleitor reconhece em Hilton Gonçalo alguém que já fez, sabe fazer e está preparado para representar o estado com firmeza no Senado Federal.

Com o cenário ainda em aberto e muitos eleitores decidindo o voto nos últimos dias, a tendência é que o nome de Dr. Hilton Gonçalo continue crescendo. Se o ritmo for mantido, ele tem tudo para ser um dos grandes vencedores desta eleição.

Confira os números da pesquisa:

Deputado Wellington volta a cobrar reajuste para policiais e bombeiros e pagamento de diárias operacionais

O deputado estadual Wellington do Curso voltou a cobrar do Governo do Maranhão o reajuste salarial para policiais e bombeiros militares, além do pagamento das diárias operacionais em atraso. A cobrança foi feita durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, onde o parlamentar reforçou a urgência de valorização dos profissionais da segurança pública.

As reivindicações foram feitas por policiais e bombeiros que, sob anonimato, relataram ao gabinete do deputado a falta de reajuste e o não pagamento de diárias em operações.

“O governo precisa respeitar quem coloca a vida em risco todos os dias para proteger a população. Reajuste salarial não é favor, é um direito garantido por lei. Estamos falando de homens e mulheres que saem de casa sem saber se vão voltar, que deixam suas famílias para garantir a segurança das nossas. Além disso, é inadmissível que o Estado convoque policiais para missões sem garantir sequer o pagamento das diárias. Seguimos firmes e atentos em defesa dos nossos agentes de segurança”, afirmou o deputado Wellington.

Assista ao vídeo:

PF resgata trabalhadores do Maranhão e da Venezuela em condições análogas à escravidão em Mato Grosso

A operação foi deflagrada após denúncia recebida de que trabalhadores maranhenses e venezuelanos realizavam serviços em condições inadequadas

A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, resgatou nesta quinta-feira (22/5), em Chapada dos Guimarães/MT, cinco trabalhadores em condições degradantes de trabalho.

A ação foi promovida após denúncia recebida de que trabalhadores provenientes do Maranhão e da Venezuela estavam trabalhando em condições inadequadas.

Os homens foram encontrados no alojamento de uma empresa, prestadora de serviços terceirizados a obras da localidade.

Os trabalhadores foram encaminhados a um local adequado de habitação e a ocorrência encaminhada ao Ministério do Trabalho para regularização.

Alumar e Defensoria do Estado do Maranhão firmam termo de cooperação com foco no desenvolvimento socioeconômico das comunidades

Termo de cooperação tem como foco a promoção do desenvolvimento socioeconômico de comunidades em situação de vulnerabilidade em São Luís

São Luís, maio de 2025 – O Consórcio Alumar e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão celebraram, na segunda-feira (19), um termo de cooperação com foco na promoção do desenvolvimento socioeconômico de comunidades em situação de vulnerabilidade em São Luís. A assinatura ocorreu durante a abertura oficial do MaraDefs, evento promovido pela Defensoria, no Centro Histórico da capital, e contou também com a participação da Prefeitura de São Luís e do Senai.

Com vigência inicial de 12 meses, o acordo estabelece uma parceria institucional voltada ao planejamento e execução conjunta de ações com foco na empregabilidade, na ampliação do acesso a direitos e na geração de renda.

A parceria se soma a iniciativas que já vêm sendo desenvolvidas pela Alumar nas comunidades vizinhas ao consórcio, como os projetos voltados à formação profissional, incentivo ao empreendedorismo e apoio à economia local. Entre essas ações, destaca-se o programa ACTION, que mobiliza voluntários da Alumar em atividades sociais nas comunidades e que, a partir do termo, poderá contar com apoio da Defensoria na oferta de serviços jurídicos e orientações à população.

Além disso, está em construção uma ação conjunta integrada com o Senai, voltada à capacitação técnica e à inclusão produtiva.

Está em construção uma ação conjunta integrada com o Senai, voltada à capacitação técnica e à inclusão produtiva

Para Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar, a nova parceria fortalece a rede de apoio já existente nas comunidades e amplia as possibilidades de impacto positivo. “Ao lado da Defensoria Pública, vamos unir esforços para ampliar o acesso a direitos, incentivar a autonomia e abrir caminhos para a inclusão produtiva. Essa é uma agenda que dialoga diretamente com o nosso propósito de gerar valor social para a população, agora com uma parceria estratégica”, afirmou.

O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, destacou a importância do envolvimento do setor privado em ações de cidadania. “Essa parceria significa a chance de levar mais dignidade e oportunidades para quem enfrenta situações difíceis. A gente sabe o quanto o acesso ao emprego e à informação pode transformar realidades, e é isso que queremos com esse termo: aproximar, acolher e construir caminhos junto com a população. Agradeço à Alumar pela sensibilidade e pelo compromisso social em caminhar conosco nessa iniciativa que, com certeza, vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

“A Alumar já tem uma trajetória sólida de atuação social nas comunidades vizinhas, com projetos estruturados de geração de trabalho e renda, educação e voluntariado. Com esse termo, unimos forças com a Defensoria para somar expertises e ampliar o alcance das ações. Nosso foco é seguir construindo pontes que levem a mais oportunidades e inclusão”, afirmou Flávio Lima, gerente de Relações Governamentais da Alumar.

Como parte da programação do MaraDefs, a Alumar também levou para a Praça das Mercês uma edição especial da Feirinha da Gente

Como parte da programação do MaraDefs, a Alumar também levou para a Praça das Mercês uma edição especial da Feirinha da Gente, iniciativa voltada à valorização da economia local e ao fortalecimento de pequenos empreendedores das comunidades vizinhas ao consórcio. Nos dias 19 e 20, oito feirantes participaram do evento, com a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos, gerando renda e ampliando sua visibilidade em um espaço de grande circulação.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Deputados destacam ações e avanços alcançados pelo governo Brandão

Cláudia Coutinho, Neto Evangelista, Eric Costa e Dra. Viviane deram destaque a ações altamente positivas do governo Carlos Brandão

Os deputados Cláudia Coutinho (PDT), Neto Evangelista (União), Dra. Vivianne (PDT) e Eric Costa (PSD) destacaram ações de impacto do Governo do Estado, em pronunciamentos na sessão desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa. Eles parabenizaram o governador Carlos Brandão (PSB) por enfrentar as dificuldades e garantir serviços e avanços para a população do estado.

Claudia Coutinho enalteceu a entrega do Complexo Regulador Estadual do Maranhão, no bairro São Francisco. “Parabenizar o governador Carlos Brandão, pela criação e a entrega do nosso Complexo Regulador, centralizado. E digo que esta iniciativa vai muito além de uma estrutura física, que lá estive, uma estrutura perfeita. É, acima de tudo, um ambiente humanizado. Um compromisso renovado com a vida, com a dignidade de cada cidadão” afirmou.

A parlamentar, na mesma sessão, destacou que o novo espaço contribuirá para a redução de filas de espera de cirurgia, um problema antigo enfrentado pelos pacientes. “Essa problemática da espera desses pacientes, principalmente os de alta complexidade, não é de agora. Eu convivi como médica, vivi como médica, ou como enfermeira reguladora, juntamente com a equipe médica, vivíamos constantemente nessa angústia de um leito, numa unidade realmente que pudesse resolver o caso daquele paciente”, relatou.

Neto Evangelista destacou que os entraves que persistem na saúde estadual ocorrem em todo o país. “Não é um problema exclusivo do Maranhão”. O parlamentar ressaltou, ainda, que a Saúde no Maranhão é diferenciada.

“Uma vez, conversando com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, ele me disse que é como se o Maranhão tivesse um Sistema de Saúde diferenciado do SUS. É como se tivesse Sistema de Saúde do Maranhão, porque ele abarcava responsabilidades que, na verdade, pelo SUS nem seriam suas. Acho que pouquíssimos estados, inclusive, têm UPAs sendo geridas pelo Governo do Estado. Então, é uma situação muito peculiar”, observou.

Evangelista fez, inclusive, uma proposta aos colegas deputados de repasse de emendas parlamentares para mais investimentos no setor. “Destinar, no mínimo, 50% dos nossos recursos para a área da saúde”, disse, como forma de investir e alavancar mais os serviços à população.

Avanços

Eric Costa enfatizou que é preciso reconhecer os avanços alcançados pelo governo, assim como entender que o tamanho da engrenagem do Estado é proporcional aos problemas que surgem.

“Nós temos um grande estado e uma rede muito grande, temos milhares de escolas, de prédios, todos os dias sendo utilizados. Tem o desgaste natural do uso, do tempo, e sempre teremos escolas necessitando de reformas. Temos milhares de quilômetros de MAs, sendo construídas, sendo recuperadas, mas sempre nós teremos MAs que necessitam de melhorias, pelo desgaste do tempo, do uso”, argumentou.

Dra. Vivianne reconheceu o trabalho realizado pelo governador, principalmente na saúde e infraestrutura.

“São áreas muito desafiadoras e que jamais vão deixar de ter problemas. Problemas sempre vão ter, vão ser desafios. E eu acredito que o governador Carlos Brandão está, na medida do possível, tentando resolver e avançando o máximo possível nessas áreas”, disse Dra. Vivianne.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima