Acusada de envenenar três pessoas com ovo de páscoa vai a júri em Imperatriz

Em sentença assinada pelo juiz Glender Malheiros, titular da 2ª Vara Criminal de Imperatriz e respondendo pela 3ª, o Poder Judiciário decidiu que Jordélia Pereira Barbosa, acusada de ter envenenado uma família com um ovo de páscoa, será levada a júri popular. De acordo com o magistrado, as provas produzidas durante o processo levam ao entendimento de que existem indícios suficientes de autoria e materialidade dos crimes cometidos pela denunciada, o que autoriza o julgamento da ré pelo Tribunal do Júri, ainda sem data para acontecer.

O juiz ressaltou que a pronúncia é uma decisão interlocutória mista, que julga ser admissível a acusação, remetendo o caso à apreciação do Tribunal do Júri: “Trata-se de provimento judicial de natureza mista, pois encerra a etapa de formação da culpa, inaugurando a fase de preparação do plenário, que levará ao julgamento de mérito (…) A legislação processual penal dispõe que, para levar o acusado a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, deverá o juiz estar convencido da materialidade do crime e da existência indícios de quem seja o seu autor, prescindindo maiores considerações de modo a não influir no ânimo do corpo de jurados”.

A audiência de instrução e julgamento ocorreu no dia 14 de agosto, quando foi ouvida a vítima Mirian Lira Rocha, assim como as testemunhas arroladas pela acusação e, por fim, as testemunhas de defesa. Na sequência, foi colhido o interrogatório da acusada. Em audiência, a defesa de Jordélia requereu a realização de exame psicológico da acusada para avaliação de eventual inimputabilidade. Todavia, o juiz indeferiu o pedido de exame, por ausência de indícios no processo, ressaltando que as testemunhas de defesa negaram histórico de depressão ou tentativas de suicídio, e que o marido também não relatou uso de medicamentos.

Por sua vez, a defesa de Jordélia apresentou as suas alegações finais, requerendo o reconhecimento da insuficiência de provas quanto à autoria, a decretação da impronúncia da acusada, bem como o reconhecimento da forma culposa e desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal, assim como os de homicídios dolosos para culposos e a aplicação das atenuantes legais, tendo em vista a confissão parcial da ré e que a parte ré responda ao processo em liberdade pelo fato de não haver reincidências e condições pessoais da acusada. 

SOBRE O CASO

No dia 16 de abril deste ano, em uma residência no Bairro Mutirão, em Imperatriz, a denunciada teria entregue, por intermédio de um mototaxista, um ovo de Páscoa envenenado à família de Mirian. O ovo foi entregue acompanhado de um bilhete com a mensagem: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. Mirian e seus filhos menores Luiz Fernando e Evillyn consumiram o produto, passando mal em seguida e sendo internados no Hospital Municipal de Imperatriz. 

Em decorrência dos fatos, o menino faleceu no dia seguinte, enquanto que a menina veio a falecer em 22 de abril. Mirian, supostamente principal alvo da denunciada, sobreviveu após tratamento em Unidade de Terapia Intensiva. Após a entrega do alimento, a suspeita tentou fugir para a cidade de Santa Inês, mas foi presa em flagrante dentro de um ônibus. Com a mulher, foram encontrados diversos objetos, entre eles, perucas, óculos, lentes de contato, crachá falso, bilhetes de passagem, cupom fiscal da compra dos chocolates, colheres, luvas, máscaras descartáveis e um frasco contendo a substância tóxica.

“A investigação reuniu provas materiais e testemunhais, incluindo laudos cadavéricos, exames toxicológicos, perícia em alimentos, vistoria em local de crime, autos de apreensão, relatórios de investigação, vídeos e imagens de câmeras de segurança. O homicídio de Mirian não se consumou em razão do pronto atendimento médico recebido, circunstância alheia à vontade da acusada”, pontuou o Ministério Público, na denúncia oferecida à Justiça.

São Luís Shopping divulga seu horário de funcionamento para os feriados da Independência e aniversário de São Luís

No domingo (7), o shopping funcionará em horário especial; na segunda-feira (8), as operações seguem o horário tradicional

O São Luís Shopping funcionará nos feriados da Independência do Brasil e do aniversário da cidade

Nos dias 7 e 8 de setembro, feriados em alusão à Independência do Brasil e ao aniversário de 413 anos de São Luís, respectivamente, o São Luís Shopping manterá seu funcionamento conforme a Convenção Coletiva de Trabalho dos Comerciários vigente.

No domingo, 7 de setembro, o shopping abrirá em horário especial. As lojas e quiosques estarão em funcionamento das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação receberá o público das 12h às 22h. O restaurante Ferreiro Grill atenderá das 11h às 23h, a academia Selfit funcionará das 8h às 14h e o Cinépolis exibirá filmes das 14h às 22h. As Lojas Americanas também estarão abertas, das 13h às 21h. Já os serviços de lotérica, Viva Procon, vacinação, DayCâmbio e Nacional Câmbio não abrirão neste dia.

Na segunda-feira, 8 de setembro, todas as lojas, quiosques e a praça de alimentação voltarão a operar no horário tradicional, das 10h às 22h. O Ferreiro Grill manterá seu funcionamento das 11h às 23h, a Selfit das 8h às 18h e o Cinépolis das 14h às 22h. As Lojas Americanas abrirão das 10h às 22h, e a lotérica funcionará das 10h às 20h. Os serviços de Viva Procon, vacinação, DayCâmbio e Nacional Câmbio permanecerão fechados.

O São Luís Shopping informa que eventuais alterações de horário serão divulgadas em suas redes sociais oficiais.

Sobre o São Luís Shopping

O São Luís Shopping inaugurado no dia 20 de novembro de 1999 possui 55.319,39m²ABL, 2 pavimentos, 232 operações, 45 quiosques, 2 praças de alimentação, 3 parques de diversão, 2.400 vagas de estacionamento e 10 salas de cinema sendo 07 salas convencionais e 03 salas vips, academia e demais serviços que atendem as necessidades dos nossos clientes. O São Luís Shopping desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região através da geração de 170 postos de empregos diretos e 1.650 postos indiretos.

Visite: www.saoluisshopping.com

Sobre o Grupo AD

A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio de administração e investimentos é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.

Visite: www.adshopping.com.brwww.admall.com.br e www.alugueon.com.br .

Gê Viana é a primeira mulher maranhense a integrar a Bienal de São Paulo

Nesta 36ª Bienal, a artista apresenta obras que retratam a tradição maranhense das radiolas de reggae e dos tambores de terreiros

Formada em Artes Visuais pela UFMA, Gê Viana produz colagens e fotomontagens, tanto analógicas quanto digitais, inspiradas em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano

Gê Viana, natural do município maranhense de Santa Luzia, é a primeira mulher maranhense a integrar a Bienal de São Paulo. Nesta 36ª edição do salão de artes, Gê, que vive e trabalha em São Luís, se inspirou nas tradicionais radiolas de reggae para compor suas obras.

Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a artista produz colagens e fotomontagens, tanto analógicas quanto digitais, inspiradas em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, confrontando a cultura colonizadora hegemônica e os sistemas de arte e comunicação.

“Penso em um modo de criar com a história do meu povo Anapuru e da história brasileira, trazendo outras narrativas: inventários que trabalhem possibilidades mais felizes e dignas, pois, sinto que nossa felicidade sempre esteve em risco. O cotidiano afro-diaspórico e indígena do território rio maranhense é parte principal das minhas obras”, afirma Gê Viana.

Desafiando narrativas coloniais, as obras de Gê Viana partem de um processo de arqueologia visual, em que a artista recorta e remonta pedaços da história, e os reorganiza, construindo outras narrativas para a história e sonhando com outros vislumbres do futuro. Seu trabalho se caracteriza por colagem manual, incorporando objetos, signos, imagens de arquivos, fotografia, pintura e escultura. A participação da artista na mostra, marca, também, um novo momento em sua carreira, a sua representação numa colaboração entre a Lima Galeria e a Mitre Galeria.

As radiolas do Maranhão e as batidas do reggae emergem como camadas sensíveis em suas produções

Reggae como inspiração

As radiolas do Maranhão, as batidas do reggae e os tambores dos terreiros emergem como camadas sensíveis em suas produções, ressoando memórias que desafiam o silenciamento histórico. A fusão entre arquivo e imaginação revela uma busca por continuidades interrompidas, por narrativas soterradas que insistem em emergir.
Nesta 36ª Bienal de São Paulo, Gê Viana apresenta um projeto inédito, “A colheita de Dan”, título da obra que a artista apresenta, traz para a Bienal a tradição maranhense das radiolas: a artista cria uma parede de caixas de som que inscreve a festa como símbolo de resistência, a felicidade como imperativo político e o afeto como ferramenta de denúncia.

Sobre a Bienal

A 36ª Bienal de São Paulo será aberta neste sábado, 6 de setembro e fica em cartaz até 11 de janeiro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo. O tema é “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”, inspirado em poema da escritora Conceição Evaristo.

A equipe conceitual é composta pelo curador geral Prof. Dr. Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, pelos cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz e Thiago de Paula Souza, pela cocuradora at large Keyna Eleison e pela consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus. O evento, neste ano, busca reimaginar a humanidade como um agente de um processo contínuo de ação, encontro e transformação.

Pagode do Ivan grava audiovisual neste sábado (6), em São Luís

O consagrado grupo Pagode do Ivan grava o seu audiovisual neste sábado (6), a partir das 20h, no Itapiracó Eventos, no Cohatrac V. Idealizado pelo vocalista e líder do grupo, Ivan Marques, o evento faz parte do projeto “Tô no Pagode, Amor” e promete ser uma das melhores opções de diversão do fim de semana, em São Luís.

Com mais de duas décadas de estrada, Ivan Marques, que no início da carreira fez sucesso nos vocais do Sambaceuma, é um dos nomes mais importante no cenário do samba e do pagode no Maranhão, com experiências musicais também foram do estado. Agora, deixa seu talento registrado em audiovisual, com repertório selecionado para agradar em cheio ao público.

Realizada em ambiente com estrutura impecável, a gravação terá participação especial do cantor, compositor e instrumentista Luzian Filho, integrante do Feijoada Completa; grupo Negro Som, Benivaldo e Dieguinho Abreu.

Assista:

Programação do Mobiliza SLZ comemora Dia Municipal do Tambor de Crioula

Com início neste sábado, algumas das atividades do movimento exaltam um dos maiores símbolos da cultura maranhense

Coreto do Cais da Sagração, no Avenida Beira-Mar, será novamente palco de roda de Tambor de Crioula no Mobiliza SLZ deste ano (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Tambor de Crioula será celebrado durante a quinta edição do Mobiliza SLZ, movimento que estimula o turismo, a cultura e a economia criativa da capital maranhense. A primeira ação voltada a essa manifestação afro-brasileira tipicamente maranhense ocorre neste dia 6 de setembro, quando a cidade comemora o Dia Municipal do Tambor de Crioula.

No sábado (6), a “Festa de São Benedito de D. Rosa Barbosa” vai fazer tremer o chão do Museu Casa do Tambor de Crioula, no Centro, das 15h30 às 20h30. O festejo devocional é promovido há mais de três décadas pela mestra que dá nome ao evento, e nos últimos sete anos a festividade foi transferida para o museu. A festa consiste em ladainhas, salvas de caixas do divino, procissão, levantamento de mastro devocional e muita roda de Tambor de Crioula.

Eventos do Mobiliza SLZ oportunizam ao público aprender sobre a dança e tradições do Tambor de Crioula (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

A União dos Moradores do Bairro Sá Viana receberá três grupos tradicionais em uma grande roda de Tambor de Crioula no domingo (7), das 16h às 18h. Realizada em espaço aberto, a atividade contará com estrutura simples, valorizando a ancestralidade e a cultura popular. Além das apresentações dos grupos, haverá momentos de roda coletiva com a participação do público presente e falas breves sobre a importância histórica e cultural do Tambor de Crioula, de modo a fortalecer seu papel como manifestação de resistência negra, fé e identidade cultural.

Na quarta-feira (10), das 16h às 18h, uma imersão sensorial unirá a dança e a música do Tambor de Crioula aos sabores da culinária maranhense. O “Degusta São Luís – Cachaça, Pimenta e Tambor de Crioula”, no Coreto do Cais da Sagração, Centro, vai convidar o público a aprender os passos da dança e a vivenciar os toques e cantos tradicionais enquanto experimenta bebidas energéticas artesanais, molhos de pimenta e outras iguarias preparadas com ingredientes orgânicos e matérias-primas locais.

Oficina de Tambor de Crioula organizada pelo Laborarte fez parte da agenda do Mobiliza SLZ no ano passado (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Nos dias 12 e 13 de setembro, será a vez de o Museu Casa do Tambor de Crioula abrigar o evento “A Salvaguarda do Tambor de Crioula Arte Nossa”. Das 14h às 18h, mestres e mestras de Tambor de Crioula vão ministrar oficinas divididas em dois módulos: o primeiro, teórico, consiste em palestra sobre a política de salvaguarda do Patrimônio Imaterial e em roda de conversa com os mestres; e o segundo, prático, é composto por oficinas de canto, ritmo e dança do Tambor de Crioula. As inscrições serão realizadas no local. O projeto faz parte das ações do Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa.

Jantar com jazz e novas delícias no menu na Villa do Vinho Bistrô

Nessa sexta (5.9), na Villa do Vinho Bistrô, tem pocket show do Sibele´s Jazz Trio

Nesta sexta-feira (5.9), o restaurante Villa do Vinho Bistrô, comandado pelo chef e empresário Werter Bandêira, terá jantar regado ao melhor do jazz, interpretado com elegância pela voz de Carla Sibele, acompanhada pelos músicos Deidivaldo França e Cleuton Silva. O trio promete uma verdadeira viagem musical, e o melhor, sem cobrança de couvert artístico.

Localizado em um dos pontos mais charmosos de São Luís, na Av. Mário Andreazza, nº 534, o bistrô está com novos pratos e sobremesas em seu já delicioso menu contemporâneo. E semanalmente, às terças e quartas feiras das 18h30 às 22h30 tem a grande novidade, o primeiro Rodízio de Vinhos da cidade; com degustação de sete diferentes tipos de vinhos nacionais e importados.

Com ambiente elegante e intimista, e uma atmosfera que valoriza o acolhimento, a Villa do Vinho Bistrô se consolida como um espaço perfeito para colecionar boas memórias.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima