Daniel Matos
28 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Um dos alvos das ações do programa “Ronda na Rua” foi o transporte público
O programa “Ronda na Rua” começou com força total, estabelecendo importante reforço à prevenção e ao combate à criminalidade em São Luís. Na noite dessas quarta-feira (27), um números efetivo de guardas municipais cobriu pontos distintos da cidade, com realização de abordagens nas principais avenidas, por meio da modalidade blitz.
Em outra frente de trabalho, guarnições fizeram patrulhamentos dentro dos bairros, protegendo, desse modo, a sociedade ludovicense.
O comandante e o subcomandante da GMSL, Reginaldo Sampaio e André Monteiro, respectivamente, acompanharam de perto a operação.
Guardas municipais foram posicionados em pontos estratégicos de São Luís para coibir a criminalidade
As rondas têm o objetivo de prevenir e combater a criminalidade na capital maranhense, a partir de ações mais amplas no que tange aos procedimentos operacionais.
Importante destacar que, durante as barreiras nas avenidas, a Guarda Municipal contou com a participação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Daniel Matos
28 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Wellington destacou que o projeto prevê mecanismos que facilitam o acesso à casa própria aos policiais, que arriscam suas vidas diariamente para defender a população
Durante a sessão plenária desta quinta‑feira (28), o deputado estadual Wellington apresentou um projeto de lei que institui programa habitacional destinado a policiais civis, penais, militares, bombeiros e técnico‑científicos. A iniciativa foi motivada por um grave episódio ocorrido recentemente: a residência de um policial militar foi incendiada por criminosos, um atentado que chocou a população e evidenciou a insegurança enfrentada pelos profissionais da segurança pública, mesmo fora do trabalho. A proposta visa assegurar condições habitacionais seguras, dignas e acessíveis aos agentes vinculados à Secretaria da Segurança Pública e à Secretaria da Administração Penitenciária.
Ao se pronunciar, Wellington destacou que o projeto prevê mecanismos que facilitam o acesso à casa própria, promovendo valorização, estabilidade e proteção a esses servidores que arriscam suas vidas diariamente em defesa da sociedade. O projeto prevê a facilidade do financiamento a imóveis ou construção por parte do Estado de unidades habitacionais direcionadas aos agentes de segurança pública do Maranhão.
“Essa iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho essencial dos nossos policiais e oferecer a eles o mínimo de dignidade: um lar seguro. O incêndio provocado por bandidos contra a casa de um policial militar é um atentado não só contra ele, mas contra todo o sistema de segurança pública. Precisamos agir com urgência para proteger quem nos protege”, afirmou o deputado Wellington.
Daniel Matos
28 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Os deputados estaduais Davi Brandão e Florêncio Neto deram destaque às ações do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão
O trabalho que vem sendo realizado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), foi destacado, na sessão plenária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, pelos deputados Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB). As falas foram durante repercussão, pelos parlamentares, de atos de entrega de obras e ações pelo governador Carlos Brandão (PSB) no município de Bacabal.
“Secretário tão jovem, mas que tem revolucionado a forma de trabalhar aqui no Maranhão, idealizando projetos importantes, encabeçando projetos importantes para mudar a vida do povo. É um jovem de futuro e para o futuro do nosso estado”, observou Davi Brandão.
O deputado afirmou, ainda, que o secretário de Assuntos Municipalistas está colhendo os frutos e sendo reconhecido. “Orleans tem conquistado seu espaço a cada dia que passa pelas cidades. E este trabalho tem se enraizado, acima de tudo, no coração do povo do estado do Maranhão”, declarou.
O deputado Florêncio Neto ressaltou o trabalho e fez um agradecimento enquanto elencou obras entregues.
“Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, ao nosso secretário Municipalista, Orleans Brandão, por todos esses benefícios levados à cidade de Bacabal, por levar agora um grande trabalho, que é a recuperação asfáltica de cerca de 15 km também na minha cidade”, ressaltou Florênicio Neto.
Além da pavimentação de ruas, em Bacabal também foram entregues cartões do programa Maranhão Livre da Fome a mais de mil famílias e reinaugurado o Parque Ambiental.
Daniel Matos
28 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão
A operação teve como foco neutralização de atos preparatórios de terrorismo, bem como na repressão à incitação ao genocídio e a crimes de ódio perpetrados em ambiente digital
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28/8), a segunda e a terceira fases da Operação Leviatã, com foco na neutralização de atos preparatórios de terrorismo, bem como na repressão à incitação ao genocídio e a crimes de ódio perpetrados em ambiente digital. Um dos mandados judiciais foi cumprido no Maranhão, contra uma adolescente.
A primeira fase da operação foi deflagrada em abril deste ano com o apoio do Ministério Público Federal. Da análise dos elementos probatórios produzidos, constatou-se a possível participação de outras duas pessoas em condutas ilícitas conexas. A partir desses elementos, delineou-se a necessidade de ampliar o escopo investigativo para aferir a extensão das condutas, a autoria, o nexo de colaboração e a eventual organização ou estabilidade das interações em ambientes virtuais.
A segunda fase, novamente em colaboração com o MPF, concentrou-se na execução de um mandado de busca e apreensão no município de Santo André/SP, em desfavor de um jovem de 18 anos, que possuía ligação com o investigado principal, na difusão de discursos racistas e de ódio. Destacou-se, nesse contexto, a produção de material musical com conteúdo discriminatório ilícito, com potencial de amplificação digital e recrutamento simbólico por meio de retórica extremista.
Diálogos suspeitos
Concomitantemente, a terceira fase da investigação, que contou com o essencial suporte do Ministério Público do Estado do Maranhão, visou ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão em São José de Ribamar/MA, em desfavor de uma adolescente de 16 anos, igualmente identificada em comunicações com o alvo da primeira fase. As conversas examinadas versavam sobre intolerância e incitação ao ódio, revelando aderência a narrativas extremistas e a utilização de plataformas digitais para propagação de conteúdo de risco.
As apurações indicam a circulação de mensagens com teor de ódio e adesão a ideologias extremistas motivadas por recortes raciais e étnicos. O conjunto probatório, ainda em consolidação, evidencia predisposição à prática de atos violentos e alinhamento consistente a pautas de intolerância.
Daniel Matos
28 de agosto de 2025
Nenhum comentário
Equatorial Maranhão reforça orientações de segurança para prevenir riscos à rede elétrica e ao meio ambiente
As queimadas, além de comprometerem a saúde da população e agravarem o desequilíbrio ambiental, também representam riscos diretos à rede elétrica
O Maranhão ocupa a segunda posição no ranking nacional de queimadas em 2025, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Até a segunda quinzena de agosto, já foram registrados 5.224 focos ativos em todo o estado. O número corresponde a quase um quarto do total de 2024 (22.879 focos) e reforça a tendência de crescimento no período mais seco do ano, quando historicamente setembro e outubro concentram os maiores índices.
As queimadas, além de comprometerem a saúde da população e agravarem o desequilíbrio ambiental, também representam riscos diretos à rede elétrica, podendo impactar a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia. Muito antes das chamas alcançarem cabos e equipamentos, a fumaça carregada de fuligem pode se acumular sobre isoladores e cruzetas, interferindo no desempenho do sistema elétrico e aumentando a possibilidade de falhas.
“É fundamental que a população compreenda que as queimadas não afetam apenas o meio ambiente. Quando acontecem próximas à rede elétrica, podem causar danos à rede elétrica e até acidentes graves. Nosso trabalho é orientar, conscientizar e reforçar os cuidados para que possamos atravessar esse período crítico assegurando segurança e confiabilidade no fornecimento de energia”, destacou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão.
Ações de conscientização
A Equatorial Maranhão vem intensificando campanhas educativas junto às comunidades, reforçando a importância da prevenção e da adoção de práticas seguras. A distribuidora também atua em parceria com órgãos de segurança e defesa civil para apoiar medidas de mitigação e combate aos incêndios, especialmente nas regiões mais críticas do estado.
A Equatorial Maranhão reforça o crescimento das ocorrências de queimadas no período mais seco do ano, quando historicamente setembro e outubro concentram os maiores índices
Segurança da rede elétrica
Além das iniciativas de conscientização, a Equatorial Maranhão adota medidas preventivas para proteger a rede contra os efeitos das queimadas. Entre as principais ações estão a limpeza das faixas de servidão com roçagem periódica e a retirada de material combustível nas áreas sob as linhas de distribuição.
A Distribuidora realiza ainda podas preventivas e inspeções técnicas em campo, com apoio de tecnologias como drones e sensores, que ajudam a identificar pontos vulneráveis próximos às subestações e demais estruturas.
“O monitoramento em tempo real que realizamos no Centro de Operações Integradas nos permite agir de forma ágil e segura. Com o uso de tecnologia e manobras telecomandadas, conseguimos recompor o sistema automaticamente em casos de desligamentos provocados por queimadas nas proximidades, reduzindo impactos para a população e assegurando a confiabilidade do fornecimento”, explicou Ivan Bazzan, Gerente de Operações da Equatorial Maranhão.
Segurança com a população
A empresa reforça alguns cuidados essenciais que devem ser adotados para reduzir os riscos de incêndios próximos às redes de distribuição:
Não queimar lixo doméstico, principalmente em áreas próximas à rede elétrica; Não descarte de fósforos, cigarros e materiais inflamáveis em locais com vegetação;
Não acender fogueiras ou velas em terrenos baldios ou próximos de matas;
Não realizar queimadas para limpeza de pastagens ou áreas agrícolas;
Optar por alternativas seguras, como roçadas manuais ou uso de máquinas adequadas;
Em propriedades rurais, adotar aceiros (faixas de terra sem vegetação) que ajudam a conter o fogo em caso de acidentes.
Em ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes devem acionar imediatamente a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão, pelo telefone 116 (ligação gratuita). Em caso de acidentes com vítimas, é fundamental chamar o SAMU (192) e o Corpo de Bombeiros (193).
Movimento “Vc + Seguro”
Essas orientações integram o movimento “Vc + Seguro”, campanha da Equatorial Maranhão que visa ampliar o acesso à informação e conscientizar a população para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da distribuidora com a segurança, a qualidade do serviço prestado e o bem-estar da comunidade maranhense.
Reunidos na gravação do novo episódio do podcast NextLab do Laboratório Lacmar Felipe Albuquerque, MSc/PhD em Genética Molecular e Diretor Científico do Lacmar Genômica; a médica nutróloga Dra. Marina Reis, a jornalista Giovana Braga e a a nutricionista Mayra Tirza, que falaram sobre “Alimentação e Estilo de Vida”
O Laboratório Lacmar anuncia a estreia da segunda temporada do podcast corporativo NextLab, que já está disponível em todas as plataformas digitais.
O primeiro episódio chega com uma discussão essencial: “Alimentação e Estilo de Vida”, trazendo especialistas de diferentes áreas para debater como escolhas cotidianas podem impactar diretamente a saúde e a longevidade.
O episódio conta com três convidados de peso. Felipe Albuquerque, MSc/PhD em Genética Molecular (UCB/UCLA) e Diretor Científico do Lacmar Genômica, aprofunda a compreensão sobre a influência da genética no risco de cânceres como o colorretal, de pâncreas e endométrio.
Já a médica Marina Reis Ribeiro, especialista em Emagrecimento Sustentável e Longevidade, destaca como hábitos diários e acompanhamento clínico podem ser aliados na prevenção e nos cuidados com a saúde.
Completando o time, a nutricionista Mayra Tirza traz dicas práticas de alimentação e estilo de vida para quem busca emagrecimento saudável, performance e qualidade de vida.
De forma clara e acessível, o episódio discute questões como: A importância da alimentação equilibrada na prevenção do câncer e para o desempenho físico; O papel dos fatores genéticos na predisposição a doenças; Hábitos que contribuem para longevidade e prevenção de complicações e Estratégias práticas para incorporar uma rotina saudável ao dia a dia.
A proposta do NextLab é tornar temas científicos relevantes mais próximos do público. Com uma linguagem simples, porém rigorosa, os convidados esclarecem mitos, trazem exemplos práticos e reforçam a importância de escolhas conscientes para a saúde.
O episódio encerra com uma síntese das principais mensagens, reforçando que alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis são pilares para prevenção, bem-estar e performance. Os ouvintes são convidados a refletir sobre suas próprias rotinas, compartilhar o conteúdo e acompanhar as próximas edições da temporada.
O primeiro episódio dessa nova temporada já está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e demais plataformas. E conta com a apresentação e mediação da jornalista Giovana Braga.
Daniel Matos
28 de agosto de 2025
Nenhum comentário
O prefeito Dr. Julinho recebeu os delegados eleitos que irão representar o município em importantes fóruns nacionais
Comprometido em fortalecer a representatividade de São José de Ribamar e levar a voz da cidade para o cenário nacional, o prefeito Dr. Julinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), recebeu nesta quarta-feira (27), os delegados eleitos que irão representar o município em importantes fóruns nacionais, destacando o compromisso da gestão com igualdade, inclusão e políticas públicas que impactam toda a sociedade.
Ao todo, São José de Ribamar garantiu quatro representantes em cada conferência, tornando-se uma das maiores delegações do estado entre os municípios maranhenses, ficando atrás apenas da capital, São Luís.
A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial será realizada de 15 a 19 de setembro de 2025, em Brasília. Já a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ ocorrerá entre 21 e 25 de outubro de 2025, também em Brasília, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. O evento, promovido pelo Governo Federal, terá como objetivo a construção e o aprimoramento de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIA+.
Durante a reunião, o prefeito Dr. Julinho destacou a importância da representação para o município.
“Tivemos hoje uma importante reunião. Os delegados irão representar São José de Ribamar em Brasília, para criar e elencar propostas que possam dar estabilidade e fortalecer a atuação de cada segmento. Estamos apoiando nossos representantes para que eles possam propor leis que aprimorem as políticas públicas, garantindo dignidade e segurança para a sociedade”, afirmou o prefeito.
A Superintendência de Direitos Humanos conta com a Coordenação de Igualdade Racial e a Coordenação LGBTQIA+, responsáveis por articular ações e políticas públicas voltadas para esses segmentos no município.
Durante a reunião, o prefeito Dr. Julinho destacou a importância da representação para o município
A secretária de Assistência Social, Gilvana Duailibe, reforçou a relevância da participação dos delegados nas conferências.
“Nos últimos meses realizamos as conferências municipais, e agora nossos delegados vão representar São José de Ribamar e o Maranhão em Brasília. Essa representação é muito importante, pois iremos discutir políticas de igualdade racial, da mulher e da comunidade LGBTQIA+, levando para todo o Brasil a importância de fortalecer a equidade entre as pessoas e mostrar que o nosso valor está em quem a gente é, e não no que temos ou fazemos.”
Para o superintendente de Direitos Humanos, Juciarllyson Wolff, a eleição dos delegados reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a igualdade:
“Viemos hoje apresentar ao prefeito os delegados eleitos que irão representar São José de Ribamar em Brasília. Com grande alegria, informamos que nosso município terá a maior delegação do Maranhão, com exceção apenas da capital”, destacou Juciarllyson.
Comentários