Mobiliza SLZ 2025 oferece atividades direcionadas ao trade turístico da capital
Acessibilidade no turismo e experiências mais autênticas e criativas serão assuntos abordados pelas capacitações, que são gratuitas e têm vagas limitadas

Para incrementar o turismo de São Luís, na próxima semana serão ofertadas três ações gratuitas de capacitação ao trade turístico local, comunidade e demais interessados, como parte da programação do Mobiliza SLZ 2025 — movimento que tem como um de seus eixos o incentivo ao turismo. As atividades são o “Curso de Acessibilidade no Turismo”, a palestra “Fortalecendo a Economia Criativa para melhores experiências turísticas” e a “Oficina de Construção de Produtos de Turismo Criativo de Base Local”.
O “Curso de Acessibilidade no Turismo” acontecerá de 9 a 12 de setembro, sendo uma turma por dia, visando orientar sobre princípios e práticas que garantem a inclusão de pessoas com deficiência em diversos contextos. A ação faz parte do Programa Turismo Futuro Brasil, do Sebrae Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além das duas instituições, a atividade também é realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís e GKS Inteligência Territorial. A instrutoria contará com a expertise da Paju S.A. Engenharia.

Já a palestra Palestra “Fortalecendo a Economia Criativa para melhores experiências turísticas” e “Oficina de Construção de Produtos de Turismo Criativo de Base Local” serão ministradas por Karina Zapata, referência em empreendedorismo criativo no país, nos dias 9 e 10 de setembro, respectivamente. A palestra acontecerá no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Quilombo Urbano da Liberdade e a oficina será no Sebraelab, Multicenter Sebrae.
Promovidas pelo Sebrae Maranhão e pela Prefeitura de São Luís, ambas as agendas objetivam apresentar casos de sucesso, tendências de mercado, modelos de negócios criativos e estratégias de articulação entre os setores, com conteúdo adaptado à realidade local e focado em soluções práticas, de modo a estimular a inovação e a colaboração entre os agentes envolvidos.

“A economia criativa, ao valorizar ativos intangíveis como cultura, identidade, saberes tradicionais e inovação, oferece um vasto campo de oportunidades para o turismo, especialmente em uma cidade como São Luís, reconhecida por seu patrimônio histórico, diversidade cultural e riqueza artística. A união entre turismo e economia criativa pode gerar novos produtos turísticos, experiências autênticas para os visitantes, valorização de talentos locais e fortalecimento da economia regional”, argumentou a gestora estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler.
Todas as três ações possuem número limitado de vagas. As inscrições devem ser realizadas por meio do link disponibilizado no site do Mobiliza SLZ: mobilizaslz.com.br. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a organização das agendas especificadas acima por meio do número (98) 98723-2194.
Comentários