Daniel Matos
24 de outubro de 2025
Nenhum comentário
O grupo de vereadores de Palmeirândia foi recebido pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 23, a visita de uma comitiva de vereadores da cidade de Palmeirândia. Os parlamentares solicitaram o apoio do Ministério Público do Maranhão para apurar supostas irregularidades na administração municipal.
Participaram da reunião os vereadores Sivaldo, Roseno e Leco da Ilha Terceira. A professora Érica de Cássa, representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmeirândia (Sindserpp), também participou do encontro. Eles foram acompanhados de uma equipe de advogados.
Danilo de Castro informou que o MPMA está aberto a colaborar com as investigações necessárias para apurar os fatos.
Daniel Matos
24 de outubro de 2025
Nenhum comentário
Lei que institui o Laudo Permanente em São José de Ribamar vai eliminar filas e burocracia para comprovação de deficiência
Uma excelente notícia para as famílias ribamarenses que convivem com pessoas com deficiência: foi sancionada a Lei nº 1.441/2025 do Laudo Permanente, uma importante conquista que garante mais dignidade, menos burocracia e mais respeito a quem, por anos, precisou enfrentar filas e repetir exames apenas para comprovar uma condição definitiva.
O projeto, de autoria do vereador Bráulio Moraes, foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade e sancionado pelo prefeito Dr. Julinho. A nova lei assegura que pessoas com deficiência permanente não precisem mais renovar periodicamente seus laudos médicos para acessar benefícios e serviços públicos municipais.
“Isso é um avanço em inclusão, cidadania e cuidado com o ribamarense. Ouvi atentamente essa demanda do COMPED e me comprometi em mudar essa realidade. Além de beneficiar as famílias, a medida também torna a gestão pública mais eficiente. Fico muito feliz e agradeço ao prefeito Dr. Julinho pela sensibilidade e confiança no projeto”, destacou o vereador Bráulio Moraes.
“Eu, como médico, estou sempre comprometido em fazer uma gestão humana e voltada para o cuidado das pessoas. A Lei do Laudo Permanente demonstra isso na prática e é um exemplo de cuidado e responsabilidade com quem mais precisa”, garantiu o prefeito Dr. Julinho.
A nova legislação reforça o compromisso da Prefeitura e da Câmara de São José de Ribamar em garantir direitos e promover políticas públicas mais acessíveis, construindo uma cidade mais acolhedora para todos os ribamarenses.
Daniel Matos
24 de outubro de 2025
Nenhum comentário
Marton destacou a trajetória política e o compromisso de Hilton Gonçalo com o desenvolvimento dos municípios maranhenses
Mais um prefeito filiado ao Partido Liberal (PL) anunciou apoio à pré-candidatura do médico e ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ao Senado Federal nas eleições de 2026. Desta vez, o apoio veio do prefeito de Altamira do Maranhão, Marton Pageu, que confirmou estar ao lado de Hilton na disputa.
Marton destacou a trajetória política e o compromisso de Hilton Gonçalo com o desenvolvimento dos municípios maranhenses.
“Hilton é um homem preparado, que tem história e resultados. Estou junto com ele para o Senado em 2026, porque acredito que o Maranhão precisa de uma voz experiente e comprometida com o povo”, afirmou o prefeito.
Hilton Gonçalo, que já exerceu quatro mandatos como prefeito de Santa Rita, tem ampliado suas articulações em todo o estado e recebido apoios de lideranças políticas de diferentes regiões. Sua pré-candidatura ao Senado vem ganhando força entre prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.
Com o apoio de Marton Pageu, Hilton soma mais um aliado importante dentro do PL, partido que tem grande influência no cenário político maranhense.
Daniel Matos
24 de outubro de 2025
Nenhum comentário
Vistoria técnica foi realizada em trechos estratégicos da Transnordestina em São Luís, em Rosário e em Pirapemas
Vistoria ferroviária no trecho de São Luís (Foto: Divulgação/Ibama)
Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Ribeirão Preto (SP) realizaram fiscalização preventiva em trechos estratégicos da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), no Maranhão. A vistoria fez parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) e contou com a participação de equipes do Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Nupaem) do Maranhão e de Mato Grosso e do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac).
A prevenção de acidentes com potencial impacto ambiental é um dos focos das atividades realizadas pelo Ibama no âmbito do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa). Diante disso, as equipes do. Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Nupaem) do Maranhão e de Mato Grosso e do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac) fiscalizaram preventivamente trechos estratégicos da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) em três municípios maranhense.
Durante a vistoria, as equipes percorreram estações ferroviárias e pontos sensíveis da ferrovia, incluindo São Luís, Rosário e Pirapemas, em conjunto com profissionais da própria FTL. O objetivo principal foi avaliar as condições da via permanente, identificar possíveis riscos de acidentes e reforçar a prevenção em áreas ambientalmente sensíveis.
Pátios da empresa responsável pela ferrovia no Maranhão também foram verificados
Agentes do Ibama fizeram a checagem dos documentos fundamentais, como situação no Cadastro Técnico Federal (CTF), licenças ambientais e planos de emergência e vistoriaram pátios ferroviários e locais estratégicos, como postos de abastecimento e áreas de captação de água. Além disso, foram verificadas as Unidades de Atendimento à Emergência, a fim de avaliar capacidades de resposta, recursos materiais e humanos, condições de armazenamento e equipamentos para atuação em acidentes.
A iniciativa reforça a atuação preventiva do Ibama na fiscalização de empreendimentos de infraestrutura com potencial impacto ambiental, consolidando o compromisso do órgão com a proteção e a segurança de áreas sensíveis ao longo da ferrovia.
Comentários