Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
O título insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais, destacando-o como um bem de importância excepcional para toda a humanidade
Iracema Vale e demais autoridades na cerimônia de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Nesta sexta-feira (15), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou da cerimônia de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O evento ocorreu no Parque das Dunas, em Barreirinhas, e reuniu autoridades estaduais e federais, entre elas o governador Carlos Brandão e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
A solenidade celebrou o reconhecimento concedido em julho de 2024, durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia. O título insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais, destacando-o como um bem de importância excepcional para toda a humanidade.
A chefe do Legislativo estadual, Iracema Vale, ressaltou a importância do momento para o protagonismo maranhense em nível nacional. “É um momento especial para o país. Trazer esse título para o Maranhão, para a região dos Lençóis, é motivo de muito orgulho. Este certificado reforça que o Maranhão é patrimônio do mundo”. enfatizou Iracema Vale.
Presidente da Alema, Iracema Vale, na solenidade de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Presidente da Alema, Iracema Vale, na solenidade de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses Ecossistema singular
Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão lembrou das missões internacionais realizadas para defender a candidatura dos Lençóis. “Percorremos o mundo para mostrar que o Maranhão tem um dos ecossistemas mais ricos e singulares do planeta. Este título é um reconhecimento global e uma responsabilidade que assumimos de preservar e desenvolver de forma sustentável esta joia natural”, afirmou.
A ministra Marina Silva destacou o valor ambiental do parque. “O Brasil celebra mais um patrimônio mundial, que une biodiversidade, cultura e paisagem. É uma conquista que reforça o compromisso com a preservação ambiental e com as comunidades que vivem nesta região”, declarou.
Governador Brandão, Iracema Vale, prefeito de Barreirinhas, Vinícius Vale, secretário Orleans Brandão e outras autoridades na solenidade
Participaram também da cerimônia o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires; a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto; o ministro André Fufuca; os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama; os deputados federais Aluísio Santos e Duarte Júnior.
Marcaram presença ainda os deputados estaduais Antônio Pereira, Florêncio Neto, Ana do Gás, Osmar Filho e Adelmo Soares; o secretário de estado de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão; a secretária de estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, entre outras autoridades.
Autoridades estaduais e federais participam da cerimonia de entrega do certificado que insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais Programação cultural.
Autoridades estaduais e federais participam da cerimonia de entrega do certificado que insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais
A cerimônia teve início às 14h com a apresentação do Bumba Meu Boi Pérola dos Lençóis. A abertura oficial ocorreu às 16h, seguida por uma série de shows com Anna Torres, Fabrícia e Banda, Tierry e Eric Land.
Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin convoca sessões extraordinárias entre os dias 2 e 12 do próximo mês
O ex-presidente Jair Bolsonaro em interrogatório à 1ª Turma do STF, em 10 de junho (Crédito: Fellipe Sampaio/STF)
O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, marcou para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro o julgamento dos réus do chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” na Ação Penal (AP) 2668, que investiga a tentativa de golpe de Estado.
As sessões extraordinárias dos dias 2, 3, 9 e 10 ocorrerão no período da manhã, das 9h às 12h, e a do dia 12 será realizada das 14h às 19h. Também foram convocadas sessões ordinárias para os dias 2 e 9, no período da tarde.
Na quinta-feira (14), o relator da AP 2668, ministro Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma a definição das datas, considerando o encerramento da instrução processual, o cumprimento das diligências complementares e a apresentação das alegações finais pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e por todos os réus.
Serão julgados: o réu colaborador, tenente-coronel Mauro Cid; o ex-presidente Jair Bolsonaro; o deputado federal Alexandre Ramagem; o almirante Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; e os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Hospital Municipal Veterinário de São Luís é alvo de denúncia de funcionários devido à má gestão de um instituto terceirizado
O Hospital Municipal Veterinário de São Luís vive um colapso silencioso. Médicos-veterinários denunciam atrasos sistemáticos nos pagamentos, mesmo após cobranças diárias ao Instituto Transformar — empresa terceirizada responsável pela gestão da unidade. Em protesto contra o que chamam de descaso, os profissionais anunciam uma parada de duas horas em suas atividades.
Os relatos descrevem um ambiente hostil, marcado por coação moral e ordens “no grito”. Um dos profissionais, que pediu para não ser identificado, afirmou ter deixado o cargo após a Prefeitura não agir diante de supostos atos ilegais atribuídos à empresa.
Segundo a denúncia, a pressão é constante e o clima é de insegurança. Mesmo ciente das situações de assédio moral, a supervisão da unidade não teria formalizado qualquer queixa ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
A insatisfação cresceu a ponto de os profissionais pedirem diretamente ao prefeito Eduardo Braide que rompa o contrato com o Instituto Transformar e abra nova licitação, garantindo a permanência da equipe atual — que, apesar de trabalhar há meses sem receber, mantém o atendimento por compromisso com os animais.
“Dizem que veterinário não trabalha por amor, mas no HMV é exatamente isso que nos mantém de pé”, declarou um denunciante. “Prefeito Braide, ouça o apelo: tire o Instituto Transformar da gestão e traga pessoas sérias para resgatar a credibilidade e a qualidade do atendimento. Assim, todos saímos ganhando — menos quem lucra com o abandono.”
Frota de caminhonetes que seria de propriedade do prefeito de Cachoeira Grande, César Castro, e de alguns dos seus secretários
Causa espanto, ao mesmo tempo em que desperta suspeita, o aumento expressivo do patrimônio do prefeito de Cachoeira Grande, César Castro Sousa (PL). Por coincidência, ou não, o gestor municipal da pequena cidade da região do Munim, de pouco mais de 9.700 habitantes, viu seus bens e sua fortuna se multiplicarem absurdamente desde que sentou na cadeira pela primeira vez, em janeiro de 2021.
Terreno ao lado da igreja católica que seria de propriedade do prefeito
Eleito prefeito de Cachoeira Grande em 2020 e reeleito em 2024, César Castro vive uma fase próspera no período em que está à frente da administração municipal. Seu patrimônio atual é formado por imóveis, veículos de luxo, como caminhonetes, máquinas pesadas.
Máquina que também faria parte do patrimônio do prefeito de Cachoeira Grande, segundo fontes
Entre os bens que supostamente seriam de prioridade do prefeito estão:
Uma construção em frente à rodoviária da Vila Lindão;
Uma construção ao lado do comércio do Sr. Bernardo Fartura
Um terreno que pertencia ao vereador Daniel, no caminho do povoado Escondido
Uma casa ao lado da Câmara de Vereadores
Terreno ao lado do Bar da Lagem
Frota composta por pelo menos 10 caminhonetes Toyota Hilux e uma Toyota SW4
Outro imóvel que teria sido comprado por César Castro Sousa
Como se percebe, a população de Cachoeira Grande está pagando uma fatura alta por ter feito a escolha errada nas urnas por duas vezes consecutivas.
Veja mais fotos de bens que seriam de propriedade do prefeito César Castro Sousa:
Casa ao lado da Câmara de Vereadores de Cachoeira Grande também seria do prefeitoTerreno em frente ao Bar da Lagem também teria sido adquirido pelo prefeito de Cachoeira Grande Contrução ao lado do comércio do Sr. Bernardo Fartura pertenceria também ao prefeitoConstrução em frente à rodoviária da Vila Lindão é também faria parte do patrimônio do prefeito
Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
O governador Carlos Brandão e comitiva na solenidade realizada na Capela de São Pedro, em São Luís, que selou a comemoração da conquista com a entrega oficial do certificado emitido pela Unesco
Em dezembro de 2019, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão consagrou-se como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento veio após reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Bogotá, capital da Colômbia.
Nesta quinta-feira (14), quase seis anos depois, solenidade realizada na Capela de São Pedro, em São Luís (MA), selou a comemoração da conquista com a entrega oficial do certificado emitido pela Unesco, mas desta vez o documento foi entregue em solo maranhense.
A entrega da certificação em terras maranhenses foi um pedido do governador do Maranhão, Carlos Brandão, para que a população também pudesse participar de um momento tão importante para a história do estado.
A cerimônia foi marcada por uma grande festa popular e contou com a presença da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que entregou nas mãos do governador o certificado expedido pela organização, em reconhecimento à singularidade cultural do Bumba Meu Boi maranhense.
O ato, que ratificou o título do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural da Humanidade, também contou com a presença do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Laudemar Aguiar, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
A festa começou na Casa das Minas, no bairro Madre Deus, e continuou com um cortejo de grupos de Bumba Meu Boi que percorreram a Rua São Pantaleão em direção à Capela de São Pedro, para sacramentar a celebração. Em entrevista coletiva no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), o governador Carlos Brandão destacou a importância cultural e econômica do título conquistado por essa que é uma das maiores expressões folclóricas do estado
“Eu sou um entusiasta da cultura, um entusiasta do turismo. No nosso governo, o turismo no estado subiu 44%, segundo dados do IBGE, e isso me deixa muito feliz, pois o turismo gera emprego, renda e mostra nossas belezas: o nosso Centro Histórico, que é Patrimônio Histórico e Cultural. Nosso projeto é fortalecer e valorizar cada vez mais o Bumba Meu Boi, inovando e dando mais oportunidades”, destacou o governador.
Investimentos federais no patrimônio cultural
A programação continuou na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica e o show de encerramento ficou por conta do músico maranhense Betto Pereira. Para a representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, a entrega do certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conferido ao Bumba Meu Boi, é o reconhecimento internacional a uma das mais genuínas formas de expressão popular em atividade no Brasil.
“O Patrimônio Imaterial reconhece todos os aspectos da riqueza do Bumba Meu Boi, tanto os aspectos religiosos, quanto históricos, culturais, os diferentes sotaques, os mestres, mestras e brincantes. É com grande alegria que a gente faz a entrega desse título hoje, em São Luís”, pontuou Marlova Jovchelovitch Noleto.
O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Laudemar Aguiar, definiu como um motivo de imensa alegria participar da solenidade e ter visto o trabalho conjunto do governo brasileiro, governo maranhense e Unesco para a salvaguarda desse bem cultural.
A entrega da certificação em terras maranhenses foi um pedido de Brandão para dar à população a oportunidade de participar de um momento tão importante para a história do Maranhão
“Essa cerimônia qualifica todo o folclore do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Maranhão está de parabéns pelos três Patrimônios da Humanidade, nas três categorias da Unesco, e o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, bem como o governo federal está extremamente contente e feliz por ter participado dessa articulação para esse título”, destacou.
O presidente nacional do Iphan, Leandro Grass, afirmou que o governo federal terá cada vez mais carinho e cuidado para garantir a preservação dos patrimônios culturais. Ele lembrou que no Maranhão existem mais de R$ 60 milhões investidos pelo governo Lula para a preservação dos bens culturais, com 11 obras em andamento e importantes parcerias com a gestão estadual.
“A importância do Bumba Boi é imensa para o povo do Maranhão e para o povo brasileiro, mas agora também para o mundo. Na figura destas pessoas, dos mestres e mestras, nós temos também uma série de oportunidades sendo geradas, uma série de trabalhos, empregos e muita renda circulando no Maranhão. Isso é cidadania!Então, o patrimônio é também uma ferramenta do desenvolvimento”, observou.
Singularidade e tradição do Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi maranhense foi o sexto bem brasileiro a integrar a lista da Unesco, figurando ao lado da Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), do Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), do Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) ,da Roda de Capoeira (2014) e o Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (2024).
O reconhecimento do Bumba Meu Boi do Maranhão como patrimônio imaterial mundial reafirma a unicidade da riqueza cultural maranhense e a importância da preservação dessa manifestação popular.
“É um momento único com essa celebração. Estamos aqui fortalecendo a cultura, porque o Bumba Meu Boi é a grande fortaleza cultural do Maranhão e faz com que as pessoas conheçam muito mais, se identifiquem, e isso faz com que essa cultura se torne viva todo tempo”, ressaltou a Secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Já o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, acredita que o título agrega valor aos grupos culturais envolvidos com a tradição do Bumba Meu Boi e amplia a sensação de “pertencimento” da manifestação entre a população.
“O Bumba Meu Boi é mais que uma festa, ele é um símbolo de resistência, identidade, fé e pertencimento”, frisou.
Profundamente enraizado no catolicismo popular, o Bumba Meu Boi do Maranhão envolve a devoção aos chamados santos juninos: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal, que mobilizam promessas de milhares de brincantes e marcam algumas das datas comemorativas da festa.
“O Boi deixa de ser patrimônio dos maranhenses e do Brasil e passa a ser um patrimônio do mundo. Isso nos deixa muito felizes porque isso “abre as porteiras”, vamos dizer assim, o Boi começa a ficar salvaguardado na sua maior essência. Estou muito feliz! É um momento ímpar para a cultura do Maranhão”, opina o presidente do Boi Brilho da Ilha, Claúdio Sampaio, que há 40 anos dedica boa parte da sua vida à perpetuação da manifestação.
No vídeo abaixo, Brandão fala sobre certificação oficial do Bumba Meu Boi com o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco:
Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Detalhamento dos dados da PNAD Contínua do segundo trimestre relativos aos estados foram divulgados nesta sexta-feira, 15
PNAD Contínua mostra que o Maranhão tem a menor taxa de desemprego da região Nordeste, empatado com o Ceará
O IBGE detalhou, nesta sexta-feira, 15 de agosto, os desdobramentos estaduais da menor taxa de desemprego já registrada pelo país na série histórica desde 2012, de 5,8%, no segundo trimestre de 2025. Comparada aos primeiros três meses do ano, a desocupação apresentou redução em 18 das 27 Unidades da Federação e ficou estável nas outras nove, segundo dados da PNAD Contínua. O Maranhão registrou queda de 1,5% da taxa de desemprego no período analisado, de acordo com os números oficiais.
Conforme a PNAD Contínua, a taxa de desocupação do Maranhão no segundo trimestre de 2025 foi de 6,1%, ligeiramente acima da média nacional, de 5,8%. Nos primeiros três meses deste ano, o índice era de 8,1%. Portanto, a retração do desemprego foi significativa em um intervalo de apenas 90 dias.
No comparativo das 27 unidades da federação, o Maranhão tem a 14ª menor taxa de desemprego (empatado com o Ceará), ocupando posição intermediária, mas acima de grandes estados com maior desenvolvimento econômico, como Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Em relação à região Nordeste, tem o menor índice de desocupação, também empatado com o Ceará.
No segundo trimestre, a desocupação no país caiu 1,2% em relação ao índice registrado no primeiro trimestre deste ano, que foi de 7%. No recorte das Unidades da Federação, as menores taxas foram registradas em Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%). As maiores, em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%).
De acordo com William Kratochwill, analista da pesquisa, os dados mostram um mercado de trabalho aquecido e resiliente, com redução da taxa de desocupação no país. “O reflexo desse desempenho é a redução dos contingentes em busca de uma ocupação, ou seja, há mais oportunidades que estão absorvendo os trabalhadores, mesmo aqueles que apresentavam mais dificuldade em conseguir um trabalho”, disse.
RENDIMENTO MENSAL – O rendimento real mensal habitual foi de R$ 3.477, uma alta nas duas comparações: frente ao trimestre anterior (R$ 3.440) e ao mesmo trimestre de 2024 (R$ 3.367). Na comparação trimestral, o Sudeste (R$ 3.914) foi a única região com alta significante do rendimento, enquanto nas demais houve estabilidade. Frente ao 2º trimestre de 2024, o rendimento cresceu no Sudeste e no Sul (R$ 3.880).
Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
A deputada estadual Ana do Gás deu resposta à altura ao colega oposicionista Rodrigo Lago
Deputados do grupo de oposição estão ficando sem argumentos diante dos avanços alcançados pelo governo de Carlos Brandão. Prova disso foi o que ocorreu com Rodrigo Lago na sessão desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa. Sem argumentos, o parlamentar partiu para o ataque pessoal contra a deputada Ana do Gás, inclusive a familiares, após ela discursar elencando ações exitosas do governo.
No afã de diminuir o impacto das palavras da colega na tribuna, Lago foi deselegante e fez uso de inverdades. Ao falar que a deputada apoiou os últimos três governadores do Maranhão, ele insinuou que a parlamentar trairia seus aliados.
Atenta, Ana do Gás rebateu e assinalou que a afirmação de Rodrigo Lago não era verdadeira porque ela nem pensava em ser candidata à época do governo de Jackson Lago. Ela também reforçou que recebeu convite dos governadores Roseana Sarney e Flávio Dino para compor a base de governo.
Atacada, Ana do Gás expôs realidades vividas no partido comunista, ressaltando a validação de integrantes que traem e enganam.
“Ter passado pela escola do PCdoB, do governador Flávio Dino, me trouxe essa mulher que sou hoje. Algumas aulas eu faltei… essa da validação de alguns componentes desse grupo que trai, que engana, que Vossa Excelência sabe, como o vosso deputado Othelino, que fez o que fez do lado desse grupo, e hoje é a cereja do bolo. Eu não queria trazer à memória e à tona aqui realidades que eu vivi internamente nessa sigla partidária, mas V. Exa. faz com que a gente traga”, escancarou a deputada.
Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Pesquisa da Fecomércio-MA aponta que estabilidade no endividamento e queda na inadimplência reforça melhora no perfil financeiro das famílias
São Luís, 14 de agosto de 2025 – A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou em julho de 2025 estabilidade no endividamento das famílias em São Luís, passando de 69,2% para 69,3%. O resultado sinaliza uma acomodação após oito meses consecutivos de queda, iniciada em novembro de 2024, e indica maior previsibilidade nas finanças domésticas.
O destaque do levantamento foi a redução da inadimplência, que caiu de 29% para 27,3%, menor índice desde maio de 2020, aproximando-se do patamar pré-pandemia. Essa melhora é atribuída à substituição de modalidades de crédito mais caras, como o cartão rotativo, por alternativas mais acessíveis, como o consignado – cujo volume cresceu 11,8% em 12 meses, segundo o Banco Central – e à entrada em vigor da Lei 14.690/2023, que limitou os juros do cartão de crédito.
A recuperação do mercado de trabalho também tem desempenhado papel importante nesse cenário. Entre janeiro e maio de 2025, a Grande Ilha de São Luís gerou 5.973 empregos formais, especialmente nos setores da construção e serviços. Programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Auxílio Gás, Pé-de-Meia e Maranhão Livre da Fome, contribuíram para aliviar a pressão sobre o orçamento das famílias de menor renda, garantindo o consumo básico e evitando endividamentos mais severos.
O cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de dívida para os consumidores (77,3%), chegando a 78,8% entre os de menor renda. Já nas famílias de maior poder aquisitivo, prevalecem financiamentos de veículos (43,1%) e imobiliários (25,5%). A taxa média de comprometimento da renda com dívidas se manteve em 30,1%, com prazo médio de 6,3 meses para quitação.
A redução da inadimplência também reflete a ampliação de renegociações e a atuação de bancos digitais que reestruturam dívidas antes da negativação. Entre os inadimplentes, 59,9% afirmam ter condições de quitar parte de seus débitos e 18,2% dizem que poderão pagar o valor total. O tempo médio de atraso é de 60 dias, sendo que 64,3% dos casos estão entre 30 e 90 dias – faixa considerada de recuperação potencial pelo sistema financeiro.
Para o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, o resultado reforça um cenário mais equilibrado de consumo entre os ludovicenses. “Os números mostram que estamos retomando o controle sobre as finanças domésticas. O acesso a crédito mais barato, aliado à recuperação do emprego e à manutenção de políticas de apoio à renda, cria condições melhores para o consumo, fortalecendo a economia local”, destacou o presidente.
Autor de sucessos eternizados por Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, o compositor e cantor mineiro Toninho Geraes, se apresenta no dia 23 de agosto, na área externa do São Luís Shopping
Toninho Geraes é considerado um dos maiores compositores vivos do país, dono de um repertório que mistura poesia, brasilidade e a essência boêmia do samba
Quando se fala em samba de raiz, é impossível não citar Toninho Geraes. Compositor de mão cheia e intérprete apaixonado, ele é responsável por alguns dos maiores clássicos do gênero nas últimas décadas. Canções como “Mulheres”, “Uma Prova de Amor” e “Se a Fila Andar” atravessam gerações e continuam embalando rodas de samba por todo o Brasil. Agora, o público maranhense terá a chance de vê-lo de perto no Samba Brasil São Luís, que será no dia 23 de agosto, a partir das 17h, na área externa do São Luís Shopping.
O evento promete ser uma grande celebração ao samba e ao pagode, reunindo nomes de peso como Péricles, Turma do Pagode, Menos é Mais, Suel e Feijoada Completa. Mas a presença de Toninho Geraes carrega um significado especial: é a oportunidade de assistir a um artista que ajudou a escrever parte da história do samba brasileiro.
Mineiro de Belo Horizonte, Toninho deixou as montanhas de Minas para se lançar no efervescente cenário musical do Rio de Janeiro. A caminhada até o reconhecimento foi longa e marcada por desafios, mas o talento falou mais alto. Hoje, é considerado um dos maiores compositores vivos do país, dono de um repertório que mistura poesia, brasilidade e a essência boêmia do samba.
Suas obras ganharam voz nas interpretações de lendas como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Moacyr Luz. Entre os grandes sucessos estão:
Mulheres (imortalizada por Martinho da Vila)
Uma Prova de Amor (parceria com Nelson Rufino, sucesso na voz de Zeca Pagodinho)
Alma Boêmia e Seu Balancê (com Paulinho Rezende)
Uma prova de amor (Toninho Geraes e Nelson Rufino), com Zeca Pagodinho
A cara do Brasil (Toninho Geraes e Moacyr Luz), com Moacyr Luz, Roberta Sá e Samba do Trabalhador
Se a fila andar (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), com Beth Carvalho
Coisas da minha terra (Toninho Geraes e Chico Alves), com Toninho Geraes, Chico Alves e Trio Janaju
Outros caminhos (Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho), com Dona Ivone Lara e Velha Guarda da Mangueira
Serviço:
Samba Brasil São Luís
Data: 23 de agosto
Horário: 17h
Local: Área externa do São Luís Shopping
Ingressos:
Online: www.stingressos.com.br e físico (sem taxa) na Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping)
Daniel Matos
15 de agosto de 2025
Nenhum comentário
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, dialogou com representantes da Defensoria Pública do Maranhão sobre a instalação de uma nova sede do órgão no município
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (14), representantes da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) para tratar sobre a instalação de uma nova sede do órgão no município.
O encontro, realizado no gabinete municipal, contou com a presença de defensores públicos e autoridades locais. Durante a reunião, foram discutidos aspectos técnicos, logísticos e jurídicos para viabilizar a construção e o funcionamento da nova unidade, que deverá ampliar e qualificar o atendimento à população ribamarense.
Segundo Dr. Julinho, a chegada de uma nova sede da Defensoria representará um avanço importante para a cidade. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a serviços jurídicos de qualidade e humanizados. A nova sede irá fortalecer o trabalho realizado pela Defensoria, especialmente junto à população mais carente. Quero destacar que esse serviço é essencial para a promoção da justiça e reafirmo meu compromisso com a doação do terreno, já apreciada pela Câmara Municipal, que tenho certeza será confirmada. Agradeço a todos que participaram dessa reunião, que marca mais um passo rumo ao progresso da nossa cidade, que é, sem dúvida, uma cidade do futuro”, afirmou o prefeito.
Durante a reunião, foram discutidos aspectos técnicos, logísticos e jurídicos para viabilizar a construção e o funcionamento da nova unidade
Os defensores públicos presentes ressaltaram a importância da parceria com a Prefeitura para a concretização do projeto, que deverá beneficiar especialmente os cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
O diretor-geral da Defensoria Pública, Luís Otávio Moraes, destacou a receptividade do prefeito. “Primeiramente, quero agradecer a acolhida do prefeito e de toda a sua equipe. Sabemos que ele recebeu com atenção o nosso pedido e se dispôs, após contato com a Câmara Municipal, a disponibilizar um terreno para a construção da nova sede da comarca. Com isso, poderemos até dobrar a quantidade de atendimentos aos munícipes”, afirmou.
Os defensores públicos presentes ressaltaram a importância da parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar para a concretização do projeto
“Recebemos hoje, junto ao prefeito, a visita dos defensores públicos, que vieram nos solicitar um terreno para a construção da nova sede da Defensoria Pública em São José de Ribamar. O prefeito Dr. Julinho, de imediato, autorizou a iniciativa e determinou que seja selecionado um local estratégico, que atenda a todas as necessidades da edificação e garanta um atendimento de qualidade à população. Após a conclusão de todos os trâmites técnicos na secretaria, o projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação, permitindo que o processo de doação seja concluído. Esta parceria reforça nosso compromisso com o fortalecimento das instituições e com a ampliação dos serviços de assistência jurídica gratuita para os cidadãos ribamarenses”, destacou a secretaria de regularização fundiária, Paula Miranda.
Comentários