Presidente da Assembleia participa do lançamento do projeto “Terra para Elas” no município de Rosário

Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste sábado (28), da solenidade de lançamento do programa “Terra para Elas”, realizada no Quilombo Bela Vista, no município de Rosário. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e integra a política estadual de fortalecimento da agricultura familiar e da autonomia feminina no campo.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; do prefeito de Rosário, Jonas Magno; de deputados estaduais; além de representantes do Consórcio da Amazônia Legal, da ONU Brasil e da embaixada do Canadá.

Durante a cerimônia, Iracema Vale destacou a importância do projeto como ferramenta de transformação social e valorização das mulheres do campo. “Entregar títulos às mulheres é um belíssimo trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e do Iterma. Um passo importante para garantir dignidade, segurança e empoderamento às trabalhadoras rurais”, afirmou a parlamentar.

O governador Carlos Brandão também celebrou o momento. “Realizar sonhos é algo que me inspira e faz bem para a alma. Ver a alegria do povo quilombola me deixa profundamente feliz, pois sabemos o quanto esse projeto transformará vidas”, disse.

O programa “Terra para Elas” prevê a emissão de 2.500 títulos de terra para mulheres maranhenses, além da capacitação de 5.000 trabalhadoras em manejo agrícola integrado à bioeconomia, empreendedorismo e gestão de recursos naturais. A iniciativa também visa fomentar o acesso ao crédito rural, apoiar a geração de renda, implantar sistemas de monitoramento fundiário, capacitar agentes comunitários e fortalecer a fiscalização ambiental com uso de tecnologia.

“O governador Carlos Brandão colocou a regularização fundiária como uma das prioridades do seu governo. Hoje, o Maranhão escreve um capítulo histórico, e esse capítulo tem o nome delas”, afirmou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Em entrevista, Iracema Vale reforça liderança do governador e preferência por Orleans Brandão no processo sucessório estadual

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, reafirmou a força e unidade do grupo brandonista

“Gosto de fazer política. É a vida que eu escolhi. Acredito que o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas, de forma mais rápida, é através da política, da boa política. Eu gosto de construir. Enquanto uns gostam de fazer ação judicial, eu gosto de correr atrás do voto”. A afirmação é da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), ao falar sobre seu perfil em entrevista ao programa Ponto Continuando desta quinta-feira (26), na Rádio 92,3 FM.

A chefe do Legislativo reafirmou a força e unidade do grupo brandonista. “Eu tenho um líder político, e o nosso líder aqui no Maranhão chama-se Carlos Brandão”.

Na entrevista, Iracema Vale comentou sobre ter expressado sua preferência pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) para disputar o governo do Estado. A parlamentar reuniu seu grupo, incluindo prefeitos, vereadores e outras lideranças, em sua casa em Urbano Santos, para falar sobre o assunto.

“Mesmo dentro de nossa ala existem preferências políticas, e eu não sou uma pessoa que me omito de opinar. E pela minha preferência pessoal, e dentro do meu grupo político, o nome para o governo é Orleans Brandão. É jovem, é trabalhador, acompanha o governo desde o início”, afirmou.

Sobre a ação que impede a escolha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Washington Oliveira, Iracema observou que foi feito o mesmo processo já executado em outras eleições e que, quando foi questionada na Justiça, a Alema fez o dever de casa. Ela afirmou que o caso lhe causa tristeza.

“Vejo com absoluta tristeza. Não posso usar outra palavra, porque o Maranhão tem pressa. O povo do Maranhão precisa ter seu Tribunal com todos os membros, e hoje funciona com membros substitutos, sem necessidade. Já era para ter sido julgado há bastante tempo. O que a Assembleia quer hoje é uma resposta. Quer sair é desse molho, desse banho-maria em que está essa situação”, enfatizou. Ela fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que dê celeridade às ações que envolvem a Assembleia.

Iracema Vale também destacou a vitória do deputado Catulé Júnior (PP) para a terceira Vice-Presidência da Casa e que o resultado foi uma demonstração da unidade da base governista. “A eleição aconteceu com absoluta tranquilidade. É uma prova que o 21×21, do dia 13 de novembro, foi totalmente superado. Já estamos tendo esse resultado em todas as votações da Casa. A base do governo está recomposta há bastante tempo”, afirmou, referindo-se à eleição para. presidência da Alema, que terminou empate, com ela sendo consagrada vencedora pelo critério de mais idade.

A chefe do Legislativo reconheceu, ainda, o trabalho e destacou as ações desenvolvidas pelo governo do Estado.
“O governador é trabalhador e o êxito desse trabalho está nos números. O governador tem obras em todos os cantos do Maranhão e é um governador que enfrenta os problemas, que avança. É um governo de ótimos resultados”, assinalou.

Primeira mulher a presidir a Assembleia em 190 anos de história da Casa, Iracema Vale ressaltou que tem apoiado o trabalho de todos os parlamentares, independentemente de bandeira partidária. “Essa essência do Poder Legislativo, que é atender demandas indo mesmo ao encontro da população, nós apoiamos integralmente, e não importa se é deputado de oposição ou de situação. Todo deputado tem direito igual na Casa e existe esse entendimento da minha parte de que a gente tem que apoiar o trabalho legislativo de todos, e isto tem sido feito”, assinalou.

Ibama deflagra operação no Maranhão para combate ao desmatamento no Cerrado

A ação resultou em mais de 1,3 mil hectares embargados no Maranhão e em R$ 17 milhões em multas em Goiás

Agentes ambientais em área embargada no Maranhão (Foto: Divulgação/Ibama-MA)

Brasília/DF (27/06/2025) – Visando o combate ao desmatamento ilegal no bioma Cerrado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, em 18 de junho, a Operação Caryocar no estado do Maranhão. A ação busca promover a dissuasão de infratores por meio da aplicação de sanções administrativas contra o desmatamento ilegal, bem como a descapitalização dos infratores ambientais ao longo de toda a cadeia produtiva de commodities agrícolas, mediante a apreensão de bens e equipamentos associados aos delitos ambientais praticados.

Na primeira semana de execução da Operação Caryocar no estado, foram fiscalizados 12 imóveis rurais que atuavam na abertura de novas frentes de desmatamento, sem licença ambiental ou autorização de supressão vegetal válida, resultando no embargo de mais de 1,3 mil hectares e na apreensão de, aproximadamente, 13,5 toneladas de grãos de arroz.

Produtos apreendidos na operação no Maranhão

Os produtos apreendidos foram doados para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes/MA), que fará sua gestão por intermédio do Banco de Alimentos – Equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional (EqSAN) e da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), em consonância com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), promovendo o direito humano à alimentação adequada.

A operação já havia sido executada em Goiás, durante o mês de maio, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com foco em regiões críticas de degradação ambiental, identificadas por meio de imagens de satélite e denúncias. No estado goiano, a ação resultou na aplicação de R$ 17 milhões em multas e em 505 hectares de áreas embargadas.

Vista aérea de área embargada em Goiás

As equipes de fiscalização atuaram em campo para verificar infrações, aplicar sanções administrativas e embargar atividades irregulares, impedindo a continuidade dos desmatamentos e o uso irregular das áreas degradadas.

Orleans Brandão é primeiro colocado para o governo em pesquisa no município de Timon

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também lidera as intenções de voto em Timon

No município de Timon, pesquisa para o governo do Estado aponta o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), em primeiro lugar, com 35,23% das intenções de voto. O Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) realizou o levantamento.

De acordo com os dados, em cenário estimulado, aparecem empatados na segunda colocação, com 20,45% cada, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo). Depois, vem o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 13,64%. A pesquisa também aponta que 1,14% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados, e 9,09% não sabem ou não quiseram responder.

Para o Senado, também em cenário estimulado, o governador Carlos Brandão (PSB) soma 50% e tem a preferência dos timonenses. Na segunda colocação, está o senador Weverton Rocha (PDT), com 22,73%.

Em seguida, vem a senadora Eliziane Gama (PSD), que tem 6,82%; o ministro dos Esportes, André Fufuca, com 4,55%; o deputado federal Pedro Lucas (União) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) empatados com o percentual de 1,14%. Ao todo, 6,82% disseram não votar em nenhum dos candidatos e, também, 6,82% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento também avaliou a gestão do prefeito Rafael (PSB), que teve aprovação de 69,32%. O índice de desaprovação foi de 23,86%, com 6,82% não sabendo ou não querendo opinar.

Confira os números da pesquisa:

Últimos dias para inscrições na 5ª Mostra Investigativa de Dança em São Luís

Os interessados em participar da 5ª Midança podem se inscrever até o dia 30 de junho de 2025

Entre o público-alvo do evento, estão artistas, estudantes, professores e demais que usem a dança como linguagem de pesquisa para a criação de obras cênicas ou performáticas

SÃO LUÍS – As inscrições para a participação em um dos eventos mais importantes sobre o universo da dança de todo o Brasil, a Mostra Investigativa de Dança – Midança, foram prorrogadas. Os interessados em participar na quinta edição do evento, prevista para o mês de agosto, em São Luís (MA), podem se inscrever até o dia 30 de junho (próxima segunda-feira).

A convocatória para que artistas e grupos, de todo o Brasil, possam integrar a programação do evento é destinada, exclusivamente, à submissão de propostas de apresentações de obras de dança com caráter experimental e investigativo, criadas por artistas ou coletivos residentes no Brasil.

As inscrições são gratuitas – entre o público-alvo do evento, estão artistas, estudantes, professores e demais que usem a dança como linguagem de pesquisa para a criação de obras cênicas ou performáticas.

Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPHLoYwekbfHEMaAXNuwivrFetCOgO8nxbaFPsmE2Kqi72OA/viewform. Criatividade e originalidade, potencial de investigação cênica, clareza, qualidade e relevância da proposta estão entre os critérios de avaliação da convocatória.

Os trabalhos selecionados serão divulgados a partir do dia 16 de julho de 2025, por e-mail ou pelas redes sociais da Mostra – por meio do Instagram do Núcleo Atmosfera: https://www.instagram.com/nucleoatmosfera/.

Serviço

O quê: convocatória oficial da V Mostra Investigativa de Dança (Midança) em São Luís;

Período de inscrição: inscrições prorrogadas até o dia 30 de junho;

Plataforma: por meio do link –https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPHLoYwekbfHEMaAXNuwivrFetCOgO8nxbaFPsmE2Kqi72OA/viewform;

Redes sociais: mais sobre a V Midança pelo Instagram do Núcleo Atmosfera: https://www.instagram.com/nucleoatmosfera/.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima