Lahésio vai escolher vice na Grande São Luís e pode ter uma mulher como companheira de chapa

Lahésio Bonfim não descarta a possibilidade de compor com uma mulher em sua chapa ao governo

O pré-candidato ao governo pelo Partido Novo, Dr. Lahésio Bonfim, abriu diálogo visando a definição do seu companheiro de chapa nas eleições de 2026. Ele busca um nome na Grande São Luís, consistência e potencial para somar com o seu projeto político e não descarta a possibilidade de escolher uma mulher.

Com forte penetração na região tocantina, onde lidera praticamente em todos os municípios, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes quer se fortalecer também na região mais ao norte do Maranhão, de influência direta da capital, São Luís.

No primeiro semestre, ele montou escritório em São Luís e começou a se movimentar pela região metropolitana.

Dessas conversas com lideranças da capital, de São José de Ribamar, de raposa e de paço do Lumiar ele pretende escolher o seu companheiro de chapa. 

Com informações do Blog Marco Aurélio D’Eça.

“Estamos enfrentando problemas históricos”, afirma Orleans Brandão

O secretário Orleans Brandão, ao lado do governador Carlos Brandão, que exibe ordem de serviço para obra de infraestrutura na Baixada Maranhense

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, afirmou que o Governo do Estado está resolvendo problemas históricos do Maranhão, como a precariedade das estradas estaduais na Baixada Maranhense e a pobreza extrema. Em Matinha, ao acompanhar o governador Carlos Brandão na entrega de obras e assinatura de ordens de serviços, ele destacou que são mais de 3 mil obras realizadas nos últimos três anos, reforçando a parceria com os municípios.

Com o governador Carlos Brandão, Orleans Brandão participa de entrega de cartões do programa Maranhão Livre da Fome

“Hoje, temos mais de 10 frentes de trabalho nas MAs da Baixada e, em breve, voltaremos para entregar essas obras, mostrando o nosso compromisso com a Baixada Maranhense e com todas as regiões do Maranhão. Este é o governo das obras impossíveis, que vem enfrentando de verdade problemas históricos, e mudando para melhor a vida dos maranhenses”, enfatizou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Cidadã agradece ações do governo voltadas à melhoria da qualidade de vida da população

Orleans também destacou o programa Educação de Verdade, que mostra a verdadeira prioridade dada à educação no Maranhão pelo governo estadual. São mais de R$ 100 milhões investidos por mês para oferecer alimentação de qualidade nas escolas estaduais, para garantir transporte escolar adequado e conectividade aos 250 mil estudantes da rede estadual de ensino.

O secretário ainda citou como diferencial do atual governo a ampliação da maior rede de segurança alimentar da América Latina, que já conta com 200 restaurantes populares, e o maior programa de transferência de renda, que é o Maranhão Livre da Fome: além do recurso para compra de alimentos, também oferece assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. “Nos últimos três anos, mais de um milhão de pessoas saíram da extrema pobreza no Maranhão. Mas ainda havia cerca de 430 mil maranhenses passando fome em nosso estado. Essas famílias hoje estão sendo vistas, e temos a convicção de que daqui a dois anos vamos entrar para história, acabando com a fome em nosso estado”, enfatizou Orleans.

Ato do Governo do Estado na Baixada Maranhense, com a presença de Carlos Brandão e Orleans Brandão, reuniu centenas de lideranças políticas e populares

O prefeito de Matinha, Nilton Everton, ratificou as declarações de Orleans Brandão. Ele exaltou a parceria com o governo que vem transformando o estado realizando obras impossíveis: “Aqui posso citar a nossa MA-014 que esperamos por 19 anos e agora está sendo construída como deveria e terá muita durabilidade. Somos gratos por essa estrada que é muito importante para o desenvolvimento do nosso município e de toda a região. E o Maranhão Livre do Fome é um diferencial na vida de 1.163 famílias e também na economia do município, que terá incremento de mais de R$ 250 mil todo mês. Essas obras são para quem tem coragem, compromisso e responsabilidade, e quer cuidar de verdade do povo”.

Hilton Gonçalo cresce e lidera corrida ao Senado com apoio de Braide, aponta levantamento

O pré-candidato ao Senado Hilton Gonçalo, que lidera pesquisa, e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide

A mais recente pesquisa do Instituto Completa, realizada entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro de 2025, revela o peso político que uma eventual aliança entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o médico e ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, pode ter na disputa pelo Senado Federal.

Segundo o levantamento, Hilton Gonçalo lidera as intenções de voto para o Senado quando é apresentado como candidato com apoio de Braide, alcançando 23,6% das preferências em todo o Maranhão. Ele ficou em primeiro lugar como a primeira opção de voto dos entrevistados.

O resultado supera nomes tradicionais da política maranhense, como Weverton Rocha (16,1%) e Roberto Rocha (14,6%), e evidencia o potencial de uma dobradinha eleitoral competitiva para 2026.

O destaque de Hilton é ainda mais expressivo na Grande Ilha, onde atinge 43,4% das intenções de voto — região em que Eduardo Braide detém sua principal base de apoio político. Analistas avaliam que a influência do prefeito da capital pode ser decisiva para consolidar um projeto estadual com forte apelo urbano e administrativo.

A pesquisa ouviu 1.493 eleitores em todas as regiões do Maranhão. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os números reforçam o cenário de que, caso se confirme a parceria política entre Braide e Hilton Gonçalo, o grupo poderá entrar na disputa de 2026 com vantagem estratégica e capilaridade eleitoral em diferentes regiões do estado.

Cenário geral

No cenário sem a definição de alianças políticas, Weverton Rocha fica na liderança da corrida pelo Senado no Maranhão, com 20,2% das intenções de voto. Em seguida aparecem Roberto Rocha, com 15,4%, e André Fufuca, com 11,8%.

A deputada Eliziane Gama registra 8,6%, enquanto Dr. Hilton Gonçalo tem 5,8% e Dr. Yglésio, 5,4%. Pedro Lucas Fernandes aparece com 5,0% e Cesar Pires, 3,0%. Votos nulos ou em nenhum candidato somam 6,8%, e 18,1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Confira os números da pesquisa:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima