Combate à fome chega ao município de Fernando Falcão

O secretário Orleans Brandão com beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome e lideranças locais

Mais 385 famílias do município de Fernando Falcão foram incluídas no programa Maranhão Livre da Fome, e receberam os cartões que lhes darão acesso a renda para aquisição de alimentos, assistência à saúde e capacitação para o mercado de trabalho. Representando o Governo do Estado, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pela população em um grande ato liderado pela prefeita Raimunda do Josemar, e reafirmou a parceria que tem levado desenvolvimento a todas as regiões do estado.

Orleans Brandão com lideranças que prestigiaram a entrega dos benefícios à população

“Tenho a missão de ir a todos os municípios para ouvir as pessoas, levar obras e ações estaduais, melhorar a vida da população e mudar a vida de quem mais precisa. Foi com essa intenção que nasceu o Maranhão Livre da Fome, o maior programa de transferência de renda da história do nosso estado. Porque todas as políticas públicas implantadas nos últimos já tiraram mais de 1 milhão de pessoas da pobreza extrema, mas ainda havia cerca de 430 mil famílias sem comida na mesa”, declarou o secretário de Assuntos Municipalistas.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, cumprimenta a prefeita Raimunda do Josemar no ato da entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome em Fernando Falcão

Ao explicar os benefícios do programa aos beneficiários de Fernando Falcão, Orleans destacou que tão importante quanto a renda mensal para compra de alimentos é a assistência à saúde e o encaminhamento para os cursos de capacitação, para que as famílias tenham condição de garantir seu próprio sustento. Ele fez questão de agradecer pela parceria do município, indispensável para o sucesso do Maranhão Livre da Fome.

“Todos os avanços que recebemos é resultado do trabalho de um governo que se preocupa com os mais necessitados. Ficamos muito felizes em ver Fernando Falcão incluído nos programas sociais estaduais, conduzidos por pessoas responsáveis, competentes, comprometidas com o bem-estar da população”, declarou a prefeita Raimunda do Josemar.

Orleans Brandão foi alvo de gesto de reconhecimento popular ao trabalho do governo no combate à fome

Orleans Brandão também fez a entrega de seis carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, anunciou a doação de duas ambulâncias novas e a construção da ponte que liga os municípios de Fernando Falcão e Mirador, um antigo sonho da população. “Este é um Governo presente em todo o Maranhão e este é só o começo de uma grande parceria pelo desenvolvimento deste município”, finalizou ele.

Prefeitura de São José de Ribamar e TJMA firmam parceria para levar cidadania à população através do Mutirão PopRuaJud

Nesta quinta-feira (16), São José de Ribamar será palco de uma importante ação de cidadania e inclusão social. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realiza mais uma edição do mutirão PopRuaJud, que acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua João Alves Carneiro, no bairro Moropóia, das 8h às 15h.

A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o acesso à Justiça, promover a inclusão social e resgatar a dignidade da população em situação de rua e vulnerabilidade social do município. Por meio dessa parceria estratégica, serão oferecidos diversos serviços gratuitos de forma integrada. Os serviços que serão oferecidos no mutirão:

· Saúde: Aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos, vacinação, atendimento clínico geral e odontológico

· Assistência Jurídica e Cidadania: Orientação judicial, informações sobre benefícios sociais e previdenciários, conciliação, atendimento especializado para mulheres vítimas de violência

· Documentação: Emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, alistamento eleitoral e inserção no CadÚnico.

· Apoio Psicossocial: Atendimento psicológico, social e práticas restaurativas

O sucesso do projeto em São José de Ribamar é resultado da estreita colaboração entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo municipal. Enquanto o TJMA coordena a ação por meio do Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e mobiliza instituições do sistema de Justiça, a Prefeitura disponibiliza a estrutura do CRAS e participa ativamente na organização e execução dos serviços.

Além da Prefeitura e TJMA, participam da ação a Secretaria de Estado da Mulher, SESI, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, PROCON e outras instituições.

O PopRuaJud é uma iniciativa permanente do Poder Judiciário maranhense que visa fortalecer a política nacional de atenção à população em situação de rua, implementada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A edição em São José de Ribamar representa um importante passo na construção de políticas públicas efetivas para a população mais vulnerável do município.

Lojas Potiguar em São Luís estarão fechadas no Dia do Comerciário (20/10)

Todas as lojas Potiguar de São Luís e região metropolitana estarão fechadas na segunda (20.10) em virtude do feriado do Dia do Comerciário

A Potiguar avisa aos clientes que, em virtude ser Feriado do Dia do Comerciário, todas as lojas da Potiguar em São Luís e região metropolitana estarão fechadas nessa segunda – feira (20).

Mas vale lembrar que, mesmo nos dias de feriado, os consumidores poderão continuar aproveitando as ofertas e facilidades da Potiguar através do site www.lojaspotiguar.com.br e do aplicativo Potiguar, disponíveis para Android e iOS.

A Potiguar reforça seu compromisso em oferecer conveniência e praticidade aos clientes, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente digital, garantindo uma experiência de compra completa em qualquer dia da semana.

Dr. Yglésio desmonta narrativa da oposição e alerta para gravidade de áudios com indícios de tráfico de influência

Dr. Yglésio reforçou que “o jogo que está sendo jogado no Maranhão é muito mais pesado do que qualquer coisa que já existiu aqui no Estado”

Em discurso firme na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (15), o deputado Dr. Yglésio (PRTB) desmontou a versão que a oposição tenta emplacar de que o Governo do Estado teria usado o aparato estatal para gravar deputados federais e outras autoridades, acusação que já foi desmentida pela Secretaria de Segurança Pública. Para o parlamentar, trata-se de mais uma tentativa de incriminar o governador Carlos Brandão (sem partido) com base em manipulações políticas.

“A prática de tráfico de influência é também expressamente vedada em todo o regimento parlamentar. Fazer conluio com o Judiciário vai sempre ser reprovável. Não é possível que nós achemos normal receber uma mensagem de um magistrado dizendo: ‘olha, se não atender a esses pontos aqui, o governador não termina o mandato dele, ele não chegará até abril’”, disse.

Dr. Yglésio reforçou que “o jogo que está sendo jogado no Maranhão é muito mais pesado do que qualquer coisa que já existiu aqui no Estado”. E defendeu o esforço que vem sendo feito pelo governador Brandão em seu mandato.

“Nos últimos 50 anos, nunca aconteceu uma coisa como essa. O governador do Estado, entre acertos e erros, e defeitos, e problemas, e virtudes, ele não consegue governar, ele vai fazendo aí, todo dia, com grande luta, um esforço gigantesco para governar. Nós temos partidos, aqui no Maranhão, que hoje têm suas decisões vinculadas a desígnios e desideratos do ministro do Supremo Tribunal Federal, maranhense, aqui do estado”.

Vivências do passado

O deputado citou as próprias vivência do passado recente no Parlamento Estadual para mostrar que, hoje, oposicionistas alardeiam sobre atos que eles próprios praticavam na época em que estavam ao lado do governo. Segundo ele, fazem isso porque não estão mais no poder.

“Veio 2023, veio 2024, veio 2025, não deram a eles o poder que eles queriam, não mantiveram com eles os milhares de empregos que eles sempre tiveram, não estenderam eternamente a eles todos os benefícios que a gestão lhes dava, revolta, revolta, revolta e animosidade. Transformaram a Assembleia hoje não mais apenas em um Estado de Direito aqui. Hoje, a gente vive um estado de versões nesta Casa”, assinalou.

Ele também destacou o monitoramento de adversários na gestão do ex-governador Flávio Dino com o chamado sistema Guardião, no período de 2015 a 2022. Dr. Yglésio afirmou que muitos lembravam e que ele nunca vai esquecer o ocorrido.

“Desembargadores, com suspeita de serem grampeados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, deputados submetidos aqui à perseguição, principalmente, Vossa Excelência, deputado Wellington, lembro da deputada Andreia Murad, Souza Neto. Processos, processos, processos, perseguição, auditoria no sistema Guardião”.

Dois pesos e duas medidas

Nesse mesmo tom, observou que a oposição defende a prática dos dois pesos e duas medidas. “Isso é preocupante, quando o discurso é muito diferente da prática. Quando a suposta honestidade é um termo utilizado apenas mediante conveniência. Quando a palavra justiça é um consectário apenas das suas aspirações”.

Na visão de Dr. Yglésio, nesse cenário, oposicionistas tentam “validar um plano de chantagem institucional, de violência judicial”. O deputado também cobrou coerência e observou que a oposição só vê problema quando o suposto envolvimento é de adversários.

“Olhem o malabarismo que está sendo feito para dizer que o governador tem a ver até com o problema da Conafer. Aí quando chega nos respiradores, que nunca foram entregues, no Maranhão: não, ninguém é culpado. Secretário de Saúde, à época, não é culpado; governador fez querendo fazer o bem. Rui Costa fez porque era presidente do Consórcio Nordeste. O processo cai para o próprio ministro, que era governador, na época, ele não se dá por suspeito ou impedido. E estão achando que isso é normal”, ressaltou Yglésio.

Assista ao vídeo:

Estudo mostra que o Maranhão é um dos 11 estados sem parque tecnológico

Do total de empreendimentos do gênero, 64 estão em operação, 42 em implantação e sete em planejamento. Publicação foi lançada nesta terça-feira (13), na abertura da 35ª Conferência Anprotec

Modelo de parque tecnológico, que no Maranhão não tem nenhuma unidade (Imagem: reprodução/Sebrae)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, na última segunda-feira (13), o estudo Evolução, Impacto e Potencial dos Parques Tecnológicos do Brasil. Os dados mostram que, em 2025, o Brasil conta com 113 parques tecnológicos, dos quais 64 estão em operação, 42 em implementação e sete em planejamento. As iniciativas já abrigam 2.706 empresas e organizações. O levantamento apresenta um dado negativo para o Maranhão: nenhum desses empreendimentos está localizado no estado.

O estudo mostra que todas as regiões do Brasil têm parques tecnológicos, mas, até janeiro de 2025, 11 estados não tinham essas estruturas em operação (Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia e Tocantins) e três não têm nenhuma iniciativa do tipo (Acre, Mato Grosso do Sul e Rondônia).

As empresas presentes nos parques tecnológicos pertencem aos setores de tecnologia da informação (50%), economia criativa (10%), saúde humana (9%), suporte à CT&I (8%), biotecnologia (8%) e agronegócio (8%).

A publicação, feita em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, analisa dados da plataforma MCTI-InovaData.br e apresenta uma visão atualizada sobre o impacto e o potencial desses espaços. O lançamento foi feito durante a abertura da 35ª Conferência da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida, afirmou que o crescimento dos espaços de inovação se deve ao investimento da pasta por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A presidente da Anprotec e coordenadora da pesquisa, Adriana Ferreira de Faria, apresentou dados sobre o crescimento dos parques tecnológicos no Brasil. De 2017 a 2023, as empresas vinculadas aos parques em operação registram aumento de faturamento, número de patentes e funcionários.

O estudo ressalta a importância do edital de 2024 da Finep, com recursos do FNDCT, que destinou R$ 100 milhões para estados sem parques tecnológicos com o objetivo de diminuir as assimetrias regionais, e o investimento total de R$ 670 milhões no setor nos últimos anos.

Saiba mais aqui.

Campanha “Sorte na Conta BRK”

A BRK promove a terceira edição da campanha “Sorte na Conta”, que premiará os clientes que estão com as contas de água em dia e que fazem os pagamentos das faturas por PIX; com diversas premiações mensais até 28.02.26

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar lançou a terceira edição da campanha “Sorte na Conta” que premiará os clientes que estão com as contas de água em dia e que fazem os pagamentos das faturas por PIX.

Para participar da campanha, o cliente titular da BRK – pessoa física ou jurídica responsável pela conta de água e esgoto – precisa se cadastrar no site da promoção (sortenacontabrk.com.br). Ao aceitar os termos da campanha, o cliente passa a receber suas faturas mensais por e-mail.

Cada mês, mantendo o recebimento da fatura por e-mail, irá gerar um número da sorte, assim como fazer os pagamentos até a data do vencimento e por PIX, totalizando até três números da sorte mensais com os quais o cliente poderá participar dos sorteios da campanha.

A principal novidade dessa nova edição da promoção são os prêmios instantâneos. Os clientes cadastrados que atendam os requisitos de participação definidos em regulamento têm a chance de participar da roleta premiada. Durante todo o período da promoção, mais de 50 clientes de Paço do Lumiar e São José de Ribamar serão contemplados com prêmios de R$ 50,00 na roleta.

A promoção segue até fevereiro de 2026. “Sorte na Conta” incentiva os clientes BRK a utilizarem o PIX como meio de pagamento das contas de água e esgoto, e se tornarem mais digitais aderindo a conta por e-mail.

“Sorte na Conta BRK” irá oferecer mais de 870 prêmios, com distribuição mensal, em seis sorteios vinculados à Loteria Federal. Os prêmios totalizam R$ 263 mil em prêmios, incluindo premiações de R$ 500,00 e R$ 5.000,00, prêmios instantâneos de R$ 50,00 e um carro Zero Km (R$ 90.000,00). Mais informações, inscrição e regulamento: sortenacontabrk.com.br.

Empório Fribal celebra a culinária italiana com a Quinzena de Massas até 26 de outubro

As lojas do Empório Fribal estão promovendo a Quinzena de Massas, com produtos deliciosos para dar um toque italiano aos lares maranhenses

O Empório Fribal trouxe um toque de “dolce vita” para as mesas maranhenses. Até o dia 26 de outubro, a rede promove a Quinzena das Massas, uma campanha dedicada aos amantes da gastronomia italiana, destacando o amplo mix de massas nacionais e importadas disponíveis em suas lojas.

A ação reúne uma seleção que vai do tradicional spaghetti ao delicado cappellini, passando por massas como penne, fettuccine, fusilli, linguine e annelini — inclusive opções sem glúten, que atendem aos consumidores com restrições alimentares ou que buscam alternativas mais leves, mas sem perder o sabor de uma boa massa.

Sabores e harmonizações

Mais do que as massas, o Empório Fribal destaca na campanha tudo o que compõe uma verdadeira experiência italiana à mesa. Entre os produtos em evidência estão azeites especiais, queijos finos, molhos de tomate artesanais e uma curadoria de vinhos com diversas uvas e rótulos internacionais.

A proposta da Quinzena das Massas é inspirar momentos gastronômicos que combinam praticidade e sabor. É uma oportunidade de levar um pouco da tradição italiana para dentro de casa, com ingredientes de alta qualidade e combinações que agradam a todos os paladares,

A Quinzena das Massas reforça o posicionamento do Empório Fribal como referência em produtos gourmet e experiências gastronômicas no Maranhão, unindo variedade, qualidade e sofisticação.

Para os apaixonados por massas e bons vinhos, é o momento ideal de explorar novos sabores — e, claro, brindar à moda italiana: buon appetito!

HU-UFMA é um dos oito hospitais do país selecionados para curso de ultrassom em parceria com o Hospital Sírio-Libanês

Capacitação prática voltada a residentes e preceptores fortalece o uso do ultrassom à beira leito para decisões clínicas mais seguras

Profissionais de saúde do HU-UFMA participaram do Curso de Diagnóstico Beira Leito com uso de Ultrassom FAST, em parceria om Hospital Sírio-Libanês

São Luís (MA)- Os médicos residentes e preceptores do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram, no dia 11 de outubro, do Curso de Diagnóstico Beira Leito com uso de Ultrassom FAST. Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Sírio Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O HU-UFMA foi uma das oito instituições selecionadas entre 108 hospitais que concorreram às vagas.

Segundo o chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação, José Pereira Guará, o exame de ultrassom FAST é realizado à beira leito, geralmente em setores de urgência ou em situações de intercorrência clínica e cirúrgica. “Esse tipo de exame é essencial para a tomada de decisão e o diagnóstico de alterações como pneumotórax, presença de líquido livre na cavidade abdominal ou torácica, entre outras condições”, explicou.

O Curso, majoritariamente prático, teve carga horária de 8 horas, na modalidade presencial In Company, no qual os participantes ficam imersos em um ambiente simulado dentro das dependências do hospital. Ele foi realizado no auditório verde da Unidade Presidente Dutra e contou com a participação de 12 inscritos, sendo 10 médicos residentes dos programas de Clínica Médica e de Medicina Intensiva, além de dois preceptores de cada programa.

Os participantes ficam imersos em um ambiente simulado dentro das dependências do hospital

Guará destacou a relevância da formação para a prática médica. “É crucial para os nossos alunos aprimorar a habilidade de realizar diagnósticos rápidos e precisos em situações de urgência e emergência. Mesmo o hospital não sendo porta aberta, atendemos urgências referenciadas, intercorrências clínicas em UTIs e enfermarias, e a capacidade de realizar diagnósticos agudos por métodos guiados é fundamental”, afirmou.

Ele ressaltou ainda o reconhecimento nacional da instituição. “O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos em saúde do Maranhão, e ter sido uma das oito instituições selecionadas no país para este treinamento reforça a robustez, a seriedade e o compromisso do hospital com a formação dos nossos profissionais residentes”, concluiu.

O curso contou com participação de 12 inscritos, sendo 10 médicos residentes dos programas de Clínica Médica e de Medicina Intensiva, e dois preceptores

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Prefeito de Aldeias Altas, Kedson Araujo, declara apoio à pré-candidatura de Hilton Gonçalo ao Senado

Hilton Gonçalo obteve declaração de apoio do prefeito de Aldeias Altas, Kedson Araújo, à sua pré-candidatura ao Senado Federal

O prefeito de Aldeias Altas, Kedson Araújo (PL), oficializou na terça-feira, 14 de outubro, apoio à pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado Federal, reforçando o movimento de lideranças municipais que têm se unido em torno do nome do médico e ex-prefeito de Santa Rita.

O prefeito Kedson é ligado ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), uma das principais lideranças políticas do estado.

Durante o encontro, o prefeito destacou que sua escolha foi motivada pela experiência administrativa e credibilidade de Hilton Gonçalo, que exerceu quatro mandatos como prefeito de Santa Rita, com uma gestão marcada por obras estruturantes, avanços sociais e geração de emprego e renda.

Kedson Araújo reconheceu o trabalho de Hilton Gonçalo como gestor público

“Hilton é um gestor que tem resultados comprovados. Sua trajetória mostra compromisso com o desenvolvimento do Maranhão e sensibilidade para compreender as necessidades dos municípios”, afirmou Kedson.

Com a adesão de Aldeias Altas, Hilton Gonçalo já reúne o apoio de mais de 20 prefeitos maranhenses, consolidando-se como um dos nomes mais fortes na disputa por uma das vagas do Senado em 2026.

Radares flagram mais de 430 motoristas em excesso de velocidade nas rodovias federais do Maranhão

Levantamento da PRF mostra que a BR-402 concentrou a maior parte das infrações registradas

Policial rodoviário federal fiscalização rodovia com uso de radar móvel

A intensificação da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão revelou um número preocupante: entre sexta-feira (10) e domingo (12) houve 437 flagrantes de excesso de velocidade nas rodovias federais que cortam o Maranhão. A BR-402, que dá acesso aos Lençóis Maranhenses e que é uma das principais rotas turísticas do estado, concentrou a maioria das infrações.

O excesso de velocidade continua sendo uma das principais causas de acidentes graves nas rodovias brasileiras. Ultrapassar os limites estabelecidos compromete a capacidade de reação do condutor, aumenta a distância de frenagem e reduz o controle do veículo em situações de emergência — fatores que elevam significativamente o risco de colisões e atropelamentos.

Entenda as penalidades por excesso de velocidade

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as multas por excesso de velocidade variam conforme o percentual acima do limite permitido:

  • Até 20% acima do limite: infração média, multa de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • De 20% a 50% acima do limite: infração grave, multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH;
  • Mais de 50% acima do limite: infração gravíssima (x3), com multa de R$ 880,41, 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir.

Em um dos casos desse fim de semana, uma caminhonete foi flagrada a 176 km/h num trecho da BR-402 com velocidade máxima legal de 100 km/h. Ou seja, o veículo transitava com velocidade 76% acima do permitido para a via.

Um dos condutores flagrados trafegando em excesso de velocidade dirigia a 176 km/h

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), numa colisão entre veículos a 65 km/h, o risco de morte para os ocupantes pode chegar a 85%. Por isso, as fiscalizações com radares portáteis têm caráter educativo e preventivo, buscando reduzir a violência no trânsito e salvar vidas, e não apenas aplicar penalidades.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima