Com aumento anunciado por Brandão, subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste

Governador Carlos Brandão garantiu reajuste expressivo a subsídio de policiais militares

O reajuste anunciado nesta segunda-feira (30) pelo governador Carlos Brandão (PSB) para todos os níveis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), que chega a 20%, garante ganho salarial significativo às forças de Segurança. Com esse aumento, o subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste.

A remuneração do quadro de praças (de soldado a subtenente) passa a ocupar, na média, a 6ª posição nacional e a 2ª posição no Nordeste. Já o subsídio do quadro de oficiais (aspirante a coronel) passa a ocupar, na média, a 13º posição no ranking nacional e a 3ª no ranking do Nordeste. E o Maranhão passa de 17º para 11º no ranking nacional e para 3º no ranking do Nordeste.

Com base no subsídio de 2022, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram implantados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.

Vale destacar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2023 a maio de 2025 foi de cerca de 12,69%, o que representa, além da reposição inflacionária, um ganho real de aproximadamente 13,38%. Em março de 2022 foi concedido o último reajuste linear aos servidores militares, no valor de 7%.

Carlos Brandão com a cúpula da segurança pública: valorização do trabalho dos policiais é uma das marcas do governo

O reajuste salarial ocorrerá em duas etapas: uma em julho e a outra em dezembro de 2025. O reajuste terá um impacto na folha de pagamento estadual de mais de R$ 36 milhões por mês e 483 milhões ao ano.

Proposta

De acordo com o governador Carlos Brandão, a proposta será enviada nesta terça-feira (1°/7) para a Assembleia Legislativa do Maranhão para análise e votação dos deputados.

“Esse é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão sobre o aumento.

Lei do então deputado Carlos Brandão fez do 30 de junho o Dia Nacional do Bumba Meu Boi

O governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão, prestigiam apresentação de bumba meu boi

Apaixonado pela cultura popular maranhense, não é de hoje que o governador Carlos Brandão (PSB) trabalha para incentivar as manifestações do setor no estado. Como deputado federal, é dele a Lei n° 12.103/2009, que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado hoje, 30 de junho.

“Essa paixão me motivou a apresentar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, exatamente 30 de junho. À época, eu era deputado federal. A ideia foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, sob a Lei n°12.103/2009, que significa o reconhecimento da importância dessa manifestação popular para a cultura brasileira, considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’”, afirmou Brandão em artigo sobre o assunto.

A lei reforça nacionalmente a relevância da data, já marcada como Dia de São Marçal e do Encontro de Bumba Meu Boi de Matraca, que reúne uma multidão no bairro João Paulo, em São Luís.

“Quando propus a instituição da data comemorativa em alusão ao Bumba Meu Boi, que aliás é dia de São Marçal, não pensei apenas em homenagear a dança, o enredo. Pensei em valorizar as pessoas que fazem rodar essa grande máquina. Uma máquina de produzir beleza, alegria, satisfação e histórias que levaremos para tantas e tantas gerações. Uma homenagem àqueles que se dedicam em manter muito vivo esse elemento tão forte de nossa história, de nossa cultura”, assinalou o governador, que em 2025 também assegurou o ponto facultativo na data, para que todos pudessem celebrar o bumba-boi.

Arraial do Empreendedor da Fecomércio-MA celebra cultura e fortalece negócios locais

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado do superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, da diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral,  e do presidente do boi de Morros, José Lobato

A edição 2025 do Arraial do Empreendedor, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão nos dias 26 e 27 de junho, transformou o Centro Comercial Fecomércio em um vibrante espaço de cultura, negócios e celebração junina. Com programação cultural, barracas de comidas típicas e um ambiente acolhedor, o evento foi um verdadeiro sucesso de público, reunindo famílias, empreendedores e visitantes em dois dias de festa e oportunidades.

Apresentação do boi de Morros no Arraial do Empreendedor

A abertura ficou por conta do cacuriá Balaio de Rosas, que animou a plateia com muita cor e energia. A primeira noite também contou com apresentações do boi de Nina Rodrigues, boi Brilho da Ilha e da banda Baré de Casco, levando ao público o melhor do São João maranhense.

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado do presidente da Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (Amda), Eduardo Alcoforado, e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Maranhão do Sul (Sindicom), Joey Viêra

Já na segunda noite, a quadrilha Rosas Juninas abriu a programação com muita emoção, seguida do show de Betto Pereira e do encerramento com o boi de Morros, em um espetáculo que exaltou o sotaque de orquestra e encerrou a programação com grande estilo.

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado de sua esposa Célia Feijó e de sua filha Michelinne Feijó

Além das atrações culturais, o arraial contou com barracas de comidas típicas, bebidas e artesanato, incentivando o consumo local e o fortalecimento da economia criativa.

Apresentação do cacuriá Balaio de Rosas no Arraial do Empreendedor

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, e a vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Jenilce Pavão

Deputado Wellington diz que irá atuar para que reajuste seja, no mínimo, de 20% para policiais e bombeiros militares

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (30), para comentar o anúncio do Governo do Estado sobre o reajuste salarial para policiais e bombeiros militares do Maranhão. Embora o governo tenha divulgado um reajuste de 20%, o parlamentar alertou que, na prática, o aumento real será de apenas 14%.

Segundo o deputado, relatos de militares indicam que os 6% restantes já haviam sido concedidos anteriormente, ainda em 2023, com parcelas previstas apenas para 1º de julho de 2025 (2,5%) e 1º de julho de 2026 (3,5%). Dessa forma, o novo reajuste efetivo anunciado agora não corresponde ao total prometido de forma clara à categoria.

“Vamos atuar com firmeza para garantir que o reajuste total seja de, no mínimo, 20%, independentemente dos percentuais já aplicados no passado. Essa é uma luta antiga do nosso mandato. Seguiremos firmes ao lado dos militares, em defesa da valorização de quem garante a segurança da população”, afirmou o professor e deputado Wellington do Curso.

Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo em São Domingos do Maranhão

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lidera pesquisa em São Domingos do Maranhão

No município de São Domingos do Maranhão, pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) aponta que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) tem a preferência do eleitorado, com 40% das intenções de voto.

Os dados da pesquisa, em cenário estimulado, mostram que o segundo colocado é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 25%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Felipe Camarão (PT), que tem 20%; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15%.

Já para o Senado Federal, a pesquisa em cenário estimulado mostra que Carlos Brandão (PSB) lidera, com 45%. Logo em seguida aparecem empatados, com 10%, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP).

Na sequência, também empatados com percentual de 5%, estão o deputado federal Pedro Lucas (União) e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. Além disso, 10% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 15% não sabem ou não opinaram.

De acordo com a pesquisa, 95% aprovam a gestão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, e somente 5% desaprovam. O governo de Carlos Brandão é aprovado por 70%. Um total de 20% desaprova e 10% não sabem ou não responderam. Ainda de acordo com os dados, 55% aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 40% desaprovam e 5% não sabem ou não opinaram.

Veja os números da pesquisa:

Linha de trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta ao debate e pode integrar novo plano ferroviário nacional

A ex-prefeita de Bacabeira Fernanda Gonçalo e o ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo com o ministro dos Transportes Renan Filho

A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é um dos estudados pelo Consórcio Ferroviário Evtea como parte de um plano de expansão do transporte ferroviário de passageiros no Brasil.

O projeto da linha São Luís–Itapecuru-Mirim é defendido desde 2017 pelo ex-prefeito de Santa Rita e atual pré-candidato ao Senado, Hilton Gonçalo. A proposta prevê o reaproveitamento da malha ferroviária existente e a instalação de estações em pontos estratégicos tanto na capital quanto no interior, permitindo uma conexão rápida, econômica e ambientalmente sustentável.

Em São Luís, seriam quatro estações: Tirirical (próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado), Aracanga (Maracanã), Piçarra (Pedrinhas) e Mandubé (Estiva). Já no continente, a primeira parada seria em Periz de Baixo, em Bacabeira, seguida de Rosário, onde a estação foi recentemente restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No município de Santa Rita, o trem teria paradas nos povoados Recurso e Piruaba e no bairro Carema. A última estação seria em Itapecuru-Mirim.

A proposta integra o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) conduzido pelo Consórcio Ferroviário Evtea, formado pelas empresas Systra Engenharia e Consultoria Ltda. (líder), Houer Consultoria e Concessões Ltda., Tylin Brazil Ltda. e M Viana Sociedade de Advogados. Além do trecho maranhense, estão sendo avaliadas outras possíveis conexões de passageiros como Salvador–Feira de Santana (BA), Fortaleza–Sobral (CE), Brasília–Luziânia (DF/GO), Londrina–Maringá (PR) e Pelotas–Rio Grande (RS).

O projeto da linha São Luís–Itapecuru-Mirim é defendido desde 2017 pelo ex-prefeito de Santa Rita e atual pré-candidato ao Senado, Hilton Gonçalo

Atualmente, o Brasil conta com apenas duas linhas ferroviárias regulares de transporte de passageiros: Cariacica (ES) a Belo Horizonte (MG), com 905 km de extensão, e São Luís (MA) a Parauapebas (PA), com 892 km — ambas operadas pela mineradora Vale.

O Governo Federal sinalizou que novos projetos só serão viabilizados caso apresentem bilhete acessível à população e arrecadação suficiente para custear a manutenção do serviço. A proposta maranhense tem o diferencial de aproveitar uma infraestrutura já existente, o que poderia reduzir custos e acelerar a implementação.

Hilton Gonçalo afirma que a linha São Luís–Itapecuru-Mirim é estratégica tanto para a mobilidade regional quanto para o desenvolvimento econômico do estado. “Esse projeto representa a integração de regiões que hoje dependem do transporte rodoviário, que está sobrecarregado. É uma alternativa moderna, eficiente e que pode beneficiar milhares de maranhenses”, declarou.

Se concretizado, o projeto poderá marcar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Maranhão e posicionar o estado na vanguarda de um novo ciclo de mobilidade sustentável no Brasil.

Ultrapassagem forçada deixa um morto na BR-230 em Pastos Bons/MA

Motorista do VW/Virtus fez ultrapassagem indevida e colidiu de frente com uma motocicleta HONDA/CB 300R, conduzida por um homem de 25 anos, que foi lançado distante e morreu no local

O fim de semana começou com um grave acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste sábado (28.jun.2025), no km 143 da BR-230, no sudeste do estado do Maranhão. 

Por volta das 3h45min da madrugada, no sentido crescente da rodovia, perímetro urbano do município de Pastos Bons, um automóvel VW/VIRTUS HL AD, cinza, placas do Maranhão, cujo condutor se evadiu do local do sinistro de trânsito e não presou socorro, fazia uma ultrapassagem indevida, quando colidiu de frente com uma motocicleta HONDA/CB 300R, amarela, placa do Piauí, conduzida por um homem de 25 anos, que foi lançado distante e morreu no local.

O sinistro foi flagrado por uma câmera de monitoramento instalada em um estabelecimento próximo da rodovia. Na sequência do acidente, a câmera também mostra a fuga do autor em um veículo que vinha logo atrás. 

A ocorrência foi atendida por uma equipe da Unidade PRF de Balsas. E as investigações para apurar responsabilidades ficarão a cargo da Polícia Civil com o apoio da PRF.

Presidente da Assembleia participa do lançamento do projeto “Terra para Elas” no município de Rosário

Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste sábado (28), da solenidade de lançamento do programa “Terra para Elas”, realizada no Quilombo Bela Vista, no município de Rosário. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e integra a política estadual de fortalecimento da agricultura familiar e da autonomia feminina no campo.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; do prefeito de Rosário, Jonas Magno; de deputados estaduais; além de representantes do Consórcio da Amazônia Legal, da ONU Brasil e da embaixada do Canadá.

Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo. “Entregar títulos às mulheres é um belíssimo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e do Iterma. Um passo importante para garantir dignidade, segurança e empoderamento às trabalhadoras rurais”, afirmou a parlamentar.

O governador Carlos Brandão também celebrou o momento. “Realizar sonhos é algo que me inspira e faz bem para a alma. Ver a alegria do povo quilombola me deixa profundamente feliz, pois sabemos o quanto esse projeto transformará vidas”, disse.

O programa “Terra para Elas” prevê a emissão de 2.500 títulos de terra para mulheres maranhenses, além da capacitação de 5.000 trabalhadoras em manejo agrícola integrado à bioeconomia, empreendedorismo e gestão de recursos naturais. A iniciativa também visa fomentar o acesso ao crédito rural, apoiar a geração de renda, implantar sistemas de monitoramento fundiário, capacitar agentes comunitários e fortalecer a fiscalização ambiental com uso de tecnologia.

“O governador Carlos Brandão colocou a regularização fundiária como uma das prioridades do seu governo. Hoje, o Maranhão escreve um capítulo histórico, e esse capítulo tem o nome delas”, afirmou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Em entrevista, Iracema Vale reforça liderança do governador e preferência por Orleans Brandão no processo sucessório estadual

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, reafirmou a força e unidade do grupo brandonista

“Gosto de fazer política. É a vida que eu escolhi. Acredito que o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas, de forma mais rápida, é através da política, da boa política. Eu gosto de construir. Enquanto uns gostam de fazer ação judicial, eu gosto de correr atrás do voto”. A afirmação é da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), ao falar sobre seu perfil em entrevista ao programa Ponto Continuando desta quinta-feira (26), na Rádio 92,3 FM.

A chefe do Legislativo reafirmou a força e unidade do grupo brandonista. “Eu tenho um líder político, e o nosso líder aqui no Maranhão chama-se Carlos Brandão”.

Na entrevista, Iracema Vale comentou sobre ter expressado sua preferência pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) para disputar o governo do Estado. A parlamentar reuniu seu grupo, incluindo prefeitos, vereadores e outras lideranças, em sua casa em Urbano Santos, para falar sobre o assunto.

“Mesmo dentro de nossa ala existem preferências políticas, e eu não sou uma pessoa que me omito de opinar. E pela minha preferência pessoal, e dentro do meu grupo político, o nome para o governo é Orleans Brandão. É jovem, é trabalhador, acompanha o governo desde o início”, afirmou.

Sobre a ação que impede a escolha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Washington Oliveira, Iracema observou que foi feito o mesmo processo já executado em outras eleições e que, quando foi questionada na Justiça, a Alema fez o dever de casa. Ela afirmou que o caso lhe causa tristeza.

“Vejo com absoluta tristeza. Não posso usar outra palavra, porque o Maranhão tem pressa. O povo do Maranhão precisa ter seu Tribunal com todos os membros, e hoje funciona com membros substitutos, sem necessidade. Já era para ter sido julgado há bastante tempo. O que a Assembleia quer hoje é uma resposta. Quer sair é desse molho, desse banho-maria em que está essa situação”, enfatizou. Ela fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que dê celeridade às ações que envolvem a Assembleia.

Iracema Vale também destacou a vitória do deputado Catulé Júnior (PP) para a terceira Vice-Presidência da Casa e que o resultado foi uma demonstração da unidade da base governista. “A eleição aconteceu com absoluta tranquilidade. É uma prova que o 21×21, do dia 13 de novembro, foi totalmente superado. Já estamos tendo esse resultado em todas as votações da Casa. A base do governo está recomposta há bastante tempo”, afirmou, referindo-se à eleição para. presidência da Alema, que terminou empate, com ela sendo consagrada vencedora pelo critério de mais idade.

A chefe do Legislativo reconheceu, ainda, o trabalho e destacou as ações desenvolvidas pelo governo do Estado.
“O governador é trabalhador e o êxito desse trabalho está nos números. O governador tem obras em todos os cantos do Maranhão e é um governador que enfrenta os problemas, que avança. É um governo de ótimos resultados”, assinalou.

Primeira mulher a presidir a Assembleia em 190 anos de história da Casa, Iracema Vale ressaltou que tem apoiado o trabalho de todos os parlamentares, independentemente de bandeira partidária. “Essa essência do Poder Legislativo, que é atender demandas indo mesmo ao encontro da população, nós apoiamos integralmente, e não importa se é deputado de oposição ou de situação. Todo deputado tem direito igual na Casa e existe esse entendimento da minha parte de que a gente tem que apoiar o trabalho legislativo de todos, e isto tem sido feito”, assinalou.

Ibama deflagra operação no Maranhão para combate ao desmatamento no Cerrado

A ação resultou em mais de 1,3 mil hectares embargados no Maranhão e em R$ 17 milhões em multas em Goiás

Agentes ambientais em área embargada no Maranhão (Foto: Divulgação/Ibama-MA)

Brasília/DF (27/06/2025) – Visando o combate ao desmatamento ilegal no bioma Cerrado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, em 18 de junho, a Operação Caryocar no estado do Maranhão. A ação busca promover a dissuasão de infratores por meio da aplicação de sanções administrativas contra o desmatamento ilegal, bem como a descapitalização dos infratores ambientais ao longo de toda a cadeia produtiva de commodities agrícolas, mediante a apreensão de bens e equipamentos associados aos delitos ambientais praticados.

Na primeira semana de execução da Operação Caryocar no estado, foram fiscalizados 12 imóveis rurais que atuavam na abertura de novas frentes de desmatamento, sem licença ambiental ou autorização de supressão vegetal válida, resultando no embargo de mais de 1,3 mil hectares e na apreensão de, aproximadamente, 13,5 toneladas de grãos de arroz.

Produtos apreendidos na operação no Maranhão

Os produtos apreendidos foram doados para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes/MA), que fará sua gestão por intermédio do Banco de Alimentos – Equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional (EqSAN) e da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), em consonância com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), promovendo o direito humano à alimentação adequada.

A operação já havia sido executada em Goiás, durante o mês de maio, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com foco em regiões críticas de degradação ambiental, identificadas por meio de imagens de satélite e denúncias. No estado goiano, a ação resultou na aplicação de R$ 17 milhões em multas e em 505 hectares de áreas embargadas.

Vista aérea de área embargada em Goiás

As equipes de fiscalização atuaram em campo para verificar infrações, aplicar sanções administrativas e embargar atividades irregulares, impedindo a continuidade dos desmatamentos e o uso irregular das áreas degradadas.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima