Adelmo Soares destacou o caráter democrático do governador Carlos Brandão diante dos sucessivos ataques da oposição
Em tom incisivo, o deputado Adelmo Soares (PSB) pediu coerência e fez uma recomendação aos parlamentares comunistas oposicionistas ao governo, na sessão plenária desta terça-feira (1⁰), na Assembleia Legislativa. “O PCdoB devia se reunir e entregar os cargos que tem no governo. E aí, de uma vez por todas, sair do governo”, falou.
Adelmo Soares destacou o caráter democrático do governador Carlos Brandão (PSB) diante dos sucessivos ataques da oposição. “Neste contexto que nós vivemos hoje, Brandão é tão bom que permite uma secretaria do PCdoB, mesmo o PCdoB atacando-o todo dia. Este que é um governador, este que é um republicano. Porque se fosse outro, inclusive se fosse eu, não tinha mais paciência”, disse.
Ressaltou que, enquanto a oposição apenas reclama e não mostra ações, o chefe do Executivo segue trabalhando pelo Maranhão. “Carlos Brandão é um governador que se mantém na tranquilidade, trabalhando. Todos os dias, a gente vê ações deste governo. É um Governo que mostra responsabilidade com o povo”, assegurou, citando como exemplo um mutirão de consultas oftalmológicas realizado em Caxias, no fim de semana passado, com entrega de mil óculos.
O deputado ressaltou, ainda, que a oposição faz críticas vazias diante do reajuste salarial anunciado pelo governador para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que pode chegar a 20%. “Eu quero lembrar que o governador Carlos Brandão só tem três anos de mandato. E ele não poderia corrigir tantos anos de erro, em apenas três anos. Então, eu queria, é claro, dizer que 20% é, sim, considerável aumento, é sim mudança total de conjuntura, e é compromisso”, ressaltou.
Nos cinco primeiros meses de 2025, país supera um milhão de vagas com carteira assinada. Só no Maranhão, são 11,4 mil no ano
Em todo o país, são 1.051.244 de vagas geradas nos cinco primeiros meses de 2025 (Foto: Vitor Vasconcelos – Secom/PR)
O estado do Maranhão fechou o mês de maio com 3.560 novos empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados nesta segunda-feira, 30 de junho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2025, o estado maranhense acumula 11.445 novos empregos formais. Como comparação, em 2024 o Maranhão fechou o ano tendo gerado 16.297 novos postos de trabalho com carteira assinada.
Em maio, o estado apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com saldo de 1.312 vagas. Na sequência aparecem os setores de Construção (929), Comércio (828) e Indústria (577). Apenas o setor de Agropecuária apresentou desempenho negativo, com -86 vagas.
As novas vagas no estado maranhense foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino, responsáveis pelo ingresso em 2.205 postos. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 2.725 vagas no Maranhão. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas no estado: 2.388.
MUNICÍPIOS – A capital, São Luís, foi o município com melhor saldo em maio, com 1.201 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 323,1 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado aparecem Imperatriz (279), Balsas (267), Bacabal (159) e Timon (124).
NACIONAL – O Brasil superou a marca de um milhão de vagas de emprego com carteira assinada em cinco meses de 2025. São 1.051.244 de vagas geradas e saldo positivo nos cinco setores da economia avaliados. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,62 milhão de vagas. Só no mês de maio, foram quase 149 mil (148.992) postos de trabalho formais. O estoque, que representa o total de vínculos empregatícios formais ativos no país, superou o patamar de 48,2 milhões. É o maior da série histórica.
Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (1º), o deputado estadual Wellington do Curso protocolou indicação solicitando ao governador Carlos Brandão que a proposta de reajuste salarial das forças de segurança do Maranhão contemple, de forma expressa, um percentual integral de 20% para policiais e bombeiros militares, sem qualquer desconto ou incorporação dos 6% já concedidos pela Lei nº 12.121/2023 e que estão previstos para julho de 2025 e julho de 2026.
Ao se pronunciar, o deputado Wellington reforçou que os 6% já aprovados por lei – sendo 2,5% previstos para julho e 3,5% para julho de 2026 – constituem direito adquirido dos militares estaduais e que, por isso, não podem ser descontados ou incorporado a nenhum novo reajuste, sob pena de violação ao princípio da irredutibilidade salarial.
“O que estamos cobrando é justiça. Os 6% já concedidos é um direito adquirido ainda em 2023 e não podem ser usados para mascarar um reajuste menor. Nossos policiais e bombeiros arriscam suas vidas todos os dias, enfrentam pressões extremas e precisam ser valorizados de forma concreta. Por isso, estamos pedindo que o reajuste seja de 20% reais, integrais, sem nenhum desconto dos 6% já conquistados. É uma questão de respeito, reconhecimento e dignidade para quem garante a segurança do nosso povo”, destacou o deputado Wellington.
Júlio Filho prestigiou o encerramento do São João da cidade de Pinheiro, a convite do deputado federal Fábio Macêdo
Depois de participar das festividades juninas em São José de Ribamar, no último domingo (29), o presidente do Partido Liberal (PL), Júlio Filho, prestigiou o encerramento do São João da cidade de Pinheiro, a convite do deputado federal Fábio Macêdo. À noite, os dois mandatários visitaram o prefeito André da Ralpnet em sua residência, logo após foram aproveitar o encerramento do São João da cidade com o show do cantor de forró João Gomes.
Com base eleitoral em São José de Ribamar, município liderado por seu pai, o prefeito Dr. Julinho, e onde ele já concorreu ao cargo do executivo municipal, recebendo 16.999 votos, Júlio Filho continua em ascensão política e vem sinalizando uma forte movimentação para as eleições de 2026.
Filho do prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, Júlio Filho consolidou-se como liderança política
‘’Para mim é uma satisfação imensa ter prestigiado o São João da minha querida cidade de São José de Ribamar. Também, recebi o convite do Deputado Federal Fábio Macêdo para estar presente no encerramento das festividades juninas da cidade de Pinheiro. Discutimos sobre política com o atual prefeito, André da Ralpnet, e aproveitamos o show do João Gomes’’, destacou Júlio.
O impulsionamento político vindo do trabalho realizado no executivo municipal feito pelo seu pai, Júlio agora demonstra querer trilhar os mesmos passos, buscando articulação e estratégia para ampliar sua influência.
Júlio Filho disputou a eleição a prefeito de São José de Ribamar, em 2016, pelo PCdoB
A responsabilidade, determinação e a construção de alianças políticas, tornam Júlio Filho uma das grandes apostas para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) em 2026. Seu nome passa a ser observado com atenção não apenas em seu reduto, mas em todo o estado.
TRAJETÓRIA POLÍTICA DE JÚLIO FILHO
Em 2012, Júlio Filho concorreu às eleições no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para o cargo de prefeito da cidade balneária. Disputando com Gil Cutrim, Júlio recebeu um total de 16.999 votos de confiança dos ribamarenses. Representando a juventude, ele defendeu a renovação política para a cidade.
Julio Filho ficou em segundo lugar na eleição para o Executivo municipal ribamarense
Com apenas 28 anos, o apoio do seu pai foi fundamental, pois ele sempre acreditou na ideia de renovação política proposta pelo PCdoB. Além disso, Júlio tinha como principal aliado à época o ex-governador Flávio Dino.
Para além da política, Júlio Filho é empresário, pai, esposo e representante da juventude. Atualmente, ele também é presidente do Partido Liberal em São José de Ribamar.
Dr. Fernando França nos últimos preparativos para ministrar, em São Luís, o Curso de Implantes Hormonais Absorvíveis
Cumprindo agenda de atendimentos nesta semana na cidade de Goiânia–GO, o médico Fernando França informa aos interessados que estão abertas as inscrições para a 1ª Turma do Curso Presencial sobre Implantes Hormonais Absorvíveis. O curso, considerado premium, é voltado exclusivamente para a classe médica e acontecerá em São Luís, nos dias 24 e 25 de julho, no Hotel Luzeiros.
Segundo o médico, que atua nas áreas da Medicina da Longevidade e Bem-estar, Implantes Hormonais e de Emagrecimento, está entre os objetivos do curso na capital maranhense, além da abordagem da técnica revolucionária que está ganhando destaque na área médica em todo o país ao oferecer maior comodidade, eficácia e menor desconforto aos pacientes do sexo feminino e masculino, o de poder despertar nos participantes as potencialidades para o empreendedorismo, pois para eles é uma oportunidade de trazer para os seus consultórios serviços de maior valor, com sustentabilidade financeira e claro: impacto mais positivo na vida dos pacientes.
Sobre implantes hormonais absorvíveis
São indicados para tratamento de desequilíbrios hormonais em homens e mulheres, pois sua liberação controlada garante uma dose constante de hormônios, otimizando os resultados e minimizando efeitos colaterais. Para os médicos, a facilidade de aplicação e a redução de procedimentos de remoção representam uma evolução importante na prática clínica, facilitando o acompanhamento e o ajuste do tratamento.
Especialistas destacam que essa inovação pode ampliar o acesso a tratamentos hormonais de alta qualidade, promovendo uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Com a possibilidade de personalizar as doses e o tempo de liberação, os implantes absorvíveis representam uma alternativa moderna e eficiente às opções tradicionais.
Sobre o Dr. Fernando França
Formado há 15 anos em medicina pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Fernando França é idealizador e criador do REVIGORE, método exclusivo que transforma vidas, recuperando a libido, energia e autoestima dos seus pacientes. Além do seu trabalho clínico, é empresário, palestrante e escritor. Compartilha seus conhecimentos em Workshops e em publicações no meio digital, com objetivo de disseminar informações sobre a medicina, promover a saúde e com isso transformar vidas, sendo essa sua maior motivação. Atualmente, Dr. Fernando França faz atendimentos em três estados: Maranhão, Goiás e São Paulo.
Com forte participação da comunidade, feira impulsiona o setor agropecuário e mostra o potencial produtivo de Santa Rita
Autoridades e parceiros visitam estande com produtos e iniciativas do Sebrae na AgroRita 2025, como ALI Rural e Sala do Empreendedor. (Foto: dIivulgação/Sebrae)
Com foco no fortalecimento do agronegócio local, a cidade de Santa Rita realizou, nos últimos dias 27 e 28 de junho, a segunda edição do AgroRita, evento que já se consolidou como uma das maiores vitrines do setor agropecuário da região. A programação foi realizada na Fazenda Tarsa e reuniu produtores rurais, pecuaristas, técnicos, instituições e empresas parceiras em uma grande celebração da força produtiva do campo.
A feira foi promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rita (Simpro SR), com apoio da Prefeitura, do Sebrae, Senai e diversas outras entidades e empresas. O evento contou com exposições de produtos agrícolas, demonstrações de maquinários e animais, palestras técnicas e atividades de integração, movimentando a economia local e estimulando o desenvolvimento da cadeia agropecuária.
Lideranças, produtores e representantes do Sistema S valorizam produtos locais na AgroRita 2025, destacando a importância da feira para gerar renda e fortalecer o agronegócio em Santa Rita
“O AgroRita é resultado de um esforço coletivo em prol do desenvolvimento do nosso município. Santa Rita tem vocação natural para o agronegócio, e eventos como este mostram o quanto podemos crescer quando trabalhamos em parceria. Quero agradecer aos parceiros como o Sebrae, que tem sido um grande aliado na promoção do conhecimento, da inovação e da valorização dos nossos produtores. Também agradeço a todas as instituições e empresas que acreditaram no evento e contribuíram para que esta edição fosse um sucesso. Seguimos firmes, com o propósito de fortalecer cada vez mais o setor e garantir mais oportunidades para quem vive e produz no campo”, destacou Ezequiel Xenofonte, presidente do SINPROSR.
Espaço “Juntos pelo Agro” reúne iniciativas do Sebrae, Senar, CNA e sindicatos rurais, oferecendo orientação, informação e oportunidades para empreendedores e produtores rurais da região
Para o prefeito de Santa Rita, Milton Gonçalo, a realização da segunda edição do AgroRita marca um momento histórico para o município. “Considero o AgroRita de grande relevância, representa um marco para o setor agropecuário local. Nesta segunda edição, observamos um crescimento expressivo em relação ao ano anterior, consolidando o evento como uma vitrine estratégica para os negócios do nosso município. Acreditamos firmemente na força da agricultura como motor de geração de empregos e desenvolvimento econômico, não só em Santa Rita, mas em todo o Brasil.
A Prefeitura, em parceria com suas secretarias e com o apoio da população, celebra com entusiasmo esse avanço. Agradecemos aos parceiros que tornaram essa edição possível, em especial ao Sebrae, ao Senai e a todas as instituições envolvidas”, afirmou o gestor.
Movimentação intensa durante a cerimônia de abertura do AgroRita
Dentre os destaques do AgroRita 2025 está a participação ativa de empreendedores locais, como a Fátima Ferreira, que trabalha com lanches e caldos e aproveitou a feira para ampliar sua visibilidade. “Fui convidada para participar e estou muito feliz com essa oportunidade. É um evento maravilhoso, com grande movimentação e chance de crescimento para quem empreende. Além dos caldos, pretendo trazer outros produtos nas próximas edições, porque acredito que eventos como este ajudam a fortalecer o nosso negócio”, comentou a empreendedora, entusiasmada com as perspectivas futuras.
Quem também celebrou a realização da feira foi a santaritense Lailma Guimarães, que acompanha o AgroRita desde a sua primeira edição. Para ela, a iniciativa vai além da exposição de produtos: “Esse evento é grandioso. Ele movimenta a economia local, fortalece agricultores, empreendedores, comerciantes e empresas. Traz palestras, informações valiosas sobre crédito, orientações de negócio e muita troca de conhecimento. É um espaço essencial para o desenvolvimento do nosso município e precisa continuar crescendo, trazendo cada vez mais oportunidades para a região”, destacou.
Empreendedores atendidos pelo Sebrae e parceiros apresentam produtos regionais e artesanais, mostrando o potencial da economia local na AgroRita 2025
A importância do evento também foi ressaltada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo. “A movimentação no local é intensa, confirmando a relevância do AgroRita para o setor e para a economia do nosso município. Vemos aqui muitos produtores, instituições e a presença marcante do Sistema S, em especial do Sebrae, que apoia esta iniciativa desde a primeira edição e acredita que ela vai crescer ainda mais. O AgroRita é um evento que veio para ficar”, afirmou.
Pistolas da marca Glock, 9 mm x 19 mm, reforçarão arsenal da Polícia Civil do Maranhão
A Polícia Civil do Maranhão adquiriu 320 pistolas calibre 9 x 19 milímetros para reforçar o combate à criminalidade. O ato referente à compra do armamento foi publicado no Diário Oficial do Estado, caderno “Terceiros”, no último dia 23 de junho. A aquisição ocorreu por meio da adesão de uma ata de registro de preços decorrente de pregão eletrônico internacional realizado pelo Governo do Distrito Federal.
As 320 pistolas calibre 9 x 19 milímetros que serão entregues aos policiais civis do Maranhão são da marca austríaca Glock, uma das mais conceituadas do mundo. A fornecedora é a empresa Glock América Sociedade Anônima.
Preço
De acordo de adjucação e homologação da compra, o preço de cada pistola é de R$ 1.542,93 (mil quinhentos e quarenta e dois reais e noventa e três centavos). O valor totalizando do contrato, assinado em 17 de junho pelo delegado geral da Polícia Civil, Manoel Ferreira de Almeida Neto, 493.737,60 (quatrocentos e noventa e três mil, setecentos e trinta e sete reais e sessenta centavos).
Abaixo, o ato de adjucação e homologação referente à compra das 320 pistolas:
O vereador Daniel Barros e candidato derrotado a prefeito Paulo Marinho Júnior marcharam juntos na campanha eleitoral de 2024 em Caxias
A Polícia Federal já encaminhou à Justiça Eleitoral o inquérito referente à denúncia de compra de votos na última eleição apresentada contra o vereador de Caxias Daniel Barros, acusado de captação ilícita de sufrágio para favorecer a sua reeleição e a candidatura a prefeito do aliado Paulo Marinho Júnior, que saiu derrotado das urnas. Marinho tinha como candidata a vice em sua chapa a esposa de Daniel Barros, a ex-vereadora Thais Coutinho.
Prints de conversas no aplicativo de mensagens Whatsapp obtidas pela PF e que fundamentaram a investigação revelaram a movimentação suspeita de valores durante a campanha eleitoral de 2024. Nos diálogos, Daniel Barros dá instruções a um apoiador para que este transfira quantias em dinheiro para diferentes pessoas.
Nas imagens, observa-se uma transferência de R$ 25 mil para o referido apoiador, realizada em 5 de junho de 2024, e depois várias transferências via PIX feitas pelo mesmo apoiador para pessoas indicadas pelo vereador.
Na troca de mensagens, constam, ainda, alguns comprovantes das transações, o que fortalece a suspeita de compra de votos investigada pela PF.
Já em mãos
O inquérito instaurado pela PF, já concluído e remetido à Justiça Eleitoral, está nas mãos da juíza Gisa Fernanda Nery Mendonça Benício, da 19ª Zona Eleitoral de Caixas. Caberá à magistrada dar o devido encaminhamento ao caso.
Diante dos fortes elementos comprobatórios, a denúncia tem tudo para dar origem a uma ação judicial por compra de votos, com graves implicações para Daniel Barros, Paulo Marinho Júnior e demais envolvidos.
Abaixo, os prints das conversas de Whatsapp que levantam suspeita de compra de votos na eleição de 2024 atribuída vereador Daniel Barros:
Comentários