Brandão entrega 71 novas ambulâncias e mais 40 viaturas para a segurança

O governador Carlos Brandão entregou 71 ambulâncias para fortalecer o atendimento de saúde em dezenas de municípios

Mais um marco nas ações municipalistas do Governo do Maranhão foi celebrado nesta segunda-feira (21) pelo governador Carlos Brandão. Em solenidade realizada no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, foram entregues 71 novas ambulâncias, que serão destinadas a hospitais municipais, estaduais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também foram entregues 40 novas viaturas para reforçar o trabalho da Polícia Militar (PMMA) no interior do estado.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou que está recebendo todos os prefeitos e prefeitas em seu gabinete para ouvir as demandas de cada município. Este ano já foram recebidos 138 gestores municipais. “Durante nossas conversas identificamos essa demanda por novas ambulâncias e viaturas e estamos hoje fazendo as primeiras entregas. Todas as prefeituras irão receber pelo menos uma nova ambulância, de acordo com o tamanho e a demanda. Todos os prefeitos que estão sendo recebidos estão sendo atendidos. Além das ambulâncias e das viaturas, estamos levando obras e outros benefícios que estão sendo solicitados ”, declarou o governador.

Brandão também anunciou outras entregas que serão feitas aos municípios em breve. “Iremos entregar em breve veículos para uso na educação e nas ações de assistência social e, ainda este ano, iremos iniciar o maior programa de pavimentação municipal já executado pelo governo do Estado. Serão 500 quilômetros de novo asfalto, que beneficiarão todos os 217 municípios”, informou.

Além de fortalecer a parceria com as prefeituras, o Governo do Maranhão também vai estreitar o trabalho com as câmaras municipais, por meio da entrega de uma caminhonete cabine dupla para cada casa legislativa das cidades, para que os vereadores possam fazer o atendimento nas comunidades.

Carlos Brandão com membros do governo e prefeitos de cidades contempladas com ambulâncias a viaturas policiais

Reforço na saúde dos municípios

Com a entrega desta segunda-feira, sobe para 167 o número de ambulâncias entregues apenas este ano pela gestão estadual, ampliando a estrutura para transporte dos pacientes no estado. Até o final deste ano, a meta do Governo do Maranhão é entregar um total de 280 ambulâncias. Dos veículos entregues hoje, 48 serão destinados a unidades de saúde municipais, e os outros 23 para a rede estadual de saúde, incluindo hospitais e UPAs.

Esses veículos são do modelo de Suporte Básico Tipo B, ou seja, são equipados com uma variedade de equipamentos médicos, como cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Isso possibilita cuidados médicos de emergência necessários para atender pacientes de alto risco no transporte intra-hospitalar ou mesmo em caso de resgate pré-hospitalar. Assista ao vídeo:

Reforço para o policiamento ostensivo

O trabalho da Polícia Militar também foi reforçado com as ações desta segunda-feira. As 40 viaturas entregues são caminhonetes modelo S10 e Ranger, com compartimento para detidos e adaptadas para o trabalho de policiamento ostensivo da Polícia Militar. O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que os diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no sistema de segurança pública tem se refletido de forma positiva na constante queda dos índices de criminalidade.

“O Maranhão tem, atualmente, a segunda melhor segurança pública do Nordeste. No primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado, tivemos queda de 20% nos casos de latrocínio e 6% nos casos de homicídio. Também reduzimos os crimes patrimoniais como assalto a banco, comércios e transeuntes. E vamos seguir trabalhando para reduzir ainda mais e dar mais tranquilidade à população maranhense ”, comentou o secretário.

Também presente na solenidade de entrega das viaturas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pitágoras Nunes, reforçou que os investimentos para ampliar e modernizar a frota das forças de segurança contribui diretamente para a melhoria das condições de trabalho da corporação e impactam no resultado para a sociedade.

“Este é mais um avanço do Governo do Estado para a segurança pública. Nós, da Polícia Militar, agradecemos. Com estas novas viaturas vamos dar mais celeridade no atendimento às ocorrências registradas pela população, além de reforçarmos o policiamento ostensivo que é feito diuturnamente nas ruas dos municípios ”, frisou o comandante-geral.

De 2022 até agora, a frota policial no Maranhão foi reforçada, com cerca de 800 viaturas direcionadas para o trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Oficial, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo.

Municípios que receberão viaturas para reforço da PMMA:

  1. Água Doce do Maranhão
  2. Alto Parnaíba
  3. Arame
  4. Barão de Grajaú
  5. Barreirinhas
  6. Benedito Leite
  7. Bom Jesus da Selvas
  8. Cajari
  9. Campestre do Maranhão
  10. Carolina
  11. Davinópolis
  12. Dom Pedro
  13. Esperantinópolis
  14. Feira Nova do Maranhão
  15. Formosa da Serra Negra
  16. Fortaleza dos Nogueiras
  17. Fortuna
  18. Guimarães
  19. Humberto de Campos
  20. Joselândia
  21. Lago da Pedra
  22. Lago Verde
  23. Loreto
  24. Matinha
  25. Matões
  26. Nova Colinas
  27. Paço do Lumiar
  28. Penalva
  29. Peri Mirim
  30. Ribeirãozinho do Maranhão
  31. Rosário
  32. Sambaíba
  33. Santa Helena
  34. Santa Inês
  35. Santa Luzia
  36. São Domingos do Azeitão
  37. São Félix de Balsas
  38. São João do Paraíso
  39. Turiaçu
  40. Urbano Santos

Relação dos municípios que receberam as 48 ambulâncias:

  1. Alto Alegre do Pindaré
  2. Amapá do Maranhão
  3. Amarante do Maranhão
  4. Anajatuba
  5. Anapurus
  6. Apicum-Açu
  7. Arame
  8. Bacurituba
  9. Bom Lugar
  10. Buriti
  11. Buriticupu
  12. Buritirana
  13. Campestre do Maranhão
  14. Cantanhede
  15. Cidelândia
  16. Conceição do Lago Açu
  17. Cururupu
  18. Davinópolis
  19. Esperantinópolis
  20. Estreito
  21. Fortuna
  22. Guimarães
  23. Igarapé do Meio
  24. Itinga do Maranhão
  25. Joselândia
  26. Matões
  27. Monção
  28. Montes Altos
  29. Palmeirândia
  30. Pedro do Rosário
  31. Peri Mirim
  32. Pinheiro
  33. Porto Franco
  34. Ribamar Fiquene
  35. Ribeirãozinho do Maranhão
  36. Santa Helena
  37. Santa Inês
  38. São Francisco do Brejão
  39. São Francisco do Maranhão
  40. São João do Paraíso
  41. São Pedro da Água Branca
  42. Senador La Rocque
  43. Serrano do Maranhão
  44. Sítio Novo
  45. Turilândia
  46. Tutóia
  47. Vila Nova dos Martírios
  48. Vitória do Mearim

Relação das 23 ambulâncias para a rede estadual:

  1. Hospital Aquiles Lisboa (São Luís)
  2. Hospital de Oncologia do Maranhão (São Luís)
  3. Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (São Luís)
  4. Hospital Dr. Genésio Rêgo (São Luís)
  5. Hospital Geral da Vila Luizão (São Luís)
  6. Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (São Luís)
  7. Hospital Regional Nina Rodrigues (São Luís)
  8. Unidade de Pronto Atendimento do Vinhais (São Luís)
  9. Unidade de Pronto Atendimento Itaqui-Bacanga (São Luís)
  10. Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto (Imperatriz)
  11. Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias)
  12. Hospital Regional de Monção
  13. Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá Enfermeira Francisca Melo
  14. Hospital Regional de Morros
  15. Hospital Regional de Carutapera
  16. Hospital Regional Adélia Matos Fonseca (Itapecuru)
  17. Hospital Regional Dr. Kleber Carvalho Branco (Pedreiras)
  18. Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos (Bacabal)
  19. Hospital de Urgência e Emergência (Presidente Dutra)
  20. Hospital Regional de Barreirinhas
  21. Unidade de Pronto Atendimento de Codó
  22. Unidade de Pronto Atendimento de Timon
  23. Unidade de Pronto Atendimento de São João dos Patos

Parcerias estratégicas fortalecem Universidade Ceuma no cenário nacional e internacional de inovação e tecnologia

O diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Educacional Ceuma, Marcos Barros, entre o professor-doutor Sofiani Labidi e representante da TED AI

A Universidade Ceuma recebeu o professor-doutor em Inteligência Artificial Sofiani Labidi e a equipe da TED AI no Oxygeni HUB. No encontro, foi discutida a aplicação dos conhecimentos mais avançados no campo da IA pela agência de inovação, tecnologia e empreendedorismo da instituição de ensino superior.

O diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Educacional Ceuma, Marcos Barros, destacou a reunião com o professor Labidi e a equipe da TED AI como uma agenda de alto nível, com foco na discussão de parcerias estratégicas que podem fortalecer a presença da Universidade Ceuma no cenário nacional e internacional de inovação e tecnologia.

“Essas conexões expandem o alcance do nosso ecossistema – composto pelo Oxygeni HUB, INCODE Tech School e programas de pesquisa aplicada – e abrem portas para novas oportunidades em educação digital, inteligência artificial e desenvolvimento de talentos”, salientou Barros.

Segundo o diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Educacional Ceuma, em breve serão apresentadas novidades que irão impulsionar ainda mais o protagonismo do Maranhão como polo de inovação.

Deputado Wellington pede investigação de suposta participação de policiais na fuga de prefeito que assassinou PM

Deputado Wellington do Curso relatou denúncia que recebeu sobre possível conluio entre agentes públicos da segurança estadual e um assassino confesso, com o objetivo de frustrar a persecução penal, obstruir a investigação criminal e desmoralizar a polícia

Ainda sobre o assassinato do policial militar, o deputado estadual Wellington do Curso recebeu graves denúncias dando conta da possível participação de policiais civis, delegados e de oficiais da Polícia Militar do Maranhão na ocultação do paradeiro e ajuda, após o crime, ao prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, assassino confesso do policial militar Gleidson Tiago dos Santos, fato ocorrido no fia 6 de julho de 2025, no município de Trizidela do Vale.

Segundo os relatos das denúncias, essa conduta teria ocorrido mediante promessa de vantagens pessoais e políticas, como promoções e benefícios financeiros. Tais alegações são de extrema gravidade, pois envolvem possível conluio entre agentes públicos da segurança estadual e um assassino confesso, com o objetivo de frustrar a persecução penal, obstruir a investigação criminal e desmoralizar o aparato policial maranhense diante da sociedade.

O parlamentar diz já ter acionado. de forma oficial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Publica, Comando Geral da PMMA, bem como o Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial.

Wellington solicitou: abertura imediata de procedimento investigativo interno para apurar conduta dos agentes de segurança; que sejam expedidas diligências específicas para apurar a identidade envolvidos, inclusive por meio de verificação de escalas, registros de deslocamento, comunicação interna e eventual acesso a imagens ou sistemas que possam confirmar ou refutar as denúncias.

“A impunidade em um caso dessa natureza enfraquece o Estado, compromete a imagem das instituições e enaltece práticas criminosas dentro do próprio sistema de
segurança pública”, alertou o deputado.

Coragem para fazer o certo!

“Nada vai trazer de volta a vida do policial que foi covardemente assassinado. Nossa solidariedade a família do policial militar. Mas na nossa atuação parlamentar ATUANTE, CORAJOSA E INDEPENDENTE, denunciamos, questionamos e solicitamos providências nesse caso e lutamos para que a JUSTIÇA SEJA FEITA!”, ressaltou.

Assista ao vídeo:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima