MPMA aciona fazendeiro por abandono de búfalos no interior do Maranhão

Dezenas de animais morreram e centenas estão em estado de inanição por falta de comida e água

Rebanho de búfalos na Fazenda Patos, cujo proprietário foi acionado pelo Ministério Público do Maranhão por abandonar animais

O Ministério Público do Maranhão ajuizou nesta terça-feira, 8, Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, para mitigar os danos ambientais causados pelo abandono de cerca de mil búfalos, na Fazenda Patos, em Parnarama. Os animais foram abandonados pelo pecuarista Antônio Jader Jerônimo de Matos e estão em estado de inanição pela falta de alimentos e água.

O promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão solicitou ao Poder Judiciário que determine ao Estado do Maranhão e ao Município de Parnarama a busca e apreensão de todos os animais sobreviventes e estes sejam levados a alguma propriedade pública ou privada para serem tratados. O resgate deve ser feito com o auxílio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e da Polícia Militar.

Além disso, a Promotoria de Justiça requereu o bloqueio das contas bancárias do dono da fazenda para garantir o custeio das despesas com a alimentação e o tratamento dos animais. Também foi solicitada a aplicação de multa contra o Estado do Maranhão e o Município de Parnarama caso não efetuem o resgate do rebanho.

“O que se procura com a presente demanda é salvar os animais em perigo de vida e também proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores de Parnarama, permitindo que todos tenham direito a um meio ambiente equilibrado, já que a morte de todos os animais pode causar danos ambientais e sanitários”, afirmou, na ACP, Renato Viturino Aragão.

PENALIDADES

O MPMA requereu à Justiça que Antônio Jader Jerônimo de Matos perca, de forma definitiva, a propriedade dos animais e seja condenado a pagar multa por danos morais coletivos em virtude dos maus-tratos aos animais; seja condenado a custear todas as despesas que o rebanho bubalino necessitar, incluindo deslocamento, tratamento, manutenção e manejo de pessoal; e, ao final, que os animais sejam leiloados e o dinheiro revertido para o pagamento das despesas realizadas pelo Estado do Maranhão e pelo Município de Parnarama.

Antônio Pereira pede seriedade à oposição e afirma que Brandão é líder natural da sucessão estadual

O deputado estadual Antônio Pereira pontuou ações de impacto do governo e destacou a capacidade administrativa do governador Carlos Brandão

Em aprofundado discurso, o deputado Antônio Pereira (PSB) ressaltou que o governador Carlos Brandão (PSB) tem mostrado trabalho e feito uma grande gestão, mesmo com a oposição tentando tumultuar o andamento das ações. Na fala, durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (9), o parlamentar pontuou ações de impacto do governo e destacou a capacidade administrativa do chefe do Executivo.

“Quem observa as atitudes do governador Carlos Brandão sabe que ele pensa muito em gestão e em fazer uma grande gestão, como está fazendo pelo povo do Maranhão. Agora, a oposição tem obstaculado essa gestão dele”, resumiu.

Ao criticar o discurso vazio de oposicionistas, Antônio Pereira cobrou sensatez do grupo de opositores ao governo. “Acho que devemos tratar essas questões com muita seriedade. Nós não podemos fazer oposição por oposição”.

O parlamentar defendeu que Carlos Brandão é o líder natural da sucessão estadual, assim como fizeram seus antecessores. “Um governador que está já no último ano do seu mandato, porque nós estamos praticamente a um ano das eleições, não pode pensar numa reeleição? Não pode pensar num projeto de sucessão? Pode sim. Todos pensaram”, argumentou.

Também elogiou os investimentos feitos em Imperatriz, que hoje reconhece e aprova o trabalho feito por Brandão na cidade. “O governador Carlos Brandão foi para dentro de Imperatriz e conquistou a cidade. E é por isso que ele tem os altos índices de aprovação, sem desmerecer, pelo contrário, nenhum governador anterior”, enfatizou.

Ao contrapor informação infundadas da oposição, o deputado Antônio Pereira ressaltou, ainda, a continuação do trabalho de expansão dos Centros de Hemodiálise, que ganharão em breve novas unidades em Santa Inês, Colinas e Paço do Lumiar. “É o compromisso e a responsabilidade do governador Brandão no sentido da saúde pública, da expansão das clínicas de hemodiálise no Maranhão”, assinalou.

Três prefeitos declaram apoio à pré-candidatura de Hilton Gonçalo ao Senado

Os prefeitos Ronaldo Vieira, de São José dos Basílios, e Flávio Furtado, de Duque Bacelar, declararam apoio à pré-candidatura de Hilton Gonçalo ao Senado

A pré-candidatura do ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, ao Senado da República ganhou novo fôlego nesta semana com a adesão de importantes lideranças do interior maranhense. Os prefeitos Flavio Furtado (Duque Bacelar), Ronaldo Vieira (São José dos Basílios) e Daniel Castro (Nova Iorque) anunciaram apoio ao projeto político de Hilton Gonçalo para 2026.

Em publicação nas redes sociais, Dr. Hilton Gonçalo celebrou o apoio e destacou o clima de diálogo e confiança construído com os gestores municipais. “Vamos em frente sempre, rumo ao Senado…”, declarou o médico e político, que tem ampliado sua base de aliados em diversas regiões do estado.

Dr. Hílton Gonçalo também obteve declaração de apoio do prefeito de Nova Iorque, Daniel Castro, ao seu projeto político

Reconhecido por suas gestões inovadoras em Santa Rita, Hilton Gonçalo tem fortalecido seu nome como uma alternativa ao Senado com forte apelo municipalista. A adesão dos prefeitos de Duque Bacelar, São José dos Basílios e Nova Iorque sinaliza que seu projeto avança com respaldo de lideranças comprometidas com o desenvolvimento local e com a renovação da representação maranhense no Congresso Nacional.

Nos bastidores, o nome de Hilton Gonçalo é visto como um dos mais competitivos dentro do campo político conservador e com grande capacidade de articulação, especialmente entre prefeitos e vereadores do interior. A movimentação reforça a pré-campanha e consolida alianças estratégicas para o pleito do próximo ano.

Deputado Wellington homenageia delegado que pediu prisão de prefeito que assassinou policial

O deputado estadual Wellington apresentou Moção de Aplausos ao delegado de Polícia Civil Márcio Coutinho, de Lago da Pedra, em reconhecimento à sua atuação exemplar na investigação do assassinato do policial militar Geidson Thyago dos Santos. O crime, que causou comoção em todo o estado, teve como autor confesso o prefeito do município de Igarapé Grande.

O delegado Márcio Coutinho foi o responsável por requerer a prisão do prefeito após a confissão do crime, demonstrando firmeza, independência e compromisso com a legalidade, mesmo diante da relevância política do acusado.

O deputado estadual Wellington do Curso ressaltou que é preciso reconhecer o trabalho daqueles que, mesmo diante de pressões, cumprem com coragem e retidão o seu dever

“É preciso reconhecer o trabalho daqueles que, mesmo diante de pressões, cumprem com coragem e retidão o seu dever. A atuação do delegado Márcio Coutinho foi técnica, firme e justa. Em nome do povo maranhense, deixo meu reconhecimento e respeito a esse profissional que honra a Polícia Civil e a luta por justiça”, afirmou o deputado Wellington.

Abaixo, a moção de aplausos:

Caema esclarece compra de 300 celulares e 20 tablets com inexigibilidade de licitação

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão vem informar, no estrito cumprimento de suas atribuições legais e princípios de transparência e eficiência na gestão pública, que a contratação para Serviço de Telefonia Móvel Pessoal (SMP), legalmente autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, na modalidade Local, com linhas telefônicas com Longa Distância Nacional (LDN) e linhas telefônicas com Longa Distância Internacional (LDI), bem como o fornecimento de 300 (trezentos) aparelhos smartphones e 20 (vinte) dispositivos móveis (tablets), em forma de comodato, e solução Nativa Mobile Device Management (MDM), observou todos os requisitos legais previstos na Lei nº 13.303/2016 para inexigibilidade de licitação, em razão da inviabilidade de competição comprovada em razão da cobertura integral nos 217 municípios, atendendo todas as Diretorias e suas respectivas estruturas de atendimento administrativas e técnicas, com cobertura em todos as localidades onde a Companhia exerce suas atividades, com base em análises realizadas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e pesquisa direta de mercado.

O investimento realizado responde a uma demanda estratégica da Companhia, com o objetivo de assegurar:
• A vantajosidade da contratação em relação a área de cobertura e o atendimento direto à população;
• Continuidade do serviço público essencial;
• Eficiência e rastreabilidade das atividades executadas pelas equipes de campo;
• Otimização dos serviços operacionais;
• Ampliação das atividades comerciais de atendimento via meios digitais.

Ressalta-se ainda que os valores contratados estão compatíveis com os praticados no mercado, e foram submetidos à análise técnica de vantajosidade, considerando tanto o ciclo de vida dos equipamentos quanto a abrangência da solução oferecida, graças ao modelo de comodato adotado, onde não há a aquisição direta dos aparelhos, nem custos de manutenção, de modo que o valor mensal por aparelho com a disponibilização do serviço contratado em 2025 passa a ser de R$119, 18 (cento e dezenove reais e dezoito centavos), com as seguintes vantagens:
• Assinatura mensal de serviço de voz, incluindo chamadas locais (VC1) de curta e longa distância nacional (VC2) e (VC3) ilimitadas;
• roaming nacional sem restrições;
• franquia mínima de dados de 5, 10 ou 20 GB;
• acesso ilimitado ao WhatsApp para troca de mensagens de texto, áudio, vídeo, imagem e realização de chamadas de voz e vídeo
• fornecimento de tablet em regime de comodato
• fornecimento de smartphone em regime de comodato

Festa Junina é celebrada nas unidades da Escola Crescimento

Evento tradicional reúne conhecimento cultural e muita diversão

Na última semana a Escola Crescimento realizou em suas duas unidades a tão celebrada festa junina que reúne, além da alegria comum à época muita informação sobre as tradições populares do Estado: ” A Festa Junina Crescimento é mais do que uma comemoração, é a culminância de um projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula, que proporcionou aos alunos o contato direto com as tradições juninas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a cultura maranhense, tão rica e diversa”, explica Patrícia Debus, diretora de Marca da Escola Crescimento.

E mais:”Este momento celebra a união entre escola, família e comunidade, mantendo vivas as nossas raízes e reafirmando a identidade cultural que nos orgulha” finaliza a diretora.

As celebrações ocorreram nas unidades Calhau e Renascença celebrando assim a união da comunidade escolar.

Veja mais fotos:

Dr. Julinho divulga nota de esclarecimento sobre a “manifestação” na estrada do Bom Jardim

Nota de esclarecimento

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, participou de encontro com líderes comunitários e moradores do bairro Bom Jardim

Sobre o ato ocorrido nesta quarta-feira (9), na estrada de acesso ao Bom Jardim, venho a público prestar esclarecimentos.

Pela manhã, participei de um encontro com líderes comunitários e moradores da região para falar das melhorias que estão sendo implantadas.

Fui surpreendido com a informação que pouco mais de seis pessoas bloquearam a estrada na altura do Mato Grosso. Estive no local do protesto, conversei com as poucas pessoas que estavam, lhes dei razão por cobrar melhorias e informei que a recuperação da via já estava sendo realizada.

Eles continuaram com o protesto, mesmo com a solução já em execução. Entendendo que era um ato meramente político, com o objetivo de desgastar a minha imagem e que as poucas pessoas que lideraram o pseudo manifesto estavam exaltadas, resolvi sair do local, já que chegaram até a atear gasolina no Sr. Roberto Mouchrek.

O trabalho na estrada de acesso ao Bom Jardim acontece desde segunda-feira (7), mas foi comprometido devido às fortes chuvas que caíram na região, assim retomado posteriormente, o que não justifica o tal ato.

Dr. Julinho informou às lideranças sobre as melhorias que estão sendo implantadas na infraestrutura da região

Entendo que todos querem melhorias rápidas, mas preciso ser responsável com o dinheiro público e atuar de forma eficaz e duradoura. As máquinas vão continuar trabalhando e o serviço logo será finalizado.

Estou sempre aberto ao diálogo e tenho o maior prazer em atender todo e qualquer ribamarense.

Os poucos que fizeram esse ato politiqueiro não representam o pensamento e, tão pouco, a comunidade do Bom Jardim, que nos recebeu de forma calorosa, amigável e ordeira.

Estamos trabalhando com ética e responsabilidade em todos os cantos de São José de Ribamar, para que a nossa cidade caminhe firme para o progresso.

Dr. Julinho

Maranhenses que estavam desaparecidos em Mato Grosso foram julgados por “tribunal do crime” após serem confundidos com membros de facção rival

Quatro dos cinco maranhenses julgados por tribunal do crime e executados em Mato Grosso

A Polícia Civil do Mato Grosso prendeu, nesta quarta-feira (9), dois criminosos que confessaram que os cinco maranhenses que estavam desaparecidos desde janeiro deste ano, naquele estado, foram submetidos ao “tribunal do crime” e julgados, mortos e tiveram os corpos enterrados em um cemitério clandestino.

De acordo com relato do delegado do caso, os jovens foram confundidos com membros de facção criminosa rival.

Conforme apuração, o grupo havia viajado para o Mato Grosso para trabalhar em uma empresa de construção civil, quando foram pegos dentro do alojamento da empreiteira.

HU-UFMA realizou mais de 100 cirurgias e 1300 exames durante o mutirão do Dia E

Iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas do Governo Federal e foi promovida pela Ebserh

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, durante o mutirão foram realizados 100 cirurgias e 1300 exames. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil

Foram ofertados no Brasil mais de 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias, somando 12.464 procedimentos assistenciais, o que correspondeu a 160% a mais da estimativa inicial de atendimentos. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.

No HU-UFMA, foram realizadas 117 cirurgias e 1.330 exames, reforçando o compromisso com o cuidado e a redução do tempo de espera na fila. O hospital se destacou na ação por ofertar o maior número de cirurgias entre todas as unidades da rede Ebserh.

Foram ofertadas cirurgias nas áreas de urologia, ortopedia, ginecologia, coloproctologia e cabeça e pescoço, além de exames como tomografia, mamografia, procedimentos de hemodinâmica, entre outros.

Sobre a importância da ação para a região, o superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou: “Aqui no HU-UFMA, o mutirão foi mais do que uma ação pontual: foi uma resposta concreta às necessidades da nossa população, com foco na ampliação do acesso, na humanização do cuidado e na valorização do SUS. Agradeço imensamente a cada profissional envolvido — médicos, enfermeiros, equipes de apoio e administrativas — que não mediram esforços para que tudo acontecesse com excelência “.

A diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Furtado, acompanhou as atividades no HU-UFMA durante o mutirão e destacou o empenho da equipe envolvida.

“É um dia especial aqui no Maranhão. O hospital está contribuindo de forma muito significativa para esse esforço nacional. Tudo está sendo feito com muita alegria por uma equipe extremamente comprometida, que cuida com dedicação e vitalidade o tempo todo. Ao caminhar pelos corredores, pude ver como as pessoas estão felizes, como a equipe está motivada — e isso faz toda a diferença”, enfatizou.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, explicou que o Dia E está alinhado ao programa Agora tem Especialistas, lançado pelo governo federal. “É isso que mobiliza para que a gente possa ajudar esse esforço do Brasil de garantir – da consulta à cirurgia – as necessidades da população”, comentou. 

 Ele ressaltou que a orientação para os hospitais universitários federais é para que ampliem o horário de funcionamento com um terceiro turno, incluindo atendimentos aos sábados e domingos. Desde março, hospitais geridos pela estatal já realizaram 166 mutirões pelo país. Outro esforço concentrado nacional está previsto para setembro

Parceria

O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Com inexigibilidade de licitação, Caema gasta mais de meio milhão de reais com aquisição de 300 smartphones e 20 tablets

Extrato contratual divulgado no Diário Oficial do Estado no último dia 25 de junho informa que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vai adquirir, por mais de meio milhão de reais, 300 aparelhos smartphones e outros 20 dispositivos móveis modelo tablet, em regime de comodato, para uso nas unidades da empresa estatal. O contrato foi firmado com inexigibilidade de licitação.

O preço exato da compra dos 300 smartphones e respectivas linhas e dos 20 tablets, todos com conexão via internet, é de R$ 521.418,72 (quinhentos e vinte um mil, quatrocentos e dezoito reais e setenta e dois centavos. A empresa contratada é a Claro S.A. O prazo de vigência é de 12 meses, a partir da data de assinatura do contrato, ocorrida em 16 de junho de 2025.

Os recursos financeiros para a aquisição são provenientes de taxas, contribuições e preços públicos (recurso próprio). Representaram a Caema no ato da assinatura do contrato o diretor-presidente, Marco Aurélio Alves Freitas, e a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira.

Segue o extrato contratual:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima