Gratuito e com shows de artistas maranhenses, 7º São José de Ribamar Jazz e Blues Festival será neste sábado (30)

A programação oficial do festival inicia no dia 27 de agosto (terça), com oficina no IFMA, no Campus São José de Ribamar

Sarah Byancci e banda será uma das atrações do 7º São José de Ribamar Jazz e Blues Festival

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Neste sábado (30 de agosto), o São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, um dos eventos mais prestigiados da Região Metropolitana de São Luís, retorna ao calendário cultural do Maranhão para a sua sétima edição, com shows de artistas maranhenses e entrada gratuita e aberta ao público.

Com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) via Secretaria Estadual de Cultura (Secma), do Governo do Estado do Maranhão, a sétima edição São José de Ribamar Jazz e Blues Festival será realizada no Pátio Norte Shopping, localizado na Estrada de São José de Ribamar, na MA-201.

Em seu retorno ao calendário cultural maranhense, o festival contará com grandes talentos da música maranhense, como: a saxofonista Sarah Byancci; o cantor e compositor Jamilson Jackson; e o projeto musical Joel Reis Classical Trio, que terá como convidado especial o músico Israel Dantas.

Os shows iniciam a partir das 18h – todos no sábado, reunindo artistas de diversos estilos, que celebram o Jazz e Blues, e contribuem para a formação de novos públicos, inspirando novas gerações musicais.

Joel Reis Classical Trio convida Israel Dantas

A programação oficial inicia dias antes, no dia 27 de agosto (quarta-feira), com uma oficina sobre violão e guitarra em banda, a partir de uma abordagem prática da música em grupo. A ação será no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Campus São José de Ribamar, a partir das 16h, e é voltada para alunos da unidade, na faixa etária entre 16 e 18 anos.

Para mais informações sobre o festival, acesse o perfil do evento no Instagram e no Facebook, respectivamente nos links https://www.instagram.com/sjrjazzebluesfestival/ e https://www.facebook.com/saojosederibamarjazzebluesfestival.

Atrações do 7º São José de Ribamar Jazz e Blues Festival

Entre as atrações da sétima edição do festival, está a saxofonista Sarah Byancci, que atua profissionalmente no cenário musical maranhense desde 2016, acompanhando músicos locais e nacionais em shows e gravações. Em sua apresentação, traz influências de artistas que marcaram sua trajetória no universo da música, como Tânia Maria e Nubya Garcia.

Jamilson Jackson será outro artista a subir ao palco, com sua banda

Outro destaque da programação é o Grupo Joel Reis e Classical Trio, um quarteto de música instrumental e vocal que une o melhor da música brasileira com a sofisticação do jazz. Formado por Joel Reis (voz e piano), Israel Dantas (guitarra e violão), Lionel Almeida (contrabaixo) e Lugg Campos (bateria), o grupo carrega forte influência do samba, bossa nova, choro, baião e do jazz moderno.

Encerrando o line-up do festival, o aguardado show do cantor, produtor musical, dançarino e compositor Jamilson Jackson. Conhecido como Rei do Pop Maranhense e com uma trajetória marcante, o artista reúne diversos estilos em seu setlist, indo do Pop ao R&B, Soul e Black Music.

Veja, abaixo, a programação completa do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival:

·        18h – Sarah Byancci e banda;

·        19h – Joel Reis Classical Trio convida Israel Dantas;

·        20h30 – Jamilson Jackson e banda.

Serviço

O quê: VII São José de Ribamar Jazz e Blues Festival;

Quando: no dia 30 de agosto (sábado), a partir das 18h;

Onde: no Pátio Norte Shopping, na Estrada de São José de Ribamar, na MA-201;

Evento Gratuito.

Redes Sociais – VII São José de Ribamar Jazz e Blues Festival

Instagram: https://www.instagram.com/sjrjazzebluesfestival/

Facebook: https://www.facebook.com/saojosederibamarjazzebluesfestival

Florêncio Neto rebate críticas da oposição ao programa Tô Conectado, do Governo do Estado

O deputado estadual Florêncio Neto ressaltou a lisura de todo o procedimento realizado pelo Governo do Maranhão

Ao repercutir o sucesso do programa Tô Conectado e o acerto do governador Carlos Brandão (PSB), na sessão desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa, o deputado Florêncio Neto (PSB) fez uma dura crítica à postura do grupo oposicionista, que tenta a todo custo diminuir o impacto positivo da iniciativa para a educação maranhense. Em outro momento, o parlamentar também rebateu denúncia de oposicionistas sobre um suposto superfaturamento na compra dos tablets distribuídos aos estudantes pelo governo.

O parlamentar, entre os pontos rebatidos, afirmou que os equipamentos adquiridos pelo Maranhão possuem especificações técnicas diferentes das que constam em processo licitatório do Ceará, que foi citado pela oposição.

Florêncio Neto ressaltou a lisura de todo o procedimento realizado pelo Governo do Maranhão. “Esse processo foi transparente, vantajoso e já recebeu pedidos formais de adesão dos estados da Bahia e do próprio Ceará, que iniciou a licitação em 2022”, assinalou.

Em aparte, a deputada Ana do Gás (PCdoB) assinalou a diferença técnica entre os modelos que constam nos processos do Maranhão e Ceará. “Quando ele diz que os tablets são ‘xing ling’, desqualifica o esforço do governo em oferecer tecnologia de qualidade aos alunos”, falou, fazendo referência à fala do deputado Rodrigo Lago (PCdoB).

O deputado Ricardo Arruda (MDB) destacou que o fato do Ceará e da Bahia terem solicitado adesão à ata maranhense comprova a lisura e a compatibilidade de preços do produto. “Suspender esse processo é também questionar a conduta de servidores concursados que o conduziram”, afirmou.

O deputado Neto Evangelista (União), por sua vez, classificou as críticas como inconsistentes. “Disseram que os tablets eram os mesmos do Ceará e mais caros, mas não são. O Ceará, inclusive, pediu adesão à ata do Maranhão. Lamento a tentativa de atingir a imagem do governador com informações que não procedem”, concluiu.

Age igual

Em fala antes, Florêncio Neto ressaltou que a oposição age com o Tô Conectado da mesma maneira que se comportou na época do lançamento do programa Maranhão Livre da Fome. “Eu vi o programa Maranhão Livre da Fome ser criticado nesta Assembleia e, aos poucos, começa-se a verificar a importância desse programa, quando explodem vídeos de todos os recantos desse Maranhão de compra de cestas básicas por essas famílias que estão contempladas. E vejo, hoje, se amontoando críticas contra o Tô Conectado. Mas, a política educacional é pensada a longo prazo”, observou.

O deputado assinalou, ainda, os avanços que virão com a realização do programa. “Conectar quase 250 mil estudantes é dizer a eles que, a partir de agora, os seus sonhos podem ganhar asas e se tornar realidade”, destacou.

Ricardo Arruda diz que ampliação da Agemsul incomoda oposição por causa do trabalho que é feito na Região Tocantina

O deputado estadual Ricardo Arruda destacou que as obras são prioridades apontadas pelos prefeitos dos municípios da Região Tocantina

O deputado Ricardo Arruda (MDB), defendeu, na sessão desta terça-feira (26), a aprovação do Projeto de Lei n⁰ 359/2025, que amplia a atuação da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) e ressaltou que a medida incomoda a oposição porque o órgão estadual realiza, hoje, o programa de obras mais ambicioso da história da Região Tocantina.

“Nós precisamos ter uma estrutura compatível com essas demandas”, disse, referindo-se às mais de 220 obras que estão sendo executadas pela Agemsul.

Segundo o parlamentar, essas obras são prioridades apontadas pelos prefeitos dos municípios da região. Em sua fala, ele citou cidades como São João do Paraíso, Sítio Novo, Campestre do Maranhão, Amarante e Sítio Novo.

Ricardo Arruda afirmou, ainda, que a oposição busca deturpar a discussão sobre o assunto, tentando tirar o foco do que realmente importa.

“A oposição tenta deturpar o verdadeiro debate e a necessidade que o Estado tem de aproximar as suas ações dos municípios, de permitir que os prefeitos tenham acesso mais facilitado às instâncias do governo e garantir que as obras sejam executadas com mais qualidade”, destacou.

Desembargador José Jorge inicia projeto Diálogos com Corregedor Extrajudicial 

Projeto da COGEX será lançado nesta quarta-feira (27/8), na Comarca de Barreirinhas

A Comarca de Barreirinhas é a primeira a receber, nesta quarta-feira (27/8), às 15h, o novo projeto da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX). Diálogos com o Corregedor Extrajudicial é uma iniciativa da atual gestão do órgão correcional voltada para o fortalecimento da atividade cartorária, constituindo-se em um mecanismo de interlocução para o aprimoramento dos serviços que são acessados diariamente pela população.

O projeto Diálogos com o Corregedor Extrajudicial tem como objetivo fortalecer o vínculo institucional entre a COGEX e profissionais que atuam na esfera extrajudicial. A proposta é apresentar e estabelecer as linhas de atuação da Corregedoria, promover a orientação técnica de profissionais e qualificar a frente de fiscalização realizada pelo órgão junto aos cartórios, especialmente no tocante à observância das normas que regem a atividade.

Na avaliação do corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, o novo projeto vem para atender a uma proposta já inaugurada pela COGEX no início de sua gestão e que, agora, está sendo ampliada. Além do diálogo permanente com representantes das entidades da categoria, a Corregedoria Extrajudicial abre espaço para ouvir a magistratura e profissionais que atuam nos cartórios, seja na qualidade de titulares ou de interinos, a fim de fortalecer um modelo de gestão participativo. 

“Estamos inaugurando uma importante iniciativa, que vai possibilitar reunir direção e equipe técnica da COGEX, magistratura e delegatários para discutir a atividade extrajudicial, visando encontrar soluções para os desafios que temos. É uma proposta de fortalecimento da atividade cartorária construída de forma conjunta, ouvindo quem está na ponta, e temos a certeza de que será mais um projeto exitoso encampado pela Corregedoria Extrajudicial, que muito já vem fazendo para aprimorar os serviços dos cartórios para nossa sociedade”, avalia o desembargador.

Participam do Diálogos com o Corregedor Extrajudicial nos Lençóis Maranhenses cartorárias e cartorários, bem como juízas e juízes que atuam em comarcas da região e que possuem competência de registros públicos. Integrantes da magistratura com essa atribuição têm a responsabilidade de atuar na função correcional permanente, que consiste em realizar inspeções, promover o acompanhamento das atividades, receber reclamações e apurar eventuais desvios.

A iniciativa também se pauta na busca do fortalecimento do sistema extrajudicial sob uma perspectiva construtiva, feita a partir da escuta ativa e compreensão da realidade e das dificuldades enfrentadas pelas delegatárias e delegatários para entrega do serviço de qualidade, assim como de juízas e juízes corregedores no acompanhamento e na fiscalização dos cartórios. Após cada edição do projeto, será elaborado um relatório para subsidiar o trabalho de planejamento e implementação de ações da COGEX.

Além do desembargador José Jorge Figueiredo, a COGEX estará representada pelo juiz auxiliar André Bogéa, pela juíza auxiliar Laysa Paz Mendes e pela equipe técnica de assessoramento. O encontro será realizado no Fórum de Justiça, localizado no Centro de Barreirinhas.

ANEEL autoriza reajuste médio de 17,90% nas contas de energia elétrica no Maranhão

Tarifa de energia elétrica foi reajustada em 17,46 para mais de 2,2 milhões de consumidores residenciais no Maranhão

Em reunião pública da diretoria colegiada nesta terça-feira (26/8), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a revisão tarifária periódica da Equatorial Maranhão. Os índices irão vigorar a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto. A distribuidora fornece energia elétrica para aproximadamente 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do Maranhão.

Abaixo, os índices aprovados:

 O processo tarifário foi impactado pelos custos com distribuição, transporte e aquisição de energia, remuneração de investimentos da distribuidora e pagamento de encargos setoriais para subsidiar políticas públicas.  O processo passou por Consulta Pública (CP 023/2025), na qual recebeu contribuições por e-mail de 28 de maio a 11 de julho deste ano.  No dia 12 de junho, foi realizada Audiência Pública em São Luís, na Reitoria do Instituto Federal de Educação do Maranhão. Informações aqui.

Revisão Tarifária x Reajuste Anual 

As novas tarifas da Equatorial Maranhão são resultantes do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP), que acontece a cada cinco anos.  Metodologia diferente do reajuste anual das tarifas. Confira a diferença entre os dois processos no vídeo educativo.

Beira Dumar recebe Wanderley Andrade nesta sexta

Evento, que começa às 20h, contará, também, com apresentação de Pepê Júnior, com o Cabaré do PP

Wanderley Andrade esteve no mesmo espaço em novembro do ano passado e repetirá o sucesso que foi seu reencontro com os maranhenses naquela ocasião

SÃO LUÍS – O cantor Wanderley Andrade subirá novamente no palco do Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira-Mar, para show nesta sexta-feira (29), às 20h. O evento contará, ainda, com show de Pepê Júnior, com o Cabaré do PP. Nos intervalos toca o DJ Arsênio Filho.

Wanderley Andrade esteve no mesmo espaço em novembro do ano passado e repetirá o sucesso que foi seu reencontro com os maranhenses naquela ocasião. Ele puxou coro de vozes, colocou todo mundo para dançar e fez do espetáculo musical um dos momentos mais marcantes da casa desde sua inauguração.

Reginaldo Rossi e Raul Seixas

Desta vez, o paraense cantará seus mais conhecidos sucessos e, também, fará um tributo a Reginaldo Rossi e Raul Seixas, dois ícones da música brasileira.

Com 30 anos de carreira, o artista é, sem dúvida, o mais importante representante do ritmo pop calypso paraense, temperado com o swing caribenho e originado a partir de guitarradas históricas de Chuck Barry, Lettle Richard e Jerry Lew Lews.

Alto astral, ousado e sempre divertido, os shows de Wanderley Andrade costumam ser uma verdadeira festa e um momento ímpar de descontração e alegria, reunindo grupos de amigos e pessoas que simplesmente querem festejar a vida.

Com desemprego histórico, Porto do Itaqui registra recorde de movimentação em julho

No mês, terminal público maranhense movimentou 3,76 milhões de toneladas em cargas diversificadas

Somente em julho, foram 415 mil toneladas movimentadas nesse modelo, o dobro do previsto para o mês e também do volume registrado em julho de 2024 (Foto: Divulgação/Porto do Itaqui)

Às margens da Baía de São Marcos, em São Luís, o Porto do Itaqui confirma sua posição como um dos motores do desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. Em julho, o terminal público alcançou o melhor resultado de sua história, com 3,76 milhões de toneladas movimentadas e 112 navios atracados. No acumulado do ano, já são mais de 21 milhões de toneladas, reforçando o papel estratégico do porto como porta de entrada de fertilizantes e de saída de grãos para o mercado internacional.

Um dos fatores que explicam o desempenho é a intensificação das operações Ship-to-Ship (StS). Somente em julho, foram 415 mil toneladas movimentadas nesse modelo, o dobro do previsto para o mês e também do volume registrado em julho de 2024. Ao todo, 11 navios foram atendidos a contrabordo, o que corresponde a um terço das operações StS realizadas em 2025 e a 65% do total de todo o ano passado.

“O desempenho do Porto do Itaqui demonstra a força da infraestrutura portuária brasileira e o papel estratégico do Maranhão e do Nordeste na integração logística nacional e internacional, reforçando a importância de ampliar investimentos para garantir competitividade e geração de empregos”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça, destacou que os resultados refletem a estratégia de expansão. “Os números confirmam o impacto positivo dos investimentos do Itaqui em capacidade operacional, melhoria contínua dos processos e fortalecimento da infraestrutura para atender à crescente demanda logística no Maranhão e no Brasil.” 

Resultados positivos

De janeiro a julho, o Itaqui movimentou 21,042 milhões de toneladas, com crescimento em todos os segmentos: granéis sólidos (+8%), granéis líquidos (+11%) e carga geral (+3%). Entre os produtos com maior avanço estão: soja (+7%), fertilizantes (+25%), cobre (+12%), derivados de petróleo (+6%), transbordo de derivados de petróleo (+19%), sebo bovino (+34%), celulose (+2%) e trilhos (+69%).

A soja segue como principal produto exportado, escoada principalmente de estados do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de Goiás, Mato Grosso e Pará. A celulose também ganhou espaço, cerca de 1,6 milhão de toneladas produzidas em Imperatriz (MA) foram enviadas para mercados como Estados Unidos e Espanha.

Nas importações, fertilizantes vindos da Rússia, China, Canadá e Omã reforçam a base do agronegócio brasileiro. O porto também recebe derivados de petróleo de países como Estados Unidos, Índia e Emirados Árabes. Do lado das exportações, a China continua como principal destino da soja, enquanto os Estados Unidos importam celulose, ferro-gusa e sebo. Outros mercados relevantes são Espanha, Egito, Alemanha, Turquia, Paquistão e Vietnã.

A movimentação de celulose superou em 13% o planejado e cresceu 46% em relação a julho de 2024. O resultado evidencia a capacidade do Itaqui de atender não apenas ao agronegócio, mas também à indústria de maior valor agregado, consolidando-se como hub logístico do Arco Norte.

Com localização estratégica, conexão ferroviária pelas malhas Norte-Sul e Carajás, ampla capacidade de armazenagem e investimentos permanentes em eficiência, o Itaqui deve seguir em trajetória de crescimento sustentável.

Em operação conjunta com os EUA, PF cumpre mandados no Maranhão contra quadrilha acusada de fraudes em criptoativos

Ação é resultado de cooperação com a Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos

Policiais federais encontrou smartphones, tablets, máquinas de cartões e outros produtos durante cumprimento de mandado

Brasília-DF – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26/8), a Operação Decrypted, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa com atuação no Maranhão responsável por fraudes eletrônicas em carteiras de criptoativos e lavagem de dinheiro transnacional.

Policiais federais analisando documentos em busca de mais indícios dos crimes investigados

A ação é fruto de cooperação entre a Polícia Federal e o escritório da El Dorado Task Force da Homeland Security Investigations (HSI), em Nova York (EUA), representado pelo Oficialato de Ligação da PF naquela unidade.

Organização criminosa mantinha em seu poder armamento e farta munição

As investigações tiveram início após informações repassadas pela agência norte-americana. Ao longo de um ano de apurações no Brasil, foi possível identificar pessoas vinculadas ao furto eletrônico de criptoativos no valor de aproximadamente US$ 2,6 milhões, subtraídos de carteiras mantidas em uma exchange sediada nos Estados Unidos.

Policial federal verifica produtos eletrônicos de origem suspeita

Dados apontam a participação de indivíduos localizados no Brasil, especialmente no Maranhão. Também foi constatada movimentação financeira incompatível com a capacidade econômica dos principais investigados, que recebiam elevados valores de provedoras de serviços de ativos virtuais (PSAVs), sem justificativa comercial ou negocial.

Pistola e munição apreendidas durante cumprimento de mandado

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens dos investigados, nas cidades de Imperatriz/MA, João Lisboa/MA, Palmas/TO e Goiânia/GO, autorizados pela Justiça Federal.

Vítima de sequestro no Maranhão recebe BMW como reparação de danos materiais

Entrega da BMW foi determinada pela Justiça a título de danos materiais

Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, a Justiça determinou nesta quinta-feira, 21, a entrega de um veículo BMW a Jerson dos Santos Bastos, vítima de crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido em 2 de novembro de 2022. Apreendido durante as investigações sobre o crime, o veículo é uma reparação dos danos materiais sofridos por Jerson.

O perdimento (perda de bem de réu e revertido à vítima do crime) do automóvel foi determinado em sentença do juiz Glender Malheiros Guimarães e acolheu a solicitação feita em 22 de fevereiro de 2024 pelo promotor de justiça Ossian Bezerra Pinho Filho.

CRIME

Na noite do crime, Jerson estava no veículo dele em uma rua no bairro Bom Sucesso e foi abordado por um criminoso que anunciou um roubo, usando uma arma de fogo. O criminoso determinou que a vítima fosse a uma rua no bairro de Parque Buriti. No local, três indivíduos entraram no veículo, um assumiu o controle do automóvel e a vítima foi colocada no banco traseiro.

Os criminosos realizaram diversas operações financeiras via Pix. Um deles pegou o celular de Jerson e solicitou eletronicamente um empréstimo no valor de R$ 7,2 mil. Eles ligaram para o chefe e familiares da vítima e exigiram resgate no valor de R$ 10 mil.

O caso resultou na condenação definitiva de cinco réus pelos crimes de extorsão mediante sequestro e associação criminosa armada, todos com penas fixadas em regime fechado. Foi reconhecido que Jerson foi mantido em cativeiro por quase 24 horas, ameaçado com armas de fogo, agredido e forçado a realizar diversas transações bancárias.

Para o MPMA, o perdimento do veículo promove não apenas a responsabilização dos autores do crime, mas também a tentativa de restauração mínima da dignidade e dos prejuízos causados à vítima.

A entrega do bem é mais do que uma formalidade judicial. É um reconhecimento claro de que a vítima precisa ser ouvida, acolhida e reparada. É um passo para que o processo penal deixe de girar apenas em torno do réu e passe a atender também aos interesses legítimos de quem sofreu o crime”, enfatiza o promotor de justiça. “Assim, o MPMA reforça o compromisso com a proteção das vítimas e sobreviventes de crimes, promovendo atuação firme e humanizada”.

Agosto Vermelho: alerta para os riscos e perigos de acidentes envolvendo postes da rede elétrica

Equatorial Maranhão registrou 595 ocorrências no estado apenas no primeiro semestre de 2025

Poste da rede elétrica foi ao chão em acidente envolvendo caçamba em bairro de São Luís

Durante este mês, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), promove a 19ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, chamada “Agosto Vermelho”. Com o slogan “Movimento Zero Acidentes. A segurança com a rede elétrica começa por você”, a ação conta com o apoio da Equatorial Maranhão, que ao longo do ano tem reforçado práticas seguras envolvendo a energia elétrica.

Segundo levantamento realizado pela Distribuidora foram registrados, de janeiro a junho deste ano, 595 casos de acidentes envolvendo postes de energia elétrica, no Maranhão. Em 2024, neste mesmo período, foram identificados 899 registros, o que representa uma redução de 33,8% no número de ocorrências de 2025. Apesar da queda, esses dados continuam sendo preocupantes e causam diversos prejuízos para a população.

Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, práticas seguras no trânsito são fundamentais para a diminuição dos riscos de acidentes. “Dirigir de maneira defensiva e estar atento são comportamentos essenciais para a segurança da população. Acidentes envolvendo postes, dependendo da gravidade, além de colocar em risco a vida dos envolvidos, pode impactar centenas de pessoas que, possivelmente, serão prejudicadas com a falta de energia. Em casos mais complexos, a operação de reparo ou a troca dos componentes pode durar horas, considerando que o serviço envolve inúmeros processos, que visam garantir a segurança de todos”, explicou o Executivo.

A Equatorial Maranhão destaca algumas orientações de segurança em casos de acidentes com postes da rede elétrica:

Veiculo se chocou com poste da rede elétrica, que foi seriamente danificado

A principal orientação é que as pessoas não se aproximem de fios ou cabos partidos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
Nos casos em que a estrutura do poste cair sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia, com segurança para todos;
Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

Vale ressaltar que os custos de manutenção ou reparo em situações envolvendo este tipo de acidente são atribuídos ao responsável pelo dano. A substituição de um poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 44 mil, dependendo dos componentes afetados na colisão, sendo este valor definido conforme as condições da estrutura atingida: o tipo de poste, os equipamentos instalados e a carga de energia interrompida na área. Quando é possível identificar o condutor ou o proprietário do veículo envolvido, ele é responsabilizado pelos prejuízos causados ao patrimônio da concessionária.

A Distribuidora reitera ainda que, em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes devem entrar em contato imediatamente com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão, por meio do telefone 116 (ligação gratuita), para que as equipes técnicas possam ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia. Em caso de acidentes com vítimas, acione também o SAMU pelo número 192 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Poste e fiação elétrica no chão são cenas comuns no dia a dia

Movimento “Vc + Seguro”

Essas orientações integram o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão que visa ampliar o acesso à informação e conscientizar a população para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima