Orleans cresce em São Luís e Braide despenca após aproximação com grupo de dinistas de extrema esquerda

Orleans Brandão vem crescendo nas pesquisas de intenções de voto para governador do Maranhão

Comparativo dos números de pesquisas feitas em São Luís pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), nos meses de junho e agosto, mostra crescimento da pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao governo do Estado e queda do percentual do pré-candidato Eduardo Braide (PSD). Chama atenção que o declínio do prefeito de São Luís ocorre justamente após anúncio da aproximação dele com o grupo de dinistas de extrema esquerda comunista.

De acordo com a pesquisa, em cenário estimulado, Orleans Brandão saiu de 7.90% em junho e subiu para 17.80% das intenções de voto. Nesse mesmo cenário, Eduardo Braide tinha 74.32% no mês de junho, despencando para 58.29% em agosto, na capital, perdendo 16.03 pontos percentuais – número bastante expressivo.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), e o vice-governador Felipe Camarão (PT) mantiveram os números, dentro da margem de erros, ambos com um pequeno acréscimo para maior. Camarão tinha 5.93% em junho e agora aparece com 9.02%. Lahesio tinha 4.44%, e alcançou 5.61% na pesquisa mais recente.

No âmbito do estado, o levantamento do Inop Previsão também já aponta empate técnico entre Eduardo Braide e Orleans Brandão. Em cenário estimulado, Braide aparece com 33.89% enquanto Orleans soma 30.17% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar, está o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15.23%; e em quarto aparece Felipe Camarão, com 9.33%.

Resta saber se, após essa expressiva queda no percentual das pesquisas e da triste constatação do naufrágio da pré-candidatura de Camarão, Braide vai reavaliar ou não se ‘banca’ essa aproximação com os novos aliados da extrema esquerda.

Confira os números da pesquisa:

Justiça condena Hospital São Domingos a garantir acessibilidade de banheiros e calçadas

Decisão judicial atendeu pedido de advogado em Ação Popular

Hospital São Domingos está obrigado pela Justiça a garantir acessibilidade de banheiros e calçadas

O Hospital São Domingos, um dos maiores estabelecimentos de saúde privados de São Luís, deverá pagar  indenização dos danos morais coletivos no valor de R$ 50 mil ao Fundo Estadual de Direitos Difusos  devido à falta de condições de acessibilidade dos seus banheiros e calçadas.

O hospital foi condenado em decisão do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, por comprometer o direito de ir e vir das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tirando a sua autonomia, conforto e a segurança dos usuários.

No pedido, um advogado informou que os banheiros não possuem adaptação conforme as normas ABNT  9050 e leis vigentes, sem espaço para cadeira de rodas, batente das portas, barras de apoio insuficientes nas pias e vasos e pisos escorregadios. E pediu a responsabilização do Município para tomar as medidas administrativas para obrigar os proprietários do hospital a adequar suas instalações à lei.

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

O hospital negou as alegações do advogado autor do processo e pediu à Secretaria do Meio Ambiente do Estado e do Município informarem sobre a existência de procedimentos instaurados sobre qualquer dano ambiental causado pela suposta falta de acesso no hospital, mas não havia registro.

No entanto, a sentença, o juiz Douglas Martins atestou que os banheiros do hospital não estavam integralmente acessíveis, pois não seguiam a norma técnica, comprometendo o direito das pessoas usuárias, em especial as com deficiência, o que foi comprovado por meio de fotos juntadas pelo autor do processo.

O juiz fundamentou a sua decisão na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ao qual o Brasil aderiu, a Constituição Federal e o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei nº 10.098/2000.

PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE

A Lei 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida,  e determina que os banheiros de uso público devem ser acessíveis e dispor, pelo menos de um sanitário e um lavatório que atendam às normas técnicas da ABNT.

Além dessa, informa a decisão, a Lei Municipal nº 420/2016 determina que os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços públicos ou privados em geral são obrigados a garantir espaço em banheiros públicos para acessibilidade às pessoas com deficiência.

O juiz mencionou que devem ser observadas as normas técnicas 9050 e 16537 da ABNT, que preveem parâmetros a serem observados pelos proprietários ou ocupantes de imóveis no que diz respeito à acessibilidade no acesso às edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.

“A conduta do réu violou os valores jurídicos fundamentais da comunidade, comprometendo, assim, a acessibilidade, inclusive dos mais vulneráveis (tais como idosos, crianças e pessoas com deficiência), pois a ausência de acessibilidade nos banheiros do hospital réu impediu a garantia de igualdade de acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, privando-lhes o pleno exercício de seus direitos”, disse o juiz na sentença.

Universidade Ceuma comemora 10 anos do Campus Turu

Campus Turu, da Universidade 10 anos, completa 10 anos de inauguração como opção de graduação com qualidade em São Luís

Uma grandiosa festa, com participação de alunos, professores, Direção Acadêmica e colaboradores de todos os setores marcou a comemoração dos 10 anos do início das atividades do Campus Turu, da Universidade Ceuma. A unidade é caçula do maior grupo educacional particular do Maranhão e representa mais uma opção de graduação com qualidade e melhores chances de ingresso no mercado de trabalho.

A celebração da data especial teve direito a bolo temático, decoração especial, DJ, brindes e aquele clima de alegria e bem-estar que só a Universidade Ceuma sabe proporcionar.

A reitora Cristina Nitz corta o bolo preparado em comemoração aos 10 anos do Campus Turu

Orgulhosos por viver um momento tão marcante para a instituição de ensino e para vida acadêmica, os estudantes fizeram questão de prestigiar e registrar com fotos e vídeos a presença na festa, para guardar na memória e no coração.

Satisfeita por fazer parte de um momento tão marcante, ao lado de toda a comunidade acadêmica, a reitora Cristina Nitz agradeceu ao mantenedores, aos professores, a todos os funcionários e aos alunos por escolherem estudar na Universidade Ceuma.

A reitora Cristina Nitz entrega pedaço de bolo a colaborador do Campus Turu, ao lado do gestor da unidade, Sérgio Silva

Sobre o Campus Turu

Inaugurado em 12 de agosto de 2015, o Campus Turu é a mais nova unidade da Universidade Ceuma. Conta com uma área externa em que a beleza natural faz toda a diferença, pois enriquece seu layout. Foi idealizado com o desafio de levar qualidade educacional para mais uma região de São Luís e permitir mais atividades acadêmicas para a comunidade, além de colaborar com a melhoria da formação profissional.

Professores e alunos registram em foto a presença na festa para guardar de recordação

Atualmente, oferece os cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Enfermagem, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, além dos cursos de Pós-Graduação e EAD. Possui uma estrutura para aprendizado prático dos alunos, com alto padrão de qualidade, que atende a todos os cursos oferecidos.

Painel temático em comemoração aos 10 anos do Campus Turu, da Universidade Ceuma

Ampliado em 2018, com a construção de mais um bloco, o Campus Turu aumentou o número de salas de aula; inaugurou novos laboratórios; construiu um auditório, batizado de Salão de Ideias; uma área de lazer, com campo de futebol e quadra de vôlei; expandiu a biblioteca, dentre outras melhorias; além de implantar cursos de pós-graduação e projetos de sustentabilidade, como, por exemplo: energia eólica, solar, compostagem, aproveitamento de água da chuva e de ar-condicionado.

Braide ignora cadastro e FNDE alerta que São Luís pode perder 4 creches

O órgão federal também alertou o município de São Luís Gonzaga para envio de documentação

Modelo das quatro creches que São Luís corre o risco de perder, caso o prefeito Eduardo Braide não providencie o cadastro no FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reforça o alerta aos gestores municipais do Maranhão: termina no dia 23 de agosto o prazo para envio da documentação necessária à formalização das propostas de construção de creches previstas na segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).  

Os municípios contemplados na seleção devem registrar e aprovar suas propostas na Plataforma TransfereGov, conforme determina a Portaria nº 702, de julho de 2025. A formalização é condição obrigatória para a assinatura do Termo de Compromisso entre os entes federativos e o FNDE, viabilizando o repasse de recursos para a execução das obras.  

No Maranhão, ainda há municípios que não realizaram o cadastro no sistema:  

  • São Luís – Creche Tipo 2 – Não cadastrado  – 4 unidades 
  • São Luís Gonzaga do Maranhão – Creche Tipo 2 – Não cadastrado  

O FNDE destaca que o não envio da documentação dentro do prazo resultará na perda da oportunidade de execução das obras, prejudicando o acesso à educação infantil na rede pública.  

As creches do Novo PAC têm como objetivo ampliar a oferta de vagas e garantir melhores condições para o desenvolvimento das crianças na primeira infância, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Ao todo, será investido R$ 1,77 bilhão destinado à construção de 505 creches e escolas de educação infantil em 455 municípios.  

Acesse o Manual de Preenchimento da Proposta de Formalização com orientações detalhadas sobre como concluir o processo no TransfereGov.  

“São José de Ribamar avança com Lei de Zoneamento antes de São Luís”, afirma o vereador Astro de Ogum

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, com a equipe responsável pela elaboração da nova Lei de Zoneamento do município

Na última segunda-feira (12), o decano da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum (PCdoB) utilizou a tribuna do plenário Simão Estácio da Silveira para destacar um importante avanço em São José de Ribamar, que atualmente é liderado pelo prefeito Dr. Julinho (PODEMOS): a nova Lei de Zoneamento que estabelece novas diretrizes para o ordenamento territorial da cidade.

De acordo com o parlamentar, a medida representa um marco no planejamento urbano da região metropolitana, trazendo mais segurança jurídica para investidores e garantindo um desenvolvimento organizado, alinhado às necessidades da população.

“São José de Ribamar saiu na frente, dando um grande passo com essa iniciativa. A Lei de Zoneamento é fundamental para o crescimento sustentável, evitando ocupações desordenadas e melhorando a qualidade de vida dos ribamarenses”, destacou Astro de Ogum.

O vereador Astro de Ogum destacou os avanços propiciados pela nova Lei de Zoneamento de São José de Ribamar

O projeto foi pensado e estruturado pela equipe técnica do município composta por: Karollyne Queiroga (secretária de Receita e Fiscalização Urbanística); Ana Carolina Costa (secretária adjunta de Receita e Fiscalização Urbanística); Carlos Eugênio (secretário de Meio Ambiente); e Roberto Furtado (consultor urbanístico).

Essa nova Lei tem como principal objetivo regular o uso do solo, definindo áreas residenciais, comerciais e industriais, além de preservar espaços de proteção ambiental. A expectativa é que a medida atraia novos investimentos e proporcione um desenvolvimento mais equilibrado para o município e melhorias na vida dos ribamarenses.

Assista ao vídeo:

Morros: vereador e companheira se envolvem em confusão no Rio Una, com agressão a casal de comerciantes

Gravemente ferida, a comerciante Izabete Matos Santos levou mais de 10 pontos na mão esquerda

O vereador licenciado e atual secretário de Meio Ambiente do município de Morros Daniel Campos Figueiredo, e sua companheira, Maria da Conceição Costa Ribeiro, se envolveram em uma confusão com um casal de comerciantes no Calçadão do Banho Una, no final da noite do último domingo (10), com agressões físicas e pelo menos uma pessoa encaminhada para atendimento médico após sofrer um ferimento grave.

Segundo relato feito em boletim de ocorrência registrado na Delegacia Regional de Rosário, a briga aconteceu por volta das 22h30, quando o secretário Daniel Campos Figueiredo e sua esposa se desentenderam com o comerciante Moisés dos Santos de Jesus, que trabalhava vendendo bebidas no Calçadão do Rio Una, dando apoio à sua companheira, Izabete Matos Santos, mais conhecida como Betona.

No B.O., Izabete conta que a briga foi motivada por uma discussão anterior. A mulher relatou que Maria da Conceição agrediu Moisés verbalmente, proferindo várias palavras ofensivas contra ele. A certa altura, a esposa do secretário passou a quebrar diversas garrafas de cerveja e arremessou algumas delas contra o companheiro da comerciante, destruindo praticamente todo o estabelecimento.

Boletim de ocorrência registrado pela comerciante Izabete Matos Santos, que representará criminalmente contra Maria da Conceição

Corte profundo

Uma das garrafas atingiu a parede e os estilhaços feriram Izabete, que sofreu um corte profundo na mão esquerda e precisou ser encaminhada para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Morros, onde levou mais de 10 pontos. O próprio secretário Daniel Figueiredo foi atingido na cabeça por uma garrafa arremessada pela esposa e também precisou de atendimento médico. Ele também foi acusado de agredir o casal de comerciantes.

A comunicante disse na delegacia que Maria da Conceição estava bastante alterada e agressiva e que foi necessária a intervenção da Polícia Militar para contê-la, com uso de algemas.

Exame de corpo de delito feito por Betuda para comprovar a agressão física que sofreu

Por causa da grave agressão que sofreu, Izabete Matos Santos manifestou o desejo de representar criminalmente contra Maria da Conceição.

Apaziguados os ânimos, o secretário Daniel Campos Figueiredo prometeu ir à residência de Izabete e Moisés para pedir desculpas e afirmar que tais fatos jamais se repetirão. Até o momento, a promessa não foi cumprida.

Assista ao vídeo:

:

Ação social “Beleza em Família”

Porto São Luís promoveu a atividade no Cajueiro

Os profissionais voluntários envolvidos na ação social “Beleza em Família”

Foi um sucesso a terceira edição da ação “Beleza em Família”, promovida pelo Porto São Luís em sua sede no Cajueiro. E mais uma vez confirmou o poder transformador de um evento carregado de significado, que visa o cuidado com a beleza e a autoestima, de quem mais precisa.

Realizada desde 2022, a ação oferece gratuitamente cortes de cabelo, escovas, tratamentos capilares e modelagens com cachos para crianças e adultos das comunidades do Cajueiro e de bairros vizinhos como Andirobal, Prainha, Rua Principal, Sol Nascente, Guarimanduba e Mãe Chica.

A moradora do Cajueiro Sara Cristina reservou o dia para cuidar da beleza e dos cabelos

Um gesto de beleza que se transforma em cidadania e dignidade, fruto de um modelo empresarial que acredita no poder das parcerias e no valor das pessoas. Cerca de 130 pessoas passaram pelas mãos cuidadosas de cabeleireiros, barbeiros e voluntários; profissionais que doaram tempo, talento e afeto para transformar o dia – e muitas vezes a vida – das pessoas atendidas nessa terceira edição.

A dona de casa Eliane Cristina levou os filhos João Miguel, Renzo Gael e Helena Pietra para cortarem o cabelo gratuitamente

Também foi realizada a Feira de Empreendedoras, um espaço destinado à exposição de produtos produzidos por mulheres da própria comunidade, que fabricam e/ou comercializam produtos como bolsas, peças em crochê, produtos de beleza e alimentos.

A equipe social do Porto São Luis com mulheres empreendedoras da comunidade que participaram da Feira de Empreendedoras, comercializando seus produtos durante o evento

Mais do que uma ação de beleza, o “Beleza em Família” simboliza uma filosofia de gestão que coloca as pessoas no centro das decisões. O Porto São Luís mostra que é possível atuar com respeito às pessoas e responsabilidade social, promovendo vínculos afetivos e parcerias estruturantes que geram transformação genuína nos territórios onde atua.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima