Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
A secretária municipal de Proteção Social de Caxias, Adriana Raquel, se pronunciou, por meio de nota sobre a operação da Polícia Federal que investiga a sua atuação profissional como médica. Ela afirma já ter provado perante a Justiça a legitimidade do seu exercício da medicina
Adriana Raquel ressalta que sua vida sempre foi dedicada a cuidar das pessoas, especialmente, das mais vulneráveis e diz estar certa de que a verdade prevalecerá.
Por respeito a Caxias e para defender seu nome e sua honra, ela decidiu se afastar temporariamente de suas funções no Município. “Confio nas instituições e tenho fé que tudo será esclarecido”, enfatiza.
Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
Iniciativa investe R$40 milhões em projetos culturais da região Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo
Após o encerramento do período de inscrições, na última sexta-feira (5), o Ministério da Cultura (MinC) recebeu 2.882 propostas culturais submetidas ao programa Rouanet Nordeste. Com o volume de inscritos, a iniciativa supera o Rouanet Norte (1.074), Rouanet nas Favelas (330) e o mais recente, Rouanet da Juventude (1.086). Somente do Maranhão, foram enviadas 293 propostas de artistas para possível financiamento pelo programa.
Com investimento de R$40 milhões, o programa Rouanet Nordeste é uma iniciativa do MinC, em parceria com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro, que promove o fortalecimento da diversidade cultural da região Nordeste e dos municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O estado da Bahia registrou o maior número de propostas enviadas (632), seguido por Pernambuco (550) e Ceará (402). Com volumes também relevantes, os estados do Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte apresentaram, respectivamente, 293, 276 e 203 propostas.
“Esses números só confirmam a importância e urgência de editais como esse, que expandam o acesso aos recursos da Lei Rouanet para estados onde o fomento não costumava chegar. Precisamos cada vez mais explorar a diversidade cultural e as potencialidades criativas de todas as regiões do Brasil. Assim, garantiremos direitos culturais de forma mais justa e democrática”, afirma a ministra Margareth Menezes.
Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
O prefeito Gentil Neto se pronunciou sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (8), em Caxias. O gestor ressaltou que, apesar de o Município não ser parte da investigação, determinou que a todos os servidores dos locais visitados a plena colaboração com o trabalho das autoridades policiais.
Gentil Neto frisou que a presença da PF na residência da secretária municipal de Proteção Social, Dra. Adriana Raquel, sua mãe, não significa confirmação de irregularidade. Ele defendeu a ampla defesa, direito assegurado a todos cidadão pela Constituição brasileira.
O prefeito de Caxias reafirma o seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência e reiterou sua confiança no trabalho sério da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.
Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
Júlio Filho com o vereador Cleber Verde Filho entre o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, e o deputado federal Cléber Verde
Na manhã desta segunda-feira (8), o pré-candidato a Deputado Estadual, Júlio Filho, recebeu a visita do então deputado federal Cleber Verde e seu filho, o vereador de São Luís, Cleber Verde Filho. Na ocasião, o edil confirmou seu apoio a Júlio Filho.
O anúncio foi feito durante um café da manhã realizado no escritório de Júlio Filho, localizado no Araçagy. O encontro também contou com a presença do atual prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PODEMOS).
A união política foi selada entre os dois para 2026, ganhou força com a adesão estratégica do vereador Cleber Verde Filho. A entrada dele fortalece a pré-campanha de Júlio Filho à Assembleia Legislativa, que visa representar o terceiro maior colégio eleitoral do estado.
A parceria, que deve ser ampliada para outras lideranças do MDB de 2024, foi celebrada por ambos. “Sem dúvida, quem ganha é a população”, afirmou Cleber. Júlio Filho disse se sentir “presenteado” com o apoio. ‘’Fico muito feliz com o apoio do vereador. Me sinto presenteado, embora São Luís seja a aniversariante do dia’’, felicitou.
Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
Negócios que utilizam recursos da biodiversidade do Cerrado maranhense de forma sustentável vão compartilhar conhecimento e divulgar seus produtos e serviços durante o “Inova Ilha”
“Inova Ilha” ocorrerá na Agência Marandu, localizada na Largo do Carmo, 432, Centro (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)
Nesta quinta-feira (11), a agenda do Mobiliza SLZ 2025 vai contar com evento dedicado à bioeconomia no Cerrado maranhense: o “Inova Ilha”. A ação vai apresentar boas práticas, experiências, produtos e serviços de empreendedores atuantes no segmento, que são atendidos pelo programa Inova Cerrado, do Sebrae. Promovido pelo Sebrae Maranhão, Fapema, Tropos Lab e Agência Marandu, o evento acontecerá o dia todo, a partir das 9h, na Agência Marandu, no Centro. Pela manhã, haverá programação fechada para as startups participantes do programa, mas durante a tarde e início da noite serão oferecidas atividades gratuitas e abertas ao público.
Agenda aberta ao público — Das 14h às 15h, estão previstas quatro ações simultâneas: a “Exposição científica da matéria-prima ao produto”, que vai mostrar, de forma interativa, a jornada de um material até a sua transformação em produto final; o painel “O impacto da indústria da beleza no meio ambiente”, com quiz sobre o assunto e premiação para o primeiro colocado; o “Laboratório de Compliance”, que oferecerá consultorias individualizadas nas áreas de Propriedade Intelectual, LGPD e Proteção de Dados, Contratos Empresariais e Direito Societário; e a oficina “Do resíduo à solução funcional”.
Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA, a Marandu, está entre os organizadores do “Inova Ilha” (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)
Das 15h às 16h, será a vez da “Oficina de Perfumaria Ancestral”, que propõe um encontro sensorial e sagrado por meio dos aromas; o “Workshop de laço de fibra de buriti”; a oficina “Banho de Floresta”, que vai unir ciência e sensorialidade para integrar corpo e natureza; e a palestra “Saneamento Rural: Desafios e Soluções Sustentáveis”, abordando a importância do saneamento básico no meio rural e os impactos da falta de infraestrutura na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida das comunidades.
Das 16h às 17h, serão realizados o workshop “Inovação Sustentável na Agropecuária: Resíduos como Recursos”, com palestras e exposição de banners para apresentar soluções de startups que transformam resíduos agroindustriais em matérias-primas valiosas; a exposição “Empório Colaborativo de Produtos Naturais”, onde o público experimentará produtos inovadores, apresentados de forma colaborativa por pequenos produtores e marcas criativas; a “Oficina de pintura intuitiva”; e a oficina “Acessibilidade agora: como usar recursos acessíveis em sistemas e sites em produção”.
Empreendedores do Inova Cerrado vão realizar exposições e oferecer oficinas, workshops, painel, palestra e laboratório (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)
Das 17h às 19h30, na área externa, ocorrerá um happy hour com mostra e exposição de produtos, serviços e soluções da bioeconomia do Cerrado, apresentação cultural e coquetel, além de momento de intercâmbio cultural com o vencedor da Expo Favela Innovation Paris, o empreendedor Oury Barry, fundador da empresa francesa MédiLiv. O intercâmbio é fruto de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).
Sustentabilidade — “O que deixamos fala por nós” é a mensagem que o Mobiliza SLZ deseja reverberar nesta quinta edição. A proposta é gerar reflexões sobre o impacto dos resíduos produzidos pelo ser humano e mostrar como, com criatividade, é possível encontrar soluções que reduzam efeitos danosos ao meio ambiente e às pessoas, a fim de deixar um legado positivo para as próximas gerações. Isso será feito não somente por meio dos programas oferecidos ao público, mas também pela conscientização dos produtores das atividades acerca da importância de escolhas mais sustentáveis dentro e fora do movimento.
Feira “Encontro de Brechós” participa do Mobiliza SLZ desde a primeira edição do movimento (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)
Além do Inova Ilha, o movimento contará com outras ações com foco na sustentabilidade, a exemplo da oficina de sacolas recicladas, uma das agendas do evento “Trilhas para a Prosperidade”, que será realizada nesta sexta-feira (12), às 9h30, na região do Itaqui-Bacanga; da tradicional feira criativa “Encontro de Brechós”, sexta (12) e sábado (13), das 16h às 20h, na Praça do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA), Centro; e da “ECOWOD – Corrida Consciente 2025”, sábado (13), com início às 8h, na Avenida Litorânea.
A programação completa do Mobiliza SLZ 2025 pode ser consultada diretamente no site oficial do movimento, em mobilizaslz.com.br, ou no Instagram @mobilizasaoluis.
Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
Durante a romaria, foram apreendidas mais de 50 motocicletas irregulares
A gestão municipal da cidade balneária, comandada pelo prefeito Dr. Julinho (PODEMOS), intensificou o patrulhamento ostensivo durante a tradicional Romaria dos Motoqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRANS), que atualmente segue sob a liderança de Wildson Pontes. O evento é parte integrante dos festejos de São José de Ribamar, que consolidou-se como uma das maiores expressões de fé e cultura do Maranhão. O evento devocional, que aconteceu no último sabado (6), reuniu milhares de motociclistas romeiros vindos de diversas regiões do estado.
Além das apreensões de motocicletas, houve uma operação de conscientização dos participantes, realizada em conjunto pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil
Na ocasião, foram apreendidas mais de 50 motocicletas irregulares. Além da ação de apreensão, foi feita uma importante operação de conscientização aos participantes. Estiveram envolvidas também a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Defesa Civil.
O prefeito Dr. Julinho destacou a importância do evento e a dedicação da SEMTRANS durante a romaria. “É importante nosso patrimônio cultural e religioso da nossa cidade ser celebrado com organização. A gestão esteve empenhada durante todo o trajeto. Nossos romeiros foram bem assistidos durante o percurso”, frizou.
Barreiras de fiscalização foram montadas ao longo do percurso da Romaria de Motoqueiros
O secretário da SEMTRANS, Wildson Pontes, falou sobre a ação. “Realizamos uma barreira de contenção para trazer mais segurança aos fieis. Conseguimos realizar a apreensão de alguns veículos irregulares. A operação foi um sucesso!”, destacou.
Equipe da Guarda Municipal de São José de Ribamar atuou forma efetiva para que Romaria dos Motoqueiros ocorresse dentro da normalidade
O próximo grande evento será a Grande Romaria, que acontecerá no dia 20 de setembro, que sairá da Cohab em direção ao Santuário de São José de Ribamar.
Daniel Matos
8 de setembro de 2025
Nenhum comentário
A harmonia entre a arquitetura colonial e a moderna é um dos encantos de São Luís
Sou apaixonado pela minha terra! Lugar mais belo eu juro que não há, Cenários lindos que atravessam eras, Faz qualquer um se apaixonar.
Essa ilha linda e maravilhosa. Revela uma história rica e secular, Herança de um povo bravo de outrora, Verdadeiros escultores desse lugar.
Esse é um tesouro belo e fabuloso, É uma obrigação de todos valorizar, Representa a identidade de um povo, Gente que encara a vida com alegria no olhar.
Povo que deixou uma culinária deliciosa. Que conquista e aguça qualquer paladar, Os seus temperos não há quem resista, Doido, é pra gente comer e se lambuzar.
A sua belíssima arquitetura colonial. Que faz despertar sonhos e fantasias, Com a sua imensa adversidade cultural, Consegue a todos encantar há 413 anos, com alegria.
Comentários