Almoço reúne 25 vereadores de São Luís em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão

Almoço em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão a governador reuniu 25 vereadores

Vinte e cinco dos 31 vereadores de São Luís participaram de almoço, nesta sexta-feira (11), em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão. O ato fortalece o nome do secretário de Assuntos Municipalistas, que vem recebendo manifestações de lideranças políticas em diversas regiões do Maranhão.

Os vereadores justificaram a manifestação de apoio à pré-candidatura de Orleans ao definir o secretário de Assuntos Municipalistas como um jovem preparado, disposto a trabalhar pelo Maranhão, que tem demonstrado que tem compromisso e saberá dar continuidade à gestão do governador Carlos Brandão (PSB). O consenso entre eles é que o Maranhão está no rumo certo e que o desenvolvimento do estado terá continuidade com Orleans.

O grupo também reconhece que o governador Carlos Brandão abriu as portas do Palácio dos Leões para os representantes da população de São Luís, e que Orleans tem sido o canal de interlocução da Câmara Municipal com o Governo do Estado. “Queremos continuar tendo voz e sendo ouvidos para que as necessidades do povo da nossa cidade sejam atendidas”, afirmaram.

“Recebo com muita alegria essa importante manifestação de apoio dos vereadores de São Luís, pois vejo como reconhecimento das milhares de pessoas que eles representam. Temos trabalhando incansavelmente, ao lado do governador Carlos Brandão, para que a população da nossa capital tenha melhor qualidade de vida, realizando obras estruturantes com a avenida Metropolitana e a expansão da Litorânea, ampliando serviços como o Viva Procon e os restaurantes populares, investindo na segurança pública e na geração de emprego e renda”, declarou Orleans Brandão.

Clique aqui e confira as declarações de apoio.

Estiveram presentes no almoço os vereadores:

Marquinhos
Édson Gaguinho
Paulo Victor
Concita Pinto
Astro de Ogum
Andrey
Beto Castro
Octávio Soeiro
Wendel Martins
Nato Jr
Antônio Garcês
Daniel Oliveira
André Campos
Marlon Botão
Thyago Freitas
Marcelo Poeta
Raimundo Júnior
Thay Evangelista
Marcos Castro
Cleber Verde Filho
Fábio Macedo Filho
Rommeo Amin
Professora Magnólia
Júnior Nazaré
Raimundo Penha

Fim da caçada: preso homem que assassinou delegado em Caxias

Leandro da Silva Sousa, suspeita de ter assassinando o delegado Márcio Mendes, foi preso em uma área de mata

Terminou a caçada. Foi preso nesta sexta-feira (11) Leandro da Silva Sousa, suspeito de assassinar o delegado de Polícia Civil Márcio Mendes Silveira, de 51 anos, e de balear dois investigadores da Polícia Civil, no início da madrugada dessa quinta-feira (10), na zona rural do município de Caxias.

Após ser capturado, Leandro foi encaminhado para a Delegacia Regional de Caxias, que, nas próximas horas, deve dar detalhes sobre a prisão do suspeito.

O delegado Márcio Mendes Silveira foi assassinado, durante cumprimento de mandados na zona rural de Caxias, a 70 quilômetros de Teresina-PI. Os dois investigadores de Polícia Civil feridos a bala foram levados para um hospital da região.

O delegado morto participava de uma operação que tinha como alvo uma pessoa suspeita de roubo, no povoado caxiense Jenipapeiro. O autor dos disparos fugiu para uma região de mata. 

Logo após o crime, as forças de segurança pública do Maranhão deram início a diligências na região para localizar e prender o criminoso. O 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon enviou equipes  do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática e Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), para auxiliar nas buscas, que resultaram na prisão.

Rio Anil Shopping promove karaokê gratuito e temático no mês de julho

Quem nunca cantou com vontade no chuveiro ou se empolgou com a própria performance no carro? Se você guarda um talento escondido (ou mesmo se não tiver tanto talento assim) agora tem um espaço garantido para brilhar. Durante todas as quintas-feiras do mês de  julho, o Rio Anil Shopping realiza o evento “Sua Voz no Rio Anil”, um karaokê gratuito e divertido para animar a noite de São Luís neste período de férias escolares. 

A programação acontece nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, sempre das 18h às 21h, com noites dedicadas, respectivamente, à MPB e ao pop nacional, hits asiáticos, sucessos dos anos 80 e 90 e, para encerrar, uma seleção livre com os maiores hits de todos os tempos. Para participar, basta fazer a pré-inscrição gratuita pelo app do Rio Anil Shopping e apresentar o cupom gerado ao promotor no local do evento.

“Muito mais que um centro de compras e conveniência, o Rio Anil Shopping é um espaço para encontros e cultura. O karaokê é mais um espaço de convivência e experiências divertidas que estamos promovendo, com o diferencial de que o público está no centro da cena. Não importa se você canta bem ou mal: aqui o que vale é a animação”, convida o gerente de marketing do Rio Anil Shopping, Paulo Magalhães.

O evento é livre para todos os públicos, e a participação pode ser individual, em dupla ou em grupo. A ordem das apresentações é organizada conforme a ordem de chegada, respeitando o limite de tempo e vagas. Agora é só preparar o gogó, escolher a música favorita e soltar a voz!

“Quem vai coordenar esse processo é o governador Brandão”, afirma Weverton sobre sucessão estadual

O senador Weverton Rocha afirmou que torce pela recomposição do grupo político, mas sempre sob a liderança de Carlos Brandão

O senador Weverton Rocha (PDT) confirmou que ele e seu grupo estarão ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) nas eleições de 2026, seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Quem vai coordenar esse processo é o governador Carlos Brandão”, assegurou o parlamentar em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira (11).

“O presidente Lula nos orientou no sentido de estarmos todos juntos no mesmo palanque aqui no Maranhão, no palanque que ele participou. E quem é o comandante deste palanque, o líder desse processo? É o governador do Estado, que, inclusive, está muito bem avaliado”, ressaltou.

Weverton Rocha descartou outro caminho e atestou que é preciso manter o foco no projeto para continuar priorizando o desenvolvimento do Maranhão. “Não dá para, por conta de um projeto A, B ou C, você perder o foco principal. O representante, o líder desse processo aqui no Maranhão, junto ao palanque majoritário, é o governador Carlos Brandão”, reafirmou.

Também afirmou que torce pela recomposição do grupo, mas sempre sob a liderança de Carlos Brandão. “Há quem torça para que não tenha essa união. Eu torço que sim. Mas, ele (Brandão) vai liderar esse processo”, disse.

E assinalou motivos que fazem do governador o líder natural de sua sucessão. “Ele tem sido correto com o presidente Lula, tem trabalhado aqui no estado”, observou.

O parlamentar falou, ainda, em má vontade dos oposicionistas. “Nós sabemos que quando você quer ajudar, você soma forças. Quando você não quer também, já tem má vontade, vai sempre criar motivos para tentar achar uma outra solução”, argumentou.

Assista ao vídeo:

São José de Ribamar aprova nova Lei de Zoneamento Urbano com foco em sustentabilidade e desenvolvimento

A nova legislação estabelece regras claras para o uso e ocupação do solo, promovendo benefícios diretos para população ribamarense, construtores e investidores do município

A Câmara de Vereadores de São José de Ribamar aprovou nesta quinta-feira (10), a nova Lei de Zoneamento Urbano do município. A Lei nº 0078/2025 representa um marco para o ordenamento territorial da cidade, alinhando São José de Ribamar às diretrizes urbanísticas contemporâneas.

A nova legislação estabelece regras claras para o uso e ocupação do solo, promovendo benefícios diretos para população ribamarense, construtores e investidores do município. Entre os principais objetivos estão a organização do uso do solo, a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e o fortalecimento da segurança jurídica para novos empreendimentos.

Para o prefeito Dr. Julinho (PODEMOS), a nova Lei de Zoneamento avançará o desenvolvimento da cidade. “Com a nova Lei será possível a geração de emprego e renda local. A cidade de São José de Ribamar está em avanço. Estamos em um processo de desenvolvimento urbano, então, isso será um marco para a nossa cidade”, ressaltou.

Confira os principais pontos da nova Lei de Zoneamento:

  • Organização do uso do solo
    A legislação define com clareza onde podem funcionar atividades residenciais, comerciais, industriais e institucionais, evitando conflitos de uso, como a instalação de indústrias em áreas residenciais.
  • Desenvolvimento urbano sustentável
    Estabelece diretrizes para o crescimento ordenado da cidade, garantindo que novos projetos respeitem o ambiente urbano e contribuam para uma melhor qualidade de vida.
  • Segurança jurídica
    Com regras claras, investidores e gestores públicos ganham mais previsibilidade e confiança para realizar projetos, além de reduzir disputas judiciais.
  • Proteção ambiental
    A lei determina áreas de preservação e uso restrito, além de controlar a densidade urbana para reduzir impactos ambientais.
  • Melhoria na qualidade de vida
    Garante equilíbrio entre moradias, áreas verdes, serviços e equipamentos urbanos, criando bairros mais funcionais e bem planejados.
  • Valorização imobiliária
    Com infraestrutura adequada e zoneamento definido, os imóveis tendem a se valorizar, aumentando a atratividade da cidade.
  • Eficiência na infraestrutura urbana
    Permite que o planejamento de transporte, saneamento e energia acompanhe o crescimento urbano com mais precisão.
  • Desenvolvimento econômico
    Favorece a instalação de atividades produtivas em locais adequados, otimizando a logística e reduzindo custos operacionais.

O futuro

A nova Lei de Zoneamento de São José de Ribamar representa um avanço significativo, unindo sustentabilidade, segurança jurídica e modernização urbana. Entre os destaques estão a possibilidade de verticalização de edificações em zonas com vocação residencial e turística com prédios de até 90 metros, regras específicas para novos condomínios residenciais e uma atualização abrangente no mapeamento urbano.

Com isso, o município dá um passo importante para atrair novos investimentos e fomentar o crescimento social, econômico e ambientalmente equilibrado.

Ex-prefeito e ex-secretário de Estreito devem devolver R$ 182 mil aos cofres municipais

Obrigação resultou de Acordo de Não Persecução Civil em Ação de Improbidade Administrativa

O ex-prefeito de Estreito, Cicero Neco Morais, e ex-secretário Municipal de Administração e Finanças, Rodrigo Queiroz de Sousa, foram obrigados a devolver aos cofres públicos municipais o total de R$ 182.200,00, conforme acordo judicial firmado na Justiça estadual, nesta quinta-feira, 11.

O pagamento foi firmado em audiência presidida pelo Juiz Bruno de Andrade Miranda, titular da 1ª Vara de Estreito, por meio de Acordo de Não Persecução Civil pactuado na Ação Civil de Improbidade Administrativa, movida pelo promotor de Justiça Francisco Oliveira Milhomem em 15 de janeiro de 2019.

A quantia será paga de forma parcelada e inclui a devolução de valores ao  Município de Estreito somados ao pagamento de multa civil em favor do Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos do Maranhão.

VALOR DA DÍVIDA

Segundo o acordo firmado pelos réus, sobre o valor nominal da dívida, de R$ 147.596,09, a título de ressarcimento ao erário, foi cobrado o percentual de 20% de multa, equivalente a R$ 29.519,22, totalizando o valor total de R$ 177 mil.  

No entanto, como a dívida será paga de forma parcelada – a pedido dos réus. Assim, o valor final, com a correção monetária, foi calculado em R$ 182.200,00, a ser dividido entre o ex-prefeito, em 24 parcelas (R$ 103 mil) e o ex-secretário, em 36 parcelas (R$ 79.200,00), considerando a diferença de cargos e a capacidade financeira de cada um.

Conforme a sentença de homologação do acordo, caso os réus deixem de pagar qualquer parcela, será cobrada multa de 10% sobre o valor da parcela, podendo ser extinto o acordo, cobrado o vencimento antecipado das parcelas seguintes e o impedimento de celebrar novo acordo, pelo prazo de cinco anos.

DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Segundo a denúncia do Ministério Público, o Município de Estreito firmou convênio com a Caixa Econômica Federal CEF, para permitir que servidores  municipais realizassem empréstimos, com pagamento na folha salaria, no dia 10 de cada mês.

Ocorre que, em 2017 e 2018, o então prefeito e seu secretário de Administração e Finanças o repasse dos descontos nos vencimentos dos servidores à Caixa passaram a ser feitos fora do prazo estabelecido, gerando multas em decorrência dos constantes atrasos e a suspensão dos empréstimos, em agosto de 2017. De outro lado, a Caixa manteve a cobrança das parcelas vencidas, gerando transtornos e constrangimentos aos servidores, que já tinham sofrido os descontos nos seus contracheques.

Entre janeiro de 2017 e outubro de 2018 o valor dos encargos aplicados à Prefeitura Municipal, por atraso no pagamento dos repasses do empréstimo, totalizou R$ 102.939,63, que foram pagos indevidamente com receita do município, causando danos ao erário municipal.

MPMA e Polícia Civil apreendem sete veículos envolvidos em “pegas” nas avenidas de São Luís

MPMA e Polícia Civil apreendem sete veículos envolvidos em “pegas” nas avenidas da capital

Na madrugada desta quinta-feira, 10, o Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma operação de busca e apreensão de veículos que participavam de “rachas” e “pegas” em avenidas de São Luís.

Por enquanto, foram apreendidos sete carros preparados para desenvolverem altas velocidades e que vinham colocando a vida de pessoas em risco e perturbando o sossego público durante a madrugada.

Os automóveis foram recolhidos, após mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, nas residências ou em estabelecimentos comerciais dos proprietários. Os donos vão ser indiciados pela prática de três crimes: prática criminosa prevista no Código de Trânsito Brasileiro, associação criminosa e poluição sonora.

Pelo Ministério Público do Maranhão, a operação foi coordenada pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, Cláudio Guimarães.

Faltam ainda serem cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e há outros relativos ao problema a serem expedidos pela Justiça.

Os automóveis vão ficar apreendidos durante o inquérito policial e deverão ser objeto de Acordos de Não Persecução Penal nos quais poderá ser proposta a perda dos carros.

“É importante frisar que todos os veículos que estavam participando de ‘pegas’ em São Luís foram filmados e, assim, identificados, bem como os proprietários já estão identificados”, ressaltou Cláudio Guimarães.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima