Sebrae abre inscrições para “Faz Teu Nome”, o maior evento estudantil do Maranhão
Inscrições já estão abertas e são gratuitas. Durante dois dias, programação terá desafios empreendedores, atividades de gamificação e competições, oficinas, painéis e workshops, palestras inspiradoras, networking e conexões

Já estão abertas, no site fazteunome.sebraema.com, as inscrições gratuitas para a primeira edição do Faz Teu Nome, iniciativa do Sebrae com a perspectiva de ser o maior evento estudantil do Maranhão, dedicado à Educação Empreendedora.
O evento acontece nos dias 21 e 22 de agosto, com vasta programação no Complexo Multicenter Negócios e Eventos. É destinado a jovens do ensino fundamental, médio e superior, além de educação profissional e EJA (Educação de Jovens e Adultos), possibilitando a estes explorar seu potencial e descobrir como transformar paixões e aptidões em atitudes e posturas para o sucesso.
Nesta primeira edição, o Faz Teu Nome reunirá também professores, pais, comunidade escolar e atores do ecossistema estadual de educação estadual, com participação de representações de todo o estado.
Segundo Mayna Braga, coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, “o Faz Teu Nome será mais que um evento. Foi pensado como um espaço para fomentar o protagonismo e despertar o espírito empreendedor, com abordagem inovadora, baseada em gamificação, além de desafios e atividades práticas programados para estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras e a preparação dos jovens para o futuro”. “Vamos reunir vários mundos e nichos em um só lugar. De anime, cultura k-pop e cosplay a robótica, games, empreendedorismo e inovação. Tudo isso, porque acreditamos, de verdade, que a gente faz nosso nome, quando se sente parte. E quando se entende isso, a gente se torna, de fato, protagonista da nossa própria história”, acrescentou ela.
Objetivos – Entre os objetivos do evento, além de proporcionar inspiração e estimular os estudantes a desenvolver competências empreendedoras, o Faz Teu Nome também será um espaço de experiências e aprendizado interativo e dinâmico, de estímulo à criatividade, conectando os participantes à realidade e oportunidades do mundo atual, com desafios práticos e atividades lúdicas e inovadoras. Tudo pensado para criar um ambiente de aprendizado e conexões com outros jovens e especialistas presentes”, assinala Mayna Braga.
Durante os dois dias de programação, vários espaços do Complexo Multicenter serão ocupados com atividades como Desafios Empreendedores, Gamificação e Competições. Oficinas, Painéis e Workshops, Palestras, entre outras.
Desafio Faz Teu Nome
Um dos principais momentos será o Desafio Faz Tua História, que acontece nos dois dias do evento, consistindo na criação de um projeto inovador (produto, serviço ou solução) que tenha impacto positivo nas comunidades, escolas ou para o mercado.
As equipes serão formadas por dois a cinco participantes, do mesmo nível e escola. Esses estudantes participarão das Batalhas de Pitch e, ao final, haverá a premiação de uma equipe por modalidade, em um total de quatro vencedores.
Podem participar do desafio estudantes matriculados em instituições de ensino. Serão aceitos participantes nas modalidades: Descobrindo Quem Sou: para alunos do Ensino Médio; Mão na Massa, envolvendo participantes do Ensino Técnico e Profissional; Protagonismo em Cena, para estudantes do ensino Superior e Reescrevendo Minha História, para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Serão aceitas inscrições nas seguintes categorias: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Economia, Saúde, Inovação e Tecnologia, além de Cidadania e Impacto Social.
Todas as informações e regras do Desafio Faz Teu Nome podem ser consultadas no site https://fazteunome.sebraema.com/regras/ , lembrando que os estudantes devem se inscrever, preenchendo um formulário específico no site fazteunome.sebraema.com até o dia 11 de agosto.
“O Faz Teu Nome será uma experiência para todo o ecossistema educacional. Teremos conteúdos incríveis para estudantes, sim, mas também para pais, educadores e toda a comunidade. Porque a educação se constrói junto, com troca, presença e pertencimento”, ressalta Hildenê Maia, gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão, enfatizando a atenção para os prazos de inscrições.
Comentários