Iracema Vale visita a 33ª edição da Vaquejada de Colinas e destaca importância do evento para a cultura e a economia do Maranhão

Tradicional vaquejada, que acontece até este domingo (3), é considerada um dos maiores eventos culturais da região, pois movimenta a economia do município, atraindo visitantes e promovendo o fortalecimento da identidade cultural do povo nordestino

Iracema Vale, governador Carlos Brandão, Werverton Rocha, Roberto Costa, deputados, prefeitos, secretários e demais autoridades durante a Vaquejada de Colinas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), visitou, neste sábado (2), a 33ª edição da Vaquejada do município de Colinas, realizada no Parque Onildo Maior. Iracema percorreu o parque de vaquejada, reunindo vaqueiros, autoridades e a população local.

A tradicional Vaquejada de Colinas é considerada um dos maiores eventos culturais da região e reúne competidores de várias partes do Brasil. A festa, que teve início na última quarta-feira (30), segue até este domingo (3), movimentando a economia do município, atraindo visitantes e promovendo o fortalecimento da identidade cultural nordestina.

“É uma alegria imensa prestigiar mais uma vez em Colinas, a 33ª edição da Vaquejada, um evento que já é tradição cultural para toda a região. É a terceira vez consecutiva que participo e posso dizer: o sucesso é absoluto. Parabenizo os organizadores e todas as famílias que fazem deste momento uma verdadeira celebração da nossa identidade”, disse Iracema Vale.

Geração de renda

Na ocasião, o secretário de assuntos municipalistas, Orleans Brandão, também enfatizou o papel da vaquejada no fomento à economia local e na valorização das tradições. “São 33 anos dessa festa que abraça não só o Maranhão, mas todo o Brasil. A vaquejada é muito mais que tradição: aqui geramos renda, criamos oportunidades e movimentamos a economia do nosso estado. Esse é um esporte que carrega a identidade do povo maranhense e que merece ser valorizado como parte fundamental da nossa cultura”, afirmou o secretário.

Iracema Vale, Weverton Rocha, Roberto Costa, Orleans Brandão e Dr. Júnior durante visita ao parque

Mais do que uma competição, a vaquejada é uma expressão legítima da cultura sertaneja, com papel importante no fortalecimento da economia local. A programação diversificada movimenta diversos setores da cidade e reforça o compromisso do poder público com a valorização das tradições e o incentivo ao desenvolvimento dos municípios maranhenses.

“Tivemos a honra de lutar no Congresso Nacional para garantir o reconhecimento da vaquejada como prática esportiva na nossa Constituição Federal. E hoje, aqui em Colinas, participando da 33ª edição, tenho a satisfação de parabenizar essa iniciativa que movimenta o esporte, valoriza a cultura e impulsiona a economia local”, afirmou o senador Weverton Rocha.

O encontro também contou com a presença do idealizador do evento, Zé Henrique Brandão; de Marcus Brandão e de sua esposa Audreia Noleto; do presidente da Famem, Roberto Costa (MDB); do deputado federal Márcio Honaiser (PDT); dos deputados estaduais Arnaldo Melo (PP), Davi Brandão (PSB), Eric Costa (PSD) e Daniella (PSB); do vereador de São Luís, André Campos; e demais autoridades presentes.

NOTA – Em defesa da liberdade de expressão e da memória do jornalista Luís Cardoso

Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa repudia qualquer forma de violência e tentativa de cerceamento da imprensa

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão se posiciona em defesa da liberdade de expressão, da honra e da memória do jornalista e blogueiro Luís Cardoso, que morreu em abril deste ano e, nesta semana, teve seu nome arrolado no caso que culminou na prisão da influencer digital maranhense Tainá Sousa, em São Luís.

Segundo investigação da polícia, Tainá Sousa teria comemorado a morte de Luís Cardoso, afirmando à época: “Um já foi, agora faltam os outros”. A fala da influencer presa reforçaria a existência de uma suposta lista de ameaçados de morte por denunciar o esquema criminoso ou por publicações com críticas a ela.

Ao tempo em que se solidariza com os familiares do jornalista, a Diretoria de Comunicação da Alema repudia qualquer forma de violência e tentativa de cerceamento da imprensa.

Também enaltece a trajetória de Luís Cardoso no jornalismo, que teve início em 1980, no jornal O Diário do Povo, e depois registrou passagens por diversos veículos da imprensa maranhense. Nos últimos anos, ele assinou um dos blogs mais prestigiados do Maranhão.

JURACI FILHO

Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

Com apoio de lideranças regionais, Júlio Filho consolida seu crescimento no cenário político estadual

O pré-candidato a deputado estadual Júlio Filho com a ex-prefeita de Paço do Lumiar Paula Azevedo e lideranças da região metropolitana de São Luís

O pré-candidato a deputado estadual Júlio Filho segue fortalecendo sua atuação política por meio do diálogo, da construção de alianças estratégicas e do compromisso com o futuro.

Durante a manhã, Júlio se reuniu com importantes lideranças da região metropolitana, em mais um passo firme rumo à formação de um grupo político sólido e comprometido com os interesses da sociedade.

O encontro contou com a presença da ex-prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, que declarou apoio ao projeto político liderado por Júlio Filho. Com uma trajetória marcada pela experiência e influência regional, Paula representa um reforço significativo na articulação em curso.

“Seguimos com responsabilidade e diálogo, construindo um grupo que representa os interesses da população e que está preparado para oferecer uma gestão eficiente e participativa”, afirmou Júlio Filho.

Paula Azevedo declarou apoio ao projeto político liderado por Júlio Filho

Também estiveram presentes a presidente estadual do PMB, Efigênia Tavares, a ex-candidata a vice-prefeita de Paço do Lumiar, Yanne Pessoa, e Dudu Azevedo, filho da ex-prefeita Paula Azevedo.

Ao final do encontro, Júlio destacou a importância de seguir unindo forças por uma política integrada, séria e comprometida com as reais necessidades da população.

“Estamos reunindo pessoas que acreditam na boa política. A política que serve, que escuta e que transforma realidades. É esse o caminho que eu acredito: um caminho construído com responsabilidade e compromisso”, reforçou.

Aplicativo inédito conecta ambulantes e poder público no Maranhão

Ambulante Legal” posiciona o estado como referência em inovação voltada ao comércio informal, fortalecendo o empreendedorismo

Solução inovadora, aplicativo vai contribuir como estratégia de organização do espaço público e fortalecimento da atuação dos ambulantes (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Imagine um aplicativo que ajuda os ambulantes do Centro Histórico de São Luís, em poucos cliques, a identificar o local de venda, controlar o caixa, se capacitar e ainda se conectar com o poder público. No Maranhão, essa ideia está pronta para sair do papel e virar realidade. O ‘Ambulante Legal’ é uma solução tecnológica inédita no Brasil, desenvolvida a partir do Transforma LAB, o Laboratório de Inovação em Políticas Públicas do Sebrae, que une tecnologia, escuta ativa e inclusão produtiva para transformar o comércio informal em um vetor de desenvolvimento urbano.

A proposta foi apresentada como modelo no evento nacional Transformar Juntos, em Brasília, e nasceu de um diálogo participativo com os próprios ambulantes do Centro Histórico de São Luís, um dos maiores do país. A partir de uma oficina de Design Sprint realizada em 2024, foram identificadas dores como a organização do espaço público, identificação dos trabalhadores e impactos à preservação dos casarões históricos. A iniciativa, comandada pelo Sebrae Nacional e Maranhão, conta com a parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Blitz Urbana e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMPH.

Murilo Terra, analista de políticas públicas do Sebrae Nacional, explica que a ferramenta oferece geolocalização dos pontos permitidos, controle de caixa, horário de funcionamento, capacitações personalizadas, acesso a políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, além de conteúdos, cursos e eventos, de acordo com o perfil de atuação de cada usuário.

“Mais do que um aplicativo, o Ambulante Legal é uma ferramenta de inclusão produtiva. O mais poderoso desse projeto é o processo. Colocamos Sebrae, governo e trabalhadores informais no mesmo espaço para criar algo juntos. É isso que transforma uma política pública em algo vivo, aplicável e replicável. O Sebrae identificou o problema, buscou os parceiros certos e colocou o ambulante no centro da solução”, destaca.

O Maranhão é o primeiro estado a experimentar esse modelo de laboratório de políticas públicas em parceria com o Sebrae Nacional, e servirá de referência ao Sebrae de diversos outros estados. A meta é que cada localidade desenvolva, a partir dessa experiência, soluções concretas para os desafios locais dos pequenos negócios, mostrando que inovação também pode nascer das ruas.

Para Larissa Leite, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão, o alcance desta iniciativa transcende a mera organização urbana. “Nosso propósito é mostrar que políticas públicas verdadeiramente inovadoras nascem da vivência e da colaboração direta com quem pulsa a realidade em nossas cidades”, declara. Ela ressalta ainda a contribuição “inestimável dos ambulantes e o potencial do novo aplicativo em elevar a dignidade, democratizar o acesso à formalização e abrir portas para oportunidades concretas de crescimento para esses empreendedores essenciais. É uma revolução que empodera quem faz a cidade acontecer”.

O Centro Histórico foi escolhido por sua complexidade e riqueza cultural; e também pelos desafios de convivência entre atividade econômica, patrimônio histórico e ordenamento urbano. O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, enfatiza a importância da iniciativa e o impacto gerado com a nova ferramenta digital. “O Maranhão larga na frente com esse piloto e nossa intenção é que o Sebrae se torne um polo de referência de laboratório de políticas públicas no estado. Por isso, o aplicativo é uma excelente estratégia para organizar o espaço urbano e a atuação dos trabalhadores informais, servindo também para oferecer capacitação que fomente o empreendedorismo, gerando emprego e renda”, ressalta.

Com imensa diversidade de negócios, Centro Histórico de São Luís será beneficiado pela iniciativa

Entrega do piloto

A previsão é que o aplicativo Ambulante Legal seja validado ainda no segundo semestre de 2025. A partir do mês de agosto as versões iniciais já estarão nas ruas para testes junto ao público selecionado. Além do aplicativo, o próprio modelo de atuação do Sebrae em Laboratório de Política Pública está sendo validado com esta iniciativa inédita do Sebrae Maranhão. Os resultados obtidos nesta frente de atuação serão avaliados pelo Sebrae Nacional para replicação da metodologia.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima