Com aumento anunciado por Brandão, subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste

Governador Carlos Brandão garantiu reajuste expressivo a subsídio de policiais militares

O reajuste anunciado nesta segunda-feira (30) pelo governador Carlos Brandão (PSB) para todos os níveis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), que chega a 20%, garante ganho salarial significativo às forças de Segurança. Com esse aumento, o subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste.

A remuneração do quadro de praças (de soldado a subtenente) passa a ocupar, na média, a 6ª posição nacional e a 2ª posição no Nordeste. Já o subsídio do quadro de oficiais (aspirante a coronel) passa a ocupar, na média, a 13º posição no ranking nacional e a 3ª no ranking do Nordeste. E o Maranhão passa de 17º para 11º no ranking nacional e para 3º no ranking do Nordeste.

Com base no subsídio de 2022, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram implantados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.

Vale destacar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2023 a maio de 2025 foi de cerca de 12,69%, o que representa, além da reposição inflacionária, um ganho real de aproximadamente 13,38%. Em março de 2022 foi concedido o último reajuste linear aos servidores militares, no valor de 7%.

Carlos Brandão com a cúpula da segurança pública: valorização do trabalho dos policiais é uma das marcas do governo

O reajuste salarial ocorrerá em duas etapas: uma em julho e a outra em dezembro de 2025. O reajuste terá um impacto na folha de pagamento estadual de mais de R$ 36 milhões por mês e 483 milhões ao ano.

Proposta

De acordo com o governador Carlos Brandão, a proposta será enviada nesta terça-feira (1°/7) para a Assembleia Legislativa do Maranhão para análise e votação dos deputados.

“Esse é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão sobre o aumento.

Lei do então deputado Carlos Brandão fez do 30 de junho o Dia Nacional do Bumba Meu Boi

O governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão, prestigiam apresentação de bumba meu boi

Apaixonado pela cultura popular maranhense, não é de hoje que o governador Carlos Brandão (PSB) trabalha para incentivar as manifestações do setor no estado. Como deputado federal, é dele a Lei n° 12.103/2009, que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado hoje, 30 de junho.

“Essa paixão me motivou a apresentar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, exatamente 30 de junho. À época, eu era deputado federal. A ideia foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, sob a Lei n°12.103/2009, que significa o reconhecimento da importância dessa manifestação popular para a cultura brasileira, considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’”, afirmou Brandão em artigo sobre o assunto.

A lei reforça nacionalmente a relevância da data, já marcada como Dia de São Marçal e do Encontro de Bumba Meu Boi de Matraca, que reúne uma multidão no bairro João Paulo, em São Luís.

“Quando propus a instituição da data comemorativa em alusão ao Bumba Meu Boi, que aliás é dia de São Marçal, não pensei apenas em homenagear a dança, o enredo. Pensei em valorizar as pessoas que fazem rodar essa grande máquina. Uma máquina de produzir beleza, alegria, satisfação e histórias que levaremos para tantas e tantas gerações. Uma homenagem àqueles que se dedicam em manter muito vivo esse elemento tão forte de nossa história, de nossa cultura”, assinalou o governador, que em 2025 também assegurou o ponto facultativo na data, para que todos pudessem celebrar o bumba-boi.

Arraial do Empreendedor da Fecomércio-MA celebra cultura e fortalece negócios locais

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado do superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, da diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral,  e do presidente do boi de Morros, José Lobato

A edição 2025 do Arraial do Empreendedor, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão nos dias 26 e 27 de junho, transformou o Centro Comercial Fecomércio em um vibrante espaço de cultura, negócios e celebração junina. Com programação cultural, barracas de comidas típicas e um ambiente acolhedor, o evento foi um verdadeiro sucesso de público, reunindo famílias, empreendedores e visitantes em dois dias de festa e oportunidades.

Apresentação do boi de Morros no Arraial do Empreendedor

A abertura ficou por conta do cacuriá Balaio de Rosas, que animou a plateia com muita cor e energia. A primeira noite também contou com apresentações do boi de Nina Rodrigues, boi Brilho da Ilha e da banda Baré de Casco, levando ao público o melhor do São João maranhense.

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado do presidente da Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (Amda), Eduardo Alcoforado, e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Maranhão do Sul (Sindicom), Joey Viêra

Já na segunda noite, a quadrilha Rosas Juninas abriu a programação com muita emoção, seguida do show de Betto Pereira e do encerramento com o boi de Morros, em um espetáculo que exaltou o sotaque de orquestra e encerrou a programação com grande estilo.

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado de sua esposa Célia Feijó e de sua filha Michelinne Feijó

Além das atrações culturais, o arraial contou com barracas de comidas típicas, bebidas e artesanato, incentivando o consumo local e o fortalecimento da economia criativa.

Apresentação do cacuriá Balaio de Rosas no Arraial do Empreendedor

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, e a vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Jenilce Pavão

Deputado Wellington diz que irá atuar para que reajuste seja, no mínimo, de 20% para policiais e bombeiros militares

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (30), para comentar o anúncio do Governo do Estado sobre o reajuste salarial para policiais e bombeiros militares do Maranhão. Embora o governo tenha divulgado um reajuste de 20%, o parlamentar alertou que, na prática, o aumento real será de apenas 14%.

Segundo o deputado, relatos de militares indicam que os 6% restantes já haviam sido concedidos anteriormente, ainda em 2023, com parcelas previstas apenas para 1º de julho de 2025 (2,5%) e 1º de julho de 2026 (3,5%). Dessa forma, o novo reajuste efetivo anunciado agora não corresponde ao total prometido de forma clara à categoria.

“Vamos atuar com firmeza para garantir que o reajuste total seja de, no mínimo, 20%, independentemente dos percentuais já aplicados no passado. Essa é uma luta antiga do nosso mandato. Seguiremos firmes ao lado dos militares, em defesa da valorização de quem garante a segurança da população”, afirmou o professor e deputado Wellington do Curso.

Orleans Brandão lidera pesquisa para o governo em São Domingos do Maranhão

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lidera pesquisa em São Domingos do Maranhão

No município de São Domingos do Maranhão, pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) aponta que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) tem a preferência do eleitorado, com 40% das intenções de voto.

Os dados da pesquisa, em cenário estimulado, mostram que o segundo colocado é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 25%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Felipe Camarão (PT), que tem 20%; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15%.

Já para o Senado Federal, a pesquisa em cenário estimulado mostra que Carlos Brandão (PSB) lidera, com 45%. Logo em seguida aparecem empatados, com 10%, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP).

Na sequência, também empatados com percentual de 5%, estão o deputado federal Pedro Lucas (União) e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. Além disso, 10% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 15% não sabem ou não opinaram.

De acordo com a pesquisa, 95% aprovam a gestão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, e somente 5% desaprovam. O governo de Carlos Brandão é aprovado por 70%. Um total de 20% desaprova e 10% não sabem ou não responderam. Ainda de acordo com os dados, 55% aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 40% desaprovam e 5% não sabem ou não opinaram.

Veja os números da pesquisa:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima