Daniel Matos
7 de outubro de 2025
Nenhum comentário
A geógrafa Orquelina Maria Costa Silva é a nova presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)
O governador Carlos Brandão nomeou, nessa segunda-feira (6), a geógrafa Orquelina Maria Costa Silva para a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Na atual gestão estadual, ela vinha exercendo o cargo de secretária-adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Orquelina assume a presidência da Emap como titular um ano após o afastamento do ex-presidente da estatal portuária Gilberto Lins Neto, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que removeu do governo cinco gestores apontados como parentes de Carlos Brandão. A canetada de Moraes atendeu uma ação ajuizada na corte suprema pelo Diretório do partido Solidariedade no Maranhão.
Nos quase 12 meses entre o afastamento de Gilberto Lins e a nomeação de Orquelina, a Emap teve como presidente interina Isa Mary Pinheiro de Oliveira Mendonça, diretora de Administração e Finanças e integrante do Conselho de Administração da empresa.
Curriculo
Orquelina Maria Costa Silva é licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão – Uema (2006). Tem especialização em Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Urbano e Rural pela Universidade Gama Filho (UGF), especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais e MBA em Georreferenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Confira o ato de nomeação, publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira (06/10):
Daniel Matos
7 de outubro de 2025
Nenhum comentário
Marlon Botão destacou que a edição deste ano da Festa da Juçara está sendo marcada pela integração entre barraqueiros, comerciantes e a própria comunidade
O vereador Marlon Botão utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta segunda-feira (6), para falar sobre a Festa da Juçara, que teve início neste domingo, no bairro Maracanã. O evento, uma das mais tradicionais manifestações culturais da zona rural da capital, celebra 56 anos de história e após dez anos, volta a ser realizada pela comunidade.
“Quero agradecer ao Governo do Estado, pelo apoio a essa festa tão importante para o nosso povo e para a comunidade do Maracanã. A Festa da Juçara é símbolo da nossa cultura, da força e da alegria do povo do Maracanã, que agora, é o protagonista do evento”, ressaltou o vereador.
Durante seu pronunciamento, Marlon Botão destacou que a edição deste ano está sendo marcada pela integração entre barraqueiros, comerciantes e a própria comunidade, que assumiu o protagonismo da organização do evento. “A festa é feita pela comunidade e para a comunidade. Isso mostra o respeito, a dignidade e a valorização daqueles que sempre estiveram envolvidos nessa celebração”, destacou.
O parlamentar ressaltou ainda avanços na estrutura oferecida aos comerciantes. Segundo ele, os barraqueiros puderam utilizar barracas padronizadas sem custos, o que representa um importante apoio à economia local. Outro ponto citado foi o posicionamento do palco, que assegura melhor visibilidade para o público e artistas que se apresentam.
“Essa festa está mais bonita, mais organizada e mais acessível para todos. É gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas e o fortalecimento da nossa cultura popular”, disse Marlon Botão.
Reconhecimento e valorização
O vereador também agradeceu aos eleitores, celebrando um ano do segundo mandato na Câmara. Ele relembrou o início da carreira política, aos 21 anos, e compartilhou a satisfação de seguir representando a população ludovicense. “Continuo com o mesmo compromisso e alegria de servir, agora com mais experiência e maturidade. Essa caminhada é feita junto do povo, que me confiou essa missão”, declarou.
Além da Festa da Juçara, Marlon Botão destacou o avanço das obras do Restaurante Popular, na zona rural de São Luís, e parabenizou o Governo do Estado pela recente inauguração de uma unidade no bairro Monte Castelo. “Essas ações são fundamentais para garantir alimentação de qualidade a quem mais precisa”, pontuou.
Encerrando o pronunciamento, o vereador mencionou os trabalhos da comissão que trata do passe livre estudantil, informando que o grupo se reuniu recentemente com representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Estamos avançando nas discussões e, em breve, teremos novidades sobre a viabilidade financeira, jurídica e social dessa proposta”, concluiu.
Daniel Matos
7 de outubro de 2025
Nenhum comentário
Durante cerimônia, Fufuca anunciou a construção de uma Arena Brasil no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz
O ministro do Esporte, André Fufuca, com o presidente Lula na cerimônia de entrega do Residencial Canto da Serra, em Imperatriz
O presidente Lula e o ministro do Esporte, André Fufuca, e demais autoridades do Governo do Brasil, participaram nesta segunda-feira (6) da entrega de mais de 2,8 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz (MA). Durante o evento, o ministro Fufuca anunciou a construção de uma Arena Brasil (Centro Esportivo Comunitário) no próprio residencial.
O empreendimento reúne 2.837 casas, com investimento superior a R$ 358,6 milhões do Governo do Brasil. Paralisadas desde 2016, as obras foram retomadas e agora vão beneficiar mais de 11 mil pessoas, entre elas 1.619 famílias atendidas por programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que receberão as moradias totalmente subsidiadas.
O presidente Lula comemora com o governador Carlos Brandão e demais autoridades a inauguração do projeto habitacional
Durante a solenidade, o presidente Lula destacou a importância de garantir estrutura e dignidade às famílias beneficiadas. “Nós não estamos apenas inaugurando um conjunto habitacional, estamos inaugurando uma cidade. As pessoas não precisam só de um telhado, mas de dignidade. Precisamos construir escolas, quadras de esporte, postos de saúde, delegacias e espaços públicos, tudo o que permita às pessoas viverem bem e terem prazer no bairro onde moram”, afirmou.
Fufuca anuncia Arena Brasil
O ministro André Fufuca ressaltou o simbolismo da entrega das moradias e o compromisso do Ministério do Esporte com o desenvolvimento das cidades e municípios brasileiros.
Lula, Fufuca, Brandão, Orleans, Jader Filho, Amanda Gentil e demais autoridades em visita a uma das casas com família contemplada
“Essas casas têm a digital do presidente Lula, que é o compromisso com a dignidade do povo. Depois de anos esperando, essas famílias agora têm um lar. Aqui no município, estamos construindo o primeiro ginásio com dimensões oficiais do estado. Criamos a Arena Brasil, com playground, quadra de basquete, campo society e espaço de lazer e vamos com o terreno do prefeito construir uma aqui. Hoje, o Ministério do Esporte tem obras em todo o país, são mais de 110 municípios conveniados, e todas as cidades da região Tocantina contam com investimentos da nossa pasta.”
Sobre o novo espaço esportivo anunciado pelo ministro, o presidente acrescentou. “A ordem de pagamento já está aqui. Agora o dinheiro está sob sua responsabilidade, prefeito. Quero inaugurar esse espaço no ano que vem”, completou Lula, ao mencionar os R$ 1,4 milhão destinados à construção da Arena Brasil.
O ministro André Fufuca ressaltou o simbolismo da entrega das moradias e o compromisso do Ministério do Esporte com o desenvolvimento das cidades e municípios brasileiros
Parcerias pelo estado
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a parceria com o Governo do Brasil. “Presidente, o senhor veio entregar um sonho. Já estivemos juntos em Timon, entregando 500 casas, e hoje celebramos mais uma conquista. Estamos resgatando sonhos que o senhor plantou. Trabalhamos para cuidar da população, especialmente das pessoas que mais precisam.”
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também comemorou o impacto do novo residencial para a comunidade. “O que vivemos aqui hoje é um símbolo de mudança. Este residencial representa mais do que um conjunto de casas, é um novo tempo para Imperatriz. Depois de mais de uma década de espera, este momento representa dignidade e fortalecimento para a cidade e uma grande vitória para o povo.”
André Fufuca destacou compromisso do presidente Lula com a dignidade do povo
Arena Brasil Imperatriz
A Arena Brasil de Imperatriz seguirá o padrão arquitetônico do Ministério do Esporte e contará com:
Campo society com iluminação em LED;
Meia quadra de basquete;
Pista de caminhada pavimentada;
Parque infantil;
Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos.
O projeto é voltado à acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades esportivas e de lazer para todas as idades.
Lula com o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral; o governador Carlos Brandão e o ministro do Esporte, André Fufuca na solenidade de entrega do Residencial Canto da Serra
Impactos para a comunidade
O novo espaço deve gerar benefícios em diversas dimensões:
Esportiva: estímulo à prática regular de esportes e à inclusão social por meio do esporte;
Social: fortalecimento da convivência comunitária e dos laços sociais;
Regional: impacto direto para milhares de moradores do bairro e arredores;
Urbana: valorização da região e ampliação das políticas públicas de esporte e lazer.
Comentários