Maranhão tem mais de 536 mil pessoas com deficiência

Inclusão é chave para autoestima e dignidade

De acordo com o IBGE, o Maranhão possui 536.103 pessoas com algum tipo de deficiência

Era fim de tarde no interior do Maranhão quando a infância de Giovanni Lima mudou para sempre. Ele tinha apenas 8 anos quando começou a apresentar sintomas que, com o tempo, resultaram em paralisia em uma das pernas. O diagnóstico foi de paraparesia espástica, uma condição neurológica caracterizada por rigidez e fraqueza progressiva nos membros inferiores. Além disso, Giovanni também enfrenta dificuldade de se comunicar com clareza, uma espécie de disartria. As duas condições, juntas, fazem dele uma pessoa com deficiência múltipla.

Desde cedo, Giovanni enfrentou desafios que exigiram resiliência. A infância marcada por limitações físicas também foi permeada por preconceito e exclusão. Mas o que poderia ter sido apenas um obstáculo tornou-se força para seguir. Hoje, aos 44 anos, ele é assistente administrativo no Centro Universitário Estácio São Luís e vê na inclusão profissional a chave para o resgate da sua qualidade de vida.

“Estar no mercado de trabalho não é só ter um salário. É ter dignidade, respeito e sentir que eu faço parte da sociedade. Isso mexeu muito com a minha confiança e com o meu bem-estar. Eu consigo mostrar que posso contribuir tanto quanto qualquer outra pessoa”, afirma.

Para a psicóloga Renata Pacheco, histórias como a de Giovanni demonstram como a inclusão social impacta diretamente a saúde mental. Segundo ela, o preconceito e os estigmas ainda são barreiras frequentes.

“Quando uma pessoa com deficiência é excluída, isso afeta sua autoestima, gera tristeza e pode levar ao isolamento. Já a inclusão promove o sentimento de pertencimento, melhora o bem-estar psicológico e ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais”, explica.

Incluir é transformar

Para Renata Pacheco, compreender o que significa viver com deficiência é o primeiro passo para uma sociedade mais justa. A deficiência intelectual está ligada a limitações nas habilidades mentais gerais, enquanto a deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa apresenta mais de uma condição que impacta seu desenvolvimento. Mas, mais do que os conceitos, o que realmente importa é o olhar que temos sobre essas pessoas. “Muitas vezes, esse olhar é de exclusão, quando deveria ser de acolhimento e oportunidade”, destaca a especialista.

Renata ressalta ainda que a deficiência intelectual e a deficiência múltipla trazem desafios adicionais, mas que podem ser amenizados com acolhimento e oportunidades. “Na escola, incluir uma criança com deficiência em uma simples brincadeira já contribui para o desenvolvimento motor e social. É um gesto pequeno que faz uma diferença enorme no futuro dela”, acrescenta.

ESTATÍSTICAS

De acordo com o IBGE, o Maranhão possui 536.103 pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 8,1% da população com dois anos ou mais. Esse dado está acima da média nacional, que é de 7,3%.

O levantamento mostra ainda que 34,5% das pessoas com deficiência são analfabetas, quase três vezes mais do que a população sem deficiência (11,39%). Dentre as pessoas com deficiência, 41% têm 60 anos ou mais e a deficiência visual é a mais comum, atingindo 328.803 pessoas. Pela primeira vez, o IBGE incluiu dados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA): no Maranhão, a maior incidência está entre crianças de 5 a 9 anos (2,2%), sendo a maioria meninos (60,3%).

DESDE A INFÂNCIA

Segundo Renata, a inclusão social é decisiva para a autoestima e o bem-estar psicológico da pessoa com deficiência. “Quando uma criança é chamada para brincar no intervalo da escola, por exemplo, ela não apenas se diverte: sente-se parte de um grupo, fortalece sua autonomia e desenvolve habilidades motoras e sociais. O contrário também é verdadeiro: a exclusão, somada aos estigmas sociais, aprofunda sentimentos de tristeza, inferioridade e isolamento, impactando tanto a pessoa com deficiência quanto seus familiares”, explica.

Ao refletir sobre sua trajetória, Giovanni resume o que especialistas e dados comprovam: a inclusão muda vidas.

“Se eu não tivesse tido essa oportunidade, talvez eu fosse mais um número nas estatísticas. Mas quando a sociedade abre espaço, a gente mostra o quanto pode contribuir. Isso faz toda diferença na autoestima e na qualidade de vida”, conclui.

Sabores do Mará, promovido pelo Sebrae, movimenta turismo e economia em Barreirinhas (MA)

Festival segue até setembro, valorizando produtores e gastronomia regional, gerando vivências e memórias para turistas e moradores de Barreirinhas

Avenida Beira Rio movimentada durante o Sabores do Mará 2025 em Barreirinhas – MA (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Uma junção de sabores típicos, harmonizados com a potência da gastronomia e de destilados maranhenses, deu um tom diferente para a Avenida Beira Rio, em Barreirinhas (MA), nos dias 15 e 16 de agosto, com a chegada à região da edição 2025 do festival Sabores do Mará.

A cidade, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, foi tomada pelo clima do festival, que reuniu gastronomia, bebidas maranhenses e atrações culturais em um cenário privilegiado: às margens do Rio Preguiças. Entre as belezas naturais, uma energia contagiante do público – turistas e moradores – deu tom ao evento, possibilitando aos participantes a degustação de drinks autorais elaborados com destilados locais. Abriu espaço também para a oferta de pratos harmonizados com as bebidas criadas, assegurando vivências e experiências memoráveis, que unem tradição, inovação e o sentimento de pertencimento.

Valorização – O Sabores do Mará é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que promove e valoriza a gastronomia local e, principalmente, as bebidas regionais maranhenses, gerando conexões comerciais entre produtores locais e estabelecimentos como bares e restaurantes. A cada edição, o festival leva ao público uma experiência sensorial completa, unindo drinks autorais preparados com destilados maranhenses, pratos harmonizados, atrações culturais e produtos locais. Além de fortalecer a identidade do Maranhão, o evento também impulsiona o turismo e a economia criativa, mostrando que tradição e inovação podem caminhar juntas quando se trata de celebrar o que o estado tem de mais autêntico.

Esquenta no Mercado Municipal

O pontapé inicial do Sabores do Mará – Edição Barreirinhas aconteceu no Mercado Municipal, no dia 15 de agosto, pela manhã. O espaço, que reúne 16 restaurantes locais, ganhou ainda mais vida com pratos e sobremesas vendidos a preços promocionais, celebrando a culinária popular que já conquistou moradores e turistas desde a inauguração do mercado em 2023. A ação contou também com a participação das cervejarias artesanais maranhenses e atrações culturais, criando um ambiente descontraído e acolhedor que aproximou a comunidade local do festival e reforçou o papel do mercado como ponto de encontro e valorização da produção regional.

Turistas e moradores aproveitam drinks autorais e pratos harmonizados à beira do Rio Preguiças

A turista Liliana Boueres destacou a surpresa positiva ao chegar ao Mercado Municipal no dia do esquenta. “Cheguei aqui e me deparei com esse maravilhoso projeto do Sebrae, o Sabores do Mará. Fiquei encantada com as apresentações culturais. Além disso, a comida estava deliciosa, com preços acessíveis. Achei excelente a iniciativa do Sebrae em trazer esse projeto para Barreirinhas e envolver todos os trabalhadores do mercado. Foi uma experiência incrível”, afirmou.

Festival na Beira Rio

No espaço do festival, bartenders do SENAC deram vida aos drinks elaborados pelos restaurantes participantes, sempre valorizando cachaças, tiquiras, gins, aguardente à base de mel e vinhos produzidos no Maranhão. A feira de artesanato, a presença das cervejarias artesanais e a diversidade cultural com a presença do Cacuriá Zezinho Menezes, do Bumba Meu Boi Pérola dos Lençóis e o bom reggae da banda Barba Branca e do músico Diego Reis completaram a atmosfera do evento.

Para Lucas Araújo, proprietário da Cachaça Mestre Cana, o Sabores do Mará em Barreirinhas foi uma oportunidade para fortalecer a marca. “Essa iniciativa do Sebrae foi muito importante para consolidar parcerias que já estávamos construindo e, ao mesmo tempo, abrir novos caminhos para apresentarmos nossos produtos. É a nossa primeira participação no evento e estou muito feliz com os resultados. Espero que essa parceria continue por muito tempo, para que possamos seguir evoluindo e levando a Mestre Cana para todos os cantos do Maranhão”, afirmou.

Já o empresário Marcelo Zelarayán, proprietário do Restaurante Sítio Paraíso do Caju, o Sabores do Mará trouxe resultados concretos para o negócio. “Foi um sucesso absoluto, tanto a nossa caipira quanto a carne de sol, que receberam muitos elogios do público. A campanha ajudou bastante na divulgação e a realização do evento nesse período foi essencial para impulsionar as vendas e dar ainda mais visibilidade ao restaurante”, avaliou.

A mineira Camila de Sousa, que visitava Barreirinhas pela primeira vez, destacou a surpresa positiva ao vivenciar o festival. “Estou encantada com o Sabores do Mará. Experimentei uma caipirinha feita com cachaça maranhense e está simplesmente deliciosa. É uma experiência diferente de tudo que já vivi, porque além da beleza dos Lençóis, a gente descobre sabores que carregam a identidade do Maranhão. Recomendo demais: vale muito a pena vir conhecer, provar e viver esse momento único”, afirmou a turista.

Dênio Carneiro, representante do Sebrae Maranhão, destacou a importância do Sabores do Mará para o fortalecimento do turismo e da economia local: “Eventos como este são fundamentais para valorizar a gastronomia e os produtores da nossa região, além de gerar oportunidades concretas para restaurantes, destilarias e cervejarias locais. É uma forma de promover experiências únicas para visitantes e moradores, ao mesmo tempo em que estimulamos o empreendedorismo e a movimentação cultural e econômica no Maranhão.”

Com o esquenta no Mercado Municipal moradores e visitantes desfrutam de pratos e sobremesas a preços promocionais, celebrando a culinária popular

Participantes – Encantou o público, com pratos criativos e deliciosos, a participação dos restaurantes Bambaê, Bela Vista, Churrasquinho da Cidade, Espaço VX, Mangue Restaurante, O Buriti, O Jacaré, Orla Gourmet, Pier 71, Pimenta de Cheiro, Restaurante Terral, Sabores dos Lençóis, Sertão, Sítio Paraíso do Caju e Vila Walbinho. As destilarias e cervejarias locais, incluindo Cachaça Baronesa, Cachaça Capotira, Mestre Cana, Santo Ambrósio, Vale do Brejão, Aguardente Ferroada, Gin Luar, Tiquira Guaajá e Vinho Almar, trouxeram o melhor da produção artesanal da região, harmonizando sabores e experiências únicas. 

O evento foi uma iniciativa do Sebrae Maranhão e  contou ainda com o apoio de parceiros comprometidos em fortalecer a economia local: SENAC, SINDIBEBIDAS, ASPEM, ACBRIO, Abrasel e Prefeitura de Barreirinhas. Estas instituições atuam como importantes aliadas na qualificação dos empreendedores, na visibilidade dos produtos regionais e na consolidação de uma cadeia produtiva mais integrada, criativa e sustentável. 

Promoções vão até setembro – As promoções dos pratos seguem até setembro, por meio do Guia Digital disponível em mais de cem pontos da cidade, incluindo agências de turismo, bares e restaurantes,  permitindo que moradores e visitantes continuem aproveitando essas delícias com preços especiais.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima