Doze anos após “Caso Pedrinhas”, Maranhão firma compromisso para cumprir decisão da Corte Interamericana dos Direitos Humanos

Acordo prevê visita técnica ao sistema prisional do estado para vistoria in loco das atuais condições de cumprimento de penas

Brasília/DF, 22/10/2025 – Durante audiência privada realizada nesta terça-feira (21), em Brasília, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) firmou um novo compromisso para o fortalecimento do sistema penal do estado do Maranhão. O encontro contou com a presença da Juíza Nancy Hernández, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e teve como foco o cumprimento da decisão proferida pela Corte no chamado “Caso Pedrinhas”.

Na audiência, ficou acordado que a SENAPPEN, por meio da Equipe de Monitoramento e Acompanhamento das Decisões e Deliberações do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (EMA), coordenará uma mesa de trabalho interinstitucional. O grupo reunirá mais de dez atores estratégicos — entre representantes do sistema de justiça, peticionários e especialistas em políticas penais — com o objetivo de desenvolver ações concretas e mensuráveis. As medidas visam ao cumprimento das determinações impostas pela Corte desde 2014, à garantia de direitos fundamentais e à qualificação da gestão prisional, em alinhamento com as diretrizes do Plano Pena Justa.

“Vamos apoiar o estado do Maranhão e construir, de forma dialógica com os integrantes da mesa, um plano de cumprimento da decisão proferida pela Corte. Como primeiro passo, realizaremos uma reunião com os atores estratégicos para definir a metodologia de trabalho. Em seguida, organizaremos uma visita técnica ao estado, possibilitando uma vistoria in loco das atuais condições de custódia. Essa etapa será essencial para um diagnóstico preciso e para a construção colaborativa do plano de ação”, explicou o ouvidor da SENAPPEN, João Vitor Ferreira, que é coordenador-executivo da EMA.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a promoção dos direitos humanos, a transparência institucional e a modernização do sistema penal brasileiro. Estiveram presentes o diretor de Inteligência Penal, Antônio Glautter, representando o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, o secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, a Coordenadora Executiva Adjunta da EMA, Anna Beatriz, AGU e representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Saúde e Direitos Humanos.  

Gentil Neto cumpre mais uma promessa e lança edital do concurso público de Caxias

O prefeito Gentil Neto segue transformando promessa em realidade! Nesta quarta-feira, foi lançado o edital do concurso público da Prefeitura de Caxias, com mais de 1.280 vagas disponíveis para diversos cargos e todos os níveis de escolaridade.

As inscrições começam amanhã, e representam uma grande oportunidade para quem sonha em ingressar no serviço público municipal e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.

Além disso, o prefeito também anunciou o edital da Guarda Municipal, reforçando o compromisso da gestão com a segurança de Caxias e a valorização dos profissionais que atuam na proteção da população.

Com essa iniciativa, Gentil Neto cumpre mais uma promessa feita à população e mostra que o trabalho sério e planejado segue avançando em todas as áreas.

A cidade está em movimento, crescendo e criando oportunidades para todos.

Deputados reagem a ataques e saem em defesa do governador Carlos Brandão

Davi Brandão, Florêncio Neto, Daniella, Mical Damasceno, Catulé Júnior e Ana do Gás reagiram ataques ao governo deferidos pela oposição

Os deputados da base aliada ao governo na Assembleia Legislativa do Maranhão uniram vozes, nesta quarta-feira (22), em defesa do governador Carlos Brandão e em repúdio às constantes investidas políticas e jurídicas promovidas por dinistas de oposição. Em meio a manifestações de solidariedade ao deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT), os parlamentares reafirmaram que o governador vem enfrentando pressões orquestradas e perseguições sistemáticas que buscam enfraquecer sua gestão.

A base governista também destacou que, apesar dos ataques, o governo de Carlos Brandão tem mostrado resultados concretos, especialmente nas áreas social, educacional e de combate à fome.

Florêncio Neto (PSB) enfatizou que as críticas da oposição não se sustentam diante do conjunto de programas que têm transformado a realidade do Estado.

“O governador Brandão tem o social como prioridade. O Maranhão Livre da Fome e o programa Tô Conectado são exemplos do compromisso dele com o povo”, disse.

Davi Brandão (PSB) ressaltou que, mesmo sob intensa pressão política, o governador mantém um ritmo de trabalho admirável.

“Se Brandão tivesse a tranquilidade que merece, seu governo seria ainda maior. Mesmo assim, ele segue de cabeça erguida, levando obras e ações para todas as regiões”, declarou.

“As narrativas falsas caem por terra quando o povo vê os resultados. A aceitação do governador só cresce”, completou.

Tramas da oposição

Durante a sessão, Mical Damasceno (PSD) foi direta ao apontar as “tramas” arquitetadas por ex-aliados, hoje opositores, com o objetivo de desestabilizar o governo.

“É o tempo todinho tramando pelas costas, tentando impedir que o Governo Brandão dê certo. Mas o povo do Maranhão sabe o que está acontecendo e reconhece o trabalho sério que está sendo feito”, afirmou.

A deputada Daniella (PSB) reforçou que o governador tem enfrentado entraves e judicializações injustificadas, mas segue firme no propósito de governar com responsabilidade.

“Mesmo com tantas perseguições e processos, o governador Carlos Brandão continua trabalhando, especialmente em causas sociais como o programa Órfãos do Feminicídio”, destacou.

Na mesma linha, Ana do Gás (PCdoB) classificou o momento como um dos mais desafiadores da atual gestão, denunciando o caráter político das ações judiciais contra integrantes do governo.

“O que temos visto é uma perseguição diária, uma pressão nunca vista antes. Basta observar o caso da companheira Cricielle Muniz, do PT, que vem sendo alvo de ataques por aqueles que, até pouco tempo, a exaltavam”, frisou.

O deputado Catulé Júnior (PP) elogiou a postura da presidente da Assembleia, Iracema Vale, e defendeu serenidade e união diante do clima de tensão instalado.

“A presidente tem demonstrado maturidade política. É hora de construir um novo momento, com diálogo e firmeza”, declarou.

Enquanto isso, parlamentares da oposição, como Fernando Braide e Rodrigo Lago, limitaram-se a prestar solidariedade a Rubens Júnior, evitando aprofundar o debate sobre a suposta “gravação ilegal” – tema que tem sido utilizado por opositores para alimentar uma pauta política de ataques e desgaste ao governo estadual.

Relatos de mães e profissionais confirmam denúncias de Duarte Jr. sobre caos no Hospital da Criança sob gestão Braide

O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) fez, em seu perfil no Instagram, graves denúncias sobre as precárias condições do Hospital da Criança, em São Luís. A fala do parlamentar foi validada por dezenas de comentários de mães e profissionais da área da saúde que confirmaram os problemas e relataram muitos outros existentes na unidade hospitalar do Município, sob a gestão do prefeito Eduardo Braide.

Duarte Júnior informou que já encaminhou o caso ao Ministério da Saúde, Ministério Público e Tribunal de Contas para as devidas fiscalização e acompanhamento. “A situação é grave: a redução de pediatras, a unificação irregular das UTIs e a contratação de uma empresa sem experiência comprovada em terapia intensiva pediátrica”, afirma Duarte Jr. na postagem.

O parlamentar também alertou que, diante dessa situação, o atendimento aos pacientes está comprometido pela redução do quadro funcional na unidade de saúde do município. “O número de médicos caiu de 52 para apenas 18, comprometendo a qualidade e a segurança do atendimento. Isso significa risco real à vida de crianças que dependem desse hospital”.

Comentários

Em resposta à fala de Duarte Júnior, dezenas de pessoas comentaram relatando suas vivências e ressaltando a precariedade da situação do atendimento no Hospital da Criança.

“É devastador ver o que está ocorrendo no hospital da criança. Sou pediatra, rodei vários meses no HC durante a residência de pediatria e, por mais que não trabalhe lá hoje, sei do empenho e dedicação da equipe pediátrica que foi retirada dessa forma. Lembro bem, que os dois meses de UTI pediátrica foram os mais puxados da residência. Eram 3 pediatras POR UTI, mas pelo menos 2 residentes, (no meu mês tinha 4 residentes) e mesmo assim não parávamos um minuto. Era comum ver médico, enfermeiro, Fisio indo almoçar 15h da tarde. E agora querem convencer que 1 médico apenas por UTI, vindo de outro estado e às vezes sem qualificação, vai dar conta de tamanha demanda, com casos gravíssimos vindo de todo o estado. No final, quem paga não são só os médicos desempregados não. Quem paga mesmo são as crianças, que sequer podem se defender”, relatou internauta dona do perfil @maitedourado, que falou da experiência como residente em pediatria na unidade.

“Isso é uma palhaçada! As mães que denunciaram, que estão mostrando todo o sofrimento que estão passando, eles simplesmente não gravam. Só vão atrás de quem aceita falar o que eles querem ouvir, mostrar o que convém. A realidade, a verdade, nunca aparece, né?”, observou a dona do perfil @leycilica fazendo referência a propagandas da Prefeitura de São Luís.

“Fora as cemarc, que saímos de lá numa fila de espera, sem a certeza, de quando vamos ser chamados, ou se vamos ser chamados, até mesmo na cemarc da Alemanha, nós não saímos mais com a data do atendimento, já marcado, só mandam a gente esperar”, reforçou a dona do perfil @milenasousa82 ampliando a questão e tratando sobre o atendimento na rede em Saúde do município.

Assista ao vídeo:

Cliente fiel da Maxx ganha moto 0Km em sorteio e emociona equipe com sua história de gratidão

A cliente Maxx ganhadora da moto 0km Maria de Lourdes Ferreira entre Victor Ákilla, Fabrícia Braga, Jefferson Bandeira e Janice Dias

Em um sábado ensolarado, o clima era de festa na sede da Operadora Maxx, no bairro do São Francisco, em São Luís. Às 10h da manhã do último dia 18, com transmissão ao vivo pelo Instagram, a empresa realizou o aguardado sorteio de sua campanha de valorização dos clientes de internet 100% Fibra Óptica de alta velocidade, TV HD e telefonia móvel e fixa, com planos acessíveis e confiáveis.

O Dir. Técnico Jefferson Bandeira, Fabrícia Braga e Victor Ákilla (MKT) e o Ger. Comercial Fernando Lima com a moto 0km sorteada pela Maxx

A campanha contemplou clientes de todas as cidades que contam com os serviços da operadora Maxx: São Luís, Chapadinha, Vargem Grande, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Itapecuru, Santa Inês, Paço do Lumiar, Ribamar e Raposa.

Cliente da Maxx há 11 anos, dona Maria de Lourdes Ferreira com a atendente Janice Dias

Após meses de expectativa, o momento da revelação foi marcado pela emoção: a grande vencedora foi a senhora Maria de Lourdes da Costa Ferreira, moradora do próprio bairro do São Francisco, cliente fiel da Maxx há mais de 11 anos, assinante do serviço de internet.

Equipe da Maxx que comandou o sorteio: Fabrícia Braga (MKT), o Dir. Técnico, Jefferson Bandeira, Victor Ákilla (MKT) e o Ger. Comercial Fernando Lima

Emoção e gratidão

A notícia chegou por telefone e, segundo a equipe da operadora, o choro de alegria foi imediato. Pouco depois, o time Maxx decidiu levar a celebração até a casa da ganhadora. Entre os colaboradores que fizeram a entrega simbólica do prêmio estava Janice Dias, atendente responsável pelo último atendimento de Dona Maria quando assinou um pacote de TV HD. O reencontro das duas emocionou a todos.

Fernando Diniz, a influenciadora e cliente Maxx Ilka Brandão e o locutor João Marcus

“Eu sempre tive esperança de que seria sorteada, mesmo aderindo no último dia da campanha. Sou só gratidão a Deus e à Maxx. Foi um verdadeiro presente de Deus e da Maxx esse prêmio. Estou muito feliz”, disse, entre lágrimas, a ganhadora, que revelou seus planos de vender a moto Pop 110i 0Km que ganhou para reformar a casa onde vive há décadas.

Uma relação construída com confiança

Dona Maria de Lourdes é daquelas clientes que se tornaram parte da história da empresa. Há mais de uma década, acompanha a evolução da operadora e afirma que sua maior alegria é aproveitar os canais de TV HD para assistir filmes em casa. No último dia da campanha, decidiu contratar o serviço de TV HD da Maxx — e, como se fosse destino, acabou premiada.

Time Maxx que participou da transmissão do sorteio ao vivo: Guilherme, Poliana, Helena, Júlia, Kézia, Tácita e Pedro

Para a empresa, o sorteio foi mais do que uma ação promocional. Representou o reconhecimento a milhares de clientes que confiam na Maxx como parte essencial de seu dia a dia. “Ver a emoção da Dona Maria é a melhor prova de que estamos no caminho certo: conectando pessoas com qualidade, mas também com afeto e transformando suas vidas com nossos serviços”, destacou Augusto Diniz, CEO da operadora.

Vanessa Câmara, Tácita Natália e Janice Dias

Mais do que um prêmio, o sorteio se transformou em um retrato simbólico do elo entre a marca e seus clientes — um vínculo de confiança, emoção e gratidão que se fortalece a cada conexão.

Brandão: “o governo que se encerrou em 2022 quis permanecer no comando da gestão para a qual fui eleito”

Carlos Brandão reagiu com mensagem dura às conspirações de ex-aliados contra o seu governo

Em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira (22), o governador Carlos Brandão (PSB) abordou a polêmica envolvendo vazamento de gravações e prints de falas de políticos e autoridade do Poder Judiciário com teor conspiratório contra a sua gestão. Em um dos trechos mais contundentes, ele diz que o governo que o antecedeu tentou continuar mandando no estado. É a primeira reação literal de Brandão às investidas de ex-aliados para sabotar a sua administração e até mesmo afastá-lo do cargo.

“O governo que se encerrou em 2022 quis permanecer no comando da gestão para a qual fui eleito”, manisfestou-se o governador, pregando coerência e reafirmando sua parceria com o presidente Lula “sob qualquer circunstância”. “Mas aqui no Maranhão, há uma divisão”, lamentou.

Carlos Brandão repetiu o que disse, também em nota, o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, seu irmão, ao denunciar a ocorrência de chantagens e barganhas nada republicanas, que demonstraram o inconformismo dos ex-detentores do poder.

Colinas x TCE

O governador confirmou que o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT) levou a ele um recado, uma oferta, para que apoiasse a candidatura de interesse do também deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) na eleição para prefeito de Colinas em troca da liberação das vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), cuja escolha foi judicializada e encontra-se paralisada no Supremo Tribunal Federal (STF). Brandão ressaltou que tal versão foi ratificada pelo próprio Rubens Jr. em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal nessa terça-feira (21).

Sobre a acusação de espionagem e arapongagem feita pelos oposicionistas, Brandão assegurou que não gravou e que o seu governo não gravou conversa alguma com políticos. “Agora, temem os efeitos dessa exposição vexatória a que se submeteram, expondo nomes de outros níveis de poder”, finalizou o governador.

Abaixo, a nota na íntegra:

Imperatriz: MPMA denuncia 21 pessoas por fraudes em processos licitatórios

Após denúncia do Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Poder Judiciário tornou 21 pessoas rés devido a irregularidades em procedimentos licitatórios executados na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz (Sinfra). A decisão foi aceita, no dia 13 de outubro, e é referente à Operação Regalo, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

As investigações apontam fraudes nas licitações e em contratos administrativos firmados nos anos de 2019 e 2020 entre o Município de Imperatriz e a empresa Maciel Transportes e Serviços LTDA.

Foram denunciados: Francisco de Assis Amaro Pinheiro, Zigomar Costa Avelino Filho, Fábio Hernandez de Oliveira Sousa, Italoelmo Andrade Ramos, Wallyson Rodrigues Ferreira, Pedro Henrique Fernandes de Queiroz Silva, Marcia Roberta de Castro Melo Silva, Josivan da Mota Bandeira, Dorivan da Mota Bandeira, Joselito Gomes dos Santos, Christiane Fernandes Bílio, Ely Samuel dos Santos Silva, Alacide Maciel Lopes, Marcelino Rosa de Moares Neto, Jocifleuton de Araujo Silva, Marilene Pereira Silva, Jonh Andson de Araujo Silva, Ivoni Assunção Pinheiro, Ruberval da Silva Delmont, Iara Marcia Santos Silva e Antonio José Frazão da Silva.

O Ministério Público requer a condenação dos envolvidos, entre outras sanções, pelos crimes de organização criminosa e peculato.

ESQUEMA FRAUDULENTO

De acordo com o MPMA, o esquema direcionou a disputa em favor da empresa contratada e incluía sobrepreço nos serviços e irregularidades na fiscalização contratual. A Maciel Transportes emitiu notas fiscais e recebeu pagamentos da Sinfra sem a comprovação da prestação integral dos serviços contratados.

A investigação demonstrou, ainda, que parte dos valores recebidos pela empresa foi repassada a terceiros, em especial à empresa Lockimper Artefatos de Cimento LTDA, administrada por Ivoni Assunção Pinheiro. Essa movimentação caracterizaria triangulação financeira e indício de lavagem de dinheiro.

A Justiça entendeu que os pagamentos expressivos e contínuos, sem a adequada prestação dos serviços, configuraram prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito.

PF intercepta 52 kg de pasta base de cocaína que chegariam ao Maranhão

Entorpecente estava escondido em uma mala e em compartimentos no fundo e nas laterais do porta-malas do veículo

Droga apreendida estava sendo transportada dentro de uma mala, no bagageiro de um veículo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã dessa terça-feira (21), 53,2 kg de substância análoga à pasta base de cocaína no município de Gurupi/TO. A droga interceptada tinha como destino o Maranhão.

Durante fiscalização de equipamento obrigatório no km 678 da BR-153, a equipe da PRF abordou um veículo Peugeot que apresentava a traseira baixa. O condutor recebeu ordem de parada e, ao ser entrevistado, afirmou ter recebido o automóvel em Alvorada/TO para deixá-lo no Maranhão. No entanto, os policiais perceberam inconsistências nas respostas do indivíduo. Os agentes continuaram a inspeção veicular e identificaram uma mala no bagageiro do veículo, onde foram localizados 53,2kg de substância análoga a pasta base de cocaína.

Diante dos fatos, a princípio, foi constatada a ocorrência de tráfico de drogas. O condutor, o veículo e a droga apreendida foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Gurupi/TO para os procedimentos cabíveis.

CGU e PF combatem fraudes na utilização do Fundeb no Maranhão

Operação Santa Chaga apura direcionamento de contratação e desvios de recursos em São Benedito do Rio Preto; 17 mandados são cumpridos

CGU e PF deflagraram a Operação Santa Chaga, o trabalho tem como objetivo apurar irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quarta-feira (22), a Operação Santa Chaga. O trabalho tem como objetivo apurar irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão.

Investigação

O trabalho teve início a partir de denúncias sobre a utilização de recursos do Fundeb na cidade maranhense, de forma que empresas e pessoas sem vínculo com a educação do município estariam sendo usadas para o desvio de verbas.

Foram identificadas irregularidades na contratação de empresas, incluindo restrição à competitividade em procedimentos licitatórios e pagamentos não lastreados por contratos.

Análises realizadas no decorrer das investigações identificaram, ainda, que o grupo, integrado por empresários, servidores públicos e pessoas que não possuem relação com a área de educação do município, recebeu indevidamente valores do Fundeb, contrariando a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que exige que todo o recurso do Fundeb sirva exclusivamente na manutenção e no desenvolvimento da educação básica.

Impacto Social

Com o desvio de recursos do Fundeb identificado em São Benedito do Rio Preto, é possível que o município seja impactado com ausência de transporte escolar adequado, atrasos ou abandono de obras e, consequentemente, escolas funcionando em condições precárias, com goteiras em telhados, falta de ventilação, banheiros insalubres e carteiras mal conservadas.

Diligências

A Operação Santa Chaga consiste, dentre outras medidas, no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão nos municípios maranhenses de São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e São Luís. O trabalho conta com a participação de 4 auditores da CGU e 68 policiais federais.

Denúncias

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a Plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do FalaBR. A denúncia pode ser anônima e, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”. O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, colocar o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.

Rumo à autonomia tecnológica, Grupo Equatorial avança com novo Centro de Monitoramento de Ativos

Modernização do monitoramento de ativos é um movimento estratégico para otimizar performance, segurança e resiliência de sua infraestrutura elétrica

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) participou da implementação do DianE em todas as sete empresas do grupo

O Grupo Equatorial anunciou a implementação de um novo sistema de monitoramento de ativos nas sete distribuidoras do Grupo em todo o Brasil. Chamada DianE, a tecnologia vai otimizar a coleta e análise de dados em tempo real sobre o estado e desempenho de máquinas e equipamentos da empresa, ajudando a prolongar a vida útil dos aparelhos e reduzir custos de manutenção. O projeto contou com a parceria do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobrás.

A adoção da nova tecnologia é um passo importante para o Grupo Equatorial ter o seu próprio Centro de Monitoramento de ativos. A iniciativa inicial é crucial para que a empresa possa impulsionar e inovar na gestão de ativos e a manutenção preditiva em suas distribuidoras, ao mesmo tempo em que constrói sua capacidade interna para um monitoramento mais autônomo e eficiente.

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) participou da implementação do DianE em todas as sete empresas do grupo, do Oiapoque ao Chuí. Foram contempladas as concessões do Maranhão, Piauí, Pará, Amapá, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Sul. O escopo inicial contemplou a implantação completa do DianE, abrangendo desde a configuração técnica até o treinamento detalhado das equipes, garantindo a plena utilização da ferramenta para aprimorar a análise e o acompanhamento dos equipamentos elétricos.

A primeira etapa é fundamental para fortalecer a capacidade da Equatorial em gestão inteligente de ativos e manutenção preditiva, preparando as equipes para um monitoramento cada vez mais autônomo, integrado e assertivo. A oficialização da parceria e o lançamento do projeto ocorreram durante uma reunião técnica no auditório da Equatorial Maranhão, em São Luís (MA), com transmissão online para todas as unidades do grupo.

O evento marcou o início de uma nova fase de modernização e inovação tecnológica na gestão da infraestrutura elétrica do Grupo Equatorial. A implementação do sistema DianE é um passo fundamental para consolidarmos uma gestão inteligente do ciclo de vida dos ativos, baseada em dados em tempo real e análises preditivas em um dos maiores parques de ativos de subtransmissão do Brasil.

Essa evolução permite antecipar intervenções, otimizar recursos de manutenção e elevar a confiabilidade operacional das nossas redes. O resultado é uma operação cada vez mais eficiente, segura e sustentável, com reflexos diretos na qualidade e continuidade do fornecimento de energia aos nossos clientes”, afirma Caio Huais, Gerente de Manutenção de Alta Tensão do Grupo Equatorial.

O encontro de lançamento do projeto marcou o alinhamento estratégico e o comprometimento das equipes do Cepel e do Grupo Equatorial com o sucesso da iniciativa. Com a implementação do DianE, o Cepel avança em sua estratégia de expandir o alcance de suas soluções para novos mercados, promovendo inovação e eficiência na gestão de ativos elétricos em larga escala para todas as empresas do grupo.

O diretor do Cepel Maurício Lisboa destacou os investimentos em pesquisa de energia elétrica

Alexandre Orth, diretor-geral do Cepel, aponta para a dimensão estratégica desta parceria no contexto da modernização do setor. “A colaboração com o Grupo Equatorial é um passo fundamental na expansão de nossas soluções tecnológicas para o setor elétrico. O DianE é uma ferramenta robusta que trará mais inteligência e eficiência para a gestão de ativos do Grupo Equatorial, otimizando a manutenção preditiva e contribuindo significativamente para a confiabilidade dos seus equipamentos. É a inovação do Cepel a serviço de um setor cada vez mais dinâmico”, afirma.

Afinal, o que é o DianE?

A gestão de ativos é uma disciplina fundamental para qualquer setor que dependa de uma infraestrutura complexa e de alto valor, como o elétrico. Uma gestão de ativos robusta permite que as empresas maximizem a vida útil de seus equipamentos, otimizem os custos de manutenção, minimizem interrupções e garantam a qualidade do serviço.

É por meio de análises precisas da condição dos ativos e da implementação de estratégias de manutenção preditiva que o setor elétrico pode operar com maior confiabilidade, eficiência e sustentabilidade, adaptando-se aos desafios de um cenário energético em constante evolução e às demandas crescentes da sociedade.

Sobre o Cepel

Fundado em 1974 pelas empresas do grupo Eletrobras, o Cepel está entre as principais instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do setor elétrico brasileiro. O Centro atua como uma plataforma de soluções voltada aos desafios do setor de energia elétrica, sendo referência nacional e internacional em temas como planejamento energético, modelagem de sistemas, integração de fontes renováveis, gestão de ativos e automação.

Desde sua criação, o Cepel desenvolve e mantém um conjunto integrado de metodologias e modelos computacionais para as áreas de energia, recursos hídricos e meio ambiente. Muitos desses modelos são utilizados oficialmente por instituições como o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no planejamento e operação do sistema elétrico nacional.

O encontro de lançamento do projeto marcou o alinhamento estratégico e o comprometimento das equipes do Cepel e do Grupo Equatorial com o sucesso da iniciativa

Sobre o Grupo Equatorial

O Grupo Equatorial é uma das principais empresas do setor elétrico brasileiro, com presença em todas as regiões do país. Há 21 anos, vem atuando de forma integrada em distribuição, transmissão, geração, comercialização e serviços, com o propósito de transformar energia em desenvolvimento, promovendo inovação, eficiência e sustentabilidade. Com investimentos contínuos em tecnologia e pessoas, a Equatorial trabalha para oferecer um fornecimento de energia cada vez mais seguro, inteligente e acessível a mais de 14 milhões de brasileiros. A Companhia também atua no setor de Saneamento, se tornando a primeira empresa multi-utilities do país, além de controlar 100% das ações da Echoenergia S.A., se solidificando no setor de renováveis e tornando-se efetivamente um player de atuação integrada no segmento de energia.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima